Do Currículo Oficial Do Estado De São Paulo Ao Currículo+: O (Multi) Letramento Digital Na Formação Dos Professores De Língua Inglesa Do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Nogueira, Silvia Cristina Gomes [UNIFESP]
Orientador(a): Oliveira, Lucila Maria Pesce De [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5072934
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50198
Resumo: A presente pesquisa de abordagem qualitativa consubstancia-se como estudo de caso do tipo educacional. O objetivo geral consiste em analisar de que maneira os professores de língua inglesa do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo estão conseguindo utilizar nas aulas os conhecimentos construídos nos cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação e pelos Núcleos Pedagógicos, que envolvem tecnologia educacional e a “Plataforma Currículo+”. A pesquisa centra atenção especial em se e como o curso ofertado pelo Núcleo Pedagógico de uma diretoria de ensino da zona leste de São Paulo, intitulado “Do Currículo Oficial do Estado de São Paulo ao Currículo+: os professores de LEM em tempos de autoria”, contribuiu de alguma forma com o repensar da prática docente no que tange à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com ênfase nos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) da Plataforma Currículo+, amparado na perspectiva crítico-reflexiva, de modo a propiciar o empoderamento freireano dos docentes, por meio de uma perspectiva autoral. O estudo busca conhecer: a) quais estratégias estão sendo utilizadas pelos professores de língua inglesa do ensino médio para enfrentar os problemas de infraestrutura na utilização dos recursos tecnológicos; b) de que forma os ODA estão sendo utilizados nas aulas de língua inglesa no ensino médio; c) se as sequências didáticas elaboradas pelas docentes durante o curso foram aplicadas junto aos alunos e quais as dificuldades encontradas para o desenvolvimento das mesmas; d) como as professoras em tela avaliam a inserção dos ODA em sua prática pedagógica. A pesquisa utiliza um referencial teórico que engloba os seguintes campos conceituais: 1) formação continuada de professores; 2) tecnologia na educação; 3) cibercultura; 4) letramento digital e multiletramento de professores, a partir de uma concepção não instrumental, visando o letramento digital dos docentes e, por consequência, o dos discentes. Compõem os dados desta pesquisa a análise do Documento de abertura do Currículo Oficial do Estado de São Paulo; a resolução do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades, no qual se insere o Currículo+, e as Sequências Didáticas elaboradas pelos três sujeitos de pesquisa; bem como a análise temática de conteúdo dos depoimentos das docentes que participaram do curso. Os achados revelam que, apesar da fragilidade na infraestrutura tecnológica das unidades escolares da rede pública estadual de São Paulo, as docentes, utilizando de criatividade e contando com a colaboração da equipe gestora e a parceria entre colegas, conseguiram introduzir as TDIC nas aulas. Os achados também revelam que: a) desde que sejam introduzidos com planejamento e objetivos bem delineados, os ODA da Plataforma Currículo+ podem contribuir para a aprendizagem dos discentes; b) as ferramentas de autoria sugeridas pela Plataforma Currículo+ permitem a construção de conhecimento pelos discentes, desde que haja planejamento e mediação dos professores durante o processo.
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A pesquisa centra atenção especial em se e como o curso ofertado pelo Núcleo Pedagógico de uma diretoria de ensino da zona leste de São Paulo, intitulado “Do Currículo Oficial do Estado de São Paulo ao Currículo+: os professores de LEM em tempos de autoria”, contribuiu de alguma forma com o repensar da prática docente no que tange à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com ênfase nos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) da Plataforma Currículo+, amparado na perspectiva crítico-reflexiva, de modo a propiciar o empoderamento freireano dos docentes, por meio de uma perspectiva autoral. O estudo busca conhecer: a) quais estratégias estão sendo utilizadas pelos professores de língua inglesa do ensino médio para enfrentar os problemas de infraestrutura na utilização dos recursos tecnológicos; b) de que forma os ODA estão sendo utilizados nas aulas de língua inglesa no ensino médio; c) se as sequências didáticas elaboradas pelas docentes durante o curso foram aplicadas junto aos alunos e quais as dificuldades encontradas para o desenvolvimento das mesmas; d) como as professoras em tela avaliam a inserção dos ODA em sua prática pedagógica. A pesquisa utiliza um referencial teórico que engloba os seguintes campos conceituais: 1) formação continuada de professores; 2) tecnologia na educação; 3) cibercultura; 4) letramento digital e multiletramento de professores, a partir de uma concepção não instrumental, visando o letramento digital dos docentes e, por consequência, o dos discentes. Compõem os dados desta pesquisa a análise do Documento de abertura do Currículo Oficial do Estado de São Paulo; a resolução do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades, no qual se insere o Currículo+, e as Sequências Didáticas elaboradas pelos três sujeitos de pesquisa; bem como a análise temática de conteúdo dos depoimentos das docentes que participaram do curso. Os achados revelam que, apesar da fragilidade na infraestrutura tecnológica das unidades escolares da rede pública estadual de São Paulo, as docentes, utilizando de criatividade e contando com a colaboração da equipe gestora e a parceria entre colegas, conseguiram introduzir as TDIC nas aulas. Os achados também revelam que: a) desde que sejam introduzidos com planejamento e objetivos bem delineados, os ODA da Plataforma Currículo+ podem contribuir para a aprendizagem dos discentes; b) as ferramentas de autoria sugeridas pela Plataforma Currículo+ permitem a construção de conhecimento pelos discentes, desde que haja planejamento e mediação dos professores durante o processo.This research is an educational case study and uses a qualitative approach to analyze in which ways high school English teachers of public schools in the State of São Paulo – Brazil manage to apply in their classes the knowledge built during the courses offered by the State’s Education Department and by its Pedagogic Hubs. These courses involve educational technology and the “Plataforma Currículo+” [Syllabus+ Platform]. The study focuses on whether “From São Paulo’s Official Syllabus to Currículo+: foreign language teachers in a time of authorship” (a course offered by an administrative unit in the city of São Paulo’s eastern district) has contributed in any way to rethink teaching practices regarding the use of digital information technologies (DIT), particularly the digital learning objects (DLO) of Plataforma Currículo+. The changes we look for are those of a critical-reflexive nature, so as to enable a Freirean empowerment of the teachers via an authorial perspective. This research seeks to learn: a) which strategies are being used by high school English teachers to cope with infrastructure problems that hinder the use of technological resources; b) in what ways are DLO being used in high school English classes; c) whether the didactic sequences produced by the teachers during the aforementioned course have been applied with their students, and which difficulties arose then; d) how did the teachers interviewed for the study evaluate the insertion of DLO in their teaching practices. The theoretical framework encompasses the following conceptual areas: 1) continued teacher formation; 2) technology in education; 3) cyberculture; 4) teachers’ digital literacy and multiliteracy from a non-instrumental standpoint, so that the teachers’ digital literacy may foster their students’. To that end, we analyze the following data: the State of São Paulo’s Official Syllabus inauguration document, the legal document that instates the Program New Technologies – New Possibilities, umbrella program to Currículo+; the Didactic Sequences produced by our three research subjects, as well as a content analysis of the subjects’ reports on the aforementioned course (“From São Paulo’s Official Syllabus…”). We have found that, despite the many fragilities in the infrastructure of public schools in the State of São Paulo, the interviewed teachers have managed, by a combination of creativity, the collaboration of their superiors and teamwork between colleagues, to successfully introduce DIT into their teaching practices. Our findings also reveal that a) as long as there is planning and well-defined goals, DLO can contribute to student learning; b) the authorship tools available at the Plataforma Currículo+ enable students to build knowledge, provided there is planning and mediation on their teachers’ part during the process.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)74p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Formação Continuada De ProfessoresFormação De Professores De InglêsRede Pública Estadual De Educação De São PauloTecnologias Digitais De Informação E ComunicaçãoObjetos Digitais De AprendizagemContinued Teacher FormationEnglish Teachers FormationThe State Of São Paulo's Educational StructureDigital Information TechnologiesDigital Learning ObjectsDo Currículo Oficial Do Estado De São Paulo Ao Currículo+: O (Multi) Letramento Digital Na Formação Dos Professores De Língua Inglesa Do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL21 - Silvia Cristina Gomes Nogueira.pdf21 - Silvia Cristina Gomes Nogueira.pdfapplication/pdf5830734${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50198/1/21%20-%20Silvia%20Cristina%20Gomes%20Nogueira.pdf52ffea0f61fe76ecfc4f38f7f177214eMD51open accessTEXT21 - Silvia Cristina Gomes Nogueira.pdf.txt21 - Silvia Cristina Gomes Nogueira.pdf.txtExtracted texttext/plain571220${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50198/5/21%20-%20Silvia%20Cristina%20Gomes%20Nogueira.pdf.txt849bdecda5a2a21dd19b7f72f7d9b792MD55open accessTHUMBNAIL21 - Silvia Cristina Gomes Nogueira.pdf.jpg21 - Silvia Cristina Gomes Nogueira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3662${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50198/7/21%20-%20Silvia%20Cristina%20Gomes%20Nogueira.pdf.jpg7b2728dc2e3b079173900673a3b47964MD57open access11600/501982023-05-15 10:43:26.612open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50198Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:43:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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