Potencial evocado auditivo cortical com estímulo simples e complexo, avaliação motora e maturidade simbólica em usuários de implante coclear

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Paula Botelho Da [UNIFESP]
Orientador(a): Gil, Daniela [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6315687
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53012
Resumo: Introdução: Desde o momento da concepção, nosso organismo apresenta uma lógica biológica, de organização, um calendário maturativo e evolutivo, sofrendo também influência da estimulação e da interação com o meio. Para o desenvolvimento adequado da linguagem, é importante e essencial que a criança desenvolva suas habilidades de função simbólica, para atingir os níveis de maior complexidade na linguagem. Os potenciais evocados auditivos vêm sendo amplamente estudados a fim de analisar o comportamento das vias auditivas diante da estimulação pelo Implante Coclear. Objetivo: Caracterizar longitudinalmente os potenciais evocados auditivos corticais, o desenvolvimento do jogo simbólico e o desenvolvimento motor em crianças deficientes auditivas, usuárias de implante coclear, comparadas a seus pares ouvintes. Método: Participaram deste estudo dez crianças de ambos os sexos, com idade entre dois e oito anos, sendo seis crianças deficientes auditivas e quatro crianças audiologicamente normais. Os deficientes auditivos eram usuários de implante coclear. Todos os indivíduos foram submetidos as avaliações da Escala de desenvolvimento motor, maturidade simbólica e potencial evocado auditivo cortical e foram avaliados em dois momentos, avaliação e reavaliação com um mínimo de quatro meses entre as avaliações. Os resultados foram analisados estatisticamente e comparadas as duas avaliações em cada grupo e entre os grupos. Resultados e conclusões: Não ocorreram diferenças estatisticamente significantes para latência e amplitude dos diferentes estímulos eliciadores do potencial evocado auditivo cortical entre avaliação e reavaliação para ambos os grupos. Na avaliação, o grupo de deficientes auditivos apresentou maiores amplitudes e latência para os estímulos eliciadores do potencial evocado auditivo cortical. Já na reavaliação, os grupos não apresentaram diferenças estatísticas. O grupo de deficientes auditivos apresentou maior amplitude e latência do potencial evocado auditivo cortical com estimulo de fala. Para o grupo de ouvintes, não houve diferença estatística entre os diferentes estímulos eliciadores. Não houve diferença estatística entre avaliação e reavaliação da maturidade simbólica entre os grupos e em cada grupo. O grupo de deficientes auditivos apresentou melhora dos padrões motores na reavaliação. O grupo de ouvintes apresentou melhores resultados na avaliação motora quando comparados com os deficientes auditivos. O grupo de deficientes auditivos apresentou correlação negativa na avaliação entre maturidade simbólica e as latências dos potenciais evocados auditivos corticais. Na reavaliação ocorreu correlação positiva entre idade cronológica e idade motora, idade cronológica e tempo de uso de IC, idade cronológica e imitação maturidade simbólica. O grupo de ouvintes não apresentou resultados significativos para nenhuma variável, tanto na avaliação, quanto na reavaliação.
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Objetivo: Caracterizar longitudinalmente os potenciais evocados auditivos corticais, o desenvolvimento do jogo simbólico e o desenvolvimento motor em crianças deficientes auditivas, usuárias de implante coclear, comparadas a seus pares ouvintes. Método: Participaram deste estudo dez crianças de ambos os sexos, com idade entre dois e oito anos, sendo seis crianças deficientes auditivas e quatro crianças audiologicamente normais. Os deficientes auditivos eram usuários de implante coclear. Todos os indivíduos foram submetidos as avaliações da Escala de desenvolvimento motor, maturidade simbólica e potencial evocado auditivo cortical e foram avaliados em dois momentos, avaliação e reavaliação com um mínimo de quatro meses entre as avaliações. Os resultados foram analisados estatisticamente e comparadas as duas avaliações em cada grupo e entre os grupos. Resultados e conclusões: Não ocorreram diferenças estatisticamente significantes para latência e amplitude dos diferentes estímulos eliciadores do potencial evocado auditivo cortical entre avaliação e reavaliação para ambos os grupos. Na avaliação, o grupo de deficientes auditivos apresentou maiores amplitudes e latência para os estímulos eliciadores do potencial evocado auditivo cortical. Já na reavaliação, os grupos não apresentaram diferenças estatísticas. O grupo de deficientes auditivos apresentou maior amplitude e latência do potencial evocado auditivo cortical com estimulo de fala. Para o grupo de ouvintes, não houve diferença estatística entre os diferentes estímulos eliciadores. Não houve diferença estatística entre avaliação e reavaliação da maturidade simbólica entre os grupos e em cada grupo. O grupo de deficientes auditivos apresentou melhora dos padrões motores na reavaliação. O grupo de ouvintes apresentou melhores resultados na avaliação motora quando comparados com os deficientes auditivos. O grupo de deficientes auditivos apresentou correlação negativa na avaliação entre maturidade simbólica e as latências dos potenciais evocados auditivos corticais. Na reavaliação ocorreu correlação positiva entre idade cronológica e idade motora, idade cronológica e tempo de uso de IC, idade cronológica e imitação maturidade simbólica. O grupo de ouvintes não apresentou resultados significativos para nenhuma variável, tanto na avaliação, quanto na reavaliação.Introduction: From the moment of conception, our organism presents a biological, organizational logic, a maturative and evolutionary calendar, also suffering from the stimulation and interaction with the environment. For the proper development of language, it is important and essential that the child develops his / her symbolic function abilities to reach the most complex levels of language. Auditory evoked potentials have been extensively studied in order to analyze the behavior of the auditory pathways before stimulation by the Cochlear Implant. Objective: To longitudinally characterize cortical auditory evoked potentials, the development of symbolic play and motor development in hearing impaired children with cochlear implants compared to their hearing peers. METHODS: Ten children of both genders, aged between two and eight years, six hearing impaired children and four audiologically normal children participated in this study. The hearing impaired children were cochlear implants users. All subjects underwent Motor Development Scale, symbolic maturity, and cortical auditory evoked potential assessments and were assessed at two times, assessment and reevaluation with a minimum of four months between evaluations. The results were analyzed statistically and compared the two evaluations in each group and between groups. Results and conclusions: There were no statistically significant differences for latency and amplitude of the different elicitor stimuli of cortical auditory evoked potential between evaluation and reevaluation for both groups. In the evaluation, the group of the hearing impaired presented greater amplitudes and latency for the eliciting stimuli of the cortical auditory evoked potential. Already in the reevaluation, the groups did not present statistical differences. The group of the hearing impaired presented a greater amplitude and latency of the cortical auditory evoked potential with speech stimulus. For the group of listeners, there was no statistical difference between the different eliciting stimuli. There was no statistical difference between evaluation and reevaluation of the symbolic maturity between groups and in each group. The group of the hearing impaired presented an improvement of the motor patterns in the reevaluation. The group of listeners presented better results in the motor evaluation when compared with the hearing impaired. The group of the hearing impaired had negative correlation in the evaluation between symbolic maturity and the latencies of cortical auditory evoked potentials. In the reevaluation there was a positive correlation between chronological age and motor age, chronological age and time of use of CI, chronological age and imitation symbolic maturity. The group of listeners did not present significant results for any variable, both in the evaluation and in the reevaluation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)118 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Implante coclearPotenciais evocados auditivosDesenvolvimento infantilLinguagem infantilCriançaCochlear implantEvoked potentials, auditoryChild developmentChild languageChildPotencial evocado auditivo cortical com estímulo simples e complexo, avaliação motora e maturidade simbólica em usuários de implante coclearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Ciências da SaúdeDiagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios da AudiçãoORIGINALPaula Botelho da Silva PDF A.pdfPaula Botelho da Silva PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2526301${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53012/1/Paula%20Botelho%20da%20Silva%20PDF%20A.pdff4380da09412f70eb2af4b931ad21342MD51open access11600/530122023-02-24 15:55:08.679open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/53012Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-24T18:55:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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