Os discursos sobre a sustentabilidade e as comunidades tradicionais em teses e dissertações em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: CANDIDO, Rejane Leal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1110
Resumo: Pensar a Sustentabilidade a partir dos conhecimentos construídos pelos povos e comunidades tradicionais com base no “Bem Viver” é uma proposta que se fundamenta em um pensamento decolonial sobre a construção do conhecimento hegemônico científico. Tem como base o conhecimento construído por povos que lidam com elementos do meio natural de forma a subsistirem, não imprimindo valor econômico aos recursos naturais. Ao analisarmos a Sustentabilidade dentro dessa perspectiva em estudos científicos, é possível traçarmos um panorama de como esses discursos têm sido construídos. Esses discursos contribuem também para pensar sobre a crise ambiental, seus efeitos e atores envolvidos. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar quais significados e sentidos são construídos nos discursos acadêmicos quando tratam da relação entre Sustentabilidade e comunidades tradicionais e para alcançar este objetivo geral, trilhamos os seguintes objetivos específicos: 1- Caracterizar o contexto de produção de pesquisas em educação ambiental sobre Sustentabilidade e comunidades tradicionais; 2 – Construir os sentidos para a ideia de comunidades tradicionais nas teses e dissertações analisadas. Para tanto selecionamos, dentro da plataforma EArte, por critérios de busca delimitados na Sustentabilidade e comunidades tradicionais nas pesquisas em Educação Ambiental, uma Dissertação de Mestrado e uma Tese de Doutorado. Ambas foram analisadas qualitativamente em uma perspectiva da análise dialógica do discurso em acordo com Bakhtin e o Círculo. construímos seções de análises, que correspondem a três temas, em que ambos os trabalhos enunciavam: comunidades tradicionais e o território, comunidades tradicionais e o manejo da biodiversidade, comunidades tradicionais e desenvolvimento sustentável. No primeiro tema, elementos discursivos dão ao território diferentes sentidos, tanto para os sujeitos das comunidades, quanto para o processo de desenvolvimento. O segundo tema refere-se ao modo como os povos tradicionais se complementam com os demais elementos da natureza sem estabelecer relação financeira com ela. Na relação das comunidades tradicionais e o enunciado “desenvolvimento sustentável”, é possível verificar suas contradições frente ao enunciado “Sustentabilidade”. Verificamos, assim, que o território assume distintos “papeis” de acordo com o contexto em que é enunciado. A relação com o meio natural se constrói de acordo com que o sujeito determina como base de existência, seja pelo capitalismo e acumulação de bens, seja pelo “Bem Viver” via cultura. Apesar de muitos elementos aproximarem o discurso de uma proposta para a Sustentabilidade pautada nas comunidades tradicionais, há alguns posicionamentos demarcados por contradições enunciativas, como a utilização de discursos oficiais governamentais, que se reiteram e se reverberam por detrás do conceito de Sustentabilidade, com ênfase a amenizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico. Essa situação converge para o que tem sido usual: tratar o desenvolvimento sustentável como sinônimo de Sustentabilidade. Por mais que existam as aproximações nas discussões entre EA, Sustentabilidade e comunidades tradicionais nas pesquisas, ainda vemos perpetuar contradições que tendem a ter as práticas das comunidades tradicionais e o “Bem Viver” como forma de alcançar uma proximidade com o meio natural em complementaridade.
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Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar quais significados e sentidos são construídos nos discursos acadêmicos quando tratam da relação entre Sustentabilidade e comunidades tradicionais e para alcançar este objetivo geral, trilhamos os seguintes objetivos específicos: 1- Caracterizar o contexto de produção de pesquisas em educação ambiental sobre Sustentabilidade e comunidades tradicionais; 2 – Construir os sentidos para a ideia de comunidades tradicionais nas teses e dissertações analisadas. Para tanto selecionamos, dentro da plataforma EArte, por critérios de busca delimitados na Sustentabilidade e comunidades tradicionais nas pesquisas em Educação Ambiental, uma Dissertação de Mestrado e uma Tese de Doutorado. Ambas foram analisadas qualitativamente em uma perspectiva da análise dialógica do discurso em acordo com Bakhtin e o Círculo. construímos seções de análises, que correspondem a três temas, em que ambos os trabalhos enunciavam: comunidades tradicionais e o território, comunidades tradicionais e o manejo da biodiversidade, comunidades tradicionais e desenvolvimento sustentável. No primeiro tema, elementos discursivos dão ao território diferentes sentidos, tanto para os sujeitos das comunidades, quanto para o processo de desenvolvimento. O segundo tema refere-se ao modo como os povos tradicionais se complementam com os demais elementos da natureza sem estabelecer relação financeira com ela. Na relação das comunidades tradicionais e o enunciado “desenvolvimento sustentável”, é possível verificar suas contradições frente ao enunciado “Sustentabilidade”. Verificamos, assim, que o território assume distintos “papeis” de acordo com o contexto em que é enunciado. A relação com o meio natural se constrói de acordo com que o sujeito determina como base de existência, seja pelo capitalismo e acumulação de bens, seja pelo “Bem Viver” via cultura. Apesar de muitos elementos aproximarem o discurso de uma proposta para a Sustentabilidade pautada nas comunidades tradicionais, há alguns posicionamentos demarcados por contradições enunciativas, como a utilização de discursos oficiais governamentais, que se reiteram e se reverberam por detrás do conceito de Sustentabilidade, com ênfase a amenizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico. Essa situação converge para o que tem sido usual: tratar o desenvolvimento sustentável como sinônimo de Sustentabilidade. Por mais que existam as aproximações nas discussões entre EA, Sustentabilidade e comunidades tradicionais nas pesquisas, ainda vemos perpetuar contradições que tendem a ter as práticas das comunidades tradicionais e o “Bem Viver” como forma de alcançar uma proximidade com o meio natural em complementaridade.Reflect on Sustainability constructed on the know ledge built by traditional people and communities based on wellbeing” is a proposal that is grounded on decolonial thinking about the construction of hegemonic scientific knowledge. It is based on the education made by traditional societies and communities whode al with elements of the natural environment in order to survive, not imparting economic valueto natural resources. By analyzing Sustainability from this perspective in scientific studies, it is possible to draw an overview of how these discourses have been constructed. It also contributes to thinking about the environmental crisis, its effects and the actors involved. Therefore, this work aimsto analyze which meaning sand porpous es are constructed in academic discourses when dealing with the relation between Sustainability and traditional communities and to achieve this general objective, we follow the following specific objectives: 1- Characterize the context of production of research in environmental education on Sustainability and traditional communities; 2 – Build meanings for the idea of traditional communities in the analyzed theses and dissertations. For this purpose, we selected, within the EArte platform, by search criteria delimited in Sustainability and traditional communities in research in Environmental Education, a Master's Dissertation and a Doctoral Thesis. Both were analyzed qualitatively from a perspective of dialogic discourse analysis in accordance with Bakhtin and the Circle. We organized analysis sections, which correspond to three themes, in which both works enunciated: traditional communities and the territory, traditional communities and the management of biodiversity, traditional communities and sustainable development. In the first theme, discursive elements give the territory different meanings, both for the subject so the communities and for the development process. The second theme refers to how traditional people complement each other with the other elements of nature without establishing a financial relationship with it. In the relation of traditional communities and the statement “sustainable development”, it is possible to verify heir contradictions against the statement “Sustainability”. Thus, we verify that the territory assumes different “roles” according to the context in which it is stated. The relationship with the natural environment is built according to what the subject determines as the basis of existence, whether through capitalism and accumulation of assets, or through “wellbeing” via culture. Al though many elements bring the discourse closer to a proposal for Sustainability based on traditional communities, there are some positions marked by enunciative contradictions, such as the use of official government discourses, which reiterate and reverberate behind the concept of Sustainability, with emphasis on mitigate the environmental impacts generated by economic growth. This situation converges with what has been common: treating sustainable development as synonymous for Sustainability. As much as there are approximations in the discussions between ambient al education, Sustainability and traditional communities in research, we still see the perpetuation of contradictions that tend to have the practices of traditional communities and “wellbeing” as a way to reach a proximity with the natural environment in complementarity.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoKATO, Danilo Seithi21568438800http://lattes.cnpq.br/8887588890591886CANDIDO, Rejane Leal2022-05-10T14:56:23Z2021-06-082022-05-10T14:56:23Z2021-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T17:53:09Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T17:53:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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