Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602 |
Resumo: | Esta dissertação tem como seu cerne analisar o papel do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez como construtor de uma memória a respeito do desbunde e da atuação homossexual a partir do olhar do presente, buscando pensar os entrecruzamentos entre a memória individual e coletiva, e as demandas por representatividade por parte da comunidade LGBTQIA+ como os eixos que estruturam a narrativa fílmica. Considerando o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e produto voltado à ampla circulação e consumo, almeja-se compreender como esse fator, aliado aos procedimentos técnico-estéticos que compõem a linguagem cinematográfica, constrói um enquadramento do passado caracterizado pela leitura teleológica da atuação dos Dzi Croquettes. Tal leitura confere um papel de agente catalisador de transformações culturais e de concepção de gênero e sexualidade ao grupo, apontando-o como precursor de um movimento homossexual organizado, quando não era o caso. De tal maneira, pensando o documentário como produto de uma conjuntura marcada pela ascensão de minorias sociais no espaço público e de um processo coletivo de tentar compreender o período da ditadura civil-militar, busca-se apreender como a fonte reflete essas duas preocupações e busca inseri-las na sua narrativa, visando estabelecer um elo de comunicação com as demandas do tempo presente. Desta forma, ao analisar o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e como esse fator influencia o enquadramento do passado e o papel da indústria cultural no contexto da ditadura civil-militar, objetiva-se compreender como o processo de construção da memória e (re)significação do passado se efetua e também o que é incluído e excluído neste processo. |
id |
UFSP_5fac8cf37e78c3b89528e3c95eec4ed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/62602 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Chirilã, Andrei [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4842785042362748http://lattes.cnpq.br/2793775444686758Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]UNIFESP Guarulhos2022-01-31T19:08:20Z2022-01-31T19:08:20Z2021-11-30CHIRILÃ, Andrei. Lembranças e lantejoulas: O documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009). 2021. 313f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Linguagens e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602Esta dissertação tem como seu cerne analisar o papel do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez como construtor de uma memória a respeito do desbunde e da atuação homossexual a partir do olhar do presente, buscando pensar os entrecruzamentos entre a memória individual e coletiva, e as demandas por representatividade por parte da comunidade LGBTQIA+ como os eixos que estruturam a narrativa fílmica. Considerando o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e produto voltado à ampla circulação e consumo, almeja-se compreender como esse fator, aliado aos procedimentos técnico-estéticos que compõem a linguagem cinematográfica, constrói um enquadramento do passado caracterizado pela leitura teleológica da atuação dos Dzi Croquettes. Tal leitura confere um papel de agente catalisador de transformações culturais e de concepção de gênero e sexualidade ao grupo, apontando-o como precursor de um movimento homossexual organizado, quando não era o caso. De tal maneira, pensando o documentário como produto de uma conjuntura marcada pela ascensão de minorias sociais no espaço público e de um processo coletivo de tentar compreender o período da ditadura civil-militar, busca-se apreender como a fonte reflete essas duas preocupações e busca inseri-las na sua narrativa, visando estabelecer um elo de comunicação com as demandas do tempo presente. Desta forma, ao analisar o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e como esse fator influencia o enquadramento do passado e o papel da indústria cultural no contexto da ditadura civil-militar, objetiva-se compreender como o processo de construção da memória e (re)significação do passado se efetua e também o que é incluído e excluído neste processo.This dissertation has the objective of analyze the role from the documentary Dzi Croquettes (2009), directed by Tatiana Issa and Raphael Alvarez, as constructor of the desbunde memory and of homosexual actuation from the present viewpoint, aiming to think the crossings between individual and collective memory, and the demands for representativeness by the LGBTQIA+ community as structuring axis of the movie narrative. Taking in account the position of the documentary as part of the cultural industry and as a product aimed to wide circulation and consumption, this research has the purpose to understand how this factor, allied to technical and aesthetic procedures that characterize the cinematographic language, frames the past through a teleological way of the performances of Dzi Croquettes. This framing gives to the group a role of cultural changes catalyst agent and about the understanding of gender and sexuality, portraying them as pioneers from an organized homosexual movement, when this wasn’t their goal. Consequently, thinking the documentary as a product of a context marked by the ascension of the social minorities in the public sphere and as a collective process of trying to understand the civil-military dictatorship times, this dissertation has as focus apprehend how the research source reflects those two concerns and try to insert them in its narrative, aiming to establish a link with the present demands. Therefore, analyzing the documentary position as part of the cultural industry and how this factor impacts the framing of the past and the cultural industry role during the civil-military dictatorship, we aim to understand not the process of building a memory and the (re)dimensioning of the past takes place and also what is included and excluded in this process.Não recebi financiamento313 f.porUniversidade Federal de São PauloDocumentárioMemóriaCinemaDesbundeTempo presenteLembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)Remembrances and sequins: the documentary Dzi croquettes and the creation of a memory about the desbunde in the brazilian civil-military dictatorship (1972–2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaHistóriaInstituições, Vida Material e ConflitosLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85901${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/2/license.txt8fb1a71e55877446f7decf9d69cab443MD52open accessORIGINALAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdfAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdfDissertação - Versão Finalapplication/pdf7544772${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/1/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdfeff4cd7da91b1f93621d9bd6eed8971bMD51open accessErrata___Andrei_Chirila.pdfErrata___Andrei_Chirila.pdfapplication/pdf261056${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/3/Errata___Andrei_Chirila.pdf7a998fbf8d80e19a5bb3d2b15639edc8MD53open accessTEXTAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.txtAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.txtExtracted texttext/plain667805${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/16/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.txtca143ba28bc73b6ce50bda5222959621MD516open accessErrata___Andrei_Chirila.pdf.txtErrata___Andrei_Chirila.pdf.txtExtracted texttext/plain2363${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/19/Errata___Andrei_Chirila.pdf.txtd7db681ace7279e79c6653b8c7b6f0f0MD519open accessTHUMBNAILAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.jpgAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3753${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/18/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.jpg9fd2b342731a79908198d969ddcd372aMD518open accessErrata___Andrei_Chirila.pdf.jpgErrata___Andrei_Chirila.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5363${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/21/Errata___Andrei_Chirila.pdf.jpgef4764abcef61129a73ba13510a8e53aMD521open access11600/626022023-05-21 01:55:21.352open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-21T04:55:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Remembrances and sequins: the documentary Dzi croquettes and the creation of a memory about the desbunde in the brazilian civil-military dictatorship (1972–2009) |
title |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) |
spellingShingle |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) Chirilã, Andrei [UNIFESP] Documentário Memória Cinema Desbunde Tempo presente |
title_short |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) |
title_full |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) |
title_fullStr |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) |
title_full_unstemmed |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) |
title_sort |
Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009) |
author |
Chirilã, Andrei [UNIFESP] |
author_facet |
Chirilã, Andrei [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4842785042362748 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2793775444686758 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chirilã, Andrei [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário Memória Cinema Desbunde Tempo presente |
topic |
Documentário Memória Cinema Desbunde Tempo presente |
description |
Esta dissertação tem como seu cerne analisar o papel do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez como construtor de uma memória a respeito do desbunde e da atuação homossexual a partir do olhar do presente, buscando pensar os entrecruzamentos entre a memória individual e coletiva, e as demandas por representatividade por parte da comunidade LGBTQIA+ como os eixos que estruturam a narrativa fílmica. Considerando o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e produto voltado à ampla circulação e consumo, almeja-se compreender como esse fator, aliado aos procedimentos técnico-estéticos que compõem a linguagem cinematográfica, constrói um enquadramento do passado caracterizado pela leitura teleológica da atuação dos Dzi Croquettes. Tal leitura confere um papel de agente catalisador de transformações culturais e de concepção de gênero e sexualidade ao grupo, apontando-o como precursor de um movimento homossexual organizado, quando não era o caso. De tal maneira, pensando o documentário como produto de uma conjuntura marcada pela ascensão de minorias sociais no espaço público e de um processo coletivo de tentar compreender o período da ditadura civil-militar, busca-se apreender como a fonte reflete essas duas preocupações e busca inseri-las na sua narrativa, visando estabelecer um elo de comunicação com as demandas do tempo presente. Desta forma, ao analisar o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e como esse fator influencia o enquadramento do passado e o papel da indústria cultural no contexto da ditadura civil-militar, objetiva-se compreender como o processo de construção da memória e (re)significação do passado se efetua e também o que é incluído e excluído neste processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-31T19:08:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-31T19:08:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHIRILÃ, Andrei. Lembranças e lantejoulas: O documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009). 2021. 313f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Linguagens e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602 |
identifier_str_mv |
CHIRILÃ, Andrei. Lembranças e lantejoulas: O documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009). 2021. 313f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Linguagens e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
313 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
UNIFESP Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/1/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/3/Errata___Andrei_Chirila.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/16/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/19/Errata___Andrei_Chirila.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/18/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.jpg ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/21/Errata___Andrei_Chirila.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fb1a71e55877446f7decf9d69cab443 eff4cd7da91b1f93621d9bd6eed8971b 7a998fbf8d80e19a5bb3d2b15639edc8 ca143ba28bc73b6ce50bda5222959621 d7db681ace7279e79c6653b8c7b6f0f0 9fd2b342731a79908198d969ddcd372a ef4764abcef61129a73ba13510a8e53a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785105962259972096 |