A importância da referenciação da escrita de textos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: RODRIGUES, Rosangela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/571
Resumo: Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, objetivou discutir um fenômeno importante na escrita, coesão referencial, a partir de uma proposta de intervenção sobre a escrita de textos aplicada aos alunos do nono ano de uma escola pública da rede municipal da cidade de Orlândia (SP), mais especificamente, no desafio de usar a referenciação, como elemento da construção da argumentação, em favor da escrita de um ponto de vista nos textos opinativos produzidos pelos alunos. Essa proposta contribuiu na discussão do trabalho docente, uma vez a metodologia empregada propôs atividades planejadas para que a escrita acontecesse em um processo gradual, assim, o professor-pesquisador iniciou o trabalho tendo o texto como ponto de partida e ponto de chegada. Além dessa discussão, as atividades propostas e a análise da escrita dos alunos indicam que houve um trabalho com a gramática em sala de aula funcionando no texto, com os alunos refletindo sobre os usos da língua e dos recursos linguísticos; resultados esses que comprovam a importância da referenciação à progressão textual e na defesa do ponto de vista. Tudo isso culminou na organização e elaboração de um caderno para o professor com atividades didáticas que poderão ser adotadas por docentes de línguas em sala de aula, a fim de complementar o material de apoio pedagógico. Estas mudanças propostas na metodologia do ensino da referenciação são sustentadas na base teórica da análise linguística e servem de sugestão a outros professores que trabalham com a escrita de textos opinativos, tendo em vista que isto foi pensado com base no papel central do professor de Língua Portuguesa que deve ter o exercício da escrita como a essência do seu trabalho. A proposta baseia-se na concepção de linguagem interacionista proposta por Bakhtin (2003), usando a metodologia da análise linguística proposta por Geraldi (2013) conforme Mendonça (2006), como método de ensino e embasados na Linguística Textual para o estudo da argumentação e da referenciação, consoante os estudos Mondada e Dubois (2003), Koch (2011, 2014, 2015a, 2015b, 2016 e 2017), Marcuschi (2008), Conte (2003) e Tedesco Abreu (2002), bem como nas discussões de Abreu (2004 e 2009) e Antunes (2005 e 2009), os quais contribuíram revelando como a coesão textual vai sendo elaborada pelo uso da referenciação como elementos construtores das tramas da escrita de um texto. Desse modo, espera-se contribuir para a escrita de textos opinativos dos alunos com a aplicação das atividades propostas no caderno do professor, no ensino da referenciação, de modo particular, nas expressões nominais, como elemento enriquecedor da argumentação a fim de aperfeiçoar a construção da coesão textual, e, ainda, anunciar argumentos em benefício da construção da perspectiva do locutor.
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spelling A importância da referenciação da escrita de textos no ensino fundamentalEnsino.Escrita.Referenciação.Argumentação.Coesão textual.Teaching.Writing.Referencing.Argumentation.Textual cohesion.Linguística AplicadaEsta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, objetivou discutir um fenômeno importante na escrita, coesão referencial, a partir de uma proposta de intervenção sobre a escrita de textos aplicada aos alunos do nono ano de uma escola pública da rede municipal da cidade de Orlândia (SP), mais especificamente, no desafio de usar a referenciação, como elemento da construção da argumentação, em favor da escrita de um ponto de vista nos textos opinativos produzidos pelos alunos. Essa proposta contribuiu na discussão do trabalho docente, uma vez a metodologia empregada propôs atividades planejadas para que a escrita acontecesse em um processo gradual, assim, o professor-pesquisador iniciou o trabalho tendo o texto como ponto de partida e ponto de chegada. Além dessa discussão, as atividades propostas e a análise da escrita dos alunos indicam que houve um trabalho com a gramática em sala de aula funcionando no texto, com os alunos refletindo sobre os usos da língua e dos recursos linguísticos; resultados esses que comprovam a importância da referenciação à progressão textual e na defesa do ponto de vista. Tudo isso culminou na organização e elaboração de um caderno para o professor com atividades didáticas que poderão ser adotadas por docentes de línguas em sala de aula, a fim de complementar o material de apoio pedagógico. Estas mudanças propostas na metodologia do ensino da referenciação são sustentadas na base teórica da análise linguística e servem de sugestão a outros professores que trabalham com a escrita de textos opinativos, tendo em vista que isto foi pensado com base no papel central do professor de Língua Portuguesa que deve ter o exercício da escrita como a essência do seu trabalho. A proposta baseia-se na concepção de linguagem interacionista proposta por Bakhtin (2003), usando a metodologia da análise linguística proposta por Geraldi (2013) conforme Mendonça (2006), como método de ensino e embasados na Linguística Textual para o estudo da argumentação e da referenciação, consoante os estudos Mondada e Dubois (2003), Koch (2011, 2014, 2015a, 2015b, 2016 e 2017), Marcuschi (2008), Conte (2003) e Tedesco Abreu (2002), bem como nas discussões de Abreu (2004 e 2009) e Antunes (2005 e 2009), os quais contribuíram revelando como a coesão textual vai sendo elaborada pelo uso da referenciação como elementos construtores das tramas da escrita de um texto. Desse modo, espera-se contribuir para a escrita de textos opinativos dos alunos com a aplicação das atividades propostas no caderno do professor, no ensino da referenciação, de modo particular, nas expressões nominais, como elemento enriquecedor da argumentação a fim de aperfeiçoar a construção da coesão textual, e, ainda, anunciar argumentos em benefício da construção da perspectiva do locutor.This dissertation, presented to the Postgraduate Program in Professional Master's in Letters of the Federal University of the Triângulo Mineiro (UFTM), Campus of Uberaba, promoted by CAPES, aimed to discuss an important phenomenon in writing, referential cohesion, from a proposal of intervention on the writing of texts applied to the ninth grade students of a public school of the municipal network of the city of Orlândia (SP), more specifically, in the challenge of using the reference, as element of the construction of the argumentation, in favor of writing from a point of view in the opinionated texts produced by the students. This proposal contributed to the discussion of the teaching work, once the methodology employed proposed activities planned for the writing to happen in a gradual process, thus, the teacher-researcher started the work with the text as a starting point and point of arrival. In addition to this discussion, the proposed activities and analysis of students writing indicate that there was a work with classroom grammar working in the text, with students reflecting on the uses of language and linguistic resources; these results prove the importance of referencing textual progression and defending the point of view. All this culminated in the organization and elaboration of a notebook for the teacher with didactic activities that could be adopted by teachers of languages in the classroom, in order to complement the material of pedagogical support. These changes proposed in the methodology of referencing teaching are based on the theoretical basis of the linguistic analysis and serve as a suggestion to other teachers who work with the writing of opinion texts, considering that this was thought based on the central role of the Portuguese Language teacher who must have the exercise of writing as the essence of his work. The proposal is based on the conception of interactionist language proposed by Bakhtin (2003), using the methodology of linguistic analysis proposed by Geraldi (2003) according to Mendonça (2006), as teaching method and based on Textual Linguistics for the study of argumentation and referencing, according to Mondada & Dubois (2003), Koch (2011, 2014, 2015a, 2015b, 2016 and 2017), Marcuschi (2008), Conte (2003) and Tedesco Abreu (2002), as well as in the discussions by Abreu (2004 and 2009) ) and Antunes (2005 e 2009), which contributed by revealing how textual cohesion is being elaborated by the use of referencing as constructors elements of the writing frames of a text. In this way, it is expected to contribute to the writing of opinionated texts of the students with the application of the activities proposed in the teacher's book, in the teaching of the referencing, in particular in the nominal expressions, as an enriching element of the argumentation in order to perfect the construction of textual cohesion, and also to announce arguments for the sake of constructing the perspective of the speaker.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalVIDAL, Maria Eunice Barbosa24590085895http://lattes.cnpq.br/8893710057057800RODRIGUES, Rosangela2018-06-05T17:17:17Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRODRIGUES, Rosangela. A importância da referenciação da escrita de textos no ensino fundamental. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/571porABREU, A. S. Curso de redação. 12.ed. São Paulo: Ática, 2004. ________. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13.ed. Cotia: Ateliê, 2009. ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. ________. Aula de português. São Paulo: Parábola, 2009. ANSCOMBRE, J. C; DUCROT, O. L’Argumentation dans la langue. 2. ed. Bruxelles: Mardaga, 1988. APOTHÉLOZ, D; REICHLER-BÉGUELIN, M.J. Construction de La référence et stratégies de désignation. In: BERRENDONNER, A; REICHLER-BEGUELIN, M.J (Org) Du sintagma nominal aux objets-de-discours. Nauechâtel: Université de Neuchâtel, p. 227-271, 1995. ________. lnterpretations and functions of demonstrative NPs in indirect anaphora. 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