Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Lasta, Elisangela lattes
Orientador(a): Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha lattes
Banca de defesa: Baldissera, Rudimar lattes, Pozobon, Rejane de Oliveira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320
Resumo: This dissertation has as its theme the communication processes developed organizations in the digital media / corporate blog, which is enclosed in the examination of socio-technical strategies of visibility and legitimacy undertaken in 16 blogs the corporate Medium-Large Business and Large Business of the blogsphere Brazilian. The overall objective is to develop an array of strategies for socio-technical visibility and legitimacy for corporate blogs with the intention of responding to problem: what strategies sociotechnical practiced organizations in promoting corporate blogs that search visibility and legitimacy '. The methodology uses empirical research proposal mediated computer (Johnson, 2010), from two main methods for research qualitative: the hidden field observation and non-participatory and triangulation methodological techniques. The theoretical approach and methodology developed in this research focused on the finding that 68.75% of companies are conspicuous by their field of study sociotechnical strategy of visibility positioned at the level of relationship intermediate and 75% by sociotechnical strategy of legitimacy positioning also returned to the relationship and intermediate level. The positioning of relationship besides having preferably is at intermediate level and therefore absorbed in the socio-technical strategies of visibility and legitimacy in more than half corporate blogs the field of study.
id UFSM_ed333c44e793c40b527ecee99f25877c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6320
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2012-11-092012-11-092012-12-14LASTA, Elisangela. Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320This dissertation has as its theme the communication processes developed organizations in the digital media / corporate blog, which is enclosed in the examination of socio-technical strategies of visibility and legitimacy undertaken in 16 blogs the corporate Medium-Large Business and Large Business of the blogsphere Brazilian. The overall objective is to develop an array of strategies for socio-technical visibility and legitimacy for corporate blogs with the intention of responding to problem: what strategies sociotechnical practiced organizations in promoting corporate blogs that search visibility and legitimacy '. The methodology uses empirical research proposal mediated computer (Johnson, 2010), from two main methods for research qualitative: the hidden field observation and non-participatory and triangulation methodological techniques. The theoretical approach and methodology developed in this research focused on the finding that 68.75% of companies are conspicuous by their field of study sociotechnical strategy of visibility positioned at the level of relationship intermediate and 75% by sociotechnical strategy of legitimacy positioning also returned to the relationship and intermediate level. The positioning of relationship besides having preferably is at intermediate level and therefore absorbed in the socio-technical strategies of visibility and legitimacy in more than half corporate blogs the field of study.A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade empreendidas em 16 blogs corporativos das Médias-Grandes Empresas e Grandes Empresas da blogosfera brasileira. O objetivo geral é desenvolver uma matriz de estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade para os blogs corporativos com o intento de responder à problemática: quais estratégias sociotécnicas praticadas nos blogs corporativos pelas organizações promovem a busca de visibilidade e legitimidade?. A metodologia utiliza a proposta de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), a partir de dois principais métodos para pesquisas qualitativas: a observação de campo encoberta e não participativa e a triangulação de técnicas metodológicas. O percurso teórico e metodológico desenvolvido nessa pesquisa incidiu na constatação de que 68,75% das empresas do campo de estudo primam pela estratégia sociotécnica de visibilidade com posicionamento de relacionamento no nível intermediário e 75% pela estratégia sociotécnica de legitimidade com posicionamento também voltado ao relacionamento e com nível intermediário. O posicionamento de relacionamento além de ter preferência se encontra em nível intermediário e, portanto, absorvido nas estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade em mais da metade dos blogs corporativos do campo de estudo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFSMBRComunicaçãoMídia digitalProcessos comunicacionaisBlog corporativoEstratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidadeComunicação organizacionalRelações públicasDigital mediaCommunication processesCorporate blogStrategy sociotechnical visibility and legitimacyOrganizational communicationPublic relationsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOProcessos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativosProcesses in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogginginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBarichello, Eugenia Maria Mariano da Rochahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3Baldissera, Rudimarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4Pozobon, Rejane de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4http://lattes.cnpq.br/0584470149387268Lasta, Elisangela60090000000840050050030030076707352-4958-47f9-8040-46e4bf902b0219b43486-802a-425b-8aaf-95a82091ce4724e11a0c-a379-4d2e-986f-6d8a9f8c68a1275d7ce2-b407-4950-b1a6-d54b317b4838info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALLASTA, ELISANGELA.pdfapplication/pdf2492148http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/1/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdfc8c15510020843f0e919801d305d26a7MD51TEXTLASTA, ELISANGELA.pdf.txtLASTA, ELISANGELA.pdf.txtExtracted texttext/plain334171http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/2/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.txt3505b9f6ac22bd7f51462384129f5a79MD52THUMBNAILLASTA, ELISANGELA.pdf.jpgLASTA, ELISANGELA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5366http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/3/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.jpg19b7236b9a22aed598466305b277de99MD531/63202017-07-25 11:23:54.416oai:repositorio.ufsm.br:1/6320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-25T14:23:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging
title Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
spellingShingle Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
Lasta, Elisangela
Mídia digital
Processos comunicacionais
Blog corporativo
Estratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidade
Comunicação organizacional
Relações públicas
Digital media
Communication processes
Corporate blog
Strategy sociotechnical visibility and legitimacy
Organizational communication
Public relations
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
title_full Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
title_fullStr Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
title_full_unstemmed Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
title_sort Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
author Lasta, Elisangela
author_facet Lasta, Elisangela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0584470149387268
dc.contributor.author.fl_str_mv Lasta, Elisangela
contributor_str_mv Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
Baldissera, Rudimar
Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia digital
Processos comunicacionais
Blog corporativo
Estratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidade
Comunicação organizacional
Relações públicas
topic Mídia digital
Processos comunicacionais
Blog corporativo
Estratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidade
Comunicação organizacional
Relações públicas
Digital media
Communication processes
Corporate blog
Strategy sociotechnical visibility and legitimacy
Organizational communication
Public relations
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital media
Communication processes
Corporate blog
Strategy sociotechnical visibility and legitimacy
Organizational communication
Public relations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This dissertation has as its theme the communication processes developed organizations in the digital media / corporate blog, which is enclosed in the examination of socio-technical strategies of visibility and legitimacy undertaken in 16 blogs the corporate Medium-Large Business and Large Business of the blogsphere Brazilian. The overall objective is to develop an array of strategies for socio-technical visibility and legitimacy for corporate blogs with the intention of responding to problem: what strategies sociotechnical practiced organizations in promoting corporate blogs that search visibility and legitimacy '. The methodology uses empirical research proposal mediated computer (Johnson, 2010), from two main methods for research qualitative: the hidden field observation and non-participatory and triangulation methodological techniques. The theoretical approach and methodology developed in this research focused on the finding that 68.75% of companies are conspicuous by their field of study sociotechnical strategy of visibility positioned at the level of relationship intermediate and 75% by sociotechnical strategy of legitimacy positioning also returned to the relationship and intermediate level. The positioning of relationship besides having preferably is at intermediate level and therefore absorbed in the socio-technical strategies of visibility and legitimacy in more than half corporate blogs the field of study.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LASTA, Elisangela. Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320
identifier_str_mv LASTA, Elisangela. Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 600900000008
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
500
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 76707352-4958-47f9-8040-46e4bf902b02
19b43486-802a-425b-8aaf-95a82091ce47
24e11a0c-a379-4d2e-986f-6d8a9f8c68a1
275d7ce2-b407-4950-b1a6-d54b317b4838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/1/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/2/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6320/3/LASTA%2c%20ELISANGELA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8c15510020843f0e919801d305d26a7
3505b9f6ac22bd7f51462384129f5a79
19b7236b9a22aed598466305b277de99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240080946561024