A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]
Orientador(a): Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19370
Resumo: Este estudo investiga a percepção do egresso sobre a influência da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) vinculada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na sua qualidade de vida. Em sua primeira parte, apresenta reflexões sobre o envelhecimento populacional, os direitos do idoso, a Universidade Aberta à Terceira Idade e a qualidade de vida. Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de núcleos direcionadores, com 14 egressos da UATI/UNIFESP. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de análise. Os resultados apontam a importância dos domínios: psicológico e relações sociais, da qualidade de vida, para o egresso da UATI/UNIFESP e sua melhora após a vivência no curso dessa universidade. Os relatos encontrados citam a importância do curso da UATI/UNIFESP para a sua ampliação de mundo e sua forma distinta de se relacionar com a vida. A ressignificação da vida após a participação no curso da UATI/UNIFESP também foi encontrada, assim como: o aumento da autoestima, a melhora no estado depressivo e a mudança de comportamento, com o idoso experimentando uma maior motivação no seu dia-a-dia. Os resultados confirmam a importância das relações sociais para a qualidade de vida do idoso. A pesquisa demonstrou que a Universidade da Terceira Idade tem alcançado seus objetivos de melhora na qualidade de vida, integração social, desenvolvimento pessoal e coletivo, reconstrução de novos planos de vida e transformação pessoal. É nesse contexto que ela aparece como um local propício para o desenvolvimento do potencial do idoso, seu reconhecimento como indivíduo inerente à sociedade, com suas experiências e particularidades. Esses achados são indicativos de que é possível envelhecer bem e de que a educação, oferecida por programas para a terceira idade, é um poderoso preditor de um envelhecimento feliz e com qualidade.
id UFSP_85131f17f631248fe00ef3bf7f983388
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/19370
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]2015-12-06T23:03:47Z2015-12-06T23:03:47Z2008MELLO, Andréia Nóbrega de. A Qualidade de Vida na Fala dos Egressos da Universidade Aberta à Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI / UNIFESP). 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19370Tese-12613.pdfEste estudo investiga a percepção do egresso sobre a influência da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) vinculada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na sua qualidade de vida. Em sua primeira parte, apresenta reflexões sobre o envelhecimento populacional, os direitos do idoso, a Universidade Aberta à Terceira Idade e a qualidade de vida. Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de núcleos direcionadores, com 14 egressos da UATI/UNIFESP. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de análise. Os resultados apontam a importância dos domínios: psicológico e relações sociais, da qualidade de vida, para o egresso da UATI/UNIFESP e sua melhora após a vivência no curso dessa universidade. Os relatos encontrados citam a importância do curso da UATI/UNIFESP para a sua ampliação de mundo e sua forma distinta de se relacionar com a vida. A ressignificação da vida após a participação no curso da UATI/UNIFESP também foi encontrada, assim como: o aumento da autoestima, a melhora no estado depressivo e a mudança de comportamento, com o idoso experimentando uma maior motivação no seu dia-a-dia. Os resultados confirmam a importância das relações sociais para a qualidade de vida do idoso. A pesquisa demonstrou que a Universidade da Terceira Idade tem alcançado seus objetivos de melhora na qualidade de vida, integração social, desenvolvimento pessoal e coletivo, reconstrução de novos planos de vida e transformação pessoal. É nesse contexto que ela aparece como um local propício para o desenvolvimento do potencial do idoso, seu reconhecimento como indivíduo inerente à sociedade, com suas experiências e particularidades. Esses achados são indicativos de que é possível envelhecer bem e de que a educação, oferecida por programas para a terceira idade, é um poderoso preditor de um envelhecimento feliz e com qualidade.The aim of this study was to evaluate the perception of senior adults about the influence of the University of the Third Age (UATI), a program of the University Federal of São Paulo (UNIFESP), on their quality of life. The first part of the work is dedicated to study the aging of the population, the seniors’ rights, the University of the Third Age and their quality of life. A qualitative research was developed. Semi-structured interviews were applied to fourteen alumnus of UATI/UNIFESP. A thematic analysis was used to obtain data. They were collected by means of analysis of content where we identified units of registration and context, which produced categories of analysis. Results have shown the importance of psychological and social interactions to the quality of life of UATI/UNIFESP alumnus and their improvement after the course. The testimonies pointed out the importance of the UATI/UNIFESP course to broaden their world and their special form to deal with life. Life gained different sense after participating in the course. Additionally, it was also observed increase of self-esteem, improvement of depressive state and change of behavior, leading to an enhancement of seniors’ motivation to daily life. The results confirmed the importance of social relationships to the seniors’ quality of life. The research demonstrated that the University of the Third Age is reaching its goals towards improvement of quality of life, social integration, personal and collective development, rebuilding of life plans and personal transformations. In this context, UATI is a suitable organization to promote the development of the seniors’ potential, their acceptation as an individual inherent to the society, with all their experiences and particularities. These findings are indications that it is possible a smooth aging and that education, provided by programs dedicated to seniors, is a powerful support for a glad and high quality aging.BV UNIFESP: Teses e dissertações127 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Qualidade de VidaUniversidadesAvaliação de Programas e Projetos de SaúdeRelações InterpessoaisEnvelhecimentoIdosoA qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)The quality of life on alumnun's speech at the University of the Third Age / University Federal of Sao Paulo (UATI / UNIFESP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-12613.pdfTese-12613.pdfapplication/pdf600828${dspace.ui.url}/bitstream/11600/19370/1/Tese-12613.pdfdb50eb17ac9469c88fa7ae0d21d6e590MD51open accessTEXTTese-12613.pdf.txtTese-12613.pdf.txtExtracted texttext/plain177762${dspace.ui.url}/bitstream/11600/19370/2/Tese-12613.pdf.txt54423fef69c209212a57c90d73388245MD52open accessTHUMBNAILTese-12613.pdf.jpgTese-12613.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3632${dspace.ui.url}/bitstream/11600/19370/4/Tese-12613.pdf.jpgc64a846f3bb1c583a1f35abd2fd198bdMD54open access11600/193702023-05-15 01:32:16.653open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/19370Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:32:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The quality of life on alumnun's speech at the University of the Third Age / University Federal of Sao Paulo (UATI / UNIFESP)
title A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
spellingShingle A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]
Qualidade de Vida
Universidades
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Relações Interpessoais
Envelhecimento
Idoso
title_short A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
title_full A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
title_fullStr A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
title_full_unstemmed A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
title_sort A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
author Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]
author_facet Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]
contributor_str_mv Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida
Universidades
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Relações Interpessoais
Envelhecimento
Idoso
topic Qualidade de Vida
Universidades
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Relações Interpessoais
Envelhecimento
Idoso
description Este estudo investiga a percepção do egresso sobre a influência da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) vinculada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na sua qualidade de vida. Em sua primeira parte, apresenta reflexões sobre o envelhecimento populacional, os direitos do idoso, a Universidade Aberta à Terceira Idade e a qualidade de vida. Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de núcleos direcionadores, com 14 egressos da UATI/UNIFESP. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de análise. Os resultados apontam a importância dos domínios: psicológico e relações sociais, da qualidade de vida, para o egresso da UATI/UNIFESP e sua melhora após a vivência no curso dessa universidade. Os relatos encontrados citam a importância do curso da UATI/UNIFESP para a sua ampliação de mundo e sua forma distinta de se relacionar com a vida. A ressignificação da vida após a participação no curso da UATI/UNIFESP também foi encontrada, assim como: o aumento da autoestima, a melhora no estado depressivo e a mudança de comportamento, com o idoso experimentando uma maior motivação no seu dia-a-dia. Os resultados confirmam a importância das relações sociais para a qualidade de vida do idoso. A pesquisa demonstrou que a Universidade da Terceira Idade tem alcançado seus objetivos de melhora na qualidade de vida, integração social, desenvolvimento pessoal e coletivo, reconstrução de novos planos de vida e transformação pessoal. É nesse contexto que ela aparece como um local propício para o desenvolvimento do potencial do idoso, seu reconhecimento como indivíduo inerente à sociedade, com suas experiências e particularidades. Esses achados são indicativos de que é possível envelhecer bem e de que a educação, oferecida por programas para a terceira idade, é um poderoso preditor de um envelhecimento feliz e com qualidade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:03:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Andréia Nóbrega de. A Qualidade de Vida na Fala dos Egressos da Universidade Aberta à Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI / UNIFESP). 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19370
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-12613.pdf
identifier_str_mv MELLO, Andréia Nóbrega de. A Qualidade de Vida na Fala dos Egressos da Universidade Aberta à Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI / UNIFESP). 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.
Tese-12613.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/19370/1/Tese-12613.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/19370/2/Tese-12613.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/19370/4/Tese-12613.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db50eb17ac9469c88fa7ae0d21d6e590
54423fef69c209212a57c90d73388245
c64a846f3bb1c583a1f35abd2fd198bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105945836126208