Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8071135 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59817 |
Resumo: | Aliando um projeto de desenho moderno de mobiliário a uma experiência comunitária de trabalho, inspirada no movimento Economia e Humanismo, a fábrica de móveis Unilabor funcionou na cidade de São Paulo de 1954 a 1967. Ícone da relação entre a atividade comunitária religiosa com a Arte Moderna, a Fábrica resultou de uma parceria entre o artista plástico Geraldo de Barros, responsável pelo design dos móveis, e o frei dominicano João Baptista Pereira dos Santos, que liderava a proposta de humanização e a partilha da gestão do trabalho na empresa. A Unilabor utilizou diferentes estratégias e materiais visuais em sua publicidade, que, além do objetivo principal dos anúncios que era a venda de móveis, também comunicava aos potenciais consumidores ideias de gosto, voltadas a um projeto de modernidade para o espaço doméstico. Esta pesquisa procura compreender como essa publicidade foi produzida, uma vez que a Unilabor buscava ser uma empresa não alinhada com as ferramentas do sistema capitalista, e, portanto, avaliamos como foram usados na prática os recursos publicitários da fábrica, destacando suas contradições, e assim explicitar como a gestão operária, vista, pelo seu idealizador frei João Batista, como uma terceira via, na práxis, era divulgada de maneira difusa na publicidade. Por meio dessa análise, identificamos como se constituiu a relação de consumo dessas imagens, para com os clientes e para com os operários. |
id |
UFSP_d5cd420944f1a39eab5390f5f08ec730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/59817 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Osvaldo Bruno Meca Santos Da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Atique, Fernando [UNIFESP]2021-01-19T16:36:20Z2021-01-19T16:36:20Z2019-02-20https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8071135https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59817OSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdfAliando um projeto de desenho moderno de mobiliário a uma experiência comunitária de trabalho, inspirada no movimento Economia e Humanismo, a fábrica de móveis Unilabor funcionou na cidade de São Paulo de 1954 a 1967. Ícone da relação entre a atividade comunitária religiosa com a Arte Moderna, a Fábrica resultou de uma parceria entre o artista plástico Geraldo de Barros, responsável pelo design dos móveis, e o frei dominicano João Baptista Pereira dos Santos, que liderava a proposta de humanização e a partilha da gestão do trabalho na empresa. A Unilabor utilizou diferentes estratégias e materiais visuais em sua publicidade, que, além do objetivo principal dos anúncios que era a venda de móveis, também comunicava aos potenciais consumidores ideias de gosto, voltadas a um projeto de modernidade para o espaço doméstico. Esta pesquisa procura compreender como essa publicidade foi produzida, uma vez que a Unilabor buscava ser uma empresa não alinhada com as ferramentas do sistema capitalista, e, portanto, avaliamos como foram usados na prática os recursos publicitários da fábrica, destacando suas contradições, e assim explicitar como a gestão operária, vista, pelo seu idealizador frei João Batista, como uma terceira via, na práxis, era divulgada de maneira difusa na publicidade. Por meio dessa análise, identificamos como se constituiu a relação de consumo dessas imagens, para com os clientes e para com os operários.The Unilabor was a small industrial plant that intended to bring together a modern design in the production of furniture and a community experience of work, inspired by the movement Economics and Humanism. It functioned in São Paulo from 1954 to 1967. An icon of the relationship between the Religious Community activity with Modern Art, the factory was the result of a partnership between the plastic artist Geraldo de Barros, head of the furniture design, and the Dominican friar João Baptista Pereira dos Santos, who led the proposal of humanization and "sharing of management" work in the company. The Unilabor used different strategies and visual materials in their advertising, which, besides the main purpose of the ads was selling furniture, also communicated to potential consumers like ideas, dedicated to a project of Modernity for the household. This research tried to understand how this publicity was made, once Unilabor was looking to become a company non-aligned with tools of capitalist system and, therefore, we evaluated how the advertising resources of the factory were used in practice, highlighting contradictions, and then explaining how the operative management, seen by the idealizer Friar João Batista, as a third way, in praxis, was spread in a diffuse way in publicity. Throughout the analysis, we also identified how the consumption relationship of these images was constituted, focusing the clients and/or the workers.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)162 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ModernidadeMobiliárioEspaço DomésticoCultura MaterialPublicidade.ModernityFurnitureDomesticityMaterial CultureAdvertising.Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistóriaHistória E HistoriografiaInstituições, Vida Material E ConflitoORIGINALOSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdfapplication/pdf14650487${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59817/1/OSVALDO%20BRUNO%20MECA%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf1d9772d6f57032e931ef8b305285cc46MD51open accessTEXTOSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdf.txtOSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain291296${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59817/2/OSVALDO%20BRUNO%20MECA%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.txt40f4c42ef25a17be603c29bb0615d661MD52open accessTHUMBNAILOSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdf.jpgOSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6887${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59817/4/OSVALDO%20BRUNO%20MECA%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.jpgd9baf6d730de7eedb851d40e0459bda2MD54open access11600/598172023-05-15 09:17:49.061open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59817Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:17:49Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade |
title |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade |
spellingShingle |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade Silva, Osvaldo Bruno Meca Santos Da [UNIFESP] Modernidade Mobiliário Espaço Doméstico Cultura Material Publicidade. Modernity Furniture Domesticity Material Culture Advertising. |
title_short |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade |
title_full |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade |
title_fullStr |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade |
title_full_unstemmed |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade |
title_sort |
Forma, função, produção: a publicidade da Unilabor e um projeto de modernidade |
author |
Silva, Osvaldo Bruno Meca Santos Da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Osvaldo Bruno Meca Santos Da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osvaldo Bruno Meca Santos Da [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Atique, Fernando [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Atique, Fernando [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidade Mobiliário Espaço Doméstico Cultura Material Publicidade. |
topic |
Modernidade Mobiliário Espaço Doméstico Cultura Material Publicidade. Modernity Furniture Domesticity Material Culture Advertising. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Modernity Furniture Domesticity Material Culture Advertising. |
description |
Aliando um projeto de desenho moderno de mobiliário a uma experiência comunitária de trabalho, inspirada no movimento Economia e Humanismo, a fábrica de móveis Unilabor funcionou na cidade de São Paulo de 1954 a 1967. Ícone da relação entre a atividade comunitária religiosa com a Arte Moderna, a Fábrica resultou de uma parceria entre o artista plástico Geraldo de Barros, responsável pelo design dos móveis, e o frei dominicano João Baptista Pereira dos Santos, que liderava a proposta de humanização e a partilha da gestão do trabalho na empresa. A Unilabor utilizou diferentes estratégias e materiais visuais em sua publicidade, que, além do objetivo principal dos anúncios que era a venda de móveis, também comunicava aos potenciais consumidores ideias de gosto, voltadas a um projeto de modernidade para o espaço doméstico. Esta pesquisa procura compreender como essa publicidade foi produzida, uma vez que a Unilabor buscava ser uma empresa não alinhada com as ferramentas do sistema capitalista, e, portanto, avaliamos como foram usados na prática os recursos publicitários da fábrica, destacando suas contradições, e assim explicitar como a gestão operária, vista, pelo seu idealizador frei João Batista, como uma terceira via, na práxis, era divulgada de maneira difusa na publicidade. Por meio dessa análise, identificamos como se constituiu a relação de consumo dessas imagens, para com os clientes e para com os operários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-19T16:36:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19T16:36:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8071135 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59817 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
OSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8071135 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59817 |
identifier_str_mv |
OSVALDO BRUNO MECA SANTOS DA SILVA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59817/1/OSVALDO%20BRUNO%20MECA%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59817/2/OSVALDO%20BRUNO%20MECA%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59817/4/OSVALDO%20BRUNO%20MECA%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d9772d6f57032e931ef8b305285cc46 40f4c42ef25a17be603c29bb0615d661 d9baf6d730de7eedb851d40e0459bda2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785105937890017280 |