Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52625 |
Resumo: | Este Estudo, Que Se Insere Na Intersecção Da Educação, Da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural E Da Linguística Aplicada, Objetiva Investigar Se E Como As Adaptações Curriculares Têm Sido Implementadas Em Escolas Comuns Que Possuem Alunos Surdos Matriculados, Com Base No Pressuposto De Que, No Âmbito Da Inclusão Escolar, É O Meio Social Que Precisa Se Ajustar E Oferecer Respostas Educacionais Às Singularidades Dos Alunos, Suas Capacidades E Interesses. Assim, É Imprescindível Alterar As Metodologias De Ensino, Investir Na Formação Contínua Do Professor E Desenvolver Adaptações Curriculares Que Se Apresentam Enquanto Instrumento De Compensação Social (Vygotsky, [1924]1997), Como Vias De Acesso Aos Conhecimentos Escolares. Apoiado Na Teoria Sócio-Histórico-Cultural De Vygotsky (1924-1934), Na Política Nacional De Ensino-Aprendizagem (Brasil, 2003, 2001, 1996), E Em Autores Que Discutem A In/Exclusão Escolar (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) E Temas Adjacentes, Como O Ensino De Língua Portuguesa Para Su |
id |
UFSP_25634a09742918a96f0fbf70e5c66203 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52625 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]2020-03-25T12:10:16Z2020-03-25T12:10:16Z2018-07-31https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526252018-0566.pdfEste Estudo, Que Se Insere Na Intersecção Da Educação, Da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural E Da Linguística Aplicada, Objetiva Investigar Se E Como As Adaptações Curriculares Têm Sido Implementadas Em Escolas Comuns Que Possuem Alunos Surdos Matriculados, Com Base No Pressuposto De Que, No Âmbito Da Inclusão Escolar, É O Meio Social Que Precisa Se Ajustar E Oferecer Respostas Educacionais Às Singularidades Dos Alunos, Suas Capacidades E Interesses. Assim, É Imprescindível Alterar As Metodologias De Ensino, Investir Na Formação Contínua Do Professor E Desenvolver Adaptações Curriculares Que Se Apresentam Enquanto Instrumento De Compensação Social (Vygotsky, [1924]1997), Como Vias De Acesso Aos Conhecimentos Escolares. Apoiado Na Teoria Sócio-Histórico-Cultural De Vygotsky (1924-1934), Na Política Nacional De Ensino-Aprendizagem (Brasil, 2003, 2001, 1996), E Em Autores Que Discutem A In/Exclusão Escolar (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) E Temas Adjacentes, Como O Ensino De Língua Portuguesa Para SuThe Present Study, Embodied In The Intersection Of Education, Social-Historical-Cultural Psychology And Applied Linguistics, Investigates Whether And How The Curricular Adaptations Have Been Implemented In Regular Schools Where Deaf Students Are Enrolled, Based On The Premise That, Regarding Educational Inclusion, It Is The Social Environment That Must Be Adjusted And Offer Educational Responses To The Characters, Abilities And Interests Of The Students. Therefore, It Is Necessary To Change The Teaching Methodologies, Invest In Teacher Education Programs And Develop Curricular Adaptations That Come Forward As Social Compensation Instruments (Vygotsky, 1924 - 1997) To Enable Access To School Knowledge. Supported By Vygotsky's Social-Historical-Cultural Theory (1924 - 1934), By The National Teaching-Learning Policy (Brasil, 2003, 2001, 1996) And By Authors Who Discuss Educational Inclusion And Exclusion (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) And Other Analogous Subjects, Such As Teaching Portuguese To DeafDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)429 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)InclusãoAluno SurdoAdaptações CurricularesInclusionDeaf StudentCurricular AdaptationsAdaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINAL2018-0566.pdfapplication/pdf2324581${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/1/2018-0566.pdf30b9038a503ecd6c3e13101b85d76dc6MD51open accessTEXT2018-0566.pdf.txt2018-0566.pdf.txtExtracted texttext/plain1011246${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/5/2018-0566.pdf.txt3bb400e406f612b95118dac81d9727fbMD55open accessTHUMBNAIL2018-0566.pdf.jpg2018-0566.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3917${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/7/2018-0566.pdf.jpg56edac0348ac23825882f7ed5df9e56bMD57open access11600/526252023-05-15 10:47:39.785open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52625Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:47:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. |
title |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. |
spellingShingle |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP] Inclusão Aluno Surdo Adaptações Curriculares Inclusion Deaf Student Curricular Adaptations |
title_short |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. |
title_full |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. |
title_fullStr |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. |
title_full_unstemmed |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. |
title_sort |
Adaptações Curriculares Na 'Inclusão' Escolar De Alunos Surdos: Intervenções Colaborativas. |
author |
Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP] |
author_facet |
Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Lucineide Machado [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Aluno Surdo Adaptações Curriculares |
topic |
Inclusão Aluno Surdo Adaptações Curriculares Inclusion Deaf Student Curricular Adaptations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusion Deaf Student Curricular Adaptations |
description |
Este Estudo, Que Se Insere Na Intersecção Da Educação, Da Psicologia Sócio-Histórico-Cultural E Da Linguística Aplicada, Objetiva Investigar Se E Como As Adaptações Curriculares Têm Sido Implementadas Em Escolas Comuns Que Possuem Alunos Surdos Matriculados, Com Base No Pressuposto De Que, No Âmbito Da Inclusão Escolar, É O Meio Social Que Precisa Se Ajustar E Oferecer Respostas Educacionais Às Singularidades Dos Alunos, Suas Capacidades E Interesses. Assim, É Imprescindível Alterar As Metodologias De Ensino, Investir Na Formação Contínua Do Professor E Desenvolver Adaptações Curriculares Que Se Apresentam Enquanto Instrumento De Compensação Social (Vygotsky, [1924]1997), Como Vias De Acesso Aos Conhecimentos Escolares. Apoiado Na Teoria Sócio-Histórico-Cultural De Vygotsky (1924-1934), Na Política Nacional De Ensino-Aprendizagem (Brasil, 2003, 2001, 1996), E Em Autores Que Discutem A In/Exclusão Escolar (Fidalgo, 2018, 2013, 2006a; Lacerda, 2006) E Temas Adjacentes, Como O Ensino De Língua Portuguesa Para Su |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52625 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0566.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6390876 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52625 |
identifier_str_mv |
2018-0566.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
429 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/1/2018-0566.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/5/2018-0566.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52625/7/2018-0566.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30b9038a503ecd6c3e13101b85d76dc6 3bb400e406f612b95118dac81d9727fb 56edac0348ac23825882f7ed5df9e56b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764398823997440 |