Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Taborda, Douglas dos Santos lattes
Orientador(a): Ribas, João Francisco Magno lattes
Banca de defesa: Burgués, Pere Lavega lattes, González, Fernando Jaime
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Departamento: Educação Física
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744
Resumo: Introduction: This study accomplished a theoretical-conceptual approach between Motor Praxeology and Proposal Didactic and Pedagogical Transformation of Sport (TDPE). The objectives were: a) Theoretical Review about motor praxeology; b) Theoretical Review about TDPE ; c) Praxeological Review on the criteria used for the preparation of tasks of teaching and learning cooperation/opposition sports TDPE included in the proposal; and d) the development of educational-learning examples approaching knowledge of motive praxiology with the pedagogical assumptions of the TDPE Proposal. Methodology: It was characterized by a theoretical research (DEMO 2000) since it allowed to analyze, to reflect, to organize and to rebuild didactic and pedagogical knowledge. Results: The analyzes allowed to discuss / reflect on didactic-methodological alternatives for teaching opposition/cooperation sports in a school context, guided by the theories /proposals here analyzed. Conclusions: This study allowed emphasizing the relevance of praxeological knowledge as theoretical-pedagogical instrumentalization to the physical education teacher, as well as demonstrated how motor praxeology can dialogue with the Sport Didactic and Pedagogical Transformation Proposal.
id UFSM_fd39159730dde2beeaafb4f745d060d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6744
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2016-11-162016-11-162014-02-28TABORDA, Douglas dos Santos. Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility.. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744Introduction: This study accomplished a theoretical-conceptual approach between Motor Praxeology and Proposal Didactic and Pedagogical Transformation of Sport (TDPE). The objectives were: a) Theoretical Review about motor praxeology; b) Theoretical Review about TDPE ; c) Praxeological Review on the criteria used for the preparation of tasks of teaching and learning cooperation/opposition sports TDPE included in the proposal; and d) the development of educational-learning examples approaching knowledge of motive praxiology with the pedagogical assumptions of the TDPE Proposal. Methodology: It was characterized by a theoretical research (DEMO 2000) since it allowed to analyze, to reflect, to organize and to rebuild didactic and pedagogical knowledge. Results: The analyzes allowed to discuss / reflect on didactic-methodological alternatives for teaching opposition/cooperation sports in a school context, guided by the theories /proposals here analyzed. Conclusions: This study allowed emphasizing the relevance of praxeological knowledge as theoretical-pedagogical instrumentalization to the physical education teacher, as well as demonstrated how motor praxeology can dialogue with the Sport Didactic and Pedagogical Transformation Proposal.Introdução: Este estudo realizou uma aproximação teórico-conceitual entre a Praxiologia Motriz e a Proposta Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (TDPE). Os objetivos foram: a) Revisão teórica da Praxiologia Motriz; b) Revisão teórica da TDPE; c) Análise praxiológica sobre os critérios utilizados para a elaboração de tarefas de ensino-aprendizagem dos esportes de cooperação-oposição presentes na proposta TDPE; e, d) Elaboração de exemplos didático-pedagógicos aproximando os conhecimentos da Praxiologia Motriz com os pressupostos pedagógicos da Proposta TDPE. Metodologia: Caracterizou-se por uma pesquisa teórica (DEMO, 2000), pois permitiu analisar, refletir, sistematizar e reconstruir conhecimentos didático-pedagógicos. Resultados: As análises permitiram discutir/refletir sobre alternativas didático-metodológicas para o ensino dos esportes de cooperação-oposição no contexto escolar pautados pelas teorias/propostas analisadas. Conclusões: O estudo permitiu enfatizar a pertinência do conhecimento praxiológico como instrumentalização téorico-pedagógica ao professor de Educação Física, bem como, demonstrar como a Praxiologia Motriz pode dialogar com a Proposta Pedagógica Transformação Didático-Pedagógica do Esporte.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFSMBREducação FísicaEsporte escolarPraxiologia motrizTransformação didáticaSchool sportsMotor praxeologyDidactic transformationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAAproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidadeTheoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRibas, João Francisco Magnohttp://lattes.cnpq.br/2539825151216671Kunz, Elenorhttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830Burgués, Pere LavegaGonzález, Fernando Jaimehttp://lattes.cnpq.br/2914978770769541http://lattes.cnpq.br/2516369217735830Taborda, Douglas dos Santos400900000002400300300300300300384e5337-0e09-4ccd-9bf7-82e2e772d52ba457cbc6-cf92-4faa-921c-be21977b155506b7cdd5-3bd3-438d-862b-a1232f5a8bfdbf06199e-14c9-4690-83f8-fbc8d3e8b7f669181f52-7dbf-4272-9a86-b9672093cad8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALTABORDA, DOUGLAS DOS SANTOS.pdfapplication/pdf1564956http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6744/1/TABORDA%2c%20DOUGLAS%20DOS%20SANTOS.pdf5ee1a73f0aa697df6bf3ec2feb4fae71MD51TEXTTABORDA, DOUGLAS DOS SANTOS.pdf.txtTABORDA, DOUGLAS DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain374553http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6744/2/TABORDA%2c%20DOUGLAS%20DOS%20SANTOS.pdf.txt142935b18009331b27507eb7cb589d4aMD52THUMBNAILTABORDA, DOUGLAS DOS SANTOS.pdf.jpgTABORDA, DOUGLAS DOS SANTOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5116http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6744/3/TABORDA%2c%20DOUGLAS%20DOS%20SANTOS.pdf.jpge8d968877101f157869956b64f6ecf06MD531/67442022-06-27 12:13:37.561oai:repositorio.ufsm.br:1/6744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-27T15:13:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility
title Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
spellingShingle Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
Taborda, Douglas dos Santos
Esporte escolar
Praxiologia motriz
Transformação didática
School sports
Motor praxeology
Didactic transformation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_full Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_fullStr Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_full_unstemmed Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_sort Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
author Taborda, Douglas dos Santos
author_facet Taborda, Douglas dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2539825151216671
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kunz, Elenor
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0451631464832830
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Burgués, Pere Lavega
dc.contributor.referee2.fl_str_mv González, Fernando Jaime
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2914978770769541
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2516369217735830
dc.contributor.author.fl_str_mv Taborda, Douglas dos Santos
contributor_str_mv Ribas, João Francisco Magno
Kunz, Elenor
Burgués, Pere Lavega
González, Fernando Jaime
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte escolar
Praxiologia motriz
Transformação didática
topic Esporte escolar
Praxiologia motriz
Transformação didática
School sports
Motor praxeology
Didactic transformation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv School sports
Motor praxeology
Didactic transformation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Introduction: This study accomplished a theoretical-conceptual approach between Motor Praxeology and Proposal Didactic and Pedagogical Transformation of Sport (TDPE). The objectives were: a) Theoretical Review about motor praxeology; b) Theoretical Review about TDPE ; c) Praxeological Review on the criteria used for the preparation of tasks of teaching and learning cooperation/opposition sports TDPE included in the proposal; and d) the development of educational-learning examples approaching knowledge of motive praxiology with the pedagogical assumptions of the TDPE Proposal. Methodology: It was characterized by a theoretical research (DEMO 2000) since it allowed to analyze, to reflect, to organize and to rebuild didactic and pedagogical knowledge. Results: The analyzes allowed to discuss / reflect on didactic-methodological alternatives for teaching opposition/cooperation sports in a school context, guided by the theories /proposals here analyzed. Conclusions: This study allowed emphasizing the relevance of praxeological knowledge as theoretical-pedagogical instrumentalization to the physical education teacher, as well as demonstrated how motor praxeology can dialogue with the Sport Didactic and Pedagogical Transformation Proposal.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-16
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TABORDA, Douglas dos Santos. Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility.. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744
identifier_str_mv TABORDA, Douglas dos Santos. Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility.. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 400900000002
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 384e5337-0e09-4ccd-9bf7-82e2e772d52b
a457cbc6-cf92-4faa-921c-be21977b1555
06b7cdd5-3bd3-438d-862b-a1232f5a8bfd
bf06199e-14c9-4690-83f8-fbc8d3e8b7f6
69181f52-7dbf-4272-9a86-b9672093cad8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6744/1/TABORDA%2c%20DOUGLAS%20DOS%20SANTOS.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6744/2/TABORDA%2c%20DOUGLAS%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6744/3/TABORDA%2c%20DOUGLAS%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ee1a73f0aa697df6bf3ec2feb4fae71
142935b18009331b27507eb7cb589d4a
e8d968877101f157869956b64f6ecf06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1801485439733858304