Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
|
Departamento: |
Comunicação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320 |
Resumo: | This dissertation has as its theme the communication processes developed organizations in the digital media / corporate blog, which is enclosed in the examination of socio-technical strategies of visibility and legitimacy undertaken in 16 blogs the corporate Medium-Large Business and Large Business of the blogsphere Brazilian. The overall objective is to develop an array of strategies for socio-technical visibility and legitimacy for corporate blogs with the intention of responding to problem: what strategies sociotechnical practiced organizations in promoting corporate blogs that search visibility and legitimacy '. The methodology uses empirical research proposal mediated computer (Johnson, 2010), from two main methods for research qualitative: the hidden field observation and non-participatory and triangulation methodological techniques. The theoretical approach and methodology developed in this research focused on the finding that 68.75% of companies are conspicuous by their field of study sociotechnical strategy of visibility positioned at the level of relationship intermediate and 75% by sociotechnical strategy of legitimacy positioning also returned to the relationship and intermediate level. The positioning of relationship besides having preferably is at intermediate level and therefore absorbed in the socio-technical strategies of visibility and legitimacy in more than half corporate blogs the field of study. |
id |
UFSM_ed333c44e793c40b527ecee99f25877c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6320 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2012-11-092012-11-092012-12-14LASTA, Elisangela. Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320This dissertation has as its theme the communication processes developed organizations in the digital media / corporate blog, which is enclosed in the examination of socio-technical strategies of visibility and legitimacy undertaken in 16 blogs the corporate Medium-Large Business and Large Business of the blogsphere Brazilian. The overall objective is to develop an array of strategies for socio-technical visibility and legitimacy for corporate blogs with the intention of responding to problem: what strategies sociotechnical practiced organizations in promoting corporate blogs that search visibility and legitimacy '. The methodology uses empirical research proposal mediated computer (Johnson, 2010), from two main methods for research qualitative: the hidden field observation and non-participatory and triangulation methodological techniques. The theoretical approach and methodology developed in this research focused on the finding that 68.75% of companies are conspicuous by their field of study sociotechnical strategy of visibility positioned at the level of relationship intermediate and 75% by sociotechnical strategy of legitimacy positioning also returned to the relationship and intermediate level. The positioning of relationship besides having preferably is at intermediate level and therefore absorbed in the socio-technical strategies of visibility and legitimacy in more than half corporate blogs the field of study.A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade empreendidas em 16 blogs corporativos das Médias-Grandes Empresas e Grandes Empresas da blogosfera brasileira. O objetivo geral é desenvolver uma matriz de estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade para os blogs corporativos com o intento de responder à problemática: quais estratégias sociotécnicas praticadas nos blogs corporativos pelas organizações promovem a busca de visibilidade e legitimidade?. A metodologia utiliza a proposta de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), a partir de dois principais métodos para pesquisas qualitativas: a observação de campo encoberta e não participativa e a triangulação de técnicas metodológicas. O percurso teórico e metodológico desenvolvido nessa pesquisa incidiu na constatação de que 68,75% das empresas do campo de estudo primam pela estratégia sociotécnica de visibilidade com posicionamento de relacionamento no nível intermediário e 75% pela estratégia sociotécnica de legitimidade com posicionamento também voltado ao relacionamento e com nível intermediário. O posicionamento de relacionamento além de ter preferência se encontra em nível intermediário e, portanto, absorvido nas estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade em mais da metade dos blogs corporativos do campo de estudo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFSMBRComunicaçãoMídia digitalProcessos comunicacionaisBlog corporativoEstratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidadeComunicação organizacionalRelações públicasDigital mediaCommunication processesCorporate blogStrategy sociotechnical visibility and legitimacyOrganizational communicationPublic relationsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOProcessos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativosProcesses in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogginginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBarichello, Eugenia Maria Mariano da Rochahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3Baldissera, Rudimarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4Pozobon, Rejane de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4http://lattes.cnpq.br/0584470149387268Lasta, Elisangela60090000000840050050030030076707352-4958-47f9-8040-46e4bf902b0219b43486-802a-425b-8aaf-95a82091ce4724e11a0c-a379-4d2e-986f-6d8a9f8c68a1275d7ce2-b407-4950-b1a6-d54b317b4838info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALLASTA, ELISANGELA.pdfapplication/pdf2492148http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/1/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdfc8c15510020843f0e919801d305d26a7MD51TEXTLASTA, ELISANGELA.pdf.txtLASTA, ELISANGELA.pdf.txtExtracted texttext/plain334171http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/2/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.txt3505b9f6ac22bd7f51462384129f5a79MD52THUMBNAILLASTA, ELISANGELA.pdf.jpgLASTA, ELISANGELA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5366http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/3/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.jpg19b7236b9a22aed598466305b277de99MD531/63202017-07-25 11:23:54.416oai:repositorio.ufsm.br:1/6320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-25T14:23:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging |
title |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos |
spellingShingle |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos Lasta, Elisangela Mídia digital Processos comunicacionais Blog corporativo Estratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidade Comunicação organizacional Relações públicas Digital media Communication processes Corporate blog Strategy sociotechnical visibility and legitimacy Organizational communication Public relations CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos |
title_full |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos |
title_fullStr |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos |
title_full_unstemmed |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos |
title_sort |
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos |
author |
Lasta, Elisangela |
author_facet |
Lasta, Elisangela |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pozobon, Rejane de Oliveira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0584470149387268 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lasta, Elisangela |
contributor_str_mv |
Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha Baldissera, Rudimar Pozobon, Rejane de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia digital Processos comunicacionais Blog corporativo Estratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidade Comunicação organizacional Relações públicas |
topic |
Mídia digital Processos comunicacionais Blog corporativo Estratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidade Comunicação organizacional Relações públicas Digital media Communication processes Corporate blog Strategy sociotechnical visibility and legitimacy Organizational communication Public relations CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital media Communication processes Corporate blog Strategy sociotechnical visibility and legitimacy Organizational communication Public relations |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This dissertation has as its theme the communication processes developed organizations in the digital media / corporate blog, which is enclosed in the examination of socio-technical strategies of visibility and legitimacy undertaken in 16 blogs the corporate Medium-Large Business and Large Business of the blogsphere Brazilian. The overall objective is to develop an array of strategies for socio-technical visibility and legitimacy for corporate blogs with the intention of responding to problem: what strategies sociotechnical practiced organizations in promoting corporate blogs that search visibility and legitimacy '. The methodology uses empirical research proposal mediated computer (Johnson, 2010), from two main methods for research qualitative: the hidden field observation and non-participatory and triangulation methodological techniques. The theoretical approach and methodology developed in this research focused on the finding that 68.75% of companies are conspicuous by their field of study sociotechnical strategy of visibility positioned at the level of relationship intermediate and 75% by sociotechnical strategy of legitimacy positioning also returned to the relationship and intermediate level. The positioning of relationship besides having preferably is at intermediate level and therefore absorbed in the socio-technical strategies of visibility and legitimacy in more than half corporate blogs the field of study. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LASTA, Elisangela. Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320 |
identifier_str_mv |
LASTA, Elisangela. Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
600900000008 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 500 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
76707352-4958-47f9-8040-46e4bf902b02 19b43486-802a-425b-8aaf-95a82091ce47 24e11a0c-a379-4d2e-986f-6d8a9f8c68a1 275d7ce2-b407-4950-b1a6-d54b317b4838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/1/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/2/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/3/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8c15510020843f0e919801d305d26a7 3505b9f6ac22bd7f51462384129f5a79 19b7236b9a22aed598466305b277de99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1793240080946561024 |