Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP]
Orientador(a): Menezes, Andreia dos Santos [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/67365
Resumo: A presente dissertação tem como tema um estudo sobre canção, intertextualidade e referenciação em anúncios publicitários, buscando analisar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio dos elementos linguísticos presentes, das relações de sentidos que são propostas com a intertextualidade, do processo de referenciação e, como se dá a relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade nos anúncios publicitários escolhidos. O corpus da pesquisa é composto pelos anúncios publicitários “EX4GERADO - Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” e “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos com canções do chamado Brock como fios condutores. As questões que orientam o estudo são: qual é a funcionalidade das canções nesses anúncios publicitários? Quais relações de sentidos são geradas por meio da intertextualidade e os processos de referenciação? Como ocorre a seleção dos elementos linguísticos e que efeitos produzem? Como se dá a relação entre canção, imagem e escrita nos anúncios publicitários? Esses materiais são analisados com base nos seguintes procedimentos: identificação dos elementos linguísticos e seus efeitos de sentidos na composição do anúncio (CARVALHO, 2014); análise da canção e gênero discursivo (MENEZES, 2012); análise dos aspectos intertextuais e referenciais (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análise da relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (ROJO et al., 2012). Os resultados indicam que, de forma multimodal, os anúncios se apropriam dos significados das canções, intertextos e referentes para construir os seus significados, divulgando suas marcas e incitando os interlocutores ao consumo.
id UFSP_f2144ac9d944d08d4177a4374b17a089
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67365
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7425993340813185http://lattes.cnpq.br/6207497690180038Menezes, Andreia dos Santos [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo2023-04-12T18:29:37Z2023-04-12T18:29:37Z2023-02-28SANTOS, Anderson P. S. dos. Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários. São Paulo, 2023 – 95 f.https://repositorio.unifesp.br/11600/67365A presente dissertação tem como tema um estudo sobre canção, intertextualidade e referenciação em anúncios publicitários, buscando analisar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio dos elementos linguísticos presentes, das relações de sentidos que são propostas com a intertextualidade, do processo de referenciação e, como se dá a relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade nos anúncios publicitários escolhidos. O corpus da pesquisa é composto pelos anúncios publicitários “EX4GERADO - Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” e “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos com canções do chamado Brock como fios condutores. As questões que orientam o estudo são: qual é a funcionalidade das canções nesses anúncios publicitários? Quais relações de sentidos são geradas por meio da intertextualidade e os processos de referenciação? Como ocorre a seleção dos elementos linguísticos e que efeitos produzem? Como se dá a relação entre canção, imagem e escrita nos anúncios publicitários? Esses materiais são analisados com base nos seguintes procedimentos: identificação dos elementos linguísticos e seus efeitos de sentidos na composição do anúncio (CARVALHO, 2014); análise da canção e gênero discursivo (MENEZES, 2012); análise dos aspectos intertextuais e referenciais (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análise da relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (ROJO et al., 2012). Os resultados indicam que, de forma multimodal, os anúncios se apropriam dos significados das canções, intertextos e referentes para construir os seus significados, divulgando suas marcas e incitando os interlocutores ao consumo.Esta disertación tiene como tema un estudio sobre la canción, intertextualidad y referenciación en los anuncios, buscando analizar los efectos de sentido que se producen en este género textual a través de los elementos lingüísticos presentes, las relaciones de sentido que se proponen con la intertextualidad, el proceso de referenciación y cómo la relación entre intertextualidad, referenciación y multimodalidad se da en los anuncios elegidos. El corpus de la investigación está compuesto por los anuncios “EX4GERADO – Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” y “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos con canciones del llamado Brock como hilos conductores. Las preguntas que guían el estudio son: ¿cuál es la funcionalidad de las canciones en estos anuncios? ¿Qué relaciones de sentido se generan a través de la intertextualidad y los processos de referenciación? ¿Cómo se produce la selección de elementos lingüísticos y qué efectos producen? ¿Cómo es la relación entre canción, imagen y escritura en los anuncios? Los materiales son analizados a partir de los siguientes procedimientos: identificación de elementos lingüísticos y sus efectos de sentidos en la composición del anuncio (CARVALHO, 2014); análisis de la canción y género discursivo (MENEZES, 2012); análisis de aspectos intertextuales y referenciales (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análisis de la relación entre canción, imagen y escritura, centrándose en la multimodalidad (ROJO et al., 2012). Los resultados indican que, de forma multimodal, los anuncios se apropian de los significados de las canciones, intertextos y referencias para construir sus significados, publicitando sus marcas y animando a los interlocutores a consumir.95 f.porUniversidade Federal de São PauloAnúncios publicitáriosCançãoIntertextualidadeReferenciaçãoEfeitos de sentidosCanção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios PublicitáriosCanción, Intertextualidad y Referenciación en los Anunciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LinguísticosLinguagens em novos contextosTEXTCANÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E REFERENCIAÇÃO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.pdf.txtCANÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E REFERENCIAÇÃO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.pdf.txtExtracted texttext/plain171331${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/9/CAN%c3%87%c3%83O%2c%20INTERTEXTUALIDADE%20E%20REFERENCIA%c3%87%c3%83O%20EM%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS.pdf.txted0ebc4b7758d981399c9c70307bb9caMD59open accessTHUMBNAILCANÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E REFERENCIAÇÃO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.pdf.jpgCANÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E REFERENCIAÇÃO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3667${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/11/CAN%c3%87%c3%83O%2c%20INTERTEXTUALIDADE%20E%20REFERENCIA%c3%87%c3%83O%20EM%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS.pdf.jpg5c88f5b197810d5faccd64dd77d50e63MD511open accessORIGINALCANÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E REFERENCIAÇÃO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.pdfCANÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E REFERENCIAÇÃO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf3917807${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/1/CAN%c3%87%c3%83O%2c%20INTERTEXTUALIDADE%20E%20REFERENCIA%c3%87%c3%83O%20EM%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS.pdfef3bdc551845c0c101428b5ccb088e68MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85823${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/2/license.txtf0de57b591167a9dac0774a0c6fe4734MD52open access11600/673652023-10-17 01:02:03.003open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-17T04:02:03Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Canción, Intertextualidad y Referenciación en los Anuncios
title Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
spellingShingle Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP]
Anúncios publicitários
Canção
Intertextualidade
Referenciação
Efeitos de sentidos
title_short Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
title_full Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
title_fullStr Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
title_full_unstemmed Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
title_sort Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
author Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP]
author_facet Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7425993340813185
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6207497690180038
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Andreia dos Santos [UNIFESP]
contributor_str_mv Menezes, Andreia dos Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Anúncios publicitários
Canção
Intertextualidade
Referenciação
Efeitos de sentidos
topic Anúncios publicitários
Canção
Intertextualidade
Referenciação
Efeitos de sentidos
description A presente dissertação tem como tema um estudo sobre canção, intertextualidade e referenciação em anúncios publicitários, buscando analisar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio dos elementos linguísticos presentes, das relações de sentidos que são propostas com a intertextualidade, do processo de referenciação e, como se dá a relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade nos anúncios publicitários escolhidos. O corpus da pesquisa é composto pelos anúncios publicitários “EX4GERADO - Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” e “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos com canções do chamado Brock como fios condutores. As questões que orientam o estudo são: qual é a funcionalidade das canções nesses anúncios publicitários? Quais relações de sentidos são geradas por meio da intertextualidade e os processos de referenciação? Como ocorre a seleção dos elementos linguísticos e que efeitos produzem? Como se dá a relação entre canção, imagem e escrita nos anúncios publicitários? Esses materiais são analisados com base nos seguintes procedimentos: identificação dos elementos linguísticos e seus efeitos de sentidos na composição do anúncio (CARVALHO, 2014); análise da canção e gênero discursivo (MENEZES, 2012); análise dos aspectos intertextuais e referenciais (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análise da relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (ROJO et al., 2012). Os resultados indicam que, de forma multimodal, os anúncios se apropriam dos significados das canções, intertextos e referentes para construir os seus significados, divulgando suas marcas e incitando os interlocutores ao consumo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T18:29:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-12T18:29:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Anderson P. S. dos. Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários. São Paulo, 2023 – 95 f.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67365
identifier_str_mv SANTOS, Anderson P. S. dos. Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários. São Paulo, 2023 – 95 f.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/9/CAN%c3%87%c3%83O%2c%20INTERTEXTUALIDADE%20E%20REFERENCIA%c3%87%c3%83O%20EM%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/11/CAN%c3%87%c3%83O%2c%20INTERTEXTUALIDADE%20E%20REFERENCIA%c3%87%c3%83O%20EM%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/1/CAN%c3%87%c3%83O%2c%20INTERTEXTUALIDADE%20E%20REFERENCIA%c3%87%c3%83O%20EM%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67365/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed0ebc4b7758d981399c9c70307bb9ca
5c88f5b197810d5faccd64dd77d50e63
ef3bdc551845c0c101428b5ccb088e68
f0de57b591167a9dac0774a0c6fe4734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105958539624448