Detalhes bibliográficos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de acesso: Não Informado pela instituição
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
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spelling Produção de conhecimento em Educação Física no ensino médio: o impacto dos livros no “Chão da Escola”Ensino MédioEducação Física EscolarLivrosHigh SchoolPhysical School EducationBooksEducação FísicaO Programa Nacional Biblioteca na Escola do Professor (PNBE do professor) caracteriza-se por distribuir livros para os professores de cada disciplina, em todas as instituições de Educação Básica cadastradas no censo escolar. Após observar um aumento da produção de livros pedagógicos para a Educação Física no Ensino Médio nos últimos anos, este estudo objetiva investigar, junto aos professores de Educação Física desse grau de escolarização, a utilização de livros pedagógicos como material de apoio para a preparação de suas aulas. O estudo possui natureza qualitativa e descritiva. Para a coleta dos dados, utilizamos três questionários, que foram aplicados a 15 professores de Educação Física do Ensino Médio da cidade de Franca – SP, pesquisamos nas bibliotecas das escolas investigadas quais livros estão disponíveis para consulta dos mestres e, por último, analisamos no site do PNBE do professor quais livros para a Educação Física, referentes ao Ensino Médio, foram comprados. Dados demonstram que menos da metade dos professores de Educação Física utilizam tais livros para a preparação de suas aulas e que poucos docentes conhecem o acervo disponível nas bibliotecas das escolas que lecionam. Constamos, portanto, que os professores necessitam ter maiores conhecimentos sobre os livros presentes nas escolas e reconhecerem que esses podem ser excelentes auxiliadores na preparação das aulas e na obtenção de novos saberes.The Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) – National Library Program at the School – of the teacher is characterized by distributing books for the teachers of each school discipline, in all the institutions of Basic Education, enrolled in the school census. Noting an increase in the production of pedagogical books for Physical Education in High School in recent years, the objective of this study is to investigate with Physical Education teachers of this level of schooling the use of pedagogical books as support material for the preparation of their classes. The study has a qualitative and descriptive nature. To collect the data, we used three questionnaires that were applied to 15 teachers of Physical Education of the High School of the city of Franca - SP, as well as researching in the school libraries the books that are available to teachers and analyzed on the teacher's PNBE website, which books for Physical Education in High School were purchased. We find that less than half of the teachers use books for the preparation of their classes and that few teachers know the books available in the libraries of the schools they teach. These data demonstrate that teachers need to have more knowledge about the books present in schools, noting that they can be excellent helpers in preparing classes and gaining new knowledge.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaMOREIRA, Wagner Wey48504556891http://lattes.cnpq.br/5798244047692726CINTRA, Marina Melo2017-04-27T12:46:10Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCINTRA, Marina Melo. Produção de conhecimento em Educação Física no ensino médio: o impacto dos livros no “Chão da Escola”. 2017. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/370porARROYO, Miguel Gonzáles. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. 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