Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: PEREIRA, Flávia Helena
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1123
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo realizado sobre a formação da identidade profissional do docente de matemática do Ensino Fundamental ll voltada à suas práticas desenvolvidas com música na sala de aula. De caráter qualitativo, busca responder a seguinte questão: De que maneira a música esteve/está presente na formação da identidade profissional dos professores de matemática que fazem seu uso nas aulas? Teve como objetivo compreender a influência da música no processo de constituição da identidade profissional do professor de matemática que a utiliza nas aulas, a fim de identificar suas práticas. O referencial teórico abordou a constituição da identidade profissional docente e discutiu-se também aspectos sobre a formação de professores de matemática, a música no contexto da escola e suas relações com a matemática. Utilizou-se como método a cartografia buscando descrever os processos de constituição identitária e as práticas dos docentes, para tanto foram realizadas nove entrevistas, além de análise de documento e diário de campo. Identificou-se que na socialização primária das professoras a música esteve presente em momentos de encontros com a família, amigos, igreja, brincadeiras da infância, carnaval e bailes da juventude. Na socialização secundária as docentes utilizam a música para relaxamento, ouvindo rádios, shows e meditação. Os relatos registrados mostraram que nas aulas de matemática, dentre as práticas desenvolvidas pelas professoras tem-se: utilização de música no ambiente durante a realização de atividades; meditação; produção de paródias pelos alunos para revisão de conteúdos; utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos. Assim, verificou-se que as professoras fazem uso da música na sala de aula da forma como utilizam na socialização secundária. Defendeu-se que além das maneiras que a música é utilizada nas aulas, uma alternativa é trabalhar suas relações com a matemática para o ensino, e para isto concluiu-se que para ensinar as relações entre elas é necessário o estudo prévio de elementos básicos da teoria musical, conforme apresentado nessa pesquisa e em outros trabalhos pesquisados.
id UFTM_c820a3f2fcf4abf5b0c572ff71ffaea2
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1123
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitáriaIdentidade profissional de professores de matemática.Formação de professores de Matemática.Música na sala de aula.Cartografia.Professional identity of mathematics teachers.Mathematics teacher training.Music in the classroom.Cartography.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa apresenta um estudo realizado sobre a formação da identidade profissional do docente de matemática do Ensino Fundamental ll voltada à suas práticas desenvolvidas com música na sala de aula. De caráter qualitativo, busca responder a seguinte questão: De que maneira a música esteve/está presente na formação da identidade profissional dos professores de matemática que fazem seu uso nas aulas? Teve como objetivo compreender a influência da música no processo de constituição da identidade profissional do professor de matemática que a utiliza nas aulas, a fim de identificar suas práticas. O referencial teórico abordou a constituição da identidade profissional docente e discutiu-se também aspectos sobre a formação de professores de matemática, a música no contexto da escola e suas relações com a matemática. Utilizou-se como método a cartografia buscando descrever os processos de constituição identitária e as práticas dos docentes, para tanto foram realizadas nove entrevistas, além de análise de documento e diário de campo. Identificou-se que na socialização primária das professoras a música esteve presente em momentos de encontros com a família, amigos, igreja, brincadeiras da infância, carnaval e bailes da juventude. Na socialização secundária as docentes utilizam a música para relaxamento, ouvindo rádios, shows e meditação. Os relatos registrados mostraram que nas aulas de matemática, dentre as práticas desenvolvidas pelas professoras tem-se: utilização de música no ambiente durante a realização de atividades; meditação; produção de paródias pelos alunos para revisão de conteúdos; utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos. Assim, verificou-se que as professoras fazem uso da música na sala de aula da forma como utilizam na socialização secundária. Defendeu-se que além das maneiras que a música é utilizada nas aulas, uma alternativa é trabalhar suas relações com a matemática para o ensino, e para isto concluiu-se que para ensinar as relações entre elas é necessário o estudo prévio de elementos básicos da teoria musical, conforme apresentado nessa pesquisa e em outros trabalhos pesquisados.This research presents a study on the formation of the professional identity of the elementary school math teacher, focused on his practices developed with music in the classroom. With a qualitative character, it seeks to answer the following question: How has music been / is present in the formation of the professional identity of mathematics teachers who use it in class? It aimed to understand the influence of music on the process of constitution of the professional identity of the mathematics teacher who uses it in class, in order to identify their practices. The theoretical framework approached the constitution of the teaching professional identity and also discussed aspects about the formation of mathematics teachers, music in the school context and its relations with mathematics. Cartography was used as a method seeking to describe the processes of identity constitution and the practices of teachers. For this purpose, nine interviews were conducted, in addition to document analysis and field diary. It was identified that in the teachers' primary socialization music was present in moments of meeting with family, friends, church, childhood games, carnival and youth dances. In secondary socialization teachers use music for relaxation, listening to radios, concerts and meditation. The recorded reports showed that in math classes, among the practices developed by the teachers we have: use of music in the environment while performing activities; parody production by students for content review; use of parodies ready for memorization of contents. Thus, it was found that teachers make use of music in the classroom as they use it in secondary socialization. It was argued that in addition to the ways in which music is used in class, an alternative is to work its relations with mathematics for teaching, and for this it was concluded that to teach the relationships between them is necessary the previous study of music theory basics, as shown in this dissertation and other researched works.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOSTA, Váldina Gonçalves61983810649http://lattes.cnpq.br/7394812434585566PEREIRA, Flávia Helena2022-05-11T18:52:48Z2020-02-182022-05-11T18:52:48Z2020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T17:58:33Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T17:58:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
title Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
spellingShingle Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
PEREIRA, Flávia Helena
Identidade profissional de professores de matemática.
Formação de professores de Matemática.
Música na sala de aula.
Cartografia.
Professional identity of mathematics teachers.
Mathematics teacher training.
Music in the classroom.
Cartography.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
title_full Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
title_fullStr Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
title_full_unstemmed Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
title_sort Identidade profissional do professor de Matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária
author PEREIRA, Flávia Helena
author_facet PEREIRA, Flávia Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Váldina Gonçalves
61983810649
http://lattes.cnpq.br/7394812434585566
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Flávia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional de professores de matemática.
Formação de professores de Matemática.
Música na sala de aula.
Cartografia.
Professional identity of mathematics teachers.
Mathematics teacher training.
Music in the classroom.
Cartography.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Identidade profissional de professores de matemática.
Formação de professores de Matemática.
Música na sala de aula.
Cartografia.
Professional identity of mathematics teachers.
Mathematics teacher training.
Music in the classroom.
Cartography.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa apresenta um estudo realizado sobre a formação da identidade profissional do docente de matemática do Ensino Fundamental ll voltada à suas práticas desenvolvidas com música na sala de aula. De caráter qualitativo, busca responder a seguinte questão: De que maneira a música esteve/está presente na formação da identidade profissional dos professores de matemática que fazem seu uso nas aulas? Teve como objetivo compreender a influência da música no processo de constituição da identidade profissional do professor de matemática que a utiliza nas aulas, a fim de identificar suas práticas. O referencial teórico abordou a constituição da identidade profissional docente e discutiu-se também aspectos sobre a formação de professores de matemática, a música no contexto da escola e suas relações com a matemática. Utilizou-se como método a cartografia buscando descrever os processos de constituição identitária e as práticas dos docentes, para tanto foram realizadas nove entrevistas, além de análise de documento e diário de campo. Identificou-se que na socialização primária das professoras a música esteve presente em momentos de encontros com a família, amigos, igreja, brincadeiras da infância, carnaval e bailes da juventude. Na socialização secundária as docentes utilizam a música para relaxamento, ouvindo rádios, shows e meditação. Os relatos registrados mostraram que nas aulas de matemática, dentre as práticas desenvolvidas pelas professoras tem-se: utilização de música no ambiente durante a realização de atividades; meditação; produção de paródias pelos alunos para revisão de conteúdos; utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos. Assim, verificou-se que as professoras fazem uso da música na sala de aula da forma como utilizam na socialização secundária. Defendeu-se que além das maneiras que a música é utilizada nas aulas, uma alternativa é trabalhar suas relações com a matemática para o ensino, e para isto concluiu-se que para ensinar as relações entre elas é necessário o estudo prévio de elementos básicos da teoria musical, conforme apresentado nessa pesquisa e em outros trabalhos pesquisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-18
2020-02-18
2022-05-11T18:52:48Z
2022-05-11T18:52:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1123
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1817968132825808896