Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Jussara Siqueira De [UNIFESP]
Orientador(a): Mancini, Felipe [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6993062
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52259
Resumo: INTRODUÇÃO: Pacientes pediátricos têm sua autonomia, interações sociais e culturais se limitam à rotina hospitalar. Os artefatos digitais encontrados em aplicativos móveis se mostram como uma opção que pode auxiliar sujeito na construção de seus conhecimentos. OBJETIVO: Avaliar a utilização de um software disponível em aplicativo móvel para a aprendizagem de conceitos do pensamento computacional e sua influência sobre o desempenho cognitivo em pacientes de um hospital pediátrico. MÉTODO: A partir dos dados obtidos na avaliação de perfil do público alvo, formulamos as tarefas desenvolvidas durante as oficinas, em que os sujeitos utilizaram o Scratchjr para a criação de jogos e animações. ao término das oficinas, analisamos os artefatos criados, entrevistamos os pacientes para verificar a utilização das ferramentas relacionadas aos conceitos do pensamento computacional. para avaliar a capacidade intelectual dos participantes, utilizamos a escala WISCIII pré e pós realização das oficinas. RESULTADOS: os participantes demonstraram aprendizagem dos conceitos do pensamento computacional durante as oficinas e apresentaram melhoria no desempenho no resultado da escala WISCIII. CONCLUSÃO: A sequência didática influenciou positivamente no processo de aprendizagem dos conceitos do pensamento computacional e no desempenho cognitivo dos pacientes de um hospital pediátrico participantes da pesquisa.
id UFSP_5e72c20c9df96fcf63153f72f30eccd4
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52259
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Oliveira, Jussara Siqueira De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/8686896192773989http://lattes.cnpq.br/4433119488921195http://lattes.cnpq.br/0179728954543082Mancini, Felipe [UNIFESP]Barcelos, Thiago SchumacherSão Paulo2020-03-25T11:43:37Z2020-03-25T11:43:37Z2018-11-09https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6993062https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/522592018-0183.pdfINTRODUÇÃO: Pacientes pediátricos têm sua autonomia, interações sociais e culturais se limitam à rotina hospitalar. Os artefatos digitais encontrados em aplicativos móveis se mostram como uma opção que pode auxiliar sujeito na construção de seus conhecimentos. OBJETIVO: Avaliar a utilização de um software disponível em aplicativo móvel para a aprendizagem de conceitos do pensamento computacional e sua influência sobre o desempenho cognitivo em pacientes de um hospital pediátrico. MÉTODO: A partir dos dados obtidos na avaliação de perfil do público alvo, formulamos as tarefas desenvolvidas durante as oficinas, em que os sujeitos utilizaram o Scratchjr para a criação de jogos e animações. ao término das oficinas, analisamos os artefatos criados, entrevistamos os pacientes para verificar a utilização das ferramentas relacionadas aos conceitos do pensamento computacional. para avaliar a capacidade intelectual dos participantes, utilizamos a escala WISCIII pré e pós realização das oficinas. RESULTADOS: os participantes demonstraram aprendizagem dos conceitos do pensamento computacional durante as oficinas e apresentaram melhoria no desempenho no resultado da escala WISCIII. CONCLUSÃO: A sequência didática influenciou positivamente no processo de aprendizagem dos conceitos do pensamento computacional e no desempenho cognitivo dos pacientes de um hospital pediátrico participantes da pesquisa.INTRODUCTION: Pediatric patients have their autonomy, social and cultural interactions are limited to the hospital routine. the digital artifacts found in mobile applications are shown as an option that can assist subject in building their knowledge. OBJECTIVE: To evaluate the use of software available in a mobile application for learning concepts of computational thinking and its influence on cognitive performance in patients of a pediatric hospital. METHOD: Based on the data obtained in the profile evaluation of the target audience, we formulated the tasks developed during the workshops, in which the subjects used Scratchjr to create games and animations. at the end of the workshops, we analyzed the artifacts created, interviewed the patients to verify the use of tools related to the concepts of computational thinking. in order to evaluate the participants' intellectual capacity, we used the WISCIII scale before and after the workshops. RESULTS: Participants demonstrated learning of the concepts of computational thinking during the workshops and showed improvement in the performance of the WISCIII scale. CONCLUSION: The didactic sequence positively influenced the learning process of the concepts of computational thinking and the cognitive performance of the patients of a pediatric hospital participating in the research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)111 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AprendizagemPacientes pediátricosDesempenho cognitivoLearningComputational thinkingPediatric patientsCognitive performancePensamento computacionalAplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátricoApplication and evaluation of concepts of computational thinking in patients of a pediatric hospital.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaGestão e Informática em SaúdeMultidisciplinarGestão e Informática em SaúdeORIGINALJussara Siqueira de Oliveira Zimmermann - A.pdfJussara Siqueira de Oliveira Zimmermann - A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2736617${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52259/1/Jussara%20Siqueira%20de%20Oliveira%20Zimmermann%20-%20A.pdf13ae09e78205b31c55d40e6eae5fd17bMD51open access11600/522592023-08-02 12:04:41.747open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52259Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-02T15:04:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Application and evaluation of concepts of computational thinking in patients of a pediatric hospital.
title Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
spellingShingle Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
Oliveira, Jussara Siqueira De [UNIFESP]
Aprendizagem
Pacientes pediátricos
Desempenho cognitivo
Learning
Computational thinking
Pediatric patients
Cognitive performance
Pensamento computacional
title_short Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
title_full Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
title_fullStr Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
title_full_unstemmed Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
title_sort Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico
author Oliveira, Jussara Siqueira De [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Jussara Siqueira De [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8686896192773989
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4433119488921195
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0179728954543082
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jussara Siqueira De [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mancini, Felipe [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barcelos, Thiago Schumacher
contributor_str_mv Mancini, Felipe [UNIFESP]
Barcelos, Thiago Schumacher
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Pacientes pediátricos
Desempenho cognitivo
topic Aprendizagem
Pacientes pediátricos
Desempenho cognitivo
Learning
Computational thinking
Pediatric patients
Cognitive performance
Pensamento computacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Computational thinking
Pediatric patients
Cognitive performance
Pensamento computacional
description INTRODUÇÃO: Pacientes pediátricos têm sua autonomia, interações sociais e culturais se limitam à rotina hospitalar. Os artefatos digitais encontrados em aplicativos móveis se mostram como uma opção que pode auxiliar sujeito na construção de seus conhecimentos. OBJETIVO: Avaliar a utilização de um software disponível em aplicativo móvel para a aprendizagem de conceitos do pensamento computacional e sua influência sobre o desempenho cognitivo em pacientes de um hospital pediátrico. MÉTODO: A partir dos dados obtidos na avaliação de perfil do público alvo, formulamos as tarefas desenvolvidas durante as oficinas, em que os sujeitos utilizaram o Scratchjr para a criação de jogos e animações. ao término das oficinas, analisamos os artefatos criados, entrevistamos os pacientes para verificar a utilização das ferramentas relacionadas aos conceitos do pensamento computacional. para avaliar a capacidade intelectual dos participantes, utilizamos a escala WISCIII pré e pós realização das oficinas. RESULTADOS: os participantes demonstraram aprendizagem dos conceitos do pensamento computacional durante as oficinas e apresentaram melhoria no desempenho no resultado da escala WISCIII. CONCLUSÃO: A sequência didática influenciou positivamente no processo de aprendizagem dos conceitos do pensamento computacional e no desempenho cognitivo dos pacientes de um hospital pediátrico participantes da pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6993062
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52259
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0183.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6993062
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52259
identifier_str_mv 2018-0183.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52259/1/Jussara%20Siqueira%20de%20Oliveira%20Zimmermann%20-%20A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13ae09e78205b31c55d40e6eae5fd17b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105905480630272