A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Alcantara, Andreia De [UNIFESP]
Orientador(a): Pereira, Andre Luiz Tavares [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6769524
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52730
Resumo: O Objetivo Desse Trabalho É Analisar Um Conjunto De Práticas Recorrentes Tanto Na Pintura Ex-Votiva Mineira Quanto Na Gravura Popular Nordestina E Lança Mão, Para Isto, De Uma Série De Análises Comparativas Tomando Como Referência De Origem Os Ex-Votos De Duas Coleções Adquiridas Pelo Iphan E Datadas Dos Séculos Xviii, Xix E Início Do Xx, E Como Base De Referência Mais Atual, As Gravuras De Produção Contemporânea Presentes No Acervo Do Map, Museu De Arte Popular De Diadema. Pretende-Se Com Essa Análise, Buscar As Origens Da Definição Do Conceito De Arte Popular, Apontar Um Sistema De Tradição Como Mecanismo De Transferência De Interpretação Continuada, Analisar Os Modos De Transmissão E Recepção Que Orientam Prática Artística E Analisar Continuidades Demonstráveis Que Se Apresentam Por Meio De Repetições Formais, Muitas Delas Apropriadas De Códigos Que São De Natureza Eventualmente Erudita.
id UFSP_e9975cda0777010af5d25ebcdcb706e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52730
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Alcantara, Andreia De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pereira, Andre Luiz Tavares [UNIFESP]2020-03-25T12:10:26Z2020-03-25T12:10:26Z2018-04-23https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6769524https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/527302018-0672.pdfO Objetivo Desse Trabalho É Analisar Um Conjunto De Práticas Recorrentes Tanto Na Pintura Ex-Votiva Mineira Quanto Na Gravura Popular Nordestina E Lança Mão, Para Isto, De Uma Série De Análises Comparativas Tomando Como Referência De Origem Os Ex-Votos De Duas Coleções Adquiridas Pelo Iphan E Datadas Dos Séculos Xviii, Xix E Início Do Xx, E Como Base De Referência Mais Atual, As Gravuras De Produção Contemporânea Presentes No Acervo Do Map, Museu De Arte Popular De Diadema. Pretende-Se Com Essa Análise, Buscar As Origens Da Definição Do Conceito De Arte Popular, Apontar Um Sistema De Tradição Como Mecanismo De Transferência De Interpretação Continuada, Analisar Os Modos De Transmissão E Recepção Que Orientam Prática Artística E Analisar Continuidades Demonstráveis Que Se Apresentam Por Meio De Repetições Formais, Muitas Delas Apropriadas De Códigos Que São De Natureza Eventualmente Erudita.The Purpose Of This Work Is To Analyse Recurring Practices, Themes And Imagine Son Both, The Art Of The Ex-Votos (Devotional Art Pieces Made And Given By A Faithful Person To A Certain Patron Saint To Thank For A Granted Grace), From The State Of Minas Gerais, And The Popular Engraving Art Made By People From The Northeast Region Of Brazil. To Do So, It Was Used Ex-Votos Material Dating Back To The Eighteenth, Nineteenth And Early Twentieth Centuries Painted In Minas Gerais State, From Two Collections Of Iphan (Instituto Do Patrimônio Hístórico E Artístico Nacional " Minas Gerais Branch) And A Private Collection Of Contemporary Engraving North-Eastern Artists, From Map (Museu De Arte De Diadema " São Paulo"S District). This Analysis Intends To Seek The Origins Of The"Popular Art" Concept; To Show, By Studying The Dialog Between Both Arts In Time And Space, A Tradition Pathway; To Analyse The Pattern Of Transmitting And Receiving Art, Likewise,Analyseformal Repetition Using Elements Eventually From Erudite MetDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Arte PopularCultura PopularEx-VotosXilogravuraPopular ArtPopular CultureEx-VotosWood Engraving ArtA Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistória Da ArteLingüística, Letras E ArtesArte, Circulações E TransferênciasORIGINAL2018-0672.pdfapplication/pdf9473338${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52730/1/2018-0672.pdf0ff700028c09048d3d49447192508744MD51open accessTEXT2018-0672.pdf.txt2018-0672.pdf.txtExtracted texttext/plain299209${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52730/2/2018-0672.pdf.txt06c513cdfd617c2f49d505252dee8086MD52open accessTHUMBNAIL2018-0672.pdf.jpg2018-0672.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3611${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52730/4/2018-0672.pdf.jpg29774c59c79529099a929e59c773de0cMD54open access11600/527302023-05-15 09:22:23.425open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52730Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:22:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
title A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
spellingShingle A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
Alcantara, Andreia De [UNIFESP]
Arte Popular
Cultura Popular
Ex-Votos
Xilogravura
Popular Art
Popular Culture
Ex-Votos
Wood Engraving Art
title_short A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
title_full A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
title_fullStr A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
title_full_unstemmed A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
title_sort A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
author Alcantara, Andreia De [UNIFESP]
author_facet Alcantara, Andreia De [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcantara, Andreia De [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Andre Luiz Tavares [UNIFESP]
contributor_str_mv Pereira, Andre Luiz Tavares [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Popular
Cultura Popular
Ex-Votos
Xilogravura
topic Arte Popular
Cultura Popular
Ex-Votos
Xilogravura
Popular Art
Popular Culture
Ex-Votos
Wood Engraving Art
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular Art
Popular Culture
Ex-Votos
Wood Engraving Art
description O Objetivo Desse Trabalho É Analisar Um Conjunto De Práticas Recorrentes Tanto Na Pintura Ex-Votiva Mineira Quanto Na Gravura Popular Nordestina E Lança Mão, Para Isto, De Uma Série De Análises Comparativas Tomando Como Referência De Origem Os Ex-Votos De Duas Coleções Adquiridas Pelo Iphan E Datadas Dos Séculos Xviii, Xix E Início Do Xx, E Como Base De Referência Mais Atual, As Gravuras De Produção Contemporânea Presentes No Acervo Do Map, Museu De Arte Popular De Diadema. Pretende-Se Com Essa Análise, Buscar As Origens Da Definição Do Conceito De Arte Popular, Apontar Um Sistema De Tradição Como Mecanismo De Transferência De Interpretação Continuada, Analisar Os Modos De Transmissão E Recepção Que Orientam Prática Artística E Analisar Continuidades Demonstráveis Que Se Apresentam Por Meio De Repetições Formais, Muitas Delas Apropriadas De Códigos Que São De Natureza Eventualmente Erudita.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6769524
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52730
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0672.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6769524
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52730
identifier_str_mv 2018-0672.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52730/1/2018-0672.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52730/2/2018-0672.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52730/4/2018-0672.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ff700028c09048d3d49447192508744
06c513cdfd617c2f49d505252dee8086
29774c59c79529099a929e59c773de0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105830615449600