Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Sueli Maria da [UNIFESP]
Orientador(a): Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9657
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar as dissertações dos programas de mestrado em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP/SP e NUTES-UFRJ/RJ que abordaram a formação docente em saúde. A opção metodológica compreendeu a pesquisa qualitativa utilizando as análises dos programas de mestrado, com critério de inclusão os Programas Stricto Sensu com foco na relação educação/saúde e linhas de pesquisa vinculadas à formação docente em saúde. A segunda fase compreendeu a busca e identificação das dissertações a partir de palavras (formação, professor(es), formação docente); descritores (docente(s), ensino superior, saúde); e/ou identificadores de assunto presentes nos títulos ou palavras-chaves ou resumo (graduação). Por meio da análise de conteúdo do tipo temática extraíram-se os núcleos temáticos presentes nos documentos e, posteriormente, estes foram inter-relacionados constituindo as categorias. O caminho percorrido permitiu identificar 12 dissertações que abordaram a formação docente em saúde. As publicações foram caracterizadas quanto aos objetos de estudo valorizados; interlocutores teóricos privilegiados; metodologias utilizadas e principais conclusões. Os núcleos temáticos compreendidos foram: áreas disciplinares, profissões e seu contexto; interação com as propostas curriculares; modo de organização das situações de aprendizagem; saberes docentes; professor e sua identidade; processo permanente de formação. A primeira categoria denominada – O Saber Docente: a concepção – revelou que o saber docente pôde ser melhor compreendido nas articulações de diferentes dimensões, que se inscrevem nas questões individuais e , que estão marcadas pelas interações sócio-históricas relativas às áreas disciplinares e profissionais, institucionais e acadêmicas. A segunda categoria – O Ser Docente; a identidade – configurou que a identidade do professor não é um dado adquirido, mas um espaço de construção do ser e estar na profissão e, que o desafio consiste em enfrentar novas formas de ensinar que possibilitem e provoquem um modo diferente de aprender e, cujos resultados devem ser significativos para alunos e professores. A categoria inscrita como – A Formação Docente: os desafios do processo permanente – enfatizou que a complexidade do aprender a ser professor envolve experiências afetivas e cognitivas que devem continuar ao longo da formação, por toda a prática docente. Foi possível aprender consensos sobre o que é necessário para favorecer a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional: articulação da formação inicial, atenção aos primeiros anos de exercício docente, importância das atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação, valorização da reflexão docente e de uma formação baseada na investigação.
id UFSP_6fba2432f21fbba9a6553eb192838b50
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/9657
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Silva, Sueli Maria da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-07-22T20:50:15Z2015-07-22T20:50:15Z2010-10-27SILVA, Sueli Maria da. Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9657Publico-12683.pdfEste estudo teve por objetivo analisar as dissertações dos programas de mestrado em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP/SP e NUTES-UFRJ/RJ que abordaram a formação docente em saúde. A opção metodológica compreendeu a pesquisa qualitativa utilizando as análises dos programas de mestrado, com critério de inclusão os Programas Stricto Sensu com foco na relação educação/saúde e linhas de pesquisa vinculadas à formação docente em saúde. A segunda fase compreendeu a busca e identificação das dissertações a partir de palavras (formação, professor(es), formação docente); descritores (docente(s), ensino superior, saúde); e/ou identificadores de assunto presentes nos títulos ou palavras-chaves ou resumo (graduação). Por meio da análise de conteúdo do tipo temática extraíram-se os núcleos temáticos presentes nos documentos e, posteriormente, estes foram inter-relacionados constituindo as categorias. O caminho percorrido permitiu identificar 12 dissertações que abordaram a formação docente em saúde. As publicações foram caracterizadas quanto aos objetos de estudo valorizados; interlocutores teóricos privilegiados; metodologias utilizadas e principais conclusões. Os núcleos temáticos compreendidos foram: áreas disciplinares, profissões e seu contexto; interação com as propostas curriculares; modo de organização das situações de aprendizagem; saberes docentes; professor e sua identidade; processo permanente de formação. A primeira categoria denominada – O Saber Docente: a concepção – revelou que o saber docente pôde ser melhor compreendido nas articulações de diferentes dimensões, que se inscrevem nas questões individuais e , que estão marcadas pelas interações sócio-históricas relativas às áreas disciplinares e profissionais, institucionais e acadêmicas. A segunda categoria – O Ser Docente; a identidade – configurou que a identidade do professor não é um dado adquirido, mas um espaço de construção do ser e estar na profissão e, que o desafio consiste em enfrentar novas formas de ensinar que possibilitem e provoquem um modo diferente de aprender e, cujos resultados devem ser significativos para alunos e professores. A categoria inscrita como – A Formação Docente: os desafios do processo permanente – enfatizou que a complexidade do aprender a ser professor envolve experiências afetivas e cognitivas que devem continuar ao longo da formação, por toda a prática docente. Foi possível aprender consensos sobre o que é necessário para favorecer a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional: articulação da formação inicial, atenção aos primeiros anos de exercício docente, importância das atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação, valorização da reflexão docente e de uma formação baseada na investigação.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações128 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação de Pós-graduaçãoPessoal de Saúde/EducaçãoDocenteFormação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALPublico-12683.pdfapplication/pdf1400906${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9657/1/Publico-12683.pdf524c04d9cb016f53daeea968c23213ceMD51open accessTEXTPublico-12683.pdf.txtPublico-12683.pdf.txtExtracted texttext/plain220967${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9657/3/Publico-12683.pdf.txt2b7b2b3b65dccdc25ca8fb26d7d70d55MD53open accessTHUMBNAILPublico-12683.pdf.jpgPublico-12683.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3599${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9657/5/Publico-12683.pdf.jpg854abff3924424c8da417bec298c9323MD55open access11600/96572023-05-15 01:21:38.153open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9657Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:21:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
title Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
spellingShingle Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
Silva, Sueli Maria da [UNIFESP]
Educação de Pós-graduação
Pessoal de Saúde/Educação
Docente
title_short Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
title_full Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
title_fullStr Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
title_full_unstemmed Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
title_sort Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ
author Silva, Sueli Maria da [UNIFESP]
author_facet Silva, Sueli Maria da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sueli Maria da [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Pós-graduação
Pessoal de Saúde/Educação
Docente
topic Educação de Pós-graduação
Pessoal de Saúde/Educação
Docente
description Este estudo teve por objetivo analisar as dissertações dos programas de mestrado em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP/SP e NUTES-UFRJ/RJ que abordaram a formação docente em saúde. A opção metodológica compreendeu a pesquisa qualitativa utilizando as análises dos programas de mestrado, com critério de inclusão os Programas Stricto Sensu com foco na relação educação/saúde e linhas de pesquisa vinculadas à formação docente em saúde. A segunda fase compreendeu a busca e identificação das dissertações a partir de palavras (formação, professor(es), formação docente); descritores (docente(s), ensino superior, saúde); e/ou identificadores de assunto presentes nos títulos ou palavras-chaves ou resumo (graduação). Por meio da análise de conteúdo do tipo temática extraíram-se os núcleos temáticos presentes nos documentos e, posteriormente, estes foram inter-relacionados constituindo as categorias. O caminho percorrido permitiu identificar 12 dissertações que abordaram a formação docente em saúde. As publicações foram caracterizadas quanto aos objetos de estudo valorizados; interlocutores teóricos privilegiados; metodologias utilizadas e principais conclusões. Os núcleos temáticos compreendidos foram: áreas disciplinares, profissões e seu contexto; interação com as propostas curriculares; modo de organização das situações de aprendizagem; saberes docentes; professor e sua identidade; processo permanente de formação. A primeira categoria denominada – O Saber Docente: a concepção – revelou que o saber docente pôde ser melhor compreendido nas articulações de diferentes dimensões, que se inscrevem nas questões individuais e , que estão marcadas pelas interações sócio-históricas relativas às áreas disciplinares e profissionais, institucionais e acadêmicas. A segunda categoria – O Ser Docente; a identidade – configurou que a identidade do professor não é um dado adquirido, mas um espaço de construção do ser e estar na profissão e, que o desafio consiste em enfrentar novas formas de ensinar que possibilitem e provoquem um modo diferente de aprender e, cujos resultados devem ser significativos para alunos e professores. A categoria inscrita como – A Formação Docente: os desafios do processo permanente – enfatizou que a complexidade do aprender a ser professor envolve experiências afetivas e cognitivas que devem continuar ao longo da formação, por toda a prática docente. Foi possível aprender consensos sobre o que é necessário para favorecer a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional: articulação da formação inicial, atenção aos primeiros anos de exercício docente, importância das atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação, valorização da reflexão docente e de uma formação baseada na investigação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T20:50:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T20:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Sueli Maria da. Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9657
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-12683.pdf
identifier_str_mv SILVA, Sueli Maria da. Formação docente em saúde: análise de dissertações dos programas de mestrado CEDESS/UNIFESP e NUTES/UFRJ. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publico-12683.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9657/1/Publico-12683.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9657/3/Publico-12683.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9657/5/Publico-12683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 524c04d9cb016f53daeea968c23213ce
2b7b2b3b65dccdc25ca8fb26d7d70d55
854abff3924424c8da417bec298c9323
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105885793615872