Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Gomes, Juliana Invencao [UNIFESP]
Orientador(a): Mancini, Felipe [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6995097
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52260
Resumo: Introdução: Diante dos benefícios proporcionados pela aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos diversos cenários de atuação do enfermeiro, fazse necessário que competências em informática sejam incluídas na sua formação e pósformação acadêmica de Enfermagem. Nessa perspectiva, os Massive Open Online Courses (MOOC) configuramse como elemento facilitador na capacitação dos profissionais de saúde. Objetivo: Propor o desenvolvimento de um MOOC baseado nas competências em informática em Enfermagem, requeridas pela Technology Informatics Guiding Education Reform (TIGER). Métodos: Tratase de um estudo intervencionista, quase experimental e piloto, de abordagem quantitativa, constituída das seguintes etapas: definição de objetivos educacionais, elaboração da arquitetura pedagógica, produção do conteúdo instrucional, implantação do curso e, por fim, avaliação da satisfação dos participantes. Resultados: o xMOOC Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados de Enfermagem visou capacitar enfermeiros para a realização de pesquisas bibliográficas em bases de dados eletrônicas, de forma autônoma, contemplando as recomendações para abordagens de conteúdos relacionados ao desenvolvimento de competências informacionais na pósformação acadêmica. A avaliação da satisfação foi realizada por 25 participantes do curso e obteve resultados positivos envolvendo todos os aspectos relacionados aos objetivos do curso: conteúdo, equipe responsável, disponibilização, avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aprendizagem percebida pelos investigados. Considerações Finais: Ao propor um MOOC que permita a democratização do ensino e que tenha o(a) cursista como agente autorregulador do processo de aprendizagem, esperase potencializar a expansão do processo educacional mediado por tecnologias computacionais.
id UFSP_b8dbb0f43a588bf00d05ed0fb52117c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52260
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Gomes, Juliana Invencao [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/7010777671362893http://lattes.cnpq.br/4433119488921195http://lattes.cnpq.br/3246940231681306Mancini, Felipe [UNIFESP]Lima, Valeria Sperduti [UNIFESP]São Paulo2020-03-25T11:43:37Z2020-03-25T11:43:37Z2018-11-13https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6995097https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/522602018-0187.pdfIntrodução: Diante dos benefícios proporcionados pela aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos diversos cenários de atuação do enfermeiro, fazse necessário que competências em informática sejam incluídas na sua formação e pósformação acadêmica de Enfermagem. Nessa perspectiva, os Massive Open Online Courses (MOOC) configuramse como elemento facilitador na capacitação dos profissionais de saúde. Objetivo: Propor o desenvolvimento de um MOOC baseado nas competências em informática em Enfermagem, requeridas pela Technology Informatics Guiding Education Reform (TIGER). Métodos: Tratase de um estudo intervencionista, quase experimental e piloto, de abordagem quantitativa, constituída das seguintes etapas: definição de objetivos educacionais, elaboração da arquitetura pedagógica, produção do conteúdo instrucional, implantação do curso e, por fim, avaliação da satisfação dos participantes. Resultados: o xMOOC Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados de Enfermagem visou capacitar enfermeiros para a realização de pesquisas bibliográficas em bases de dados eletrônicas, de forma autônoma, contemplando as recomendações para abordagens de conteúdos relacionados ao desenvolvimento de competências informacionais na pósformação acadêmica. A avaliação da satisfação foi realizada por 25 participantes do curso e obteve resultados positivos envolvendo todos os aspectos relacionados aos objetivos do curso: conteúdo, equipe responsável, disponibilização, avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aprendizagem percebida pelos investigados. Considerações Finais: Ao propor um MOOC que permita a democratização do ensino e que tenha o(a) cursista como agente autorregulador do processo de aprendizagem, esperase potencializar a expansão do processo educacional mediado por tecnologias computacionais.Introduction: Given the benefits of the application of Information and Communication Technology (ICT) in the different scenarios of the nurses' work, it is necessary that computer skills be included in both their training and postgraduate nursing education. In this perspective, the Massive Open Online Courses (MOOC) constitute a facilitating element in the training of professionals in the health area. Objective: To propose the development of a MOOC based on the competences in informatics in nursing required by the Technology Informatics Guiding Education Reform (TIGER). Methods: This is an interventional, quasi experimental and piloty study, with a quantitative approach, consisting of the following steps: definition of educational objectives, pedagogical architecture elaboration, instructional content production, course implementation and, finally, satisfaction of participants evaluation. Results: o xMOOC Bibliographic Research in Nursing Databases aimed at training nurses to perform bibliographic research in electronic databases, in an autonomous way, contemplating recommendations for content approaches related to the development of informational skills in postacademic training. Satisfaction assessment was performed by 25 course participants and achieved positive results involving all aspects related to the course objectives, content, responsible staff, availability, evaluation, AVEA and perceived learning investigated. Final Considerations: When proposing a MOOC that allows the democratization of education and that has the student as a selfregulating agent of the learning process, it is hoped to potentialize the educational process expansion mediated by computational technologies.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)96 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Informática em enfermagemConhecimentos em informáticaCompetência informacionalComputer science in nursingKnowledge in computer scienceInformational competenceImplantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagemImplantation and evaluation of the Massive Open Online Course (MOOC) "bibliographic research in nursing database"..info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaGestão e Informática em SaúdeMultidisciplinarGestão e Informática em SaúdeORIGINALJuliana Invenção Gomes - A.pdfJuliana Invenção Gomes - A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf3345569${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52260/1/Juliana%20Inven%c3%a7%c3%a3o%20Gomes%20-%20A.pdf3f922360dad1697c92b48fb1bc11ca1aMD51open access11600/522602023-08-02 10:32:05.331open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52260Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-02T13:32:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Implantation and evaluation of the Massive Open Online Course (MOOC) "bibliographic research in nursing database"..
title Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
spellingShingle Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
Gomes, Juliana Invencao [UNIFESP]
Informática em enfermagem
Conhecimentos em informática
Competência informacional
Computer science in nursing
Knowledge in computer science
Informational competence
title_short Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
title_full Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
title_fullStr Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
title_full_unstemmed Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
title_sort Implantação e avaliação do MOOC: pesquisa em base de dados de enfermagem
author Gomes, Juliana Invencao [UNIFESP]
author_facet Gomes, Juliana Invencao [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt_br.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7010777671362893
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4433119488921195
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3246940231681306
dc.contributor.advisor-coLattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Juliana Invencao [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mancini, Felipe [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, Valeria Sperduti [UNIFESP]
contributor_str_mv Mancini, Felipe [UNIFESP]
Lima, Valeria Sperduti [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Informática em enfermagem
Conhecimentos em informática
Competência informacional
topic Informática em enfermagem
Conhecimentos em informática
Competência informacional
Computer science in nursing
Knowledge in computer science
Informational competence
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer science in nursing
Knowledge in computer science
Informational competence
description Introdução: Diante dos benefícios proporcionados pela aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos diversos cenários de atuação do enfermeiro, fazse necessário que competências em informática sejam incluídas na sua formação e pósformação acadêmica de Enfermagem. Nessa perspectiva, os Massive Open Online Courses (MOOC) configuramse como elemento facilitador na capacitação dos profissionais de saúde. Objetivo: Propor o desenvolvimento de um MOOC baseado nas competências em informática em Enfermagem, requeridas pela Technology Informatics Guiding Education Reform (TIGER). Métodos: Tratase de um estudo intervencionista, quase experimental e piloto, de abordagem quantitativa, constituída das seguintes etapas: definição de objetivos educacionais, elaboração da arquitetura pedagógica, produção do conteúdo instrucional, implantação do curso e, por fim, avaliação da satisfação dos participantes. Resultados: o xMOOC Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados de Enfermagem visou capacitar enfermeiros para a realização de pesquisas bibliográficas em bases de dados eletrônicas, de forma autônoma, contemplando as recomendações para abordagens de conteúdos relacionados ao desenvolvimento de competências informacionais na pósformação acadêmica. A avaliação da satisfação foi realizada por 25 participantes do curso e obteve resultados positivos envolvendo todos os aspectos relacionados aos objetivos do curso: conteúdo, equipe responsável, disponibilização, avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aprendizagem percebida pelos investigados. Considerações Finais: Ao propor um MOOC que permita a democratização do ensino e que tenha o(a) cursista como agente autorregulador do processo de aprendizagem, esperase potencializar a expansão do processo educacional mediado por tecnologias computacionais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T11:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6995097
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52260
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0187.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6995097
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52260
identifier_str_mv 2018-0187.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f.
dc.coverage.spatial.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52260/1/Juliana%20Inven%c3%a7%c3%a3o%20Gomes%20-%20A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f922360dad1697c92b48fb1bc11ca1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764412238430208