Educação interprofissional e prática colaborativa nos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas da Região Norte do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Sanay Vitorino de [UNIFESP]
Orientador(a): Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62678
Resumo: As condições dinâmicas e complexas de atenção à saúde da atualidade exigem abordagens baseadas no intercâmbio de saberes, na concepção ampliada de saúde, respeitando e flexibilizando os papéis das diferentes áreas profissionais para além da perspectiva do conhecimento compartimentalizado, implicando na construção e desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativas que ultrapassem os atributos profissionais específicos. Este estudo tem por objetivo mapear e analisar as iniciativas dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades públicas da Região Norte do Brasil em relação à educação interprofissional (EIP) e à prática colaborativa. Trata-se de uma pesquisa baseada no método misto, com uso da estratégia exploratória sequencial, organizado em quatro etapas: 1) Análise documental dos Projetos Pedagógicos (PP) dos cursos de Enfermagem; 2) Aplicação do instrumento Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), com 27 assertivas em Escala Likert; 3) Entrevista semiestruturada com docentes e coordenadores de curso; e 4) Propor a criação de uma Comunidade de Prática Virtual para o desenvolvimento de competências colaborativas na formação em saúde. Na primeira etapa, os PP foram analisados em seus conteúdos para o mapeamento de iniciativas e/ou intenções em relação ao trabalho e prática interprofissional colaborativa. Um protocolo de termos rastreadores foi elaborado para possibilitar a coleta dos dados dos documentos. A análise revelou avanços decorrentes de políticas públicas de saúde e educação, porém mostram a necessidade de investimentos para produzir mudanças sólidas e permanentes em EIP. A análise documental dos PP de Enfermagem enfatizam a necessidade de mobilizar novos itinerários e experiências articuladas aos princípios da EIP. Na segunda etapa, 242 estudantes de cursos de Enfermagem responderam ao instrumento RIPLS. Para a validação estatística, dois aspectos foram considerados: a dispersão das asserções e a confiabilidade do instrumento. As médias das assertivas ficaram em uma zona de conforto, denotando uma boa percepção por parte dos respondentes. Na etapa das entrevistas, participaram 14 docentes de seis Universidades da região Norte. As categorias que emergiram das análises foram agrupadas em quatro núcleos direcionadores: concepções sobre o conceito de saúde que interferem nos processos de trabalho; relevância da EIP para o processo de formação em saúde; alinhamento das propostas curriculares às competências da EIP; aprendizagem teórico-prática na perspectiva da interprofissionalidade. Os dados das entrevistas sinalizam, sob a ótica dos docentes, a necessidade de mudanças no âmbito da formação em saúde. De fato, a prática docente é considerada fundamental para empreender processos formativos inovadores, induzindo mudanças que impactem de modo positivo na formação e no trabalho em saúde. A proposta de intervenção trata da criação de uma Comunidade de Prática Virtual em EIP para o desenvolvimento de competências colaborativas na formação em saúde. Pretende-se com a estratégia de CoPV-EIP potencializar ações que podem avançar e se capilarizar, no sentido de promover mudanças na formação em saúde. Podemos concluir, de um modo geral, que as análises provenientes dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), da disponibilidade do estudante para o aprendizado interprofissional e das entrevistas com docentes produziram resultados inéditos que evidenciam como o curso de graduação em enfermagem se encontra em relação à EIP.
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Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.Processo SEI 23089.022392/2021-73https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62678As condições dinâmicas e complexas de atenção à saúde da atualidade exigem abordagens baseadas no intercâmbio de saberes, na concepção ampliada de saúde, respeitando e flexibilizando os papéis das diferentes áreas profissionais para além da perspectiva do conhecimento compartimentalizado, implicando na construção e desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativas que ultrapassem os atributos profissionais específicos. Este estudo tem por objetivo mapear e analisar as iniciativas dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades públicas da Região Norte do Brasil em relação à educação interprofissional (EIP) e à prática colaborativa. Trata-se de uma pesquisa baseada no método misto, com uso da estratégia exploratória sequencial, organizado em quatro etapas: 1) Análise documental dos Projetos Pedagógicos (PP) dos cursos de Enfermagem; 2) Aplicação do instrumento Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), com 27 assertivas em Escala Likert; 3) Entrevista semiestruturada com docentes e coordenadores de curso; e 4) Propor a criação de uma Comunidade de Prática Virtual para o desenvolvimento de competências colaborativas na formação em saúde. Na primeira etapa, os PP foram analisados em seus conteúdos para o mapeamento de iniciativas e/ou intenções em relação ao trabalho e prática interprofissional colaborativa. Um protocolo de termos rastreadores foi elaborado para possibilitar a coleta dos dados dos documentos. A análise revelou avanços decorrentes de políticas públicas de saúde e educação, porém mostram a necessidade de investimentos para produzir mudanças sólidas e permanentes em EIP. A análise documental dos PP de Enfermagem enfatizam a necessidade de mobilizar novos itinerários e experiências articuladas aos princípios da EIP. Na segunda etapa, 242 estudantes de cursos de Enfermagem responderam ao instrumento RIPLS. Para a validação estatística, dois aspectos foram considerados: a dispersão das asserções e a confiabilidade do instrumento. As médias das assertivas ficaram em uma zona de conforto, denotando uma boa percepção por parte dos respondentes. Na etapa das entrevistas, participaram 14 docentes de seis Universidades da região Norte. As categorias que emergiram das análises foram agrupadas em quatro núcleos direcionadores: concepções sobre o conceito de saúde que interferem nos processos de trabalho; relevância da EIP para o processo de formação em saúde; alinhamento das propostas curriculares às competências da EIP; aprendizagem teórico-prática na perspectiva da interprofissionalidade. Os dados das entrevistas sinalizam, sob a ótica dos docentes, a necessidade de mudanças no âmbito da formação em saúde. De fato, a prática docente é considerada fundamental para empreender processos formativos inovadores, induzindo mudanças que impactem de modo positivo na formação e no trabalho em saúde. A proposta de intervenção trata da criação de uma Comunidade de Prática Virtual em EIP para o desenvolvimento de competências colaborativas na formação em saúde. Pretende-se com a estratégia de CoPV-EIP potencializar ações que podem avançar e se capilarizar, no sentido de promover mudanças na formação em saúde. Podemos concluir, de um modo geral, que as análises provenientes dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), da disponibilidade do estudante para o aprendizado interprofissional e das entrevistas com docentes produziram resultados inéditos que evidenciam como o curso de graduação em enfermagem se encontra em relação à EIP.The dynamic and complex conditions of health care today require approaches based on the exchange of knowledge, on the expanded conception of health, respecting and making the roles of the different professional areas more flexible beyond the perspective of compartmentalized knowledge, implying the construction and development of collaborative interprofessional competencies that go beyond the specific professional attributes. This study aims to map and analyze the initiatives of Undergraduate Nursing Courses of public universities in the Northern Region of Brazil regarding interprofessional education (IPE) and collaborative practice. This is a research based on the mixed method, with use of the sequential exploratory strategy, organized in four stages: 1) Documentary analysis of the Pedagogical Projects (PP) of the Nursing courses; 2) Application of the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) instrument, with 27 assertives in Likert Scale; 3) Semi-structured interview with professors and course coordinators; and 4) Propose the creation of a Virtual Community of Practice for the development of collaborative competencies in health education. In the first stage, the PPs were analyzed in their contents for the mapping of initiatives and/or intentions regarding collaborative interprofessional work and practice. A protocol of tracking terms was developed to enable the collection of data from the documents. The analysis revealed advances resulting from public health and education policies, but showed the need for investment to produce solid and permanent changes in IPE. The documental analysis of the Nursing PPs emphasizes the need to mobilize new itineraries and experiences articulated to the principles of IPE. In the second stage, 242 students from Nursing courses answered the RIPLS instrument. For statistical validation, two aspects were considered: the dispersion of the assertions and the reliability of the instrument. The averages of the assertions were in a comfort zone, denoting a good perception on the part of the respondents. In the interview stage, 14 professors from six universities in the North region participated. The categories that emerged from the analyses were grouped into four guiding nuclei: conceptions about the concept of health that interfere in the work processes; relevance of the IPE for the health training process; alignment of curriculum proposals to the competencies of the IPE; theoretical and practical learning from the perspective of interprofessionalism. The data from the interviews indicate, from the perspective of teachers, the need for changes in health training. In fact, teaching practice is considered essential to undertake innovative training processes, inducing changes that positively impact training and work in health. The intervention proposal deals with the creation of a Virtual Community of Practice in IPE for the development of collaborative competencies in health training. The CoPV-IPE strategy is intended to strengthen actions that can advance and capillarize in order to promote changes in health education. We can conclude, in general, that the analyses from the Course Pedagogical Project (CPP), the student’s availability for interprofessional learning, and the interviews with professors produced unpublished results that show how the undergraduate nursing course is in relation to IPE.Las condiciones dinámicas y complejas de la atención a la salud en la actualidad exigen enfoques basados en el intercambio de conocimientos, en la concepción ampliada de la salud, respetando y flexibilizando los roles de las diferentes áreas profesionales más allá de la perspectiva del conocimiento compartimentado, implicando la construcción y el desarrollo de habilidades colaborativas interprofesionales que van más allá de las atribuciones profesionales específicas. Este estudio tiene como objetivo mapear y analizar las iniciativas de los cursos de pregrado de enfermería de las universidades públicas de la Región Norte de Brasil en relación con la educación interprofesional (EIP) y la práctica colaborativa. Se trata de una investigación basada en el método mixto, utilizando la estrategia exploratoria secuencial, organizada en cuatro etapas: 1) Análisis documental de los Proyectos Pedagógicos (PP) de los cursos de Enfermería; 2) Aplicación del instrumento Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), con 27 asertivos en Escala de Likert; 3) Entrevista semiestructurada a profesores y coordinadores de cursos; y 4) Proponer la creación de una Comunidad Virtual de Práctica para el desarrollo de habilidades colaborativas en la formación sanitaria. En la primera etapa, los PP fueron analizados en sus contenidos para el mapeo de las iniciativas y/o intenciones respecto al trabajo y la práctica interprofesional colaborativa. Se elaboró un protocolo de términos de seguimiento para permitir la recogida de datos de los documentos. El análisis reveló los avances resultantes de las políticas de salud pública y educación, sin embargo, muestran la necesidad de inversiones para producir cambios sólidos y permanentes en la EIP. El análisis documental de los PP de Enfermería puso de manifiesto la necesidad de movilizar nuevos itinerarios y experiencias articulados a los principios de la EIP. En la segunda fase, 242 estudiantes de los cursos de enfermería respondieron al instrumento RIPLS. Para la validación estadística se consideraron dos aspectos: la dispersión de las afirmaciones y la fiabilidad del instrumento. Las medias de las afirmaciones se mantuvieron en una zona de comodidad, lo que denota una buena percepción por parte de los encuestados. En la fase de entrevistas participaron 14 profesores de seis universidades de la región Norte. Las categorías que surgieron de los análisis se agruparon en cuatro núcleos rectores: concepciones sobre el concepto de salud que interfieren en los procesos de trabajo; relevancia de la EIP para el proceso de formación en salud; alineación de las propuestas curriculares a las competencias de la EIP; aprendizaje teórico y práctico desde la perspectiva de la interprofesionalidad. Los datos de las entrevistas indican, desde la perspectiva de los profesores, la necesidad de cambios en la formación sanitaria. De hecho, la práctica docente se considera esencial para emprender procesos de formación innovadores, induciendo cambios que repercutan positivamente en la formación y el trabajo en el ámbito de la salud. La propuesta de intervención trata de la creación de una Comunidad Virtual de Práctica en EIP (CoPV-EIP) para el desarrollo de competencias colaborativas en la formación sanitaria. El objetivo de la estrategia CoPV-EIP es reforzar las acciones que puedan avanzar y capilarizar para promover cambios en la educación sanitaria. Podemos concluir, en general, que los análisis derivados del Proyecto pedagógico del curso (PPC), la disponibilidad de los estudiantes para el aprendizaje interprofesional y las entrevistas con los profesores produjeron resultados inéditos que muestran cómo es el curso de pregrado en enfermería en relación con la EIP.porUniversidade Federal de São PauloEducação interprofissionalCapacitação de recursos humanos em saúdeEducação superiorEnfermagemPráticas interdisciplinaresInterprofessional EducationHealth Human Resource TrainingNursingInterdisciplinary PlacementEducation higherEducación interprofesionalFormación de recursos humanos sanitariosEducación superiorEnfermeríaColocación interdisciplinarEducação interprofissional e prática colaborativa nos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas da Região Norte do BrasilInterprofessional education and collaborative practice in undergraduate nursing courses at public universities in the Northern Region of BrazilLa educación interprofesional y la práctica colaborativa en los cursos de enfermería de grado en las universidades públicas de la Región Norte de Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto de Saúde e Sociedade (ISS)Interdisciplinar em Ciências da SaúdeORIGINALTese de Doutorado_Souza, Sanay Vitorino de.pdfTese de Doutorado_Souza, Sanay Vitorino de.pdfapplication/pdf4537895${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62678/1/Tese%20de%20Doutorado_Souza%2c%20Sanay%20Vitorino%20de.pdfb7eaabf3a1d64338a4d61550e9ba13eaMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85900${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62678/2/license.txte23f72bb64c3c0951645ea83b0417defMD52open accessTEXTTese de Doutorado_Souza, Sanay Vitorino de.pdf.txtTese de Doutorado_Souza, Sanay Vitorino de.pdf.txtExtracted 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Souza, Sanay Vitorino de [UNIFESP]
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description As condições dinâmicas e complexas de atenção à saúde da atualidade exigem abordagens baseadas no intercâmbio de saberes, na concepção ampliada de saúde, respeitando e flexibilizando os papéis das diferentes áreas profissionais para além da perspectiva do conhecimento compartimentalizado, implicando na construção e desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativas que ultrapassem os atributos profissionais específicos. Este estudo tem por objetivo mapear e analisar as iniciativas dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades públicas da Região Norte do Brasil em relação à educação interprofissional (EIP) e à prática colaborativa. Trata-se de uma pesquisa baseada no método misto, com uso da estratégia exploratória sequencial, organizado em quatro etapas: 1) Análise documental dos Projetos Pedagógicos (PP) dos cursos de Enfermagem; 2) Aplicação do instrumento Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), com 27 assertivas em Escala Likert; 3) Entrevista semiestruturada com docentes e coordenadores de curso; e 4) Propor a criação de uma Comunidade de Prática Virtual para o desenvolvimento de competências colaborativas na formação em saúde. Na primeira etapa, os PP foram analisados em seus conteúdos para o mapeamento de iniciativas e/ou intenções em relação ao trabalho e prática interprofissional colaborativa. Um protocolo de termos rastreadores foi elaborado para possibilitar a coleta dos dados dos documentos. A análise revelou avanços decorrentes de políticas públicas de saúde e educação, porém mostram a necessidade de investimentos para produzir mudanças sólidas e permanentes em EIP. A análise documental dos PP de Enfermagem enfatizam a necessidade de mobilizar novos itinerários e experiências articuladas aos princípios da EIP. Na segunda etapa, 242 estudantes de cursos de Enfermagem responderam ao instrumento RIPLS. Para a validação estatística, dois aspectos foram considerados: a dispersão das asserções e a confiabilidade do instrumento. As médias das assertivas ficaram em uma zona de conforto, denotando uma boa percepção por parte dos respondentes. Na etapa das entrevistas, participaram 14 docentes de seis Universidades da região Norte. As categorias que emergiram das análises foram agrupadas em quatro núcleos direcionadores: concepções sobre o conceito de saúde que interferem nos processos de trabalho; relevância da EIP para o processo de formação em saúde; alinhamento das propostas curriculares às competências da EIP; aprendizagem teórico-prática na perspectiva da interprofissionalidade. Os dados das entrevistas sinalizam, sob a ótica dos docentes, a necessidade de mudanças no âmbito da formação em saúde. De fato, a prática docente é considerada fundamental para empreender processos formativos inovadores, induzindo mudanças que impactem de modo positivo na formação e no trabalho em saúde. A proposta de intervenção trata da criação de uma Comunidade de Prática Virtual em EIP para o desenvolvimento de competências colaborativas na formação em saúde. Pretende-se com a estratégia de CoPV-EIP potencializar ações que podem avançar e se capilarizar, no sentido de promover mudanças na formação em saúde. Podemos concluir, de um modo geral, que as análises provenientes dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), da disponibilidade do estudante para o aprendizado interprofissional e das entrevistas com docentes produziram resultados inéditos que evidenciam como o curso de graduação em enfermagem se encontra em relação à EIP.
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