O ensino em Geriatria na graduação das escolas médicas do estado de São Paulo na óptica dos coordenadores de curso ou da disciplina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Povinelli, Bibiana Marie Semensato [UNIFESP]
Orientador(a): Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21576
Resumo: O envelhecimento humano e uma realidade nacional. Projecoes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), apontam para um crescimento expressivo, atingindo a cifra de 40 milhoes de idosos em 2030. Nestes grupo populacional, observa-se a modificacao do perfil de doencas, com maior morbimortalidade, um incremento de doencas cronico-degenerativas e a falta de uma rede de apoio para dar suporte as consequencias advindas do envelhecimento. Observa-se carencia de profissionais para atender a tal demanda e pouca valorizacao nos curriculos de graduacao da area de Saúde. Frente as mudancas politicas no Brasil, com a promulgacao do Estatuto do Idoso e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduacao em Medicina, o objetivo deste trabalho foi analisar a situacao atual do ensino de geriatria nos cursos de graduacao de medicina das escolas do Estado de São Paulo. A partir da optica dos coordenadores de curso ou disciplina, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, estabelecendo um perfil destes sujeitos e suas concepcoes sobre o ensino de geriatria para alunos de graduacao do curso medico, alem da analise das instituicoes que contemplam esta tematica, a carga horaria e os momentos de insercao curricular. De forma complementar, foi desenvolvido um instrumento especifico para analisar as competencias necessarias para a atuacao do medico em relacao ao envelhecimento, os cenarios de ensino, as estrategias ensino-aprendizagem e as formas de avaliacao. As competencias foram elaboradas a partir de documentos oficiais das sociedades internacionais, que ditam diretrizes essenciais que um aluno de graduacao em medicina deveria desenvolver para se tornar apto a cuidar de idosos. Apesar de conteudos de geriatria existirem na maior parte das instituicoes analisadas, ainda ha uma defiCiência em muitos aspectos do curriculo, como questoes eticas, de desenvolvimento de habilidades e atitudes em relacao ao paciente com faixa etaria avancada e de conhecimento de servicos de suporte e de atencao basica de Saúde. Deve-se colocar em discussao a interdisciplinaridade, a atuacao em equipe, a formacao docente e do aluno de medicina para o cuidado ao idoso, visando a construcao de um profissional consciente do seu papel social e da humanizacao do seu trabalho
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Observa-se carencia de profissionais para atender a tal demanda e pouca valorizacao nos curriculos de graduacao da area de Saúde. Frente as mudancas politicas no Brasil, com a promulgacao do Estatuto do Idoso e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduacao em Medicina, o objetivo deste trabalho foi analisar a situacao atual do ensino de geriatria nos cursos de graduacao de medicina das escolas do Estado de São Paulo. A partir da optica dos coordenadores de curso ou disciplina, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, estabelecendo um perfil destes sujeitos e suas concepcoes sobre o ensino de geriatria para alunos de graduacao do curso medico, alem da analise das instituicoes que contemplam esta tematica, a carga horaria e os momentos de insercao curricular. De forma complementar, foi desenvolvido um instrumento especifico para analisar as competencias necessarias para a atuacao do medico em relacao ao envelhecimento, os cenarios de ensino, as estrategias ensino-aprendizagem e as formas de avaliacao. As competencias foram elaboradas a partir de documentos oficiais das sociedades internacionais, que ditam diretrizes essenciais que um aluno de graduacao em medicina deveria desenvolver para se tornar apto a cuidar de idosos. Apesar de conteudos de geriatria existirem na maior parte das instituicoes analisadas, ainda ha uma defiCiência em muitos aspectos do curriculo, como questoes eticas, de desenvolvimento de habilidades e atitudes em relacao ao paciente com faixa etaria avancada e de conhecimento de servicos de suporte e de atencao basica de Saúde. Deve-se colocar em discussao a interdisciplinaridade, a atuacao em equipe, a formacao docente e do aluno de medicina para o cuidado ao idoso, visando a construcao de um profissional consciente do seu papel social e da humanizacao do seu trabalhoThe increasing costs associated with aging-related illnesses is a public health problem. Projections of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) point towards an expressive growth of the elderly population, reaching 40 million in 2030. In this population we may observe a change in the profile of the diseases with greater morbidity and mortality an increase in the degenerative diseases and a lack of social or support network to solve the consequences of aging. In the health care setting there is a lack of professionals with expertise to deal with age-related conditions and this is due to the importance given to this issue in the undergraduate curriculum in health care. In face of the political changes in Brazil, with the promulgation of the Elderly Statute and the National Curricular Guidelines of the Undergraduate Course in Medicine, the aim of this study was to analyze the teaching of Geriatrics in the medical undergraduate courses in the medical schools of Sao Paulo. From the perspective of the course coordinators we did a qualitative and quantitative study about the coordinator’s profile and their concepts about the undergraduate geriatric education, the course load and the moments of a curricular insertion. We designed a specific instrument to analyse the competences needed for the performance of physicians in dealing with aging, the teaching sceneries, the teaching-learning strategies and types of evaluation. The competences were elaborated from official documents of the international societies that dictate essential guidelines that a graduation student in medicine should develop to become capable to take care of senior. In spite of contents of geriatrics being already approached in most of the analysed institutions, there is still a deficiency in many aspects of the curriculum, such as ethical issues, development of abilities and attitudes towards patient in advanced age and also knowledge of the support services and the basic attention to health. Interdisciplinarity team acting and medical training must be thoroughly discussed, aiming at the consciousness with respect to their social role and humanization of their workBV UNIFESP: Teses e dissertações232 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação de Graduação em MedicinaGeriatria/educaçãoCurrículoDocentesEnvelhecimentoO ensino em Geriatria na graduação das escolas médicas do estado de São Paulo na óptica dos coordenadores de curso ou da disciplinaThe undergraduate geriatric medical education in Medical Schools of São Paulo, in the perception of the course or discipline coordinatorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-12757.pdfTese-12757.pdfapplication/pdf3493259${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21576/1/Tese-12757.pdf4c3adbd7a508add4e5b0a75977d24a0aMD51open accessTEXTTese-12757.pdf.txtTese-12757.pdf.txtExtracted texttext/plain285352${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21576/2/Tese-12757.pdf.txt4e4e74adb0fc3f4debfbde4b1764e841MD52open accessTHUMBNAILTese-12757.pdf.jpgTese-12757.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3717${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21576/4/Tese-12757.pdf.jpg9effcc22689d9fdb1bb13e776a0d4dccMD54open access11600/215762023-05-15 01:27:14.285open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21576Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:27:14Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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