Ideias sobre serviços ecossistêmicos e sua relação com percepção ambiental em dissertações (1981-2020)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: TAROZO, Larissa de Freitas Paula Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1616
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre percepção ambiental (PA) e serviços ecossistêmicos (SE) que têm sido estabelecidas nas pesquisas brasileiras em EA de 1981 a 2020. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa do tipo “estado da arte” que se insere no âmbito do “Projeto EArte”. Primeiramente, buscamos mapear as produções acadêmicas sobre Serviços Ecossistêmicos no campo da Educação Ambiental e, posteriormente, investigamos as relações que vêm sendo estabelecidas entre Serviços Ecossistêmicos e a percepção ambiental. Os oito trabalhos que constituíram o corpus documental desta pesquisa são dissertações de mestrado desenvolvidas em IES públicas de todas as regiões do país com exceção do nordeste. Este trabalho se configura como exploratório, descritivo, panorâmico cuja categoria analítica provém dos documentos e do referencial teórico. Como principais resultados da análise foram construídas três ideias emergentes a partir de parágrafos retirados das dissertações: conceituação de serviços ecossistêmicos e a sua monetização, distanciamento da dicotomia ser humano x natureza e EA como processo de mudança. Consideramos, após análises, duas hipóteses (I) para que uma função ecossistêmica seja considerada um serviço que pode ser apontado como um benefício para os seres humanos, é necessário que os autores envolvidos primeiro percebam essa atividade e (II) para que haja uma melhor co-construção de percepções de serviços ecossistêmicos, faz-se necessário um diálogo intercultural entre comunidades envolvidas para atrelar as cosmopercepções dos povos locais.
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spelling Ideias sobre serviços ecossistêmicos e sua relação com percepção ambiental em dissertações (1981-2020)Percepção ambiental.Serviços ecossistêmicos.Estado da Arte.Percepción ambiental.Servicios de ecosistema.Estado del arte.CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre percepção ambiental (PA) e serviços ecossistêmicos (SE) que têm sido estabelecidas nas pesquisas brasileiras em EA de 1981 a 2020. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa do tipo “estado da arte” que se insere no âmbito do “Projeto EArte”. Primeiramente, buscamos mapear as produções acadêmicas sobre Serviços Ecossistêmicos no campo da Educação Ambiental e, posteriormente, investigamos as relações que vêm sendo estabelecidas entre Serviços Ecossistêmicos e a percepção ambiental. Os oito trabalhos que constituíram o corpus documental desta pesquisa são dissertações de mestrado desenvolvidas em IES públicas de todas as regiões do país com exceção do nordeste. Este trabalho se configura como exploratório, descritivo, panorâmico cuja categoria analítica provém dos documentos e do referencial teórico. Como principais resultados da análise foram construídas três ideias emergentes a partir de parágrafos retirados das dissertações: conceituação de serviços ecossistêmicos e a sua monetização, distanciamento da dicotomia ser humano x natureza e EA como processo de mudança. Consideramos, após análises, duas hipóteses (I) para que uma função ecossistêmica seja considerada um serviço que pode ser apontado como um benefício para os seres humanos, é necessário que os autores envolvidos primeiro percebam essa atividade e (II) para que haja uma melhor co-construção de percepções de serviços ecossistêmicos, faz-se necessário um diálogo intercultural entre comunidades envolvidas para atrelar as cosmopercepções dos povos locais.La presente investigación tiene como objetivo investigar las relaciones entre la percepción ambiental (PA) y los servicios ecosistémicos (SE) que han sido establecidas en las investigaciones brasileñas en EA (Educación Ambiental) de 1981 a 2020. Se realizó una investigación exploratoria cualitativa del tipo "estado del arte" que se enmarca en el ámbito del "Proyecto EArte". En primer lugar, buscamos mapear las producciones académicas sobre Servicios Ecosistémicos en el campo de la Educación Ambiental, y posteriormente investigamos las relaciones que se han establecido entre los Servicios Ecosistémicos y la Percepción Ambiental. Los ocho trabajos que constituyeron el corpus documental de esta investigación son disertaciones de maestría desarrolladas en Instituciones de Educación Superior (IES) públicas de todas las regiones del país, excepto el nordeste. Este trabajo se configura como exploratorio, descriptivo, panorámico, cuya categoría analítica proviene de los documentos y del marco teórico. Como principales resultados del análisis, se construyeron tres ideas emergentes a partir de párrafos extraídos de las disertaciones: la conceptualización de los servicios ecosistémicos y su monetización, la superación de la dicotomía entre ser humano y naturaleza, y la Educación Ambiental como proceso de cambio. Consideramos, después de análisis, dos hipótesis (I) para que una función ecosistémica sea considerada un servicio, es necesario que los autores involucrados primero perciban esta actividad y que pueda apuntarse un beneficio para los seres humanos, y (II) para lograr una mejor co-construcción de percepciones de servicios ecosistémicos, es necesario un diálogo intercultural entre las comunidades involucradas para vincular las cosmovisiones de los pueblos locales.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoKATO, Danilo Seithi21568438800http://lattes.cnpq.br/8887588890591886TAROZO, Larissa de Freitas Paula Silva2024-01-15T13:55:10Z2023-08-292024-01-15T13:55:10Z2023-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-01-16T02:02:50Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-01-16T02:02:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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