Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: VASQUES, Luana Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1116
Resumo: A dança é desenvolvida na Educação por meio de propostas de ensino com o intuito de oferecer a diversidade que nela está inserida, o que justifica a pesquisa estar interligada com a área de concentração dos Fundamentos e Práticas Educacionais no Programa de Pós Graduação em Educação da UFTM. Esta dissertação foi organizada de maneira análoga a um espetáculo, abordando suas fases e associando a construção e a estruturação da dança no ambiente escolar em investigações em nível de Pós-Graduação. O objetivo foi investigar, a partir de teses e dissertações, como são desenvolvidas as pesquisas na área de dança na Escola/Educação Básica. A busca ocorreu devido a uma percepção, por meio da prática profissional da pesquisadora, de que a dança poderia não estar sendo abordada considerando seus princípios, suas culturas e seu método educacional. A metodologia utilizada foi o estado do conhecimento e o material empírico foi interpretado pela Análise de Conteúdo proposta por Moraes (1999). A busca das teses e dissertações ocorreu pela plataforma do Banco de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavras-chave “dança”, “escola” e “educação básica”. Foram detectados 25 trabalhos que atenderam o objetivo da pesquisa, sendo 15 dissertações e 10 teses, todas em língua portuguesa, oriundos dos Programas de Pós-Graduação brasileiras dentro do espaço temporal delimitado pela plataforma: 2002 a 2020. Do total, dez trabalhos focalizam a formação e atuação do profissional, sete estão relacionados as investigações sobre a dança de maneira geral. Grande parte dos programas e das pesquisas acontece na região Sul (8) e Sudeste (6) do Brasil. A metodologia de pesquisa que mais se evidencia nos estudos é a exploratória, e o instrumento mais utilizado é a entrevista. Investigações no Ensino Fundamental II são as que mais aparecem e, ainda timidamente, ocorrem pesquisas utilizando algumas modalidades específicas, como Contemporâneo, Ballet Clássico, Danças Folclóricas e Danças Populares como propostas de atuação na Educação Básica. Entretanto, o grand finale deste espetáculo infelizmente não é aplaudido de pé, pois foi notória uma pulverização de temas dentre das teses e dissertações, além de identificarmos o número reduzido de estudos em comparação a outros assuntos inseridas nesta plataforma de busca, indiciando a necessidade de mais pesquisas que abordem a dança no ambiente escolar e as suas diferentes possibilidades de formação e atuação.
id UFTM_b9c423d72b79b086c2f769d4a4217943
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1116
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertaçõesDança.Escola.Educação Básica.Estado do Conhecimento.Dance.School.Basic education.State of knowledge.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOA dança é desenvolvida na Educação por meio de propostas de ensino com o intuito de oferecer a diversidade que nela está inserida, o que justifica a pesquisa estar interligada com a área de concentração dos Fundamentos e Práticas Educacionais no Programa de Pós Graduação em Educação da UFTM. Esta dissertação foi organizada de maneira análoga a um espetáculo, abordando suas fases e associando a construção e a estruturação da dança no ambiente escolar em investigações em nível de Pós-Graduação. O objetivo foi investigar, a partir de teses e dissertações, como são desenvolvidas as pesquisas na área de dança na Escola/Educação Básica. A busca ocorreu devido a uma percepção, por meio da prática profissional da pesquisadora, de que a dança poderia não estar sendo abordada considerando seus princípios, suas culturas e seu método educacional. A metodologia utilizada foi o estado do conhecimento e o material empírico foi interpretado pela Análise de Conteúdo proposta por Moraes (1999). A busca das teses e dissertações ocorreu pela plataforma do Banco de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavras-chave “dança”, “escola” e “educação básica”. Foram detectados 25 trabalhos que atenderam o objetivo da pesquisa, sendo 15 dissertações e 10 teses, todas em língua portuguesa, oriundos dos Programas de Pós-Graduação brasileiras dentro do espaço temporal delimitado pela plataforma: 2002 a 2020. Do total, dez trabalhos focalizam a formação e atuação do profissional, sete estão relacionados as investigações sobre a dança de maneira geral. Grande parte dos programas e das pesquisas acontece na região Sul (8) e Sudeste (6) do Brasil. A metodologia de pesquisa que mais se evidencia nos estudos é a exploratória, e o instrumento mais utilizado é a entrevista. Investigações no Ensino Fundamental II são as que mais aparecem e, ainda timidamente, ocorrem pesquisas utilizando algumas modalidades específicas, como Contemporâneo, Ballet Clássico, Danças Folclóricas e Danças Populares como propostas de atuação na Educação Básica. Entretanto, o grand finale deste espetáculo infelizmente não é aplaudido de pé, pois foi notória uma pulverização de temas dentre das teses e dissertações, além de identificarmos o número reduzido de estudos em comparação a outros assuntos inseridas nesta plataforma de busca, indiciando a necessidade de mais pesquisas que abordem a dança no ambiente escolar e as suas diferentes possibilidades de formação e atuação.Dance is developed in Education through teaching proposals in order to offer the diversity that is part of it, which justifies the research being interconnected with the concentration area of Educational Fundamentals and Practices in the Graduate Program in Education at UFTM. This dissertation was organized in an analogous way to a show, approaching its phases and associating the construction and structuring of dance in the school environment with investigations at the Graduate studies level. The objective was to investigate, from theses and dissertations, how research in the area of dance in School/Basic Education is developed. The search was due to a perception, through the researcher's professional practice, that dance might not be addressing its principles, its cultures and its educational method. The methodology used was the state of knowledge and the empirical material was interpreted by Content Analysis proposed by Moraes (1999). The search for theses and dissertations took place through the platform of the Bank of Theses and Dissertations (BDTD) with the keywords “dance”, “school” and “basic education”. Twenty-five works were detected that meet the research objective, being 15 dissertations and 10 theses, all in Portuguese, coming from the Brazilian Graduate Programs within the time frame delimited by the platform: 2002 to 2020. Of the total, ten works focus on the training and performance of the professional, seven are related to investigations on dance in general. A large part of the programs and research takes place in the South (8) and Southeast (6) regions of Brazil. The research methodology that is most evident in the studies is the exploratory, and the most used instrument is the interview. Investigations in Elementary School II are the ones that appear the most and, even timidly, there are researches using some specific modalities, such as Contemporary, Classical Ballet, Folkloric Dances and Popular Dances as proposals for acting in Basic Education. However, the grand finale of this show unfortunately does not receive a standing ovation, as there was a notorious spraying of themes among the theses and dissertations, in addition to identifying the reduced number of studies compared to other subjects included in this search platform, indicating the need for more research that addresses dance in the school environment and its different possibilities for training and performance.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSIMÕES, Regina Maria Rovigati02502077885http://lattes.cnpq.br/7770158896621784VASQUES, Luana Martins2022-05-10T18:21:03Z2021-08-302022-05-10T18:21:03Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T19:00:21Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T19:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
title Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
spellingShingle Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
VASQUES, Luana Martins
Dança.
Escola.
Educação Básica.
Estado do Conhecimento.
Dance.
School.
Basic education.
State of knowledge.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
title_full Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
title_fullStr Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
title_full_unstemmed Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
title_sort Um espetáculo na escola: análise sobre a dança na Educação Básica a partir de tesees e dissertações
author VASQUES, Luana Martins
author_facet VASQUES, Luana Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SIMÕES, Regina Maria Rovigati
02502077885
http://lattes.cnpq.br/7770158896621784
dc.contributor.author.fl_str_mv VASQUES, Luana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Dança.
Escola.
Educação Básica.
Estado do Conhecimento.
Dance.
School.
Basic education.
State of knowledge.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic Dança.
Escola.
Educação Básica.
Estado do Conhecimento.
Dance.
School.
Basic education.
State of knowledge.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description A dança é desenvolvida na Educação por meio de propostas de ensino com o intuito de oferecer a diversidade que nela está inserida, o que justifica a pesquisa estar interligada com a área de concentração dos Fundamentos e Práticas Educacionais no Programa de Pós Graduação em Educação da UFTM. Esta dissertação foi organizada de maneira análoga a um espetáculo, abordando suas fases e associando a construção e a estruturação da dança no ambiente escolar em investigações em nível de Pós-Graduação. O objetivo foi investigar, a partir de teses e dissertações, como são desenvolvidas as pesquisas na área de dança na Escola/Educação Básica. A busca ocorreu devido a uma percepção, por meio da prática profissional da pesquisadora, de que a dança poderia não estar sendo abordada considerando seus princípios, suas culturas e seu método educacional. A metodologia utilizada foi o estado do conhecimento e o material empírico foi interpretado pela Análise de Conteúdo proposta por Moraes (1999). A busca das teses e dissertações ocorreu pela plataforma do Banco de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavras-chave “dança”, “escola” e “educação básica”. Foram detectados 25 trabalhos que atenderam o objetivo da pesquisa, sendo 15 dissertações e 10 teses, todas em língua portuguesa, oriundos dos Programas de Pós-Graduação brasileiras dentro do espaço temporal delimitado pela plataforma: 2002 a 2020. Do total, dez trabalhos focalizam a formação e atuação do profissional, sete estão relacionados as investigações sobre a dança de maneira geral. Grande parte dos programas e das pesquisas acontece na região Sul (8) e Sudeste (6) do Brasil. A metodologia de pesquisa que mais se evidencia nos estudos é a exploratória, e o instrumento mais utilizado é a entrevista. Investigações no Ensino Fundamental II são as que mais aparecem e, ainda timidamente, ocorrem pesquisas utilizando algumas modalidades específicas, como Contemporâneo, Ballet Clássico, Danças Folclóricas e Danças Populares como propostas de atuação na Educação Básica. Entretanto, o grand finale deste espetáculo infelizmente não é aplaudido de pé, pois foi notória uma pulverização de temas dentre das teses e dissertações, além de identificarmos o número reduzido de estudos em comparação a outros assuntos inseridas nesta plataforma de busca, indiciando a necessidade de mais pesquisas que abordem a dança no ambiente escolar e as suas diferentes possibilidades de formação e atuação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
2021-08-30
2022-05-10T18:21:03Z
2022-05-10T18:21:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1116
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221200294838272