Gênero e sexualidade : práticas discursivas no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Freitas, Maria Jose Dias De [UNIFESP]
Orientador(a): Bretas, José Roberto da Silva [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5504130
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50459
Resumo: O objetivo do estudo foi conhecer as práticas discursivas sobre gênero e sexualidade entre estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, visando apontar diretrizes e contribuir para as políticas públicas equitativas de gênero. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, tipo de investigação que tem fundamental importância para o estudo das populações no que se refere a seu modo de viver, aos sentimentos, às crenças, percepções e opiniões. Este estudo tevecomo proposta a abordagem teórico-metodológica da produção de sentidos do cotidiano preconizada por Spink e Frezza (2004), uma forma de trabalhar com a linguagem, fundada na psicologia social, sob a perspectiva construcionista. Ao apresentar a vertente discursiva, buscamosa produção de sentidos a partir dos discursos do cotidiano e da acepção que são atribuídosao ser homem e ao ser mulher. O estudo aconteceu em duas etapas, sendo que a primeira contou com 211 estudantes, de ambos os sexos, na faixa etária entre 13e 18 anos de idade. Na segunda etapa, participaram sete estudantes, de ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 17 anos. Os critérios de inclusão foram:estar matriculado e frequentando as aulas do último ano do ensino fundamental II e ensino médio da escola. A coleta de dadosconsistiu em aplicar dois instrumentos de pesquisa:na primeira etapa, foram aplicadasduas questões abertas para 211 estudantes;e, na segunda etapa,foi aplicada a técnica de grupo focal (GF) fundamentada nos pressupostos das práticas discursivas. Os dados que emergiram da primeira etapa foram organizados em uma planilhano Excele,posteriormente tratados pelo software Alceste, que é uma primeira classificação estatística de "unidades de contexto" do corpus estudado a partir da distribuição de palavras em "unidades", a fim de identificar as palavras mais características que subsidiaram a etapa seguinte do estudo. Na segunda etapa, as palavras mais características da primeira etapa subsidiaram o grupo focal, cujo conteúdo foi gravado e transcritointegralmente. A seguir,foi realizada a análise temática agrupada em mapas de associação de ideias, que é uma forma de decompor o texto ao máximo para chegar na essência da discussão. O material empírico resultante dos grupos focais foi discutido sob a luz dos pressupostos do construcionismo social. A justificativa dessa escolha está no rigor que essa alternativa teórica oferece, pois possibilita explicitar os passos da análise e da interpretação de modo a propiciar o diálogo. Para realizar o tratamento dos dados,adotamos a análise crítica do discurso (ACD), de Fairclough (2012), perspectiva teórica sobre a língua e a semiose. A semiose inclui várias formas de produção de sentidos-imagens, linguagem corporal e a própria língua. Esse processo de significação e produção de significados acontece a partir da estrutura analítica da ACD,cujositens esquemáticospermitemidentificar a problemática e como é a sua inserção no cotidiano, seus obstáculos e como superar os desafios apresentados discursivamente sobre o ser homem e ser mulher. Os resultadosmostraram aconduta de adolescentes em relação ao tratamento dado às questões pertinentes às práticas discursivas de gênero e sexualidade. No que se refere àsexualidade,sãoapresentadasconfigurações como a bissexualidade eo relacionamento aberto, além de relações sexuais sem uso de preservativo situação que aumenta as condições de sujeição e subordinação feminina.As práticas discursivas de gênero e sexualidade configura-sepela divisão sexual no trabalho e no esporte.Durante o estudo, identificadasviolações aos direitos humanos. Por isso recomendamos ao poder público buscar meios de combater o assédio, a violência sexual e a discriminação contra as mulheres.É imperativo retomar as ações em prol da equidade de gênero, combater a discriminação e a violência de gênero. Além disso, se faz fundamental alocar investimento público,social e financeiro para retomar as ações em educação, saúde e políticas de igualdade em prol da proteção de adolescentes.
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Este estudo tevecomo proposta a abordagem teórico-metodológica da produção de sentidos do cotidiano preconizada por Spink e Frezza (2004), uma forma de trabalhar com a linguagem, fundada na psicologia social, sob a perspectiva construcionista. Ao apresentar a vertente discursiva, buscamosa produção de sentidos a partir dos discursos do cotidiano e da acepção que são atribuídosao ser homem e ao ser mulher. O estudo aconteceu em duas etapas, sendo que a primeira contou com 211 estudantes, de ambos os sexos, na faixa etária entre 13e 18 anos de idade. Na segunda etapa, participaram sete estudantes, de ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 17 anos. Os critérios de inclusão foram:estar matriculado e frequentando as aulas do último ano do ensino fundamental II e ensino médio da escola. A coleta de dadosconsistiu em aplicar dois instrumentos de pesquisa:na primeira etapa, foram aplicadasduas questões abertas para 211 estudantes;e, na segunda etapa,foi aplicada a técnica de grupo focal (GF) fundamentada nos pressupostos das práticas discursivas. Os dados que emergiram da primeira etapa foram organizados em uma planilhano Excele,posteriormente tratados pelo software Alceste, que é uma primeira classificação estatística de "unidades de contexto" do corpus estudado a partir da distribuição de palavras em "unidades", a fim de identificar as palavras mais características que subsidiaram a etapa seguinte do estudo. Na segunda etapa, as palavras mais características da primeira etapa subsidiaram o grupo focal, cujo conteúdo foi gravado e transcritointegralmente. A seguir,foi realizada a análise temática agrupada em mapas de associação de ideias, que é uma forma de decompor o texto ao máximo para chegar na essência da discussão. O material empírico resultante dos grupos focais foi discutido sob a luz dos pressupostos do construcionismo social. A justificativa dessa escolha está no rigor que essa alternativa teórica oferece, pois possibilita explicitar os passos da análise e da interpretação de modo a propiciar o diálogo. Para realizar o tratamento dos dados,adotamos a análise crítica do discurso (ACD), de Fairclough (2012), perspectiva teórica sobre a língua e a semiose. A semiose inclui várias formas de produção de sentidos-imagens, linguagem corporal e a própria língua. Esse processo de significação e produção de significados acontece a partir da estrutura analítica da ACD,cujositens esquemáticospermitemidentificar a problemática e como é a sua inserção no cotidiano, seus obstáculos e como superar os desafios apresentados discursivamente sobre o ser homem e ser mulher. Os resultadosmostraram aconduta de adolescentes em relação ao tratamento dado às questões pertinentes às práticas discursivas de gênero e sexualidade. No que se refere àsexualidade,sãoapresentadasconfigurações como a bissexualidade eo relacionamento aberto, além de relações sexuais sem uso de preservativo situação que aumenta as condições de sujeição e subordinação feminina.As práticas discursivas de gênero e sexualidade configura-sepela divisão sexual no trabalho e no esporte.Durante o estudo, identificadasviolações aos direitos humanos. Por isso recomendamos ao poder público buscar meios de combater o assédio, a violência sexual e a discriminação contra as mulheres.É imperativo retomar as ações em prol da equidade de gênero, combater a discriminação e a violência de gênero. Além disso, se faz fundamental alocar investimento público,social e financeiro para retomar as ações em educação, saúde e políticas de igualdade em prol da proteção de adolescentes.The objective of the study was to know the discursive practices on gender and sexuality among elementary school II and high school students, aiming at pointing out guidelines and contributing to gender equitable public policies. The methodological approach adopted was the qualitative, type of research that has so much importance for the study of the populations to which their way of life, their feelings, beliefs,perceptions and opinions refer. This study hadas its proposal the theoretical-methodological approach to the production of everyday meaningsadvocated by Spink and Frezza (2004), a way of working with language, based onsocial psychology, from a constructionist perspective. In presenting the discursive strand,it was aimed to seek the production of meanings from the everyday discourses and the meanings that are attributed to being a man and being a woman. The study was conducted in two stages, the first of which was attended by 211 students of both genders, between 13and 18 years old. In the second stage, seven students, of both genders, participated in the 15 to 17-year-old group. The inclusion criteria were to be enrolled and attending the last year ofthe elementary school classes II and attending high school. Data collection consisted of applying two research instruments. The first stage applied two open questions to 211 students, and in the second stage, the technique was the focus group (GF) based on the assumptions of discursive strands. The data that emerged from the first step were organized into an Excel spreadsheet, later organizedby Alceste software, which was the first statistical classification of "corpus units" of the studied corpus from the distribution of words in "units", in order to identify the most characteristic words that subsidized the next stage of the study. In the second stage, the most characteristic wordsof the first stage subsided the focus group, which were recorded and transcribed integrally. Next, the thematic analysis was carried out combined on idea association maps, which is a way of decomposing the text to the maximum to reach the essence of the discussion. The empirical material resulting from the focus groups was discussed considering the assumptions of social constructionism. The justification of the choice lies in the accuracy that this theoretical alternative offers, since it makes possible the explanation of the steps of analysis and interpretation in order to foster dialogue. In order to perform the data analysis, Fairclough's Critical Discourse Analysis (ACD) (2012) was adopted, which presents a theoretical perspective on the language andon semiosis. Semiosis includes different forms of production of senses-images, body language and the language itself. This process of signification and meaning production takes place from the analytical structure of the ACD, which has schematic itemsthat combine relational elements with dialogical elements, identify the problematic and how it is its insertion in daily life, its obstacles and how to overcome the discursively presented challenges of being a man and being a woman. The results showed the behavior of adolescents regarding the consideration of the aspects about the discursive practices of gender and sexuality result from the way in which the gender policies in society are configured and their harmfulness for both genres. Sexuality refers to configurations such as bisexuality and open relationships, as well as unprotectedsexual intercourse, which is a situation that increases the conditions of female subjection and subordination. Discursive practices of gender and sexuality are noted on the sexual division of work and sports. During the study, we identified a considerablenumber of cases of disrespect to human rights. Because of that, we recommend that the government acts against sexual and gender violence. It is urgent to take action to increase gender equity and reduce violence against women. Besides, it is important to invest in projects to protect young people, trough education, health and equity.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)437 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Identidade de gêneroSexualidadeSexismoGênero e saúdeViolência de gêneroAdolescenteGender identitySexualitySexismGender and healthGender violenceAdolescentGênero e sexualidade : práticas discursivas no cotidiano escolarGender and sexuality : discursive practices on the day by day school enviromentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Enfermagem (EPE)EnfermagemEnfermagem, Cuidado e SaúdeCuidado em Enfermagem e Saúde na Dimensão ColetivaORIGINALMaria José Dias de Freitas PDF A.pdfMaria José Dias de Freitas PDF A.pdfTese de doutoradoapplication/pdf17114544${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50459/5/Maria%20Jos%c3%a9%20Dias%20de%20Freitas%20PDF%20A.pdf6745066b2816d767c16870b96ae487a3MD55open accessTEXTTese-16584.pdf.txtTese-16584.pdf.txtExtracted texttext/plain840413${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50459/2/Tese-16584.pdf.txt437af564fa0f99318e4b92a541d9676bMD52embargoed access|||2030-01-01THUMBNAILTese-16584.pdf.jpgTese-16584.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3803${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50459/4/Tese-16584.pdf.jpg7a3f3191619074f0b259c8dd39c8205eMD54embargoed access|||2030-01-0111600/504592023-09-22 13:02:05.891open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50459Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-09-22T16:02:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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