Representações sociais do corpo na perspectiva do(a) adolescente e do(a) jovem descendente de japonês.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Yamauchi, Luciane Maya [UNIFESP]
Orientador(a): Brêtas, José Roberto da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/65390
Resumo: Este estudo teve como objetivo (i) conhecer as representações sociais do corpo na perspectiva de adolescentes e jovens brasileiros descendentes de japoneses; (ii) investigar as influências culturais dessas representações e (iii) relatar as subjetividades desveladas pela temática da pesquisa. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, utilizando da Teoria das Representações Sociais como aporte teórico e metodológico. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiro, foi realizado o preenchimento de um instrumento de pesquisa com instruções para a produção de um desenho livre, a fim de representar um corpo adolescente/jovem, junto de questões relacionadas tanto ao desenho quanto ao corpo do(a) entrevistado(a). Nessa primeira etapa, contamos com 95 participantes na faixa etária de 12 a 29 anos; posteriormente, ocorreram as entrevistas semiestruturadas com questões emergentes das investigações obtidas através dos dados da primeira coleta, contando com 14 participantes na faixa etária de 18 a 24 anos. Para a análise de dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo do tipo categorial de Bardin (2011). As análises da primeira coleta de dados mostraram a importância de partes do corpo para a adolescência, sendo o “rosto”, “cabelo”, “seios”, “barriga” e “órgãos sexuais” as partes consideradas mais importantes durante essa fase da vida. Ademais, diante aos elementos principais encontrados nos discursos dos adolescentes/jovens, encontraram-se problematizações em torno das influências culturais nas representações do corpo, sobre pertencimento nas relações, comportamento, identidade e estereótipos. Tais problematizações geraram cinco perguntas semiabertas para as entrevistas, da qual — diante as análises dos dados obtidos — resultaram em cinco categorias principais: a percepção do próprio corpo e sua história; a cultura japonesa e nipo-brasileira presente na vida dos participantes; sobre identidade, se sentir pertencente e comportamentos; representatividade na mídia; e estereótipos. Por fim, os resultados mostram que se permanece o posto de estrangeiro atribuído aos nipo-brasileiros, interferindo nas suas relações, nas suas questões de pertencimento e no seu processo de identidade; esse posto e seus estereótipos — vistos como positivos, mas, comprovadamente, negativos —, que são reforçados pelos meios de comunicação midiáticos, refletem nas suas percepções sobre si mesmo, sobre seu corpo e sobre seus comportamentos.
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spelling Yamauchi, Luciane Maya [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0631114852037313http://lattes.cnpq.br/9720478681165248Brêtas, José Roberto da Silva2022-08-24T17:16:43Z2022-08-24T17:16:43Z2022-07-04https://repositorio.unifesp.br/11600/65390Este estudo teve como objetivo (i) conhecer as representações sociais do corpo na perspectiva de adolescentes e jovens brasileiros descendentes de japoneses; (ii) investigar as influências culturais dessas representações e (iii) relatar as subjetividades desveladas pela temática da pesquisa. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, utilizando da Teoria das Representações Sociais como aporte teórico e metodológico. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiro, foi realizado o preenchimento de um instrumento de pesquisa com instruções para a produção de um desenho livre, a fim de representar um corpo adolescente/jovem, junto de questões relacionadas tanto ao desenho quanto ao corpo do(a) entrevistado(a). Nessa primeira etapa, contamos com 95 participantes na faixa etária de 12 a 29 anos; posteriormente, ocorreram as entrevistas semiestruturadas com questões emergentes das investigações obtidas através dos dados da primeira coleta, contando com 14 participantes na faixa etária de 18 a 24 anos. Para a análise de dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo do tipo categorial de Bardin (2011). As análises da primeira coleta de dados mostraram a importância de partes do corpo para a adolescência, sendo o “rosto”, “cabelo”, “seios”, “barriga” e “órgãos sexuais” as partes consideradas mais importantes durante essa fase da vida. Ademais, diante aos elementos principais encontrados nos discursos dos adolescentes/jovens, encontraram-se problematizações em torno das influências culturais nas representações do corpo, sobre pertencimento nas relações, comportamento, identidade e estereótipos. Tais problematizações geraram cinco perguntas semiabertas para as entrevistas, da qual — diante as análises dos dados obtidos — resultaram em cinco categorias principais: a percepção do próprio corpo e sua história; a cultura japonesa e nipo-brasileira presente na vida dos participantes; sobre identidade, se sentir pertencente e comportamentos; representatividade na mídia; e estereótipos. Por fim, os resultados mostram que se permanece o posto de estrangeiro atribuído aos nipo-brasileiros, interferindo nas suas relações, nas suas questões de pertencimento e no seu processo de identidade; esse posto e seus estereótipos — vistos como positivos, mas, comprovadamente, negativos —, que são reforçados pelos meios de comunicação midiáticos, refletem nas suas percepções sobre si mesmo, sobre seu corpo e sobre seus comportamentos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)237 f.porUniversidade Federal de São PauloRepresentação socialCorpoAdolescênciaJuventudeRepresentações sociais do corpo na perspectiva do(a) adolescente e do(a) jovem descendente de japonês.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Educação e Saúde na 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Adolescência
Juventude
description Este estudo teve como objetivo (i) conhecer as representações sociais do corpo na perspectiva de adolescentes e jovens brasileiros descendentes de japoneses; (ii) investigar as influências culturais dessas representações e (iii) relatar as subjetividades desveladas pela temática da pesquisa. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, utilizando da Teoria das Representações Sociais como aporte teórico e metodológico. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiro, foi realizado o preenchimento de um instrumento de pesquisa com instruções para a produção de um desenho livre, a fim de representar um corpo adolescente/jovem, junto de questões relacionadas tanto ao desenho quanto ao corpo do(a) entrevistado(a). Nessa primeira etapa, contamos com 95 participantes na faixa etária de 12 a 29 anos; posteriormente, ocorreram as entrevistas semiestruturadas com questões emergentes das investigações obtidas através dos dados da primeira coleta, contando com 14 participantes na faixa etária de 18 a 24 anos. Para a análise de dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo do tipo categorial de Bardin (2011). As análises da primeira coleta de dados mostraram a importância de partes do corpo para a adolescência, sendo o “rosto”, “cabelo”, “seios”, “barriga” e “órgãos sexuais” as partes consideradas mais importantes durante essa fase da vida. Ademais, diante aos elementos principais encontrados nos discursos dos adolescentes/jovens, encontraram-se problematizações em torno das influências culturais nas representações do corpo, sobre pertencimento nas relações, comportamento, identidade e estereótipos. Tais problematizações geraram cinco perguntas semiabertas para as entrevistas, da qual — diante as análises dos dados obtidos — resultaram em cinco categorias principais: a percepção do próprio corpo e sua história; a cultura japonesa e nipo-brasileira presente na vida dos participantes; sobre identidade, se sentir pertencente e comportamentos; representatividade na mídia; e estereótipos. Por fim, os resultados mostram que se permanece o posto de estrangeiro atribuído aos nipo-brasileiros, interferindo nas suas relações, nas suas questões de pertencimento e no seu processo de identidade; esse posto e seus estereótipos — vistos como positivos, mas, comprovadamente, negativos —, que são reforçados pelos meios de comunicação midiáticos, refletem nas suas percepções sobre si mesmo, sobre seu corpo e sobre seus comportamentos.
publishDate 2022
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