O papel da re(escrita) na construção do sujeito autor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: COSTA, Sandra Helena Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/431
Resumo: A apropriação da escrita pelo aluno acontece em vários momentos de sua escolarização, todos eles mediados pelo professor: o estímulo para a produção do texto; a reflexão, que deve preceder e acompanhar todo o processo de produção; e, finalmente, a revisão, reestruturação e reescrita, que se constitui, também, em um produtivo momento de reflexão. Esta pesquisaação propõe-se a investigar o papel da reescrita na produção de textos de alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa e Oliveira, em Araxá-MG, contemplando o gênero “artigo de opinião”. Foi escolhido um grupo de alunos (em trono de três) para acompanhamento das produções, com o objetivo de verificar a evolução do nível de desempenho de cada um dos aprendizes escolhidos (tomando como referência o início e o fim da intervenção). Tendo como referência os textos produzidos pelos alunos, nosso propósito foi desenvolver um trabalho interventivo que levasse ao enriquecimento de sua competência textual e discursiva. Finalmente, cabe destacar que o projeto se apoia na literatura referente à reescrita, a saber, Geraldi (1995), Possenti (2005), Cavalcanti (2010), Ruiz (2010), Serafini (1989) e Marcuschi (2011), ou seja, estudiosos que consideram a reescrita uma etapa fundamental no processo de construção e aperfeiçoamento dos textos.
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spelling O papel da re(escrita) na construção do sujeito autorCompetência discursiva.Produção textual.Reescrita.LetrasA apropriação da escrita pelo aluno acontece em vários momentos de sua escolarização, todos eles mediados pelo professor: o estímulo para a produção do texto; a reflexão, que deve preceder e acompanhar todo o processo de produção; e, finalmente, a revisão, reestruturação e reescrita, que se constitui, também, em um produtivo momento de reflexão. Esta pesquisaação propõe-se a investigar o papel da reescrita na produção de textos de alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa e Oliveira, em Araxá-MG, contemplando o gênero “artigo de opinião”. Foi escolhido um grupo de alunos (em trono de três) para acompanhamento das produções, com o objetivo de verificar a evolução do nível de desempenho de cada um dos aprendizes escolhidos (tomando como referência o início e o fim da intervenção). Tendo como referência os textos produzidos pelos alunos, nosso propósito foi desenvolver um trabalho interventivo que levasse ao enriquecimento de sua competência textual e discursiva. Finalmente, cabe destacar que o projeto se apoia na literatura referente à reescrita, a saber, Geraldi (1995), Possenti (2005), Cavalcanti (2010), Ruiz (2010), Serafini (1989) e Marcuschi (2011), ou seja, estudiosos que consideram a reescrita uma etapa fundamental no processo de construção e aperfeiçoamento dos textos.The appropriation of writing by the student happens in various moments of his schooling, all them mediated by the teacher: the stimulus for the production of the text; the reflexion, which must preceed and follow all the process of production; and, finally, the review, restructure and rewriting, that also constitutes a productive moment of reflexion. This research-action proposes to investigate the role of rewriting in textual production by students from the last year before High School in Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira, in Araxá-MG, approaching the genre “opinion article”. A chosen group of students (around three) had their textual productions followed, by means of portfolio and the aim is to verify the evolution of the level of performance of each one of the chosen learners (taking as references the beginning and the end of the intervention). Taking into account the texts produced by the students, our aim is to develop an interventional work that leads to the enrichment of students’ textual and discursive competences. Finally, it's important to highlight that this project is based in the literature concerning to the rewriting, or rather, Geraldi (1995), Possenti (2005), Cavalcanti (2010), Ruiz (2010), Serafini (1989) and Marcuschi (2011), in other words, scholars who consider the rewriting as an essential step in process of building and improvement of the texts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalCAVALCANTI, Jauranice Rodrigues12925444814http://lattes.cnpq.br/8945103097804336COSTA, Sandra Helena Martins2017-11-06T16:23:25Z2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Sandra Helena Martins. O papel da re(escrita) na construção do sujeito autor. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/431porANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ______. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 167-8. ______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ______. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 12 ago. 1971. Seção 1, p. 6.377. 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