Conhecimento e experiência de graduandos de enfermagem em terapia infusional e acessos vasculares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: ALVARENGA, Jaciara Tiago Antunes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1404
Resumo: Introdução: O acesso vascular é uma das principais modalidades de tratamento utilizado na assistência à saúde, podendo apresentar cateteres com diversos calibres, modelos, comprimentos e materiais. Vale ressaltar que uma das práticas corriqueiras como papel do profissional enfermeiro é o manejo da terapia infusional como um todo, incluindo o manuseio de diversos acessos vasculares e suas complexidades. É fundamental que os graduandos de enfermagem tenham conhecimento científico sobre o procedimento e pensamento crítico na abordagem clínica do paciente. Assim, faz-se necessária a identificação das debilidades que os graduandos de enfermagem apresentam durante a formação, realizando a utilização de um processo avaliativo, a fim de promover a consolidação do conhecimento, atualização sobre os temas e incentivar o seu constante aprimoramento. Objetivo: Analisar o conhecimento e experiência de graduandos de enfermagem, relacionados a terapia infusional e acessos vasculares. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, analítica e com abordagem quantitativa, por meio de questionário eletrônico aplicado a 123 alunos de graduação em enfermagem de uma instituição pública do interior de Minas Gerais. O instrumento foi submetido à validação de face e conteúdo por um comitê de especialistas da área; este apresenta questões sobre dados demográficos e de formação profissional e acadêmica e um questionário contendo itens baseados em evidências por revisão da literatura. Resultados: A maioria dos graduandos de enfermagem era do sexo feminino (n=115/93,5%); no 4º ano do curso (n=46/37,4%) e não trabalham na área da saúde (n=112/91,1%), com mediana de idade de 51 anos (DP± 18,504), a minoria possuía ocupação profissional (n=11/8,9%), exercendo a função de Técnico de enfermagem (n=08/72,7%), realizaram aula teórica sobre o tema (N=111/90,2%), atividades práticas (n=103=83,7%), aulas complementares (n=64/52,0%) e cursos (N=105/85,4%). A maioria considerou o ensino recebido insuficiente para atuar na prática clínica (n=107/87, 0%), realizou tentativa de puncionar 63 (51,2%), teve como primeira experiência de punção de um acesso venoso periférico um paciente adulto 47 (74,6%), foi supervisionado (n=60/95, 2%), com predominância do profissional professor (n=37/59,7%) e se sentiu seguro em relação à este durante o procedimento (n =40/64,5%). A maioria relata que já realizou curativo em acesso venoso periférico (n=76/61,8%) e foi supervisionado (n=74/97,3%). A maior parte deles nunca realizou curativo em Acesso Venoso Central (N=100/81,83%). A média de pontos geral de conhecimento foi de 78,1 pontos (DP± 8,975). A realização de aulas práticas nos serviços de saúde foi indicada como preditora para um melhor conhecimento sobre terapia infusional e acesso vascular. Discussão: Deve-se focalizar em um ensino reflexivo, que estimule e ajude os graduandos de enfermagem na construção de suas habilidades e competências, para a constituição de sua identidade profissional, conquista de autonomia, liderança, resolução de conflitos, tomada de decisão, gestão e gerência em enfermagem. Conclusão: Nesse contexto, devido a literatura escassa sobre o tema, demonstra-se a necessidade de mais pesquisas, em instituições distintas, para maiores discussões sobre a temática e melhoria da qualidade de ensino, frente às necessidades dos brasileiros, repensando a realidade da estrutura curricular dos cursos da área de saúde, em especial da enfermagem.
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spelling Conhecimento e experiência de graduandos de enfermagem em terapia infusional e acessos vascularesKnowledge and experience of nursing undergraduates in infusion therapy and vascular accessConocimiento y experiencia de los estudiantes de enfermería en terapia de infusión y acceso vascularEnfermagem.Dispositivos de acesso vascular.Conhecimento.Educação em enfermagem.Programas de graduação em enfermagem.Nursing.Vascular access devices.Knowledge.Education, nursing.Education, nursing, baccalaureate.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMIntrodução: O acesso vascular é uma das principais modalidades de tratamento utilizado na assistência à saúde, podendo apresentar cateteres com diversos calibres, modelos, comprimentos e materiais. Vale ressaltar que uma das práticas corriqueiras como papel do profissional enfermeiro é o manejo da terapia infusional como um todo, incluindo o manuseio de diversos acessos vasculares e suas complexidades. É fundamental que os graduandos de enfermagem tenham conhecimento científico sobre o procedimento e pensamento crítico na abordagem clínica do paciente. Assim, faz-se necessária a identificação das debilidades que os graduandos de enfermagem apresentam durante a formação, realizando a utilização de um processo avaliativo, a fim de promover a consolidação do conhecimento, atualização sobre os temas e incentivar o seu constante aprimoramento. Objetivo: Analisar o conhecimento e experiência de graduandos de enfermagem, relacionados a terapia infusional e acessos vasculares. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, analítica e com abordagem quantitativa, por meio de questionário eletrônico aplicado a 123 alunos de graduação em enfermagem de uma instituição pública do interior de Minas Gerais. O instrumento foi submetido à validação de face e conteúdo por um comitê de especialistas da área; este apresenta questões sobre dados demográficos e de formação profissional e acadêmica e um questionário contendo itens baseados em evidências por revisão da literatura. Resultados: A maioria dos graduandos de enfermagem era do sexo feminino (n=115/93,5%); no 4º ano do curso (n=46/37,4%) e não trabalham na área da saúde (n=112/91,1%), com mediana de idade de 51 anos (DP± 18,504), a minoria possuía ocupação profissional (n=11/8,9%), exercendo a função de Técnico de enfermagem (n=08/72,7%), realizaram aula teórica sobre o tema (N=111/90,2%), atividades práticas (n=103=83,7%), aulas complementares (n=64/52,0%) e cursos (N=105/85,4%). A maioria considerou o ensino recebido insuficiente para atuar na prática clínica (n=107/87, 0%), realizou tentativa de puncionar 63 (51,2%), teve como primeira experiência de punção de um acesso venoso periférico um paciente adulto 47 (74,6%), foi supervisionado (n=60/95, 2%), com predominância do profissional professor (n=37/59,7%) e se sentiu seguro em relação à este durante o procedimento (n =40/64,5%). A maioria relata que já realizou curativo em acesso venoso periférico (n=76/61,8%) e foi supervisionado (n=74/97,3%). A maior parte deles nunca realizou curativo em Acesso Venoso Central (N=100/81,83%). A média de pontos geral de conhecimento foi de 78,1 pontos (DP± 8,975). A realização de aulas práticas nos serviços de saúde foi indicada como preditora para um melhor conhecimento sobre terapia infusional e acesso vascular. Discussão: Deve-se focalizar em um ensino reflexivo, que estimule e ajude os graduandos de enfermagem na construção de suas habilidades e competências, para a constituição de sua identidade profissional, conquista de autonomia, liderança, resolução de conflitos, tomada de decisão, gestão e gerência em enfermagem. Conclusão: Nesse contexto, devido a literatura escassa sobre o tema, demonstra-se a necessidade de mais pesquisas, em instituições distintas, para maiores discussões sobre a temática e melhoria da qualidade de ensino, frente às necessidades dos brasileiros, repensando a realidade da estrutura curricular dos cursos da área de saúde, em especial da enfermagem.Introduction: Vascular access is one of the main treatment modalities used in health care, and can present catheters with different calibers, models, lengths and materials. It is noteworthy that one of the common practices as the role of the professional nurse is the management of infusion therapy as a whole, including the handling of various vascular accesses and their complexities. It is essential that nursing students have scientific knowledge about the procedure and critical thinking in the clinical approach to the patient. Thus, it is necessary to identify the weaknesses that nursing students have during training, using an evaluation process in order to promote the consolidation of knowledge, update on the topics and encourage their constant improvement. Objective: To analyze the knowledge and experience of nursing students related to infusion therapy and vascular access. Methodology: This is a descriptive, crosssectional, analytical research with a quantitative approach through an electronic questionnaire applied to 123 undergraduate nursing students from a public institution in the interior of Minas Gerais. The instrument was submitted to face and content validation by a committee of experts in the field, it presents questions about demographic data and professional and academic education and a questionnaire containing items based on evidence from a literature review. Results: Most undergraduate nursing students were female (n=115/93.5%); in the 4th year of the course (n=46/37.4%) and do not work in the health area (n=112/91.1%), with a median age of 51 years (SD±18.504), the minority had an occupation professional (n =11/8.9%), acting as a Nursing Technician (n =08/72.7%), held theoretical classes on the subject (N=111/90.2%), practical activities ( n =103=83.7%), complementary classes (n=64/52.0%) and courses (N=105/85.4%). Most considered the teaching received insufficient to work in clinical practice (n = 107/87, 0%), attempted to puncture 63 (51.2%), had an adult patient as their first experience of puncture of a peripheral venous access. 47 (74.6%), were supervised (n 60/95, 2%), with a predominance of the professional teacher (n =37/59.7%) and felt secure in relation to the same during the procedure (n =40 /64.5%). Most reported that they had already undergone dressings in peripheral venous access (n =76/61.8%) and were supervised (n =74/97.3%). The majority had never undergone a central venous access dressing (N=100/81.83%). The average of general knowledge points was 78.1 points (SD± 8.975). The performance of practical classes in health services was indicated as a predictor for better knowledge about infusion therapy and vascular access. Discussion: One should focus on reflective teaching, which encourages and helps nursing students in the construction of their skills and competences, for the construction of their professional identity, achievement of autonomy, leadership, conflict resolution, decision-making, management and nursing management. Conclusion: In this context, due to the scarce literature on the subject, the need for further research is demonstrated, in different institutions, for further discussions on the subject and improvement of the quality of teaching, given the needs of Brazilians, rethinking the reality of the structure. curriculum of courses in the health area, especially in nursing.Introducción: El acceso vascular es una de las principales modalidades de tratamiento utilizadas en el cuidado de la salud, pudiendo presentar catéteres con diferentes calibres, modelos, longitudes y materiales. Es de destacar que una de las prácticas habituales según el rol del profesional de enfermería es el manejo de la terapia de infusión en su conjunto, incluyendo el manejo de diversos accesos vasculares y sus complejidades. Es fundamental que los estudiantes de enfermería tengan conocimientos científicos sobre el procedimiento y pensamiento crítico en el abordaje clínico del paciente. Así, es necesario identificar las debilidades que tienen los estudiantes de enfermería durante su formación, utilizando un proceso de evaluación con el fin de promover la consolidación de conocimientos, la actualización de los temas y fomentar su mejora constante. Objetivo: Analizar los conocimientos y la experiencia de los estudiantes de enfermería relacionados con la terapia de infusión y el acceso vascular. Metodología: Se trata de una investigación descriptiva, transversal, analítica con enfoque cuantitativo a través de un cuestionario electrónico aplicado a 123 estudiantes de pregrado en enfermería de una institución pública del interior de Minas Gerais. El instrumento fue sometido a validación presencial y de contenido por un comité de expertos en la materia, presenta preguntas sobre datos demográficos y formación profesional y académica y un cuestionario que contiene ítems basados en evidencia de revisión de literatura. Resultados: la mayoría de los estudiantes de licenciatura en enfermería eran mujeres (n = 115 / 93,5%); en el 4o año del curso (n = 46 / 37,4%) y no trabaja en el área de salud (n = 112 / 91,1%), con una mediana de edad de 51 años (DE ± 18,504), la minoría tenía una ocupación profesional (n = 11 / 8,9%), en ejercicio de Técnico en Enfermería (n = 08 / 72,7%), impartió clases teóricas sobre la materia (N = 111 / 90,2%), actividades prácticas (n = 103 = 83,7%), clases complementarias (n = 64 / 52,0%) y cursos (N = 105 / 85,4%). La mayoría consideró que la enseñanza recibida era insuficiente para trabajar en la práctica clínica (n = 107/87, 0%), intentó pinchar 63 (51,2%), tuvo un paciente adulto como su primera experiencia de punción de un acceso venoso periférico.47 ( 74,6%), estuvo supervisado (n 60/95, 2%), con predominio del docente profesional (n = 37 / 59,7%) y se sintió seguro en relación con el mismo durante el procedimiento (n = 40 / 64,5%) . La mayoría refirió que ya se habían sometido a vendajes en el acceso venoso periférico (n = 76 / 61,8%) y fueron supervisados (n = 74 / 97,3%). La mayoría nunca se había sometido a un apósito de acceso venoso central (N = 100 / 81,83%). El promedio de puntos de conocimiento general fue de 78,1 puntos (DE ± 8,975). La realización de clases prácticas en los servicios de salud se indicó como predictor de un mejor conocimiento sobre la terapia de infusión y el acceso vascular. Discusión: Debe enfocarse en la enseñanza reflexiva, que incentive y ayude a los estudiantes de enfermería en la construcción de sus habilidades y competencias, para la construcción de su identidad profesional, el logro de la autonomía, el liderazgo, la resolución de conflictos, la toma de decisiones, la gestión y la gestión de enfermería. Conclusión: En este contexto, debido a la escasa literatura sobre el tema, se demuestra la necesidad de más investigaciones, en diferentes instituciones, para profundizar el debate sobre el tema y mejorar la calidad de la enseñanza, dadas las necesidades de los brasileños, repensando la realidad. de la estructura curricular de los cursos del área de la salud, especialmente en enfermería.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeTOFFANO, Silmara Elaine Malaguti27808332895http://lattes.cnpq.br/3063627174977534ALVARENGA, Jaciara Tiago Antunes2022-10-17T18:25:55Z2022-02-142022-10-17T18:25:55Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-18T02:02:42Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-18T02:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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