Imagens de mulher e o mundo do trabalho: uma análise discursivo-dialógica de enunciados publicitários em revistas de negócios
Ano de defesa: | 2016 |
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Resumo: | O objetivo central deste trabalho é verificar, de um ponto de vista dialógico de linguagem, como a publicidade veiculada em revistas de negócios, por meio da articulação de imagens de mulher com o mundo do trabalho, participa do diálogo no âmbito do grande tempo acerca das relações sociais de sexo ao constituir e ser constituída pelos discursos hodiernos. Compreende-se que atualmente há discursos que fomentam uma ideia de avanço ao mesmo tempo que sustentam tensões a respeito das relações sociais entre homens e mulheres, uma vez que há mais diversidade de significação para o lugar da mulher na sociedade. Nesse sentido, a esfera publicitária reflete ao mesmo tempo em que refrata valores que sustentam tais relações. O estudo baseia-se em premissas discutidas pelos autores do Círculo de Bakhtin, sobretudo as noções de diálogo, valoração social, signo ideológico, reflexão/refração, esferas, enunciado e grande tempo. O corpus selecionado é composto por enunciados atualizados como anúncios publicitários em duas revistas de negócios brasileiras, a saber: EXAME e VOCÊ S/A, de abril de 2013 a abril de 2015. A análise demonstra como o discurso de avanço parece apenas habitar o conteúdo dos enunciados, mas não a sua estrutura, tampouco a da cadeia, dadas as assimetrias verificadas reiteradamente no conjunto dos enunciados analisados. Tais assimetrias demonstram-se ainda mais marcadas quando consideramos as variáveis raça/etnia e classe social combinadas às relações sociais de sexo. Portanto, a publicidade em revistas de negócios participa da construção de discursos atuais em relação às mulheres no mundo do trabalho, constituindo-se e sendo constituída por parte desses discursos, mas sua capacidade de desnaturalizar o que está posto na ordem encontra-se limitada pelo que habita seu conteúdo e pela forma como a cadeia discursiva se estrutura. Os resultados da análise indicam que é através do tempo que compreende-se o processo capaz de produzir novos sentidos divergentes dos sentidos engendrados no passado. Esse tempo não imediato pode figurar-se em diferentes escalas, a depender da relação estabelecida com ele, mas essa instância histórica cujo tempo é infindável é o que denomina-se como grande tempo, pensado neste estudo em um movimento em espiral. |
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Queijo, Maria Elizabeth da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Magalhães, Anderson Salvaterra [UNIFESP]2018-07-27T15:50:37Z2018-07-27T15:50:37Z2016-08-22https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3994983QUEIJO, Maria Elizabeth da Silva. Imagens de mulher e o mundo do trabalho: uma análise discursivo-dialógica de enunciados publicitários em revistas de negócios. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46641Maria Elizabeth da Silva Queijo.pdfO objetivo central deste trabalho é verificar, de um ponto de vista dialógico de linguagem, como a publicidade veiculada em revistas de negócios, por meio da articulação de imagens de mulher com o mundo do trabalho, participa do diálogo no âmbito do grande tempo acerca das relações sociais de sexo ao constituir e ser constituída pelos discursos hodiernos. Compreende-se que atualmente há discursos que fomentam uma ideia de avanço ao mesmo tempo que sustentam tensões a respeito das relações sociais entre homens e mulheres, uma vez que há mais diversidade de significação para o lugar da mulher na sociedade. Nesse sentido, a esfera publicitária reflete ao mesmo tempo em que refrata valores que sustentam tais relações. O estudo baseia-se em premissas discutidas pelos autores do Círculo de Bakhtin, sobretudo as noções de diálogo, valoração social, signo ideológico, reflexão/refração, esferas, enunciado e grande tempo. O corpus selecionado é composto por enunciados atualizados como anúncios publicitários em duas revistas de negócios brasileiras, a saber: EXAME e VOCÊ S/A, de abril de 2013 a abril de 2015. A análise demonstra como o discurso de avanço parece apenas habitar o conteúdo dos enunciados, mas não a sua estrutura, tampouco a da cadeia, dadas as assimetrias verificadas reiteradamente no conjunto dos enunciados analisados. Tais assimetrias demonstram-se ainda mais marcadas quando consideramos as variáveis raça/etnia e classe social combinadas às relações sociais de sexo. Portanto, a publicidade em revistas de negócios participa da construção de discursos atuais em relação às mulheres no mundo do trabalho, constituindo-se e sendo constituída por parte desses discursos, mas sua capacidade de desnaturalizar o que está posto na ordem encontra-se limitada pelo que habita seu conteúdo e pela forma como a cadeia discursiva se estrutura. Os resultados da análise indicam que é através do tempo que compreende-se o processo capaz de produzir novos sentidos divergentes dos sentidos engendrados no passado. Esse tempo não imediato pode figurar-se em diferentes escalas, a depender da relação estabelecida com ele, mas essa instância histórica cujo tempo é infindável é o que denomina-se como grande tempo, pensado neste estudo em um movimento em espiral.The central aim of this research is to verify, from a dialogical perspective of the language, how advertising in Brazilians business magazines, through the articulation of women?s images with world of work, participates in the dialogue under the great time on the social relations of sex to compose and be composed by current discourses. Nowadays, the sex social relations present progress, once there is more possibilities of meaning to the woman?s place in society, but they also present tensions. The advertising sphere reflects at the same time that refracts the values that sustain such relations. This study adopts assumptions discussed by the authors of the Bakhtin's Circle, specifically the concepts of dialogue, social values, ideological sign, reflection/refraction, spheres, utterance and great time. The selected corpus consists of utterances actualized as advertisements in two Brazilian business magazines: EXAME and VOCÊ S/A, from April 2013 to April 2015. The analysis shows how the discourse about progress seems to only inhabit the content of the utterances, but not its structure, nor the chain, given the asymmetries repeatedly verified in all the utterances analyzed. Such asymmetries show even more marked when we consider the variables race/ethnicity and social class combined with the social relations of sex. Therefore, advertising in business magazines participates in the construction of current discourses about women in the world of work, composing and being composed by these discourses, but this ability to deconstruct what is put in the order lies limited by inhabiting its content and by the way the discursive chain is structured. The analysis results indicate that through time we can understand the process capable of producing new divergent meanings of meanings engendered in the past. This not immediate time can appear at different scales, depending on the relationship we have with this, but this historical instance whose time is endless is what is called as a great time, thinking in this study in a spiraling movement.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)análise dialógica do discursoenunciados publicitáriosgrande tempomulheresmundo do trabalhodialogical discourse analysisadvertising utterancesgreat timewomenworld of workImagens de mulher e o mundo do trabalho: uma análise discursivo-dialógica de enunciados publicitários em revistas de negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasLingüística, letras e artesLetrasORIGINALMaria Elizabeth da Silva Queijo.pdfMaria Elizabeth da Silva Queijo.pdfapplication/pdf14466883${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46641/1/Maria%20Elizabeth%20da%20Silva%20Queijo.pdf983effd99f7da43c10bfbe2da50372a2MD51open accessTEXTMaria Elizabeth da Silva Queijo.pdf.txtMaria Elizabeth da Silva Queijo.pdf.txtExtracted texttext/plain617247${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46641/2/Maria%20Elizabeth%20da%20Silva%20Queijo.pdf.txt96c9585f7fbe5bb192b8b9545c8a3c91MD52open accessTHUMBNAILMaria Elizabeth da Silva Queijo.pdf.jpgMaria Elizabeth da Silva Queijo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3517${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46641/4/Maria%20Elizabeth%20da%20Silva%20Queijo.pdf.jpgfc4f9e7d03f6a208e1272156cecd2ce5MD54open access11600/466412023-05-15 09:47:12.106open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46641Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:47:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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O objetivo central deste trabalho é verificar, de um ponto de vista dialógico de linguagem, como a publicidade veiculada em revistas de negócios, por meio da articulação de imagens de mulher com o mundo do trabalho, participa do diálogo no âmbito do grande tempo acerca das relações sociais de sexo ao constituir e ser constituída pelos discursos hodiernos. Compreende-se que atualmente há discursos que fomentam uma ideia de avanço ao mesmo tempo que sustentam tensões a respeito das relações sociais entre homens e mulheres, uma vez que há mais diversidade de significação para o lugar da mulher na sociedade. Nesse sentido, a esfera publicitária reflete ao mesmo tempo em que refrata valores que sustentam tais relações. O estudo baseia-se em premissas discutidas pelos autores do Círculo de Bakhtin, sobretudo as noções de diálogo, valoração social, signo ideológico, reflexão/refração, esferas, enunciado e grande tempo. O corpus selecionado é composto por enunciados atualizados como anúncios publicitários em duas revistas de negócios brasileiras, a saber: EXAME e VOCÊ S/A, de abril de 2013 a abril de 2015. A análise demonstra como o discurso de avanço parece apenas habitar o conteúdo dos enunciados, mas não a sua estrutura, tampouco a da cadeia, dadas as assimetrias verificadas reiteradamente no conjunto dos enunciados analisados. Tais assimetrias demonstram-se ainda mais marcadas quando consideramos as variáveis raça/etnia e classe social combinadas às relações sociais de sexo. Portanto, a publicidade em revistas de negócios participa da construção de discursos atuais em relação às mulheres no mundo do trabalho, constituindo-se e sendo constituída por parte desses discursos, mas sua capacidade de desnaturalizar o que está posto na ordem encontra-se limitada pelo que habita seu conteúdo e pela forma como a cadeia discursiva se estrutura. Os resultados da análise indicam que é através do tempo que compreende-se o processo capaz de produzir novos sentidos divergentes dos sentidos engendrados no passado. Esse tempo não imediato pode figurar-se em diferentes escalas, a depender da relação estabelecida com ele, mas essa instância histórica cujo tempo é infindável é o que denomina-se como grande tempo, pensado neste estudo em um movimento em espiral. |
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