Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Moura, Viviane Aparecida de [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/48912/001300001wsz5
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68424
Resumo: O uso de sondas fluorescentes compõe uma das importantes áreas da espectroscopia de fluorescência. Na atualidade, existem diversos compostos luminescentes que podem ser utilizados para este fim, uma dessas classes são os derivados de benzazola. Esse tipo de material é importante devido aos processos de reações induzidas por transferências de prótons intramoleculares (ESIPT) que ocorrem nestas moléculas. É sabido que os compostos que apresentam ESIPT podem ser empregados para diversos alvos moleculares, como detecção de cátions, ânions e proteínas, além do diagnóstico de doenças, por isso a compreensão deste tipo de sistema em uma nova molécula mostra-se interessante. Nesse trabalho, foi realizada a síntese do (E)-N-[3-(2’-benzotiazoil)-4-hidroxifenil]-2-(2’-furfuraldeido), chamado de S’5 e do (E)-N-[3-(2’-benzoxazoil)-4-hidroxifenil]-2-(2’-fulfuraldeído), chamado de O’5, e realizada a caracterização estrutural dos mesmos pelas técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN). O estudo fotofísico foi realizado utilizando-se quatro solventes diferentes: etanol, dimetilsulfóxido (DMSO), tetrahidrofurano (THF) e dioxano. Para isso, foram realizadas medidas de espectroscopia de absorção na região do ultravioleta-visível (UV-VIS) e espectroscopia de fluorescência no estado estacionário e resolvido no tempo. Foi observado que para cada solvente, as respostas de emissão são diferentes, devido à sensibilidade da molécula ao meio. As bandas ceto e enol variaram de intensidade com a mudança de solvente, o que possibilita verificar uma tendência com a mudança de polaridade. Além disso, os valores de tempo de vida de fluorescência apresentados também mostraram a presença de duas espécies no meio, com mudanças de porcentagens quando as características do solvente são alteradas.
id UFSP_84c5afa933e4f67569a0d37d74c52ea1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/68424
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazolSynthesis and photophysical study of benzazole derivativesBenzazolaFluorescênciaSondasESIPTO uso de sondas fluorescentes compõe uma das importantes áreas da espectroscopia de fluorescência. Na atualidade, existem diversos compostos luminescentes que podem ser utilizados para este fim, uma dessas classes são os derivados de benzazola. Esse tipo de material é importante devido aos processos de reações induzidas por transferências de prótons intramoleculares (ESIPT) que ocorrem nestas moléculas. É sabido que os compostos que apresentam ESIPT podem ser empregados para diversos alvos moleculares, como detecção de cátions, ânions e proteínas, além do diagnóstico de doenças, por isso a compreensão deste tipo de sistema em uma nova molécula mostra-se interessante. Nesse trabalho, foi realizada a síntese do (E)-N-[3-(2’-benzotiazoil)-4-hidroxifenil]-2-(2’-furfuraldeido), chamado de S’5 e do (E)-N-[3-(2’-benzoxazoil)-4-hidroxifenil]-2-(2’-fulfuraldeído), chamado de O’5, e realizada a caracterização estrutural dos mesmos pelas técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN). O estudo fotofísico foi realizado utilizando-se quatro solventes diferentes: etanol, dimetilsulfóxido (DMSO), tetrahidrofurano (THF) e dioxano. Para isso, foram realizadas medidas de espectroscopia de absorção na região do ultravioleta-visível (UV-VIS) e espectroscopia de fluorescência no estado estacionário e resolvido no tempo. Foi observado que para cada solvente, as respostas de emissão são diferentes, devido à sensibilidade da molécula ao meio. As bandas ceto e enol variaram de intensidade com a mudança de solvente, o que possibilita verificar uma tendência com a mudança de polaridade. Além disso, os valores de tempo de vida de fluorescência apresentados também mostraram a presença de duas espécies no meio, com mudanças de porcentagens quando as características do solvente são alteradas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloDomingues, Raquel Aparecida [UNIFESP]Gonçalves, Maraísa [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8790738991069110http://lattes.cnpq.br/7640812435306210http://lattes.cnpq.br/6440956697550419Moura, Viviane Aparecida de [UNIFESP]2023-06-30T13:12:51Z2023-06-30T13:12:51Z2023-01-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion74 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68424ark:/48912/001300001wsz5porSão José dos Campos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T23:32:19Zoai:repositorio.unifesp.br:11600/68424Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T23:32:19Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
Synthesis and photophysical study of benzazole derivatives
title Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
spellingShingle Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
Moura, Viviane Aparecida de [UNIFESP]
Benzazola
Fluorescência
Sondas
ESIPT
title_short Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
title_full Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
title_fullStr Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
title_full_unstemmed Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
title_sort Síntese e estudo fotofísico de derivados de benzazol
author Moura, Viviane Aparecida de [UNIFESP]
author_facet Moura, Viviane Aparecida de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, Raquel Aparecida [UNIFESP]
Gonçalves, Maraísa [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/8790738991069110
http://lattes.cnpq.br/7640812435306210
http://lattes.cnpq.br/6440956697550419
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Viviane Aparecida de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Benzazola
Fluorescência
Sondas
ESIPT
topic Benzazola
Fluorescência
Sondas
ESIPT
description O uso de sondas fluorescentes compõe uma das importantes áreas da espectroscopia de fluorescência. Na atualidade, existem diversos compostos luminescentes que podem ser utilizados para este fim, uma dessas classes são os derivados de benzazola. Esse tipo de material é importante devido aos processos de reações induzidas por transferências de prótons intramoleculares (ESIPT) que ocorrem nestas moléculas. É sabido que os compostos que apresentam ESIPT podem ser empregados para diversos alvos moleculares, como detecção de cátions, ânions e proteínas, além do diagnóstico de doenças, por isso a compreensão deste tipo de sistema em uma nova molécula mostra-se interessante. Nesse trabalho, foi realizada a síntese do (E)-N-[3-(2’-benzotiazoil)-4-hidroxifenil]-2-(2’-furfuraldeido), chamado de S’5 e do (E)-N-[3-(2’-benzoxazoil)-4-hidroxifenil]-2-(2’-fulfuraldeído), chamado de O’5, e realizada a caracterização estrutural dos mesmos pelas técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN). O estudo fotofísico foi realizado utilizando-se quatro solventes diferentes: etanol, dimetilsulfóxido (DMSO), tetrahidrofurano (THF) e dioxano. Para isso, foram realizadas medidas de espectroscopia de absorção na região do ultravioleta-visível (UV-VIS) e espectroscopia de fluorescência no estado estacionário e resolvido no tempo. Foi observado que para cada solvente, as respostas de emissão são diferentes, devido à sensibilidade da molécula ao meio. As bandas ceto e enol variaram de intensidade com a mudança de solvente, o que possibilita verificar uma tendência com a mudança de polaridade. Além disso, os valores de tempo de vida de fluorescência apresentados também mostraram a presença de duas espécies no meio, com mudanças de porcentagens quando as características do solvente são alteradas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30T13:12:51Z
2023-06-30T13:12:51Z
2023-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68424
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300001wsz5
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68424
identifier_str_mv ark:/48912/001300001wsz5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São José dos Campos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1848497943182573568