“Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Martins, Manoel Ruiz Corrêa [UNIFESP]
Orientador(a): Toledo, Maria Rita de Almeida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
MPB
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/65335
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a “Ilustrada” (o caderno de cultura do jornal Folha de S.Paulo), a MPB (Música Popular Brasileira) e o cenário musical brasileiro dos anos 1980. Trata-se de um estudo com foco na história da imprensa no Brasil, que faz interlocuções com a historiografia da música popular e com as questões relacionadas à indústria fonográfica do último quarto do século XX. O recorte temporal da pesquisa (1979-1985) abrange um momento em que a Folha implantava um projeto editorial (conhecido como Projeto Folha), cujas injunções afetaram a “Ilustrada”, sua redação e seus parâmetros jornalísticos. Paralelo a isso, a indústria fonográfica atravessava uma grave crise, seguida de um processo de concentração e desnacionalização, o que demandou a redefinição de suas táticas comerciais. As grandes gravadoras, nessa direção, buscaram, entre outras coisas, a redução de seus quadros de funcionários e artistas, a segmentação do mercado, a juvenilização do mundo do disco e a multiplicação de lançamentos internacionais ou de discos nacionais regados a referências ao rock e aos gêneros da música jovem internacional. Diante de um cenário hostil à renovação de artistas, um grupo de intérpretes e compositores de São Paulo, às fímbrias dos terrenos do “circuito oficial”, destacou-se ao impulsionar uma movimentação pautada na ideia de produção “independente”. Tratando sobre o complexo cenário musical dos anos 1980, a crítica da “Ilustrada” buscou ordenar a recepção e o uso que o público eventualmente faria dos materiais sonoros. Nesse itinerário, a sigla MPB adquiriu múltiplos significados, sendo colocada, por parte da “Ilustrada” e de outros setores da indústria cultural, diante de um paradoxo: ora acusada de estar em “crise”, uma vez que não mais correspondia às angústias e expectativas da juventude brasileira que vivia o ato final da ditadura militar, ora usada como uma espécie de filtro de organização do mercado e elemento enriquecedor das novas cenas musicais que se popularizavam (como o movimento dos “independentes”, o rock e a música infantil). Considerando que a imprensa atua como uma força ativa nos processos sociais, propomos que a “Ilustrada” não apenas retratou os acontecimentos que envolveram a MPB e a indústria fonográfica dos anos 1980, como também influiu sobre os seus rumos.
id UFSP_95b8a753bf8420ac52b7e6074087455a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/65335
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Martins, Manoel Ruiz Corrêa [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5993335793043641http://lattes.cnpq.br/0174591208393017Toledo, Maria Rita de AlmeidaGuarulhos2022-08-22T20:41:13Z2022-08-22T20:41:13Z2022-06-22MARTINS, Manoel Ruiz Corrêa. “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985). 2022. 209 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/11600/65335Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a “Ilustrada” (o caderno de cultura do jornal Folha de S.Paulo), a MPB (Música Popular Brasileira) e o cenário musical brasileiro dos anos 1980. Trata-se de um estudo com foco na história da imprensa no Brasil, que faz interlocuções com a historiografia da música popular e com as questões relacionadas à indústria fonográfica do último quarto do século XX. O recorte temporal da pesquisa (1979-1985) abrange um momento em que a Folha implantava um projeto editorial (conhecido como Projeto Folha), cujas injunções afetaram a “Ilustrada”, sua redação e seus parâmetros jornalísticos. Paralelo a isso, a indústria fonográfica atravessava uma grave crise, seguida de um processo de concentração e desnacionalização, o que demandou a redefinição de suas táticas comerciais. As grandes gravadoras, nessa direção, buscaram, entre outras coisas, a redução de seus quadros de funcionários e artistas, a segmentação do mercado, a juvenilização do mundo do disco e a multiplicação de lançamentos internacionais ou de discos nacionais regados a referências ao rock e aos gêneros da música jovem internacional. Diante de um cenário hostil à renovação de artistas, um grupo de intérpretes e compositores de São Paulo, às fímbrias dos terrenos do “circuito oficial”, destacou-se ao impulsionar uma movimentação pautada na ideia de produção “independente”. Tratando sobre o complexo cenário musical dos anos 1980, a crítica da “Ilustrada” buscou ordenar a recepção e o uso que o público eventualmente faria dos materiais sonoros. Nesse itinerário, a sigla MPB adquiriu múltiplos significados, sendo colocada, por parte da “Ilustrada” e de outros setores da indústria cultural, diante de um paradoxo: ora acusada de estar em “crise”, uma vez que não mais correspondia às angústias e expectativas da juventude brasileira que vivia o ato final da ditadura militar, ora usada como uma espécie de filtro de organização do mercado e elemento enriquecedor das novas cenas musicais que se popularizavam (como o movimento dos “independentes”, o rock e a música infantil). Considerando que a imprensa atua como uma força ativa nos processos sociais, propomos que a “Ilustrada” não apenas retratou os acontecimentos que envolveram a MPB e a indústria fonográfica dos anos 1980, como também influiu sobre os seus rumos.209 f.porUniversidade Federal de São PauloHistória da imprensaIlustradaMPBIndústria fonográficaAnos 1980“Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)“Velha roupa colorida”: the music criticism of “Ilustrada” (1979-1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaPoder, cultura e saberesORIGINALDISSERTAÇÃO MANOEL RUIZ CORRÊA MARTINS .pdfDISSERTAÇÃO MANOEL RUIZ CORRÊA MARTINS .pdfDissertação de mestradoapplication/pdf4533984${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MANOEL%20RUIZ%20CORR%c3%8aA%20MARTINS%20.pdff3deb0ce82bf453dd87989a3fb84f6cfMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85831${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/2/license.txte7d5082bf14cccbfa6d0fb29967c0e74MD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO MANOEL RUIZ CORRÊA MARTINS .pdf.txtDISSERTAÇÃO MANOEL RUIZ CORRÊA MARTINS .pdf.txtExtracted texttext/plain570173${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MANOEL%20RUIZ%20CORR%c3%8aA%20MARTINS%20.pdf.txt6c7a715aceff604225ae6892fcc25fd5MD512open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO MANOEL RUIZ CORRÊA MARTINS .pdf.jpgDISSERTAÇÃO MANOEL RUIZ CORRÊA MARTINS .pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3817${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MANOEL%20RUIZ%20CORR%c3%8aA%20MARTINS%20.pdf.jpge842ce1d290acb4ce496faab6e26c525MD514open access11600/653352023-05-15 09:16:07.23open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:16:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “Velha roupa colorida”: the music criticism of “Ilustrada” (1979-1985)
title “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
spellingShingle “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
Martins, Manoel Ruiz Corrêa [UNIFESP]
História da imprensa
Ilustrada
MPB
Indústria fonográfica
Anos 1980
title_short “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
title_full “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
title_fullStr “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
title_full_unstemmed “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
title_sort “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985)
author Martins, Manoel Ruiz Corrêa [UNIFESP]
author_facet Martins, Manoel Ruiz Corrêa [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5993335793043641
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0174591208393017
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Manoel Ruiz Corrêa [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toledo, Maria Rita de Almeida
contributor_str_mv Toledo, Maria Rita de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv História da imprensa
Ilustrada
MPB
Indústria fonográfica
Anos 1980
topic História da imprensa
Ilustrada
MPB
Indústria fonográfica
Anos 1980
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a “Ilustrada” (o caderno de cultura do jornal Folha de S.Paulo), a MPB (Música Popular Brasileira) e o cenário musical brasileiro dos anos 1980. Trata-se de um estudo com foco na história da imprensa no Brasil, que faz interlocuções com a historiografia da música popular e com as questões relacionadas à indústria fonográfica do último quarto do século XX. O recorte temporal da pesquisa (1979-1985) abrange um momento em que a Folha implantava um projeto editorial (conhecido como Projeto Folha), cujas injunções afetaram a “Ilustrada”, sua redação e seus parâmetros jornalísticos. Paralelo a isso, a indústria fonográfica atravessava uma grave crise, seguida de um processo de concentração e desnacionalização, o que demandou a redefinição de suas táticas comerciais. As grandes gravadoras, nessa direção, buscaram, entre outras coisas, a redução de seus quadros de funcionários e artistas, a segmentação do mercado, a juvenilização do mundo do disco e a multiplicação de lançamentos internacionais ou de discos nacionais regados a referências ao rock e aos gêneros da música jovem internacional. Diante de um cenário hostil à renovação de artistas, um grupo de intérpretes e compositores de São Paulo, às fímbrias dos terrenos do “circuito oficial”, destacou-se ao impulsionar uma movimentação pautada na ideia de produção “independente”. Tratando sobre o complexo cenário musical dos anos 1980, a crítica da “Ilustrada” buscou ordenar a recepção e o uso que o público eventualmente faria dos materiais sonoros. Nesse itinerário, a sigla MPB adquiriu múltiplos significados, sendo colocada, por parte da “Ilustrada” e de outros setores da indústria cultural, diante de um paradoxo: ora acusada de estar em “crise”, uma vez que não mais correspondia às angústias e expectativas da juventude brasileira que vivia o ato final da ditadura militar, ora usada como uma espécie de filtro de organização do mercado e elemento enriquecedor das novas cenas musicais que se popularizavam (como o movimento dos “independentes”, o rock e a música infantil). Considerando que a imprensa atua como uma força ativa nos processos sociais, propomos que a “Ilustrada” não apenas retratou os acontecimentos que envolveram a MPB e a indústria fonográfica dos anos 1980, como também influiu sobre os seus rumos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T20:41:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T20:41:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Manoel Ruiz Corrêa. “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985). 2022. 209 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/65335
identifier_str_mv MARTINS, Manoel Ruiz Corrêa. “Velha roupa colorida”: a crítica musical da “Ilustrada” (1979-1985). 2022. 209 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/65335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MANOEL%20RUIZ%20CORR%c3%8aA%20MARTINS%20.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MANOEL%20RUIZ%20CORR%c3%8aA%20MARTINS%20.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65335/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MANOEL%20RUIZ%20CORR%c3%8aA%20MARTINS%20.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3deb0ce82bf453dd87989a3fb84f6cf
e7d5082bf14cccbfa6d0fb29967c0e74
6c7a715aceff604225ae6892fcc25fd5
e842ce1d290acb4ce496faab6e26c525
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105927576223744