Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]
Orientador(a): Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52625
Resumo: Este Estudo, Que Se Insere Na Intersecção Da Educação, Da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural E Da Linguística Aplicada, Objetiva Investigar Se E Como As Adaptações Curriculares Têm Sido Implementadas Em Escolas Comuns Que Possuem Alunos Surdos Matriculados, Com Base No Pressuposto De Que, No Âmbito Da Inclusão Escolar, É O Meio Social Que Precisa Se Ajustar E Oferecer Respostas Educacionais Às Singularidades Dos Alunos, Suas Capacidades E Interesses. Assim, É Imprescindível Alterar As Metodologias De Ensino, Investir Na Formação Contínua Do Professor E Desenvolver Adaptações Curriculares Que Se Apresentam Enquanto Instrumento De Compensação Social (Vygotsky, [1924]1997), Como Vias De Acesso Aos Conhecimentos Escolares. Apoiado Na Teoria Sócio-Histórico-Cultural De Vygotsky (1924-1934), Na Política Nacional De Ensino-Aprendizagem (Brasil, 2003, 2001, 1996), E Em Autores Que Discutem A In/Exclusão Escolar (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) E Temas Adjacentes, Como O Ensino De Língua Portuguesa Para Su
id UFSP_25634a09742918a96f0fbf70e5c66203
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52625
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]2020-03-25T12:10:16Z2020-03-25T12:10:16Z2018-07-31https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526252018-0566.pdfEste Estudo, Que Se Insere Na Intersecção Da Educação, Da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural E Da Linguística Aplicada, Objetiva Investigar Se E Como As Adaptações Curriculares Têm Sido Implementadas Em Escolas Comuns Que Possuem Alunos Surdos Matriculados, Com Base No Pressuposto De Que, No Âmbito Da Inclusão Escolar, É O Meio Social Que Precisa Se Ajustar E Oferecer Respostas Educacionais Às Singularidades Dos Alunos, Suas Capacidades E Interesses. Assim, É Imprescindível Alterar As Metodologias De Ensino, Investir Na Formação Contínua Do Professor E Desenvolver Adaptações Curriculares Que Se Apresentam Enquanto Instrumento De Compensação Social (Vygotsky, [1924]1997), Como Vias De Acesso Aos Conhecimentos Escolares. Apoiado Na Teoria Sócio-Histórico-Cultural De Vygotsky (1924-1934), Na Política Nacional De Ensino-Aprendizagem (Brasil, 2003, 2001, 1996), E Em Autores Que Discutem A In/Exclusão Escolar (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) E Temas Adjacentes, Como O Ensino De Língua Portuguesa Para SuThe Present Study, Embodied In The Intersection Of Education, Social-Historical-Cultural Psychology And Applied Linguistics, Investigates Whether And How The Curricular Adaptations Have Been Implemented In Regular Schools Where Deaf Students Are Enrolled, Based On The Premise That, Regarding Educational Inclusion, It Is The Social Environment That Must Be Adjusted And Offer Educational Responses To The Characters, Abilities And Interests Of The Students. Therefore, It Is Necessary To Change The Teaching Methodologies, Invest In Teacher Education Programs And Develop Curricular Adaptations That Come Forward As Social Compensation Instruments (Vygotsky, 1924 - 1997) To Enable Access To School Knowledge. Supported By Vygotsky's Social-Historical-Cultural Theory (1924 - 1934), By The National Teaching-Learning Policy (Brasil, 2003, 2001, 1996) And By Authors Who Discuss Educational Inclusion And Exclusion (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) And Other Analogous Subjects, Such As Teaching Portuguese To DeafDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)429 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)InclusãoAluno SurdoAdaptações CurricularesInclusionDeaf StudentCurricular AdaptationsAdaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINAL2018-0566.pdfapplication/pdf2324581${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/1/2018-0566.pdf30b9038a503ecd6c3e13101b85d76dc6MD51open accessTEXT2018-0566.pdf.txt2018-0566.pdf.txtExtracted texttext/plain1011246${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/5/2018-0566.pdf.txt3bb400e406f612b95118dac81d9727fbMD55open accessTHUMBNAIL2018-0566.pdf.jpg2018-0566.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3917${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/7/2018-0566.pdf.jpg56edac0348ac23825882f7ed5df9e56bMD57open access11600/526252023-05-15 10:47:39.785open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52625Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:47:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
title Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
spellingShingle Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]
Inclusão
Aluno Surdo
Adaptações Curriculares
Inclusion
Deaf Student
Curricular Adaptations
title_short Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
title_full Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
title_fullStr Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
title_full_unstemmed Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
title_sort Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
author Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]
author_facet Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]
contributor_str_mv Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Aluno Surdo
Adaptações Curriculares
topic Inclusão
Aluno Surdo
Adaptações Curriculares
Inclusion
Deaf Student
Curricular Adaptations
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Deaf Student
Curricular Adaptations
description Este Estudo, Que Se Insere Na Intersecção Da Educação, Da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural E Da Linguística Aplicada, Objetiva Investigar Se E Como As Adaptações Curriculares Têm Sido Implementadas Em Escolas Comuns Que Possuem Alunos Surdos Matriculados, Com Base No Pressuposto De Que, No Âmbito Da Inclusão Escolar, É O Meio Social Que Precisa Se Ajustar E Oferecer Respostas Educacionais Às Singularidades Dos Alunos, Suas Capacidades E Interesses. Assim, É Imprescindível Alterar As Metodologias De Ensino, Investir Na Formação Contínua Do Professor E Desenvolver Adaptações Curriculares Que Se Apresentam Enquanto Instrumento De Compensação Social (Vygotsky, [1924]1997), Como Vias De Acesso Aos Conhecimentos Escolares. Apoiado Na Teoria Sócio-Histórico-Cultural De Vygotsky (1924-1934), Na Política Nacional De Ensino-Aprendizagem (Brasil, 2003, 2001, 1996), E Em Autores Que Discutem A In/Exclusão Escolar (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) E Temas Adjacentes, Como O Ensino De Língua Portuguesa Para Su
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52625
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0566.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52625
identifier_str_mv 2018-0566.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 429 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/1/2018-0566.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/5/2018-0566.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/7/2018-0566.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30b9038a503ecd6c3e13101b85d76dc6
3bb400e406f612b95118dac81d9727fb
56edac0348ac23825882f7ed5df9e56b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764398823997440