Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Chirilã, Andrei [UNIFESP]
Orientador(a): Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602
Resumo: Esta dissertação tem como seu cerne analisar o papel do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez como construtor de uma memória a respeito do desbunde e da atuação homossexual a partir do olhar do presente, buscando pensar os entrecruzamentos entre a memória individual e coletiva, e as demandas por representatividade por parte da comunidade LGBTQIA+ como os eixos que estruturam a narrativa fílmica. Considerando o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e produto voltado à ampla circulação e consumo, almeja-se compreender como esse fator, aliado aos procedimentos técnico-estéticos que compõem a linguagem cinematográfica, constrói um enquadramento do passado caracterizado pela leitura teleológica da atuação dos Dzi Croquettes. Tal leitura confere um papel de agente catalisador de transformações culturais e de concepção de gênero e sexualidade ao grupo, apontando-o como precursor de um movimento homossexual organizado, quando não era o caso. De tal maneira, pensando o documentário como produto de uma conjuntura marcada pela ascensão de minorias sociais no espaço público e de um processo coletivo de tentar compreender o período da ditadura civil-militar, busca-se apreender como a fonte reflete essas duas preocupações e busca inseri-las na sua narrativa, visando estabelecer um elo de comunicação com as demandas do tempo presente. Desta forma, ao analisar o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e como esse fator influencia o enquadramento do passado e o papel da indústria cultural no contexto da ditadura civil-militar, objetiva-se compreender como o processo de construção da memória e (re)significação do passado se efetua e também o que é incluído e excluído neste processo.
id UFSP_5fac8cf37e78c3b89528e3c95eec4ed9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/62602
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Chirilã, Andrei [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4842785042362748http://lattes.cnpq.br/2793775444686758Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]UNIFESP Guarulhos2022-01-31T19:08:20Z2022-01-31T19:08:20Z2021-11-30CHIRILÃ, Andrei. Lembranças e lantejoulas: O documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009). 2021. 313f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Linguagens e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602Esta dissertação tem como seu cerne analisar o papel do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez como construtor de uma memória a respeito do desbunde e da atuação homossexual a partir do olhar do presente, buscando pensar os entrecruzamentos entre a memória individual e coletiva, e as demandas por representatividade por parte da comunidade LGBTQIA+ como os eixos que estruturam a narrativa fílmica. Considerando o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e produto voltado à ampla circulação e consumo, almeja-se compreender como esse fator, aliado aos procedimentos técnico-estéticos que compõem a linguagem cinematográfica, constrói um enquadramento do passado caracterizado pela leitura teleológica da atuação dos Dzi Croquettes. Tal leitura confere um papel de agente catalisador de transformações culturais e de concepção de gênero e sexualidade ao grupo, apontando-o como precursor de um movimento homossexual organizado, quando não era o caso. De tal maneira, pensando o documentário como produto de uma conjuntura marcada pela ascensão de minorias sociais no espaço público e de um processo coletivo de tentar compreender o período da ditadura civil-militar, busca-se apreender como a fonte reflete essas duas preocupações e busca inseri-las na sua narrativa, visando estabelecer um elo de comunicação com as demandas do tempo presente. Desta forma, ao analisar o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e como esse fator influencia o enquadramento do passado e o papel da indústria cultural no contexto da ditadura civil-militar, objetiva-se compreender como o processo de construção da memória e (re)significação do passado se efetua e também o que é incluído e excluído neste processo.This dissertation has the objective of analyze the role from the documentary Dzi Croquettes (2009), directed by Tatiana Issa and Raphael Alvarez, as constructor of the desbunde memory and of homosexual actuation from the present viewpoint, aiming to think the crossings between individual and collective memory, and the demands for representativeness by the LGBTQIA+ community as structuring axis of the movie narrative. Taking in account the position of the documentary as part of the cultural industry and as a product aimed to wide circulation and consumption, this research has the purpose to understand how this factor, allied to technical and aesthetic procedures that characterize the cinematographic language, frames the past through a teleological way of the performances of Dzi Croquettes. This framing gives to the group a role of cultural changes catalyst agent and about the understanding of gender and sexuality, portraying them as pioneers from an organized homosexual movement, when this wasn’t their goal. Consequently, thinking the documentary as a product of a context marked by the ascension of the social minorities in the public sphere and as a collective process of trying to understand the civil-military dictatorship times, this dissertation has as focus apprehend how the research source reflects those two concerns and try to insert them in its narrative, aiming to establish a link with the present demands. Therefore, analyzing the documentary position as part of the cultural industry and how this factor impacts the framing of the past and the cultural industry role during the civil-military dictatorship, we aim to understand not the process of building a memory and the (re)dimensioning of the past takes place and also what is included and excluded in this process.Não recebi financiamento313 f.porUniversidade Federal de São PauloDocumentárioMemóriaCinemaDesbundeTempo presenteLembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)Remembrances and sequins: the documentary Dzi croquettes and the creation of a memory about the desbunde in the brazilian civil-military dictatorship (1972–2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaHistóriaInstituições, Vida Material e ConflitosLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85901${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/2/license.txt8fb1a71e55877446f7decf9d69cab443MD52open accessORIGINALAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdfAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdfDissertação - Versão Finalapplication/pdf7544772${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/1/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdfeff4cd7da91b1f93621d9bd6eed8971bMD51open accessErrata___Andrei_Chirila.pdfErrata___Andrei_Chirila.pdfapplication/pdf261056${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/3/Errata___Andrei_Chirila.pdf7a998fbf8d80e19a5bb3d2b15639edc8MD53open accessTEXTAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.txtAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.txtExtracted texttext/plain667805${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/16/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.txtca143ba28bc73b6ce50bda5222959621MD516open accessErrata___Andrei_Chirila.pdf.txtErrata___Andrei_Chirila.pdf.txtExtracted texttext/plain2363${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/19/Errata___Andrei_Chirila.pdf.txtd7db681ace7279e79c6653b8c7b6f0f0MD519open accessTHUMBNAILAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.jpgAndrei Chirilã - Dissertação (VERSÃO FINAL).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3753${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/18/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.jpg9fd2b342731a79908198d969ddcd372aMD518open accessErrata___Andrei_Chirila.pdf.jpgErrata___Andrei_Chirila.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5363${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/21/Errata___Andrei_Chirila.pdf.jpgef4764abcef61129a73ba13510a8e53aMD521open access11600/626022023-05-21 01:55:21.352open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-21T04:55:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Remembrances and sequins: the documentary Dzi croquettes and the creation of a memory about the desbunde in the brazilian civil-military dictatorship (1972–2009)
title Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
spellingShingle Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
Chirilã, Andrei [UNIFESP]
Documentário
Memória
Cinema
Desbunde
Tempo presente
title_short Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
title_full Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
title_fullStr Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
title_full_unstemmed Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
title_sort Lembranças e lantejoulas : o documentário Dzi croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972–2009)
author Chirilã, Andrei [UNIFESP]
author_facet Chirilã, Andrei [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4842785042362748
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2793775444686758
dc.contributor.author.fl_str_mv Chirilã, Andrei [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]
contributor_str_mv Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Memória
Cinema
Desbunde
Tempo presente
topic Documentário
Memória
Cinema
Desbunde
Tempo presente
description Esta dissertação tem como seu cerne analisar o papel do documentário Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Alvarez como construtor de uma memória a respeito do desbunde e da atuação homossexual a partir do olhar do presente, buscando pensar os entrecruzamentos entre a memória individual e coletiva, e as demandas por representatividade por parte da comunidade LGBTQIA+ como os eixos que estruturam a narrativa fílmica. Considerando o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e produto voltado à ampla circulação e consumo, almeja-se compreender como esse fator, aliado aos procedimentos técnico-estéticos que compõem a linguagem cinematográfica, constrói um enquadramento do passado caracterizado pela leitura teleológica da atuação dos Dzi Croquettes. Tal leitura confere um papel de agente catalisador de transformações culturais e de concepção de gênero e sexualidade ao grupo, apontando-o como precursor de um movimento homossexual organizado, quando não era o caso. De tal maneira, pensando o documentário como produto de uma conjuntura marcada pela ascensão de minorias sociais no espaço público e de um processo coletivo de tentar compreender o período da ditadura civil-militar, busca-se apreender como a fonte reflete essas duas preocupações e busca inseri-las na sua narrativa, visando estabelecer um elo de comunicação com as demandas do tempo presente. Desta forma, ao analisar o posicionamento do documentário como parte da indústria cultural e como esse fator influencia o enquadramento do passado e o papel da indústria cultural no contexto da ditadura civil-militar, objetiva-se compreender como o processo de construção da memória e (re)significação do passado se efetua e também o que é incluído e excluído neste processo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-31T19:08:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-31T19:08:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHIRILÃ, Andrei. Lembranças e lantejoulas: O documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009). 2021. 313f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Linguagens e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602
identifier_str_mv CHIRILÃ, Andrei. Lembranças e lantejoulas: O documentário Dzi Croquettes e a criação de uma memória sobre o desbunde na ditadura civil-militar brasileira (1972-2009). 2021. 313f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Linguagens e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 313 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv UNIFESP Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/1/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/3/Errata___Andrei_Chirila.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/16/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/19/Errata___Andrei_Chirila.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/18/Andrei%20Chiril%c3%a3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%29.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62602/21/Errata___Andrei_Chirila.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fb1a71e55877446f7decf9d69cab443
eff4cd7da91b1f93621d9bd6eed8971b
7a998fbf8d80e19a5bb3d2b15639edc8
ca143ba28bc73b6ce50bda5222959621
d7db681ace7279e79c6653b8c7b6f0f0
9fd2b342731a79908198d969ddcd372a
ef4764abcef61129a73ba13510a8e53a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105962259972096