Um olhar para a inteligência corporal cinestésica expressa em aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: SOUZA, Andrezza Papini Alkmim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/195
Resumo: O objetivo deste estudo foi observar, descrever e interpretar como acontecem, na atuação pedagógica dos professores, as possíveis estimulações dos potenciais dos alunos durante as aulas de Educação Física nas escolas de educação básica de Uberaba/MG. Buscamos desvelar como ocorrem as aulas de Educação Física; compreender as situações de ensino-aprendizagem na prática pedagógica do professor; identificar as estratégias de ensino e os conteúdos desenvolvidos em suas aulas e, analisar o conhecimento do professor acerca da Teoria das Inteligências Múltiplas. Esta Teoria baliza nossos estudos, pois acreditamos que é da responsabilidade do professor de Educação Física identificar os potenciais, principalmente os corporais, dos seus alunos, desenvolver as possibilidades de criar situações diferenciadas, as quais consigam levar seus alunos à compreensão do que ensina. Para isso optamos por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, que, de acordo com os instrumentos escolhidos, fosse possível perceber diferentes perspectivas da atuação docente. Como instrumento de coleta de informações utilizamos um questionário a fim de caracterizar nossos sujeitos; utilizamos ainda uma entrevista semiestruturada, permitindo que os sujeitos expressassem livremente seus conceitos. Além disso, optamos pela observação das aulas como técnica metodológica, o que nos permitiu mergulhar no universo dos sujeitos, no local em que se dá a atuação deles e onde seria possível identificar sem a priori e preconceitos, conhecer suas estratégias de ensino, os conteúdos ministrados e a relação estabelecida entre professor e aluno. Após a coleta das informações, analisamos sob o método proposto por Laville e Dione (1999), interpretando os dados e buscando apontar diretrizes para reais propostas de atividades pautadas na Teoria das Inteligências Múltiplas. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores do total de 5 escolas municipais e 4 escolas privadas. O ano escolar escolhido foi o 5º ano, escolha esta que se deu pelo período maturacional que se encontram esses indivíduos, pois é nesse momento em que eles começam a combinar e a refinar suas habilidades motoras fundamentais, de maneira mais complexa, sendo um excelente momento para a descoberta de infinitas execuções motoras. Após a coleta das informações e a análise dos dados, propusemo-nos a cruzar os dados para melhor interpretar os questionamentos que geraram este estudo. Percebemos que os professores repetem muitas práticas já vivenciadas no cotidiano dos alunos, não proporcionando diferentes situações em suas aulas. Embora a Teoria das Inteligências Múltiplas já tenha completado 30 anos de lançamento acadêmico, verificamos que muitos professores ainda não a conhecem, e aqueles que declaram conhecê-la não demonstram compreensão de seus princípios básicos. Com a observação das aulas somadas à realização das entrevistas, percebemos que existem apontamentos expressos no discurso dos professores que ainda não se concretizam em suas práticas em aulas. Portanto, acreditamos que é preciso refletir se o professor tem uma postura transformadora, se possibilita oportunidades variadas de aprendizagem, se auxilia a busca pelo conhecimento, e se se preocupa com a formação integral e o desenvolvimento pessoal de cada um de seus educandos.
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Esta Teoria baliza nossos estudos, pois acreditamos que é da responsabilidade do professor de Educação Física identificar os potenciais, principalmente os corporais, dos seus alunos, desenvolver as possibilidades de criar situações diferenciadas, as quais consigam levar seus alunos à compreensão do que ensina. Para isso optamos por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, que, de acordo com os instrumentos escolhidos, fosse possível perceber diferentes perspectivas da atuação docente. Como instrumento de coleta de informações utilizamos um questionário a fim de caracterizar nossos sujeitos; utilizamos ainda uma entrevista semiestruturada, permitindo que os sujeitos expressassem livremente seus conceitos. Além disso, optamos pela observação das aulas como técnica metodológica, o que nos permitiu mergulhar no universo dos sujeitos, no local em que se dá a atuação deles e onde seria possível identificar sem a priori e preconceitos, conhecer suas estratégias de ensino, os conteúdos ministrados e a relação estabelecida entre professor e aluno. Após a coleta das informações, analisamos sob o método proposto por Laville e Dione (1999), interpretando os dados e buscando apontar diretrizes para reais propostas de atividades pautadas na Teoria das Inteligências Múltiplas. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores do total de 5 escolas municipais e 4 escolas privadas. O ano escolar escolhido foi o 5º ano, escolha esta que se deu pelo período maturacional que se encontram esses indivíduos, pois é nesse momento em que eles começam a combinar e a refinar suas habilidades motoras fundamentais, de maneira mais complexa, sendo um excelente momento para a descoberta de infinitas execuções motoras. Após a coleta das informações e a análise dos dados, propusemo-nos a cruzar os dados para melhor interpretar os questionamentos que geraram este estudo. Percebemos que os professores repetem muitas práticas já vivenciadas no cotidiano dos alunos, não proporcionando diferentes situações em suas aulas. Embora a Teoria das Inteligências Múltiplas já tenha completado 30 anos de lançamento acadêmico, verificamos que muitos professores ainda não a conhecem, e aqueles que declaram conhecê-la não demonstram compreensão de seus princípios básicos. Com a observação das aulas somadas à realização das entrevistas, percebemos que existem apontamentos expressos no discurso dos professores que ainda não se concretizam em suas práticas em aulas. Portanto, acreditamos que é preciso refletir se o professor tem uma postura transformadora, se possibilita oportunidades variadas de aprendizagem, se auxilia a busca pelo conhecimento, e se se preocupa com a formação integral e o desenvolvimento pessoal de cada um de seus educandos.The subject of this study was to observe, describe and interpret as they happen, in the teachers' pedagogical practice, the possible stimulations of potentials of students during Physical Education classes in schools for basic education of Uberaba/MG. We try to reveal how occur Physical Education classes; understand the situations of teaching-learning in the pedagogical practice of professor; identify teaching strategies and content developed in their classes, and analyze the knowledge of professor about the Theory of Multiple Intelligences. This Theory based our studies, because we believe that it is the responsibility of the Physical Education teacher identify potential, especially the body, of its students, develop the endless possibilities to create differentiated situations, which will be able to lead their students to the understanding of what he teaches. For this reason we choose for a qualitative approach of descriptive type, which, in accordance with the instruments chosen, it was possible to perceive different perspectives of teaching practice. As instrument of collection of information we used a questionnaire in order to characterize our subjects; we still have a semi-structured interview, allowing subjects to freely express their concepts and its principles. In addition, we have opted for observation of classes such as methodological technique, which allowed us immerse in the world of the subjects, at the place where actuating them and where it would be possible to identify without a priori and prejudices, know their teaching strategies, the content taught and the relationship established between teacher and student. After the collection of information, we analyzed under the method proposed by Laville and Dione (1999), interpreting the data and trying to point guidelines for actual proposals of activities centered on the Theory of Multiple Intelligences. The research subjects were 10 teachers from a total of 5 public schools and 4 private schools. The school year chosen was the 5th year, choice is that if gave by maturational period who are these individuals, because it is at this moment in which they begin to combine and refine their motor skills, fundamental way more complex, being an excellent time for the discovery of infinite motor executions. After the collection of information and the analysis of the data, we propose to cross the data to better interpret the questions that generated this study. We noticed that the teachers are repeated many practices already experienced in the daily life of students, not providing different situations in their classes. Although the Theory of Multiple Intelligences has already completed 30 years of launching academic, we noticed that many teachers still do not know him, and those who declare knows it does not demonstrate understanding of its basic principles. With the observation of classes added to the realization of the interviews, we realized that there are accents expressed in the speech of teachers who have not yet materialized in their practices in classrooms. Therefore, we believe that it is necessary to reflect if the teacher has a posture transforming, if enables varied opportunities for learning, if assists the quest for knowledge, and if they’re concerned with the integral formation and the personal development of each one of their students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaNISTA-PICCOLO, Vilma Lení81968663800http://lattes.cnpq.br/7144740286058457SOUZA, Andrezza Papini Alkmim2015-12-15T16:02:23Z2014-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Andrezza Papini Alkmim. Um olhar para a inteligência corporal cinestésica expressa em aulas de educação física escolar. 2014. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/195porALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. ARROYO, M.G. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência . Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 183-197, set. 2005. ISSN 1981-4690. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594/18307>. BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 1, p. 53-63, set. 2000. ISSN 2179-3255. 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