Influência de um programa de exercício físico resistido em camundongos fêmea com doença de Alzheimer

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Alves Da [UNIFESP]
Orientador(a): Arida, Ricardo Mario [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7645234
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59908
Resumo: A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente funções relacionadas à memória e cognição. A prevalência da doença é maior em mulheres do que em homens. As principais regiões comprometidas na DA são o hipocampo e o córtex pré-frontal, devido à deposição de placas beta-amilóide (βA) e de emaranhados neurofibrilares de proteína Tau hiperfosforilada. Considerando os déficits cognitivos e a ausência de um tratamento eficaz para a DA, a atividade física tem emergido como uma alternativa de tratamento complementar para prevenir ou retardar a progressão da doença. Apesar de vários estudos com humanos e animais mostrarem que o exercício aeróbio promove importantes alterações no cérebro, o impacto do exercício físico resistido na DA não está bem esclarecido. Objetivo: Verificar as alterações comportamentais e morfológicas induzidas pelo exercício físico resistido em camundongos fêmea transgênicos para a DA. Material e Métodos: Foram utilizados camundongos fêmea APPSWE/PS1dE9, modelo amiloidogênico e seus respectivos selvagens Alzheimer negativos, distribuídos em 4 grupos: Naive/Controle e DA/Controle (sem treinamento) e Naive/Exercício e DA/Exercício (submetidos a protocolo de treinamento resistido - escalada em escada com uso de pesos) por quatro semanas. A atividade locomotora e exploratória foi analisada pelo teste de campo aberto. O comportamento do tipo ansioso foi realizado pelo o teste de labirinto em cruz elevado. A memória de longo prazo (LTM) foi avaliada pelo teste de reconhecimento de objetos. A visualização da deposição de placas βA no córtex e hipocampo foi realizada pela técnica de imuno-histoquímica. Resultados: O treinamento físico resistido aumentou progressivamente a força (p< 0,01) e a atividade locomotora (p = 0,01) nos grupos Naive/Exercício e DA/Exercício. Não houve diferença no comportamento do tipo ansioso entre os grupos. O prejuízo cognitivo (LTM) observado nos animais com Alzheimer foi revertido pelo programa de exercício físico resistido (p< 0,01). Uma redução significativa de placas βA foi observada no córtex motor (p=0,003) e no hipocampo dorsal (p=0,028) dos animais com DA/exercício. Conclusões: O programa de treinamento de resistido foi capaz de melhorar o desempenho cognitivo e de diminuir o número de placas βA no hipocampo e no córtex de camundongos com DA.
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As principais regiões comprometidas na DA são o hipocampo e o córtex pré-frontal, devido à deposição de placas beta-amilóide (βA) e de emaranhados neurofibrilares de proteína Tau hiperfosforilada. Considerando os déficits cognitivos e a ausência de um tratamento eficaz para a DA, a atividade física tem emergido como uma alternativa de tratamento complementar para prevenir ou retardar a progressão da doença. Apesar de vários estudos com humanos e animais mostrarem que o exercício aeróbio promove importantes alterações no cérebro, o impacto do exercício físico resistido na DA não está bem esclarecido. Objetivo: Verificar as alterações comportamentais e morfológicas induzidas pelo exercício físico resistido em camundongos fêmea transgênicos para a DA. Material e Métodos: Foram utilizados camundongos fêmea APPSWE/PS1dE9, modelo amiloidogênico e seus respectivos selvagens Alzheimer negativos, distribuídos em 4 grupos: Naive/Controle e DA/Controle (sem treinamento) e Naive/Exercício e DA/Exercício (submetidos a protocolo de treinamento resistido - escalada em escada com uso de pesos) por quatro semanas. A atividade locomotora e exploratória foi analisada pelo teste de campo aberto. O comportamento do tipo ansioso foi realizado pelo o teste de labirinto em cruz elevado. A memória de longo prazo (LTM) foi avaliada pelo teste de reconhecimento de objetos. A visualização da deposição de placas βA no córtex e hipocampo foi realizada pela técnica de imuno-histoquímica. Resultados: O treinamento físico resistido aumentou progressivamente a força (p< 0,01) e a atividade locomotora (p = 0,01) nos grupos Naive/Exercício e DA/Exercício. Não houve diferença no comportamento do tipo ansioso entre os grupos. O prejuízo cognitivo (LTM) observado nos animais com Alzheimer foi revertido pelo programa de exercício físico resistido (p< 0,01). Uma redução significativa de placas βA foi observada no córtex motor (p=0,003) e no hipocampo dorsal (p=0,028) dos animais com DA/exercício. Conclusões: O programa de treinamento de resistido foi capaz de melhorar o desempenho cognitivo e de diminuir o número de placas βA no hipocampo e no córtex de camundongos com DA.Alzheimer's disease is a neurodegenerative disease that primarily affects functions related to memory and cognition. The prevalence of the disease is higher in women than in men. The major brain regions affected during the course of AD are the hippocampus and the prefrontal cortex due to the deposition of beta-amyloid plaques (βA) and neurofibrillary tangles of hyperphosphorylated Tau protein. Considering cognitive deficits and the absence of an effective treatment for AD, physical activity has emerged as an alternative of complementary treatment to prevent or delay the progression of the disease. Although several studies with humans and animals show that aerobic exercise promotes important changes in the brain, the impact of resistive physical exercise on AD is not well understood. Objective: To verify the behavioral and morphological changes induced by physical resistance exercise in transgenic female mice for AD. Methodology: Female mice APPSWE/PS1dE9, amyloidogenic model and their respective wild Alzheimer negative, were distributed into 4 groups: Naive/Control and DA/Control (without training) and Naive/Exercise and DA/Exercise (submitted to resistance training protocol - climbing on ladder with weights) for four weeks. Locomotor and exploratory activity was analyzed by the open field test. The anxious type behavior was performed by the high cross maze test. Long-term memory (LTM) was evaluated by the object recognition test. The visualization of the deposition of βA plaques in the cortex and hippocampus was performed by the immunohistochemistry technique. Results: Resisted physical training progressively increased strength (p <0.01) and locomotor activity (p = 0.01) in Naive/Exercise and AD/Exercise groups. There was no difference in anxiety type behavior between the groups. The cognitive impairment (LTM) observed in Alzheimer's animals was reversed by the resisted physical exercise program (p <0.01). A significant reduction of βA plaques was observed in the motor cortex (p = 0.003) and in the dorsal hippocampus (p = 0.028) of animals with AD / exercise. Conclusions: The resistance training program was able to improve cognitive performance and to decrease the number of βA plaques in the hippocampus and in the cortex of mice with AD.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)55 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Exercício ResistidoDoença De AlzheimerCamundongos TransgênicosPlaca AmilóideResistance ExerciseAlzheimer DiseaseTransgenic MiceAmyloid PlaquesInfluência de um programa de exercício físico resistido em camundongos fêmea com doença de AlzheimerInfluence of a resistance exercise program on female mice with Alzheimer’s disease.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaNeurologia - NeurociênciasNeurocienciaNeurociência ExperimentalORIGINALEduardo Alves da Silva-A.pdfEduardo Alves da Silva-A.pdfapplication/pdf646577${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59908/2/Eduardo%20Alves%20da%20Silva-A.pdfe14c026d0f1bcedf8b3880a0e8de1b89MD52open access11600/599082023-05-29 14:37:31.025open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59908Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-29T17:37:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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