Treinamento auditivo acusticamente controlado com vozes em dueto: desenvolvimento e eficácia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Picinini, Tais De Azevedo [UNIFESP]
Orientador(a): Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7657587
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59672
Resumo: Objetivo: Desenvolver um programa de TAAC com vozes em dueto e avaliar a sua eficácia e aplicabilidade clínica. Métodos: Trata-se de um estudo intervencional, do tipo ensaio clínico, longitudinal, prospectivo, não controlado. Para a criação do programa denominado Treinamento Auditivo com Vozes em Dueto, abreviado TAVD, foram utilizados estímulos com vozes cantada a capella, considerando-se a variação de frequência sonora com quatro vozes femininas apresentadas isoladas e combinadas em dueto, utilizando-se uma cantiga de domínio público. Cada voz foi gravada em um canal do Compact Disc (CD) para ser apresentada em diferentes relações entre os níveis sonoros de +20 até -20. A resposta solicitada foi a de ilustrar graficamente numa folha de registro a cada sílaba ouvida se a sílaba posterior ficava mais aguda, mais grave ou permanecia igual à sílaba anterior. Participaram 10 indivíduos (sete mulheres) de 19 a 36 anos, destros, com alteração do processamento auditivo e limiares audiométricos normais, atendidos no serviço de neuroaudiologia. Foram excluídos os que apresentassem experiência musical, duas faltas durante o programa e avaliações incompletas. As habilidades avaliadas foram fechamento, figura-fundo em escuta dicótica com sílabas, ordenação de sons breves e sucessivos que variaram quanto a frequência, e resolução temporal entre tons puros. As medidas eletrofisiológicas utilizadas foram o Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência com estímulo clique e de fala (FFR). Esses procedimentos foram repetidos em três momentos: pré, pós e três meses após o encerramento da intervenção. Resultados: Foi criada uma ferramenta de terapia, TAVD, cujos estímulos foram vozes gravadas da música “Peixe Vivo” no tom de Sol maior (G3) em quatro vozes. Esses estímulos foram mixados e masterizados no programa protools e registrados em um compact disc (CD) composto por cinco faixas, apresentado via computador acoplado ao audiômetro de dois canais em 10 indivíduos para verificação da eficácia do seu uso. No final do programa foi possível verificar mudanças comportamentais e eletrofisiológicas com significância estatística. Destaca-se a habilidade de figura-fundo em escuta dicótica com sílabas que melhorou e normalizou na maioria dos indivíduos na atenção livre e se manteve três meses após o TAVD, e diminuiu o número de erros na escuta direcionada à esquerda; a habilidade de ordenação temporal de sons breves e sucessivos de frequências diferentes que melhorou e normalizou nas tarefas de humming e nomeação ao final do programa e se manteve após três meses; o PEATE com estímulo clique que mostrou diminuição da latência interpico I-III à orelha esquerda e diminuição do número de alterados e essa mudança se manteve após 3 meses e na orelha direita diminui o interpico I-V e III-V e se manteve após três meses e o P300 que aumentou a amplitude da orelha esquerda e se manteve. No FFR a latência da onda E diminuiu no momento pós treino, porém não se manteve após 3 meses de finalizado o programa. Conclusão: Um programa de treinamento auditivo com vozes em dueto foi criado e verificado sua eficácia após no máximo 15h de intervenção e a sua manutenção após três meses. Ocorreu melhora das habilidades auditivas de ordenação temporal, figura-fundo e fechamento com evidências nos potenciais evocados auditivos e também nos resultados dos testes comportamentais com manutenção após três meses. Para uso futuro recomenda-se uso de algoritmos (software) para auxiliar na aplicação do programa.
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Para a criação do programa denominado Treinamento Auditivo com Vozes em Dueto, abreviado TAVD, foram utilizados estímulos com vozes cantada a capella, considerando-se a variação de frequência sonora com quatro vozes femininas apresentadas isoladas e combinadas em dueto, utilizando-se uma cantiga de domínio público. Cada voz foi gravada em um canal do Compact Disc (CD) para ser apresentada em diferentes relações entre os níveis sonoros de +20 até -20. A resposta solicitada foi a de ilustrar graficamente numa folha de registro a cada sílaba ouvida se a sílaba posterior ficava mais aguda, mais grave ou permanecia igual à sílaba anterior. Participaram 10 indivíduos (sete mulheres) de 19 a 36 anos, destros, com alteração do processamento auditivo e limiares audiométricos normais, atendidos no serviço de neuroaudiologia. Foram excluídos os que apresentassem experiência musical, duas faltas durante o programa e avaliações incompletas. As habilidades avaliadas foram fechamento, figura-fundo em escuta dicótica com sílabas, ordenação de sons breves e sucessivos que variaram quanto a frequência, e resolução temporal entre tons puros. As medidas eletrofisiológicas utilizadas foram o Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência com estímulo clique e de fala (FFR). Esses procedimentos foram repetidos em três momentos: pré, pós e três meses após o encerramento da intervenção. Resultados: Foi criada uma ferramenta de terapia, TAVD, cujos estímulos foram vozes gravadas da música “Peixe Vivo” no tom de Sol maior (G3) em quatro vozes. Esses estímulos foram mixados e masterizados no programa protools e registrados em um compact disc (CD) composto por cinco faixas, apresentado via computador acoplado ao audiômetro de dois canais em 10 indivíduos para verificação da eficácia do seu uso. No final do programa foi possível verificar mudanças comportamentais e eletrofisiológicas com significância estatística. Destaca-se a habilidade de figura-fundo em escuta dicótica com sílabas que melhorou e normalizou na maioria dos indivíduos na atenção livre e se manteve três meses após o TAVD, e diminuiu o número de erros na escuta direcionada à esquerda; a habilidade de ordenação temporal de sons breves e sucessivos de frequências diferentes que melhorou e normalizou nas tarefas de humming e nomeação ao final do programa e se manteve após três meses; o PEATE com estímulo clique que mostrou diminuição da latência interpico I-III à orelha esquerda e diminuição do número de alterados e essa mudança se manteve após 3 meses e na orelha direita diminui o interpico I-V e III-V e se manteve após três meses e o P300 que aumentou a amplitude da orelha esquerda e se manteve. No FFR a latência da onda E diminuiu no momento pós treino, porém não se manteve após 3 meses de finalizado o programa. Conclusão: Um programa de treinamento auditivo com vozes em dueto foi criado e verificado sua eficácia após no máximo 15h de intervenção e a sua manutenção após três meses. Ocorreu melhora das habilidades auditivas de ordenação temporal, figura-fundo e fechamento com evidências nos potenciais evocados auditivos e também nos resultados dos testes comportamentais com manutenção após três meses. Para uso futuro recomenda-se uso de algoritmos (software) para auxiliar na aplicação do programa.Objective: Develop a TAAC program with voices in duet and assess their effectiveness and clinical applicability. Methods: This is an interventional, longitudinal, prospective, uncontrolled clinical trial. For the creation of the program called Auditory Training With voices in duet, stimuli with sung a capella voice were used, considering the variation of the sound frequency with four female voices presented isolated and combined in a duet, using a song of public domain. Each voice was recorded on a Compact Disc (CD) channel to be displayed at sound levels that could change from the +20 to -20 ratio. The requested response was to illustrate graphically on a record sheet on each syllable heard whether the posterior syllable became sharper, more severe or remained the same as the previous syllable. Participants were 10 individuals (seven women) aged 19-36 years, right-handed individuals with altered auditory processing and normal audiometric thresholds attended at the neuroaudiology service for undergraduate students. Those with musical experience, two absences during the program and incomplete evaluations were excluded. The evaluated abilities were closing, deep figure in dichotic listening with syllables, ordering of brief and successive sounds that varied as far as frequency, and temporal resolution between pure tones. The P300, ABR with clique stimuli and FFR were performed. These procedures were repeated in three moments: pre, post and three months after the intervention closure. Results: A therapy tool was created whose stimuli were recorded voices of the song "Peixe Vivo" in the tone of G major in four voices. These stimuli were mixed and mastered in the Protools Program and recorded on a compact disc (CD) composed of five bands, presented by computer coupled to the audiometer of two channels in 10 individuals to verify the effectiveness of its use. At the end of the program it was possible to verify behavioral and electrophysiological changes with statistical significance. It emphasizes the ability of figure-ground in dichotic listening with syllables that improved and normalized in the majority of the individuals in the free attention and was maintained after three months of intervention, the number of errors in the left listening listened decreased; the temporal ordering ability of short and successive sounds of different frequencies that improved and normalized in the tasks of humming and appointment at the end of the program and was maintained after three months; the ABR which showed decreased interpeak I-III latency to the left ear and decreased number of altered and that change was maintained after 3 months and in the right ear decreased the interpeak IV and III-V and remained after three months and the P300 that increased the amplitude of the left ear and remained. In FFR, E-wave latency decreased in post-training. but was not maintained after 3 months of completion of the program. Conclusion: An auditory training program with voices in duet was created and its effectiveness verified after a maximum of 15 hours of intervention. There was improvement in the auditory abilities of temporal order, figure-ground and closure with evidences in auditory evoked potentials. For future use it is recommended to use algorithms (software) to ai in the application of the program.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)155 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Transtornos Da AudiçãoMúsicaPercepção AuditivaEletrofisiologiaTranstornos Da AudiçãoMúsicaPercepção AuditivaEletrofisiologiaTreinamento auditivo acusticamente controlado com vozes em dueto: desenvolvimento e eficáciaAuditory training acoustically controlled with the voices in dueto: development and effectiveness.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaDistúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Comunicação Humana: Normalidade, Transtornos E RepercussõesDiagnóstico, Prevenção E Intervenção Nos Distúrbios Da Audição E Do EquilibrioORIGINALTaís de Azevedo Picinini -A.pdfTaís de Azevedo Picinini -A.pdfapplication/pdf2663296${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59672/1/Ta%c3%ads%20de%20Azevedo%20Picinini%20-A.pdfdc4cf8f8097d610d3ecc07f8dc429d2fMD51open access11600/596722023-04-05 10:53:28.943open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59672Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-04-05T13:53:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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