Implicações dos projetos de extensão universitária para a formação do professor de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: ARAÚJO, Carolina Morais de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/322
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar, a partir do discurso de docentes e discentes, as relações existentes entre os projetos de extensão universitária e a formação do professor de Educação Física. Buscamos identificar como os corpos, docente e discente compreendem a extensão universitária e qual o papel dos projetos de extensão na formação do professor. Portanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e a partir dos instrumentos utilizados foi possível detectar implicações na formação discente. A pesquisa de campo foi realizada no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM localizada na cidade de Diamantina – MG. Os sujeitos que realizaram a pesquisa foram sete docentes coordenadores de projetos de extensão e treze discentes em fase de conclusão de curso e que participaram de projetos durante a graduação. Para caracterização dos sujeitos e recrutamento de informações foi utilizado um questionário para o discente e outro para o docente. A entrevista estruturada foi empregada no sentido de compreender quais relações os mesmos fazem a respeito dos projetos de extensão e a formação do professor de Educação Física. Para analisar os dados foi utilizada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Percebemos que a maior parte dos discentes ainda não possui entendimento sobre a política e o conceito de extensão, mesmo a maioria afirmando que os docentes, durante o desenvolvimento do projeto, já discutiram sobre extensão universitária. Comprovamos que os projetos são de essencial importância para a formação do professor de Educação Física por proporcionar experiência dinâmica e próxima da realidade de atuação. Os estudos voltados para a extensão universitária e as ações que compõem essa função da Universidade precisam caminhar paralelamente às demandas da formação e da atuação, pois, o conhecimento produzido jamais pode permanecer estéril ante toda peculiaridade que envolve a formação do professor de Educação Física.
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Os sujeitos que realizaram a pesquisa foram sete docentes coordenadores de projetos de extensão e treze discentes em fase de conclusão de curso e que participaram de projetos durante a graduação. Para caracterização dos sujeitos e recrutamento de informações foi utilizado um questionário para o discente e outro para o docente. A entrevista estruturada foi empregada no sentido de compreender quais relações os mesmos fazem a respeito dos projetos de extensão e a formação do professor de Educação Física. Para analisar os dados foi utilizada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Percebemos que a maior parte dos discentes ainda não possui entendimento sobre a política e o conceito de extensão, mesmo a maioria afirmando que os docentes, durante o desenvolvimento do projeto, já discutiram sobre extensão universitária. Comprovamos que os projetos são de essencial importância para a formação do professor de Educação Física por proporcionar experiência dinâmica e próxima da realidade de atuação. Os estudos voltados para a extensão universitária e as ações que compõem essa função da Universidade precisam caminhar paralelamente às demandas da formação e da atuação, pois, o conhecimento produzido jamais pode permanecer estéril ante toda peculiaridade que envolve a formação do professor de Educação Física.The purpose of the study was to analyze, from professors and students’ speeches, the existing relations between university extension projects and teacher training of Physical Education teachers. We sought to identify how the teaching staff and the student body comprehend university extension and what is the role of extension projects in the teacher’s education. Therefore, we conducted an exploratory and qualitative research and from the instruments used, it was possible to detect implications in the scholar education. The field research was conducted within the Physical Education Course at the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM located in the city of Diamantina – MG. Seven extension project coordinators and thirteen students at the end of their course that participated in the projects during graduation carried out the research. For the characterization of interviewed subjects and information gathering, it was administered one questionnaire for each scholar and teacher. The interview’s goal was to understand which connections they make between the extension projects and Physical Education teacher training. For data analysis it was used the Elaboration Technique and Signified Units Analysis suggested by Moreira, Simões e Porto (2005). We noticed that most of the students still don’t fully comprehend the extension’s concept and policies, despite the majority’s deposition that teachers had discussed about university extension throughout the project’s development. We verified that the projects are of vital importance to the Physical Education teacher training by providing close to performance reality and dynamic experience. Studies aimed at university extension and the actions that compose this University area ought to progress alongside the training and performance demands, as the knowledge produced must never remain sterile before the peculiarity involving the training of the Physical Education teacher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaMOREIRA, Wagner Wey48504556891http://lattes.cnpq.br/5798244047692726ARAÚJO, Carolina Morais de2016-07-26T19:10:22Z2014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfARAÚJO, Carolina Morais de. Implicações dos projetos de extensão universitária para a formação do professor de Educação Física. 2014. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/322porALMEIDA, L. P. de; SAMPAIO, J. H. Extensão Universitária: aprendizagens para transformações necessárias no mundo da vida. Revista Dialogos: construção conceitual de extensão e outras reflexões significativas, Brasília, v.14, n.1, dez., 2010. ARAÚJO, M. A. M. et. al. Extensão Universitária um laboratório social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. de M. L. da. Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 135-161, jul., 2010. BELLONI, I. Função da universidade: notas para reflexão. Coletânea CBE Universidade e Educação. Campinas, SP: Papirus: CEDES, 1992. BESNOSIK, M. H. da R.; LOPES, J. S. Tempestades de (pré)conceitos: as representações de estudantes de graduação sobre extensão universitária. 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