Mídia-educação para a sustentabilidade: uma proposta para estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: SILVA, Douglas Eduardo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/436
Resumo: Esta pesquisa é motivada pelas recentes demandas de integrar a escola ao movimento maior de engajamento da cooperação cidadã, empoderando seus alunos por meio de novas capacidades e competências referentes às mídias e à autonomia de se expressar de modo crítico e reflexivo. Perante a diversas indagações a respeito do modo como tal associação pode ser realizada, a questão fundamental que justifica esta pesquisa é: como integrar o estudo do tema sustentabilidade com as demandas pelo uso de tecnologias digitais na educação? Para obter essa resposta, este trabalho teve como objetivo geral testar a viabilidade, em sala de aula, do material do projeto Mídia-educação para a sustentabilidade, desenvolvido por professores do grupo de pesquisa Educação, Mídia e Novas Cidadanias da UFTM, no escopo Programa Novos Talentos da Capes. Consequentemente traçamos três objetivos específicos: aprimorar a proposta original, propondo a análise crítica das questões sobre sustentabilidade para os alunos; incrementar o material original, criando fichas de atividades, tutoriais para uso de aplicativos e uma sala de aula virtual que possa integrar estudantes com o interesse comum por questões ambientais; e avaliar o impacto da iniciativa e sua viabilidade no ambiente escolar. Com a intenção de atingir tais objetivos, optou-se por utilizar como ferramenta metodológica a pesquisa-ação, o qual implica a participação direta do pesquisador na pesquisa. Para a estruturação das cinco oficinas, foi utilizado como apoio o material multimodal (Siqueira, Berardi e Martins, 2014), o qual foi testado em uma escola de educação básica do município de Uberaba-MG. A fundamentação teórica sobre a mídia-educação foi baseada em Bévort e Belloni (2009), Buckingham (2003), Kellner e Share (2008), Siqueira (2008). Já para o tema sustentabilidade foi utilizado o documento a Carta da Terra (1992), da Unesco, e alguns autores como Gadotti (2015), Keeler e Burke (2010), Milaré (2007) e Nóbile (2003). Sobre a relação da sustentabilidade e a educação foi utilizado documentos como os PCNs e autores como Freire (1996), Leff (2001) e Loureiro (2008). O desenvolvimento do estudo foi divido em 3 partes: aplicação das oficinas na escola; apresentação à comunidade escolar e oficina 5 realizada na UFTM. Os resultados foram analisados observando a qualidade dos participantes no uso dessas habilidades recém aprendidas nas oficinas para a criação de suas produções, desta maneira, alcançouse uma margem para se estruturar um mapeamento das competências e das capacidades de como integrar a escola ao contexto mais extenso da cultura digital.
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spelling Mídia-educação para a sustentabilidade: uma proposta para estudantes do ensino médioPesquisa-ação.Mídia-Educação.Sustentabilidade.Engajamento.Action-research.Education-media.Sustainability.Engagement.EducaçãoEsta pesquisa é motivada pelas recentes demandas de integrar a escola ao movimento maior de engajamento da cooperação cidadã, empoderando seus alunos por meio de novas capacidades e competências referentes às mídias e à autonomia de se expressar de modo crítico e reflexivo. Perante a diversas indagações a respeito do modo como tal associação pode ser realizada, a questão fundamental que justifica esta pesquisa é: como integrar o estudo do tema sustentabilidade com as demandas pelo uso de tecnologias digitais na educação? Para obter essa resposta, este trabalho teve como objetivo geral testar a viabilidade, em sala de aula, do material do projeto Mídia-educação para a sustentabilidade, desenvolvido por professores do grupo de pesquisa Educação, Mídia e Novas Cidadanias da UFTM, no escopo Programa Novos Talentos da Capes. Consequentemente traçamos três objetivos específicos: aprimorar a proposta original, propondo a análise crítica das questões sobre sustentabilidade para os alunos; incrementar o material original, criando fichas de atividades, tutoriais para uso de aplicativos e uma sala de aula virtual que possa integrar estudantes com o interesse comum por questões ambientais; e avaliar o impacto da iniciativa e sua viabilidade no ambiente escolar. Com a intenção de atingir tais objetivos, optou-se por utilizar como ferramenta metodológica a pesquisa-ação, o qual implica a participação direta do pesquisador na pesquisa. Para a estruturação das cinco oficinas, foi utilizado como apoio o material multimodal (Siqueira, Berardi e Martins, 2014), o qual foi testado em uma escola de educação básica do município de Uberaba-MG. A fundamentação teórica sobre a mídia-educação foi baseada em Bévort e Belloni (2009), Buckingham (2003), Kellner e Share (2008), Siqueira (2008). Já para o tema sustentabilidade foi utilizado o documento a Carta da Terra (1992), da Unesco, e alguns autores como Gadotti (2015), Keeler e Burke (2010), Milaré (2007) e Nóbile (2003). Sobre a relação da sustentabilidade e a educação foi utilizado documentos como os PCNs e autores como Freire (1996), Leff (2001) e Loureiro (2008). O desenvolvimento do estudo foi divido em 3 partes: aplicação das oficinas na escola; apresentação à comunidade escolar e oficina 5 realizada na UFTM. Os resultados foram analisados observando a qualidade dos participantes no uso dessas habilidades recém aprendidas nas oficinas para a criação de suas produções, desta maneira, alcançouse uma margem para se estruturar um mapeamento das competências e das capacidades de como integrar a escola ao contexto mais extenso da cultura digital.This research originated in the obligation to incorporate the school in the engagement of citizen cooperation, empowering its students through the means of new capabilities and competences related to the media and the autonomy to give one’s opinion in critical and reflective manner. Faced with several questions related to how this link can happen, the fundamental question that justifies this research is: Integrating the Study theme with sustainability as hair Demands Digital Technologies Usage in Education?To find the answer, this work had as its general objective: to test the feasibility, in the classroom, of the material from the project “Education-media for sustainability”, developed by professors of the research group “Education, Media and New Citizenships” from the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), in the program area of “New Talents” by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Consequently, we traced three specific objectives: to improve the original proposition, proposing the critical analysis of matters about sustainability to students; to increment the original material, creating activity cards, tutorials for using applications and an on-line classroom which can connect students with a common interest in environmental issues; to evaluate the impact of the initiative and its feasibility in the school environment. In order to reach this objectives, we chose to use as a methodological tool the action-research, a very used methodology in the field of education, in which the researcher participates directly in the research. For the structuring of the five workshops, we used as a support, the multimodal material (Siqueira; Berardi; Martins, 2014), which was tested in and elementary school in the municipality of Uberaba-MG. The theoretical basis about education-media was based on Bévort; Belloni, (2009); Buckingham, (2003); Kellner; Share, (2008), Siqueira, (2008). For the sustainability theme, we used the Unesco document – the Earth Charter, (1992) and some authors as Gadotti, (2015), Keeler; Burke, (2010), Milaré, (2007) and Nóbile, (2003). Regarding the relation between sustainability and education, we used documents as The National Curricular Parameters (PCNs) and authors as Freire, (1996); Leff, (2001) and Loureiro (2008).The development of the study was divided into 3 parts: application of workshops in the school; presentation to the school community and the fifth workshop held at UFTM. The results were analyzed noticing the quality of participants’ use of these abilities, newly-learned in the workshops for the creation of their works, in this way we achieved a margin to structure a mapping of skills and capabilities as part of the school to the wider context of digital culture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSIQUEIRA, Alexandra Bujokas de17402642828http://lattes.cnpq.br/9128093573466760SILVA, Douglas Eduardo2017-11-16T18:15:01Z2016-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Douglas Eduardo. Mídia-educação para a sustentabilidade: uma proposta para estudantes do ensino médio. 2016. 152f. 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description Esta pesquisa é motivada pelas recentes demandas de integrar a escola ao movimento maior de engajamento da cooperação cidadã, empoderando seus alunos por meio de novas capacidades e competências referentes às mídias e à autonomia de se expressar de modo crítico e reflexivo. Perante a diversas indagações a respeito do modo como tal associação pode ser realizada, a questão fundamental que justifica esta pesquisa é: como integrar o estudo do tema sustentabilidade com as demandas pelo uso de tecnologias digitais na educação? Para obter essa resposta, este trabalho teve como objetivo geral testar a viabilidade, em sala de aula, do material do projeto Mídia-educação para a sustentabilidade, desenvolvido por professores do grupo de pesquisa Educação, Mídia e Novas Cidadanias da UFTM, no escopo Programa Novos Talentos da Capes. Consequentemente traçamos três objetivos específicos: aprimorar a proposta original, propondo a análise crítica das questões sobre sustentabilidade para os alunos; incrementar o material original, criando fichas de atividades, tutoriais para uso de aplicativos e uma sala de aula virtual que possa integrar estudantes com o interesse comum por questões ambientais; e avaliar o impacto da iniciativa e sua viabilidade no ambiente escolar. Com a intenção de atingir tais objetivos, optou-se por utilizar como ferramenta metodológica a pesquisa-ação, o qual implica a participação direta do pesquisador na pesquisa. Para a estruturação das cinco oficinas, foi utilizado como apoio o material multimodal (Siqueira, Berardi e Martins, 2014), o qual foi testado em uma escola de educação básica do município de Uberaba-MG. A fundamentação teórica sobre a mídia-educação foi baseada em Bévort e Belloni (2009), Buckingham (2003), Kellner e Share (2008), Siqueira (2008). Já para o tema sustentabilidade foi utilizado o documento a Carta da Terra (1992), da Unesco, e alguns autores como Gadotti (2015), Keeler e Burke (2010), Milaré (2007) e Nóbile (2003). Sobre a relação da sustentabilidade e a educação foi utilizado documentos como os PCNs e autores como Freire (1996), Leff (2001) e Loureiro (2008). O desenvolvimento do estudo foi divido em 3 partes: aplicação das oficinas na escola; apresentação à comunidade escolar e oficina 5 realizada na UFTM. Os resultados foram analisados observando a qualidade dos participantes no uso dessas habilidades recém aprendidas nas oficinas para a criação de suas produções, desta maneira, alcançouse uma margem para se estruturar um mapeamento das competências e das capacidades de como integrar a escola ao contexto mais extenso da cultura digital.
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