A influência da espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão na motivação dos acadêmicos de uma universidade federal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: AMARO, Elisângela de Assis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/723
Resumo: Levando em consideração as dificuldades e exigências vividas no contexto universitário e os fatores que podem favorecer a evasão escolar, que diretamente ou não, podem estar ligados à motivação acadêmica, torna-se importante à compreensão do tema neste âmbito. Este estudo objetivou analisar as variáveis sociodemográficas, acadêmicas, espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão sobre a motivação dos acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um modelo de estudo analítico, observacional, com delineamento do tipo seccional (transversal), com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada nas dependências dos campi da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com acadêmicos dos 28 cursos oferecidos pela universidade. Participaram da pesquisa 219 acadêmicos. O instrumento de pesquisa foi composto por duas vias do TCLE e cinco instrumentos autoaplicáveis, sendo eles, o Questionário de Avaliação Sociodemográfica, a Escala de Motivação Acadêmica, Spirituality Self Rate Scale, Escala de Religiosidade de Duke – DUREL, Escala de Ansiedade e Depressão para Hospital Geral – HAD. Esta pesquisa foi aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFTM, número do parecer 1.900. 668. Os dados foram digitados em planilha eletrônica EXCEL®, em dupla entrada, para verificação de consistência. Em seguida foram exportados para o aplicativo SPSS (Statistical Packge for the Social Science), versão 20.0, para realização da análise estatística. As variáveis categóricas foram apresentadas em tabelas de frequência absoluta e relativa, ao passo que as variáveis quantitativas foram resumidas empregando-se medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade ou dispersão (amplitude e desvio padrão). Na análise de regressão linear segundo a ordem de domínios decrescente, foram identificados que os acadêmicos declarados não depressivos apresentaram significância estatística fraca positiva para os domínios MIC β=0,172 (p=0,012); MIR β=0,234 (p=<0,001); MIEE β=0,171 (p=0,013); MEID β=0,248 (p=<0,001). Dessa maneira os acadêmicos sem depressão apresentaramse estados diferentes de motivação seja ela controlada e autônoma, mais próximos da autodeterminação. Para o domínio AMO apresentou significância estatística fraca negativa β=-0,398 (p=<0,001). Os acadêmicos que se declararam depressivos apresentam-se escores de desmotivação mais baixos, ou seja menor autodeterminação. As pessoas do sexo feminino apresentaram significância estatística fraca positiva para o domínio MEID β=0,204 (p=0,002), dessa maneira ser do sexo feminino influencia na MEID (motivação controlada) caracterizado por menor sensação de controle. Para os acadêmicos que não tem religião, foi percebida significância estatística fraca negativa para o domínio MERE β=-0,302 (p=<0,001) assim, manifesta maior motivação por expectativa de recompensa ou punição. Como limitação do estudo, apresentou-se a ausência de literatura que sustente a análise de regressão linear para os domínios da EMA e inclusive dos preditores que a influenciaram. Assim foi identificada a depressão como principal preditor, seguido de religião e sexo, mas ainda serão necessários novos levantamentos afim de adentrar em estudos aprofundados sobre esta temática, pois vários fatores podem interferir no processo de motivação acadêmica.
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spelling A influência da espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão na motivação dos acadêmicos de uma universidade federalThe influence of spirituality, religiosity, anxiety and depression on the motivation of the academics from a federal universityLa influencia de la espiritualidad, religiosidad, ansiedad y depresión en la motivación de los académicos de una universidad federalMotivação.Estudantes.Educação superior.Religião.Espiritualidade.Ansiedade.Depressão.Motivation.Students.Education, higher.Religion.Spirituality.Anxiety.Depression.Motivación.Estudiantes.Educación Superior.Religión.Espiritualidad.Ansiedad.Depresión.EnfermagemLevando em consideração as dificuldades e exigências vividas no contexto universitário e os fatores que podem favorecer a evasão escolar, que diretamente ou não, podem estar ligados à motivação acadêmica, torna-se importante à compreensão do tema neste âmbito. Este estudo objetivou analisar as variáveis sociodemográficas, acadêmicas, espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão sobre a motivação dos acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um modelo de estudo analítico, observacional, com delineamento do tipo seccional (transversal), com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada nas dependências dos campi da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com acadêmicos dos 28 cursos oferecidos pela universidade. Participaram da pesquisa 219 acadêmicos. O instrumento de pesquisa foi composto por duas vias do TCLE e cinco instrumentos autoaplicáveis, sendo eles, o Questionário de Avaliação Sociodemográfica, a Escala de Motivação Acadêmica, Spirituality Self Rate Scale, Escala de Religiosidade de Duke – DUREL, Escala de Ansiedade e Depressão para Hospital Geral – HAD. Esta pesquisa foi aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFTM, número do parecer 1.900. 668. Os dados foram digitados em planilha eletrônica EXCEL®, em dupla entrada, para verificação de consistência. Em seguida foram exportados para o aplicativo SPSS (Statistical Packge for the Social Science), versão 20.0, para realização da análise estatística. As variáveis categóricas foram apresentadas em tabelas de frequência absoluta e relativa, ao passo que as variáveis quantitativas foram resumidas empregando-se medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade ou dispersão (amplitude e desvio padrão). Na análise de regressão linear segundo a ordem de domínios decrescente, foram identificados que os acadêmicos declarados não depressivos apresentaram significância estatística fraca positiva para os domínios MIC β=0,172 (p=0,012); MIR β=0,234 (p=<0,001); MIEE β=0,171 (p=0,013); MEID β=0,248 (p=<0,001). Dessa maneira os acadêmicos sem depressão apresentaramse estados diferentes de motivação seja ela controlada e autônoma, mais próximos da autodeterminação. Para o domínio AMO apresentou significância estatística fraca negativa β=-0,398 (p=<0,001). Os acadêmicos que se declararam depressivos apresentam-se escores de desmotivação mais baixos, ou seja menor autodeterminação. As pessoas do sexo feminino apresentaram significância estatística fraca positiva para o domínio MEID β=0,204 (p=0,002), dessa maneira ser do sexo feminino influencia na MEID (motivação controlada) caracterizado por menor sensação de controle. Para os acadêmicos que não tem religião, foi percebida significância estatística fraca negativa para o domínio MERE β=-0,302 (p=<0,001) assim, manifesta maior motivação por expectativa de recompensa ou punição. Como limitação do estudo, apresentou-se a ausência de literatura que sustente a análise de regressão linear para os domínios da EMA e inclusive dos preditores que a influenciaram. Assim foi identificada a depressão como principal preditor, seguido de religião e sexo, mas ainda serão necessários novos levantamentos afim de adentrar em estudos aprofundados sobre esta temática, pois vários fatores podem interferir no processo de motivação acadêmica.Taking into account the difficulties and demands experienced in the university context and the factors that may favor school dropout, which may or may not be directly related to academic motivation, it becomes important to understand the subject in this context. This study aimed to analyze the sociodemographic, academic, spirituality, religiosity, anxiety and depression variables on the academic motivation of the Federal University of Triângulo Mineiro. It is an analytical, observational study model, with a design of the type (transversal), with quantitative approach. The research was carried out in the dependencies of the Federal University of the Triângulo Mineiro with academics of the 28 courses offered by the university. A total of 219 academics participated in the study. The research instrument consisted of two ways of the ICF and five self - applied instruments, such as the Sociodemographic Assessment Questionnaire, the Academic Motivation Scale, the Spirituality Self Rate Scale, the Duke - DUREL Scale of Religiosity, the Anxiety and Depression Scale for General Hospital - HAD. This research was approved by the CEP / UFTM Research Ethics Committee, opinion number 1,900.668. The data were entered in an EXCEL® spreadsheet, in double entry, for consistency checking. Then they were exported to the SPSS application (Statistical Packge for the Social Science), version 20.0, for statistical analysis. Categorical variables were presented in absolute and relative frequency tables, while the quantitative variables were summarized using central (mean and median) and variability or dispersion measures (amplitude and standard deviation). In the linear regression analysis according to the decreasing domain order, it was identified that the declared non-depressive academics presented weak positive statistical significance for the MIC domains β= 0,172 (p= 0,012); MIR β= 0,234 (p=<0,001); MIEE β= 0,171 (p= 0,013); MEID β= 0,248 (p= <0,001). In this way the non-depressed academics presented different states of motivation, whether controlled or autonomous, closer to self-determination. For the AMO domain it presented weak negative statistical significance β= -0,398 (p= <0,001). Academics who have declared themselves to be depressed have lower demotivation scores, that is, lower self-determination. Female subjects had a weak positive statistical significance for the domain MEID β= 0,204 (p= 0,002), thus being female influenced in MEID (controlled motivation) characterized by a lower control feeling. For nonreligious scholars, a weak negative statistical significance for the MERE domain β= - 0,302 (p= <0,001) was observed, thus, a higher motivation for expectation of reward or punishment. As a limitation of the study, there was no literature supporting the linear regression analysis for the EMA domains and even the predictors that influenced it. Thus, depression was identified as the main predictor, followed by religion and sex, but further studies are still needed to study more deeply about this topic, since several factors may interfere in the process of academic motivation.Teniendo en cuenta las dificultades y exigencias vividas en el contexto universitario y los factores que pueden favorecer la evasión escolar, que directamente o no, pueden estar ligados a la motivación académica, se vuelve importante a la comprensión del tema en este ámbito. Este estudio tuvo como objetivo analizar analizar las variables sociodemográficas, académicas, espiritualidad, religiosidad, ansiedad y depresión sobre la motivación de académicos de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro. Se trata de un modelo de estudio analítico, observacional, con delineamiento del tipo (transversal), con abordaje cuantitativo. La investigación fue realizada en las dependencias de los campus de la Universidad Federal del Triángulo Minero con académicos de los 28 cursos ofrecidos por la universidad. Participaron en la investigación 219 académicos. El instrumento de investigación fue compuesto por dos vías del TCLE y cinco instrumentos autoaplicables, siendo ellos, el Cuestionario de Evaluación Sociodemográfica, la Escala de Motivación Académica, Spirituality Self Rate Scale, Escala de Religiosidad de Duke - DUREL, Escala de Ansiedad y Depresión para Hospital General - HAD. Esta investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación CEP / UFTM, número de la opinión 1.900. 668. Los datos fueron digitados en una hoja de cálculo EXCEL®, en doble entrada, para verificación de consistencia. A continuación se exportaron a la aplicación SPSS (Statistical Packge for the Social Science), versión 20.0, para realizar el análisis estadístico. Las variables categóricas fueron presentadas en tablas de frecuencia absoluta y relativa, mientras que las variables cuantitativas se resumieron empleando medidas de tendencia central (mediana y mediana) y de variabilidad o dispersión (amplitud y desviación estándar). En el análisis de regresión lineal según el orden de dominios decreciente, fueron identificados que los académicos declarados no depresivos presentaron significancia estadística débil positiva para los dominios MIC β= 0,172 (p = 0,012); MIR β= 0,234 (p= <0,001); MIEE β= 0,171 (p= 0,013); MEID β= 0,248 (p= <0,001). De esta manera los académicos sin depresión se presentaron estados diferentes de motivación, ya sea controlada y autónoma, más cerca de la autodeterminación. Para el dominio AMO presentó significancia estadística débil negativa β= -0,398 (p= <0,001). Los académicos que se declararon depresivos se presentan escores de desmotivación más bajos, o sea menor autodeterminación. Las personas del sexo femenino presentaron significancia estadística débil positiva para el dominio MEID β= 0,204 (p= 0,002), de esta manera ser del sexo femenino influye en la MEID (motivación controlada) caracterizado por una menor sensación de control. Para los académicos que no tienen religión, se percibió significancia estadística débil negativa para el dominio MERE β= -0,302 (p= <0,001) así, manifiesta mayor motivación por expectativa de recompensa o castigo. Como limitación del estudio, se presentó la ausencia de literatura que sustenta el análisis de regresión lineal para los dominios de la EMA e incluso de los predictores que la influenciaron. Así se identificó la depresión como principal predictor, seguido de religión y sexo, pero todavía serán necesarios nuevos levantamientos a fin de adentrarse en estudios profundos sobreesta temática, pues varios factores pueden interferir en el proceso de motivación acadêmica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeGONÇALVES, Jurema Ribeiro Luiz05683878802http://lattes.cnpq.br/8407538632348405AMARO, Elisângela de Assis2019-07-01T14:44:53Z2018-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfAMARO, Elisângela de Assis. A influência da espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão na motivação dos acadêmicos de uma universidade federal. 2018. 98f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/723porALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P.; FERREIRA, J. A. G. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: construção/validação do Questionário de Vivências Acadêmicas. Relatórios de Investigação. Braga:Universidade do Minho, Centro de Estudos em Educação e Psicologia. 1999. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12080/1/Almeida,%20Ferreira %20%26%20Soares,%201999.pdf.>. Acesso em: 20 out. 2016. ALMEIDA FILHO, N. A.; ROUQUAYROL, M. Z. Elementos da metodologia epidemiológica. In: ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 6 ed. p. 728, 2003. AHMED, I. et al. Cognitive emotions: depression and anxiety in medical students and staff. Journal of critical care. v. 24, n. 3, 2009. 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The influence of spirituality, religiosity, anxiety and depression on the motivation of the academics from a federal university
La influencia de la espiritualidad, religiosidad, ansiedad y depresión en la motivación de los académicos de una universidad federal
title A influência da espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão na motivação dos acadêmicos de uma universidade federal
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AMARO, Elisângela de Assis
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Enfermagem
title_short A influência da espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão na motivação dos acadêmicos de uma universidade federal
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author AMARO, Elisângela de Assis
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dc.subject.por.fl_str_mv Motivação.
Estudantes.
Educação superior.
Religião.
Espiritualidade.
Ansiedade.
Depressão.
Motivation.
Students.
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Spirituality.
Anxiety.
Depression.
Motivación.
Estudiantes.
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Motivación.
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Enfermagem
description Levando em consideração as dificuldades e exigências vividas no contexto universitário e os fatores que podem favorecer a evasão escolar, que diretamente ou não, podem estar ligados à motivação acadêmica, torna-se importante à compreensão do tema neste âmbito. Este estudo objetivou analisar as variáveis sociodemográficas, acadêmicas, espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão sobre a motivação dos acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um modelo de estudo analítico, observacional, com delineamento do tipo seccional (transversal), com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada nas dependências dos campi da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com acadêmicos dos 28 cursos oferecidos pela universidade. Participaram da pesquisa 219 acadêmicos. O instrumento de pesquisa foi composto por duas vias do TCLE e cinco instrumentos autoaplicáveis, sendo eles, o Questionário de Avaliação Sociodemográfica, a Escala de Motivação Acadêmica, Spirituality Self Rate Scale, Escala de Religiosidade de Duke – DUREL, Escala de Ansiedade e Depressão para Hospital Geral – HAD. Esta pesquisa foi aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFTM, número do parecer 1.900. 668. Os dados foram digitados em planilha eletrônica EXCEL®, em dupla entrada, para verificação de consistência. Em seguida foram exportados para o aplicativo SPSS (Statistical Packge for the Social Science), versão 20.0, para realização da análise estatística. As variáveis categóricas foram apresentadas em tabelas de frequência absoluta e relativa, ao passo que as variáveis quantitativas foram resumidas empregando-se medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade ou dispersão (amplitude e desvio padrão). Na análise de regressão linear segundo a ordem de domínios decrescente, foram identificados que os acadêmicos declarados não depressivos apresentaram significância estatística fraca positiva para os domínios MIC β=0,172 (p=0,012); MIR β=0,234 (p=<0,001); MIEE β=0,171 (p=0,013); MEID β=0,248 (p=<0,001). Dessa maneira os acadêmicos sem depressão apresentaramse estados diferentes de motivação seja ela controlada e autônoma, mais próximos da autodeterminação. Para o domínio AMO apresentou significância estatística fraca negativa β=-0,398 (p=<0,001). Os acadêmicos que se declararam depressivos apresentam-se escores de desmotivação mais baixos, ou seja menor autodeterminação. As pessoas do sexo feminino apresentaram significância estatística fraca positiva para o domínio MEID β=0,204 (p=0,002), dessa maneira ser do sexo feminino influencia na MEID (motivação controlada) caracterizado por menor sensação de controle. Para os acadêmicos que não tem religião, foi percebida significância estatística fraca negativa para o domínio MERE β=-0,302 (p=<0,001) assim, manifesta maior motivação por expectativa de recompensa ou punição. Como limitação do estudo, apresentou-se a ausência de literatura que sustente a análise de regressão linear para os domínios da EMA e inclusive dos preditores que a influenciaram. Assim foi identificada a depressão como principal preditor, seguido de religião e sexo, mas ainda serão necessários novos levantamentos afim de adentrar em estudos aprofundados sobre esta temática, pois vários fatores podem interferir no processo de motivação acadêmica.
publishDate 2018
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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/723
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