Paciente virtual para treinamento por simulação: uma revisão narrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: VIEIRA, Eliane Cristina Elias
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1195
Resumo: O ensino, utilizando a tecnologia do paciente virtual como ferramenta educacional para estudantes de graduação em saúde, assim como sua dinamização no processo educativo, tem trazido grandes desafios e possibilidades. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso do paciente virtual para treinamento por simulação visando obtenção de conhecimento e melhor desempenho dos estudantes da área de saúde, priorizando o treinamento para atendimento clínico. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, utilizando-se os seguintes descritores em inglês: “virtual patient”, “simulation training”, “medical education”, com busca aplicada nas bases de dados da LILACS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, Web of Science, no limite temporal de 2015 a julho de 2020, visando contemplar o estado atual do uso do paciente virtual, relacionado ao treinamento por simulação. Foram encontrados 236 artigos, sendo selecionada uma amostra com 23 estudos para análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados de forma narrativa, considerando as informações relativas aos artigos e sintetizados em quatro categorias temáticas: a) utilização do paciente virtual e sua dinamização no processo educativo; b) aplicações no uso do paciente virtual; c) eficácia no uso do paciente virtual; d) limitações e desafios no uso do paciente virtual. Concluiu-se que o treinamento em simulação utilizando o paciente virtual é eficaz, em conjunto com o ensino ofertado pelas instituições de educação superior, demonstrando um aumento na atenção, confiança, raciocínio lógico, tomada de decisão e motivação dos estudantes, sendo essencial o feedback do próprio simulador e/ou do educador.
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