Conhecimento e prática de puérperas sobre a higiene corporal do recém-nascido

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: SILVA, Maria Paula Custódio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1042
Resumo: Dificuldades e falta de conhecimento relacionadas à higiene do recém-nascido são identificadas em puérperas, mesmo após terem recebido orientação de profissionais da saúde. A formulação de rotinas e protocolos baseados em evidências científicas são imprescindíveis para direcionar a execução deste procedimento de maneira segura. O estudo objetivou identificar o conhecimento e a prática de puérperas assistidas em uma unidade de alojamento conjunto neonatal acerca da higiene corporal do recém-nascido, de um hospital de ensino. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, realizou-se um estudo metodológico seguindo três fases, a primeira fase foi a construção e validação, por nove juízes, de dois instrumentos de coleta de dados, um para avaliar o conhecimento e outro para observar a prática. O processo de validação ocorreu em três rodadas. Na segunda fase foi realizada análise semântica e teste piloto com um grupo de puérperas e a terceira fase constitui-se da análise estatística por meio do índice de validade do conteúdo acima de 80%. A segunda etapa, tratou-se de um estudo com delineamento descritivo de abordagem quantitativa, onde os instrumentos validados foram aplicados em dois grupos de puérperas, no primeiro avaliou-se o conhecimento de 207 puérperas e no segundo observou-se a prática do banho do recém-nascido de 60 puérperas. A coleta ocorreu nos meses de março a maio de 2019. Para descrever o conhecimento e a prática das puérperas, utilizou-se análise descritiva a partir de frequências absolutas e relativas dos itens. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da instituição. Mediante levantamento bibliográfico elaborou-se os instrumentos, o do conhecimento foi composto por 34 itens, sendo que o último item uma questão aberta sobre o coto umbilical e o da prática, do tipo check list, por 20 itens, possibilitando avaliar o conhecimento e práticas das puérperas participantes. Conclui-se que as puérperas apresentam elevado conhecimento sobre as questões de higiene corporal do recém-nascido, o que remete a uma boa avaliação das orientações prestadas pela equipe de enfermagem da unidade avaliada, entretanto lacunas foram observadas. Na prática dificuldades foram identificadas em todos os domínios. Ressalta-se a necessidade de orientações constantes e efetivas.
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A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, realizou-se um estudo metodológico seguindo três fases, a primeira fase foi a construção e validação, por nove juízes, de dois instrumentos de coleta de dados, um para avaliar o conhecimento e outro para observar a prática. O processo de validação ocorreu em três rodadas. Na segunda fase foi realizada análise semântica e teste piloto com um grupo de puérperas e a terceira fase constitui-se da análise estatística por meio do índice de validade do conteúdo acima de 80%. A segunda etapa, tratou-se de um estudo com delineamento descritivo de abordagem quantitativa, onde os instrumentos validados foram aplicados em dois grupos de puérperas, no primeiro avaliou-se o conhecimento de 207 puérperas e no segundo observou-se a prática do banho do recém-nascido de 60 puérperas. A coleta ocorreu nos meses de março a maio de 2019. Para descrever o conhecimento e a prática das puérperas, utilizou-se análise descritiva a partir de frequências absolutas e relativas dos itens. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da instituição. Mediante levantamento bibliográfico elaborou-se os instrumentos, o do conhecimento foi composto por 34 itens, sendo que o último item uma questão aberta sobre o coto umbilical e o da prática, do tipo check list, por 20 itens, possibilitando avaliar o conhecimento e práticas das puérperas participantes. Conclui-se que as puérperas apresentam elevado conhecimento sobre as questões de higiene corporal do recém-nascido, o que remete a uma boa avaliação das orientações prestadas pela equipe de enfermagem da unidade avaliada, entretanto lacunas foram observadas. Na prática dificuldades foram identificadas em todos os domínios. Ressalta-se a necessidade de orientações constantes e efetivas.Difficulties and lack of knowledge related to newborn hygiene are identified in puerperal women, even after receiving guidance from health professionals. The formulation of routines and protocols based on scientific evidence are essential to guide the execution of this procedure safely. The study aimed to identify the knowledge and practice of assisted mothers in a neonatal joint-care unit about newborn body hygiene in a teaching hospital. The research was developed in two stages. In the first, a methodological study was carried out following three phases. The first phase was the construction and validation by nine judges of two data collection instruments, one to evaluate knowledge and the other to observe the practice. The validation process took place in three rounds. In the second phase, a semantic analysis and pilot test were performed with a group of postpartum women and the third phase consisted of statistical analysis using the content validity index above 80%. The second stage was a descriptive study with a quantitative approach, in which the validated instruments were applied to two groups of postpartum women, in the first one, the knowledge of 207 postpartum women and in the second it was observed the practice of bathing the newborn of 60 postpartum women. The collection took place from March to May 2019. To describe the knowledge and practice of postpartum women, we used descriptive analysis from absolute and relative frequencies of the items. The research was approved by the research ethics committee of the institution. Through a bibliographic survey the instruments were elaborated, the knowledge was composed by 34 items, and the last item an open question about the umbilical stump and the practice, the check list type, by 20 items, allowing to evaluate the knowledge and practices of the participating mothers. It is concluded that the mothers have high knowledge about newborn body hygiene issues, which leads to a good evaluation of the guidelines provided by the nursing staff of the unit evaluated, but gaps were observed. In practice difficulties were identified in all domains. The need for constant and effective guidance is emphasized.Se identifican dificultades y falta de conocimiento relacionado con la higiene del recién nacido en mujeres puerperales, incluso después de recibir orientación de profesionales de la salud. La formulación de rutinas y protocolos basados en evidencia científica son esenciales para guiar la ejecución de este procedimiento de manera segura. El estudio tuvo como objetivo identificar el conocimiento y la práctica de las madres asistidas en una unidad de atención conjunta neonatal sobre la higiene corporal del recién nacido en un hospital universitario. La investigación se desarrolló en dos etapas. En el primero, se realizó un estudio metodológico después de tres fases: la primera fase fue la construcción y validación por nueve jueces de dos instrumentos de recolección de datos, uno para evaluar el conocimiento y el otro para observar la práctica. El proceso de validación tuvo lugar en tres rondas. En la segunda fase, se realizó un análisis semántico y una prueba piloto con un grupo de mujeres posparto y la tercera fase consistió en un análisis estadístico utilizando el índice de validez de contenido superior al 80%. La segunda etapa fue un estudio descriptivo con enfoque cuantitativo, en el cual los instrumentos validados se aplicaron a dos grupos de mujeres puerperales, en la primera se evaluó el conocimiento de 207 mujeres puerperales y en la segunda se observó la práctica del baño. Recién nacido de 60 mujeres posparto. La colección tuvo lugar de marzo a mayo de 2019. Para describir el conocimiento y la práctica de las mujeres posparto, utilizamos análisis descriptivos de frecuencias absolutas y relativas de los ítems. La investigación fue aprobada por el comité de ética de investigación de la institución. A través de una encuesta bibliográfica, se elaboraron los instrumentos, el conocimiento estuvo compuesto por 34 ítems, y el último ítem fue una pregunta abierta sobre el muñón umbilical y la práctica, el tipo de lista de verificación, por 20 ítems, lo que permitió evaluar el conocimiento y las prácticas. de las madres participantes. Se concluye que las madres tienen un alto conocimiento sobre los problemas de higiene corporal del recién nacido, lo que lleva a una buena evaluación de las orientaciones proporcionadas por el equipo de enfermería de la unidad evaluada, sin embargo, se observaron lagunas. En la práctica, se identificaron dificultades en todos los dominios. Se enfatiza la necesidad de una orientación constante y efectiva.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeCONTIM, Divanice97359785804http://lattes.cnpq.br/6019394514102047SILVA, Maria Paula Custódio2021-04-23T15:07:22Z2020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Maria Paula Custódio. Conhecimento e prática de puérperas sobre a higiene corporal do recém-nascido. 2020. 129f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1042porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-03-17T17:28:36Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/1042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-03-17T17:28:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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