A experiência subjetiva de indivíduos que possuem irmãos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: ALVES, Carolina Martins Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/807
Resumo: As relações familiares exercem papel fundamental no desenvolvimento dos indivíduos. O diagnóstico de uma deficiência impõe dificuldades e novas adaptações a todo o núcleo familiar, repercutindo diretamente na vida de pais e irmãos do indivíduo com deficiência. Assim, a presente dissertação teve por objetivo geral compreender como indivíduos que possuem irmãos com deficiência percebem sua experiência nesse contexto, ou seja, as expressões, sentimentos, fantasias e necessidades que podem surgir em relação à vivência familiar e à relação fraterna. Para atingir esse objetivo, foram realizados dois estudos. O Estudo 1, caracterizado como uma revisão integrativa da literatura, teve por finalidade compreender como as produções acadêmicas dos últimos 10 anos têm retratado os sentimentos e necessidades, no tocante à relação fraterna e à dinâmica familiar, de indivíduos com desenvolvimento típico que possuem irmãos com deficiência. O corpus analisado correspondeu a 21 artigos, nacionais e internacionais, publicados no intervalo de 2008 a 2016, recuperados em diferentes bases de dados científicas. Foram encontrados, a partir dessa análise, sentimentos ambivalentes relativos à relação estabelecida com o irmão com deficiência, com repercussões na subjetividade, na dinâmica familiar e em nível social. O estudo 2 se constituiu de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender a experiência subjetiva da criança com desenvolvimento típico que possui um irmão com deficiência, por meio de suas percepções, fantasias, sentimentos e expressões que surgem na vivência familiar, com os pais e com o irmão com deficiência. Participaram da pesquisa seis crianças, com idades entre cinco e dez anos, cujos irmãos foram diagnosticados com Deficiência Física ou Intelectual. Os dados foram coletados a partir da Entrevista Lúdica, do Jogo do Rabisco e do Procedimento de Desenho de Famílias com Estórias (DF-E), e analisados mediante a Análise de Conteúdo em suas vertentes Temática e da Enunciação. Além disso, foram interpretados conforme o referencial teórico de D. W. Winnicott e Walter Trinca. A partir dessa análise, os resultados encontrados incluíram a percepção da criança sobre a deficiência do irmão, expressões da experiência subjetiva, relacionadas a esse contexto, e percepções sobre o cuidado exercido pela família ao irmão com deficiência. Esses resultados possibilitaram compreender como as crianças participantes percebem a deficiência do irmão e as atividades de cuidado necessárias. A pesquisa possibilitou, ainda, a expressão de elementos da experiência subjetiva dos participantes em relação ao contexto vivenciado, aos pais e ao irmão com deficiência. Entende-se que ambos estudos dialogam entre si, possibilitando o aprofundamento nas questões pertinentes aos objetos do estudo e a construção de novos conhecimentos na área. Os resultados dos estudos apontam, sobretudo, para a importância de ouvir, acolher e atender às necessidades de indivíduos que possuem irmãos com deficiência, incluindo-os nos cuidados destinados às famílias que vivenciam o contexto da deficiência, em especial, quando se trata de crianças. As pesquisas realizadas possuem o potencial de fomentar discussões e estratégias que favoreçam os processos de cuidado a todo o grupo familiar.
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spelling A experiência subjetiva de indivíduos que possuem irmãos com deficiênciaA vida emocional de indivíduos que possuem irmãos com deficiência: uma revisão integrativa“Deixa eu contar a história”: vivências de irmãos de pessoas com deficiênciaThe emotional life of individuals who have siblings with disabilities: an integrative review“Let me tell a story”: experiences os siblings of people with disabilitiesPessoa com deficiência.Psicanálise.Criança.Irmãos.Inclusão.Pessoas com Deficiência.Crianças.Disabled people.Psychoanalysis.Children.Siblings.Inclusion.PsicologiaAs relações familiares exercem papel fundamental no desenvolvimento dos indivíduos. O diagnóstico de uma deficiência impõe dificuldades e novas adaptações a todo o núcleo familiar, repercutindo diretamente na vida de pais e irmãos do indivíduo com deficiência. Assim, a presente dissertação teve por objetivo geral compreender como indivíduos que possuem irmãos com deficiência percebem sua experiência nesse contexto, ou seja, as expressões, sentimentos, fantasias e necessidades que podem surgir em relação à vivência familiar e à relação fraterna. Para atingir esse objetivo, foram realizados dois estudos. O Estudo 1, caracterizado como uma revisão integrativa da literatura, teve por finalidade compreender como as produções acadêmicas dos últimos 10 anos têm retratado os sentimentos e necessidades, no tocante à relação fraterna e à dinâmica familiar, de indivíduos com desenvolvimento típico que possuem irmãos com deficiência. O corpus analisado correspondeu a 21 artigos, nacionais e internacionais, publicados no intervalo de 2008 a 2016, recuperados em diferentes bases de dados científicas. Foram encontrados, a partir dessa análise, sentimentos ambivalentes relativos à relação estabelecida com o irmão com deficiência, com repercussões na subjetividade, na dinâmica familiar e em nível social. O estudo 2 se constituiu de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender a experiência subjetiva da criança com desenvolvimento típico que possui um irmão com deficiência, por meio de suas percepções, fantasias, sentimentos e expressões que surgem na vivência familiar, com os pais e com o irmão com deficiência. Participaram da pesquisa seis crianças, com idades entre cinco e dez anos, cujos irmãos foram diagnosticados com Deficiência Física ou Intelectual. Os dados foram coletados a partir da Entrevista Lúdica, do Jogo do Rabisco e do Procedimento de Desenho de Famílias com Estórias (DF-E), e analisados mediante a Análise de Conteúdo em suas vertentes Temática e da Enunciação. Além disso, foram interpretados conforme o referencial teórico de D. W. Winnicott e Walter Trinca. A partir dessa análise, os resultados encontrados incluíram a percepção da criança sobre a deficiência do irmão, expressões da experiência subjetiva, relacionadas a esse contexto, e percepções sobre o cuidado exercido pela família ao irmão com deficiência. Esses resultados possibilitaram compreender como as crianças participantes percebem a deficiência do irmão e as atividades de cuidado necessárias. A pesquisa possibilitou, ainda, a expressão de elementos da experiência subjetiva dos participantes em relação ao contexto vivenciado, aos pais e ao irmão com deficiência. Entende-se que ambos estudos dialogam entre si, possibilitando o aprofundamento nas questões pertinentes aos objetos do estudo e a construção de novos conhecimentos na área. Os resultados dos estudos apontam, sobretudo, para a importância de ouvir, acolher e atender às necessidades de indivíduos que possuem irmãos com deficiência, incluindo-os nos cuidados destinados às famílias que vivenciam o contexto da deficiência, em especial, quando se trata de crianças. As pesquisas realizadas possuem o potencial de fomentar discussões e estratégias que favoreçam os processos de cuidado a todo o grupo familiar.Family relations play a fundamental role in the development of individuals. The diagnosis of a disability imposes difficulties and new adaptations to the whole family, directly affecting the life of parents and siblings of the disabled one. The purpose of this dissertation was to understand how individuals who have siblings with disabilities perceive their experience in this context, that is, the expressions, feelings, fantasies and needs that may arise in relation to family experience and fraternal relationship. To achieve this goal, two studies were carried out. Study 1, characterized as an integrative review of the literature, aimed to understand how the academic productions of the last 10 years have portrayed the feelings and needs, regarding the fraternal relationship and the family dynamics, of individuals with typical development who have siblings with disability. We analyzed 21 articles, national and international, published between 2008 and 2016, retrieved in different scientific databases. From this analysis, we found ambivalent feelings about the relationship established with the disabled sibling, with repercussions on subjectivity, family dynamics and social level. Study 2 consisted of an empirical research, with a qualitative approach, whose objective was to understand the subjective experience of the child with typical development that has a sibling with disability, through their perceptions, fantasies, feelings and expressions that arise in the family experience, with the parents and with the disabled sibling. Six children aged between five and ten, whose siblings were diagnosed with Physical or Intellectual Disability participated in the study. The data were collected from the Play Interview, the Game of Scribble and the Procedure of Drawing Families with Stories, and analyzed through Content Analysis in its Thematic and Enunciation aspects. In addition, they were interpreted according to the theoretical reference of D. W. Winnicott and Walter Trinca. From this analysis, the results found included the child's perception of the sibling’s disability, subjective expressions of experience related to this context, and perceptions about the care exercised by the family to the disabled sibling. These results enabled us to understand how participating children perceive their sibling’s disability and the necessary care activities. The research also allowed the expression of elements of the subjective experience of the participants in relation to the context experienced, the parents and the sibling with disability. It is understood that both studies dialogue with each other, allowing the deepening in the questions pertinent to the objects of the study and the construction of new knowledge in the area. The results of the studies point, in particular, to the importance of listening, welcoming and meeting the needs of individuals with siblings with disabilities, including them in the care of families living in the context of disability, especially when it comes to children. The research carried out has the potential to instigate discussions and strategies that favor the processes of care for the whole family group.Fraternal relationships permeated by the disability of one sibling may impose adaptations and demands on individuals with typical development. The present integrative review aimed to understand how the academic productions of the last 10 years have portrayed the feelings and needs, regarding the fraternal relationship and the family dynamics, of individuals with typical development who have siblings with disabilities. 21 national and international articles were analyzed. Despite the cultural multiplicity of the studies, many similar results were observed, divided into the following axes and subdivisions: (1) Feelings and Manifestations Ambivalence, subdivided into (a) Repercussions in Subjectivity, (b) Repercussions in Family Dynamics and (c) Concerns about the Future: Brother as Caregiver; (2) Needs of Siblings of People with Disabilities, subdivided into (a) Communication and Information, (b) Refuge and Possibility of Expression, (c) Socialization, (d) Improvement in Health and Care Services; (3) Repercussions at Social Level, subdivided into (a) Interpersonal Relationships and Leisure: New Configurations, (b) Dealing with Prejudice and Stigma, (c) Proposal of Intervention with Siblings. The importance of the composition of spaces to listen the sibling of the disabled person, with the improvement of social support resources for assistance adequate to their needs, is noted.Considering that the complexity of the fraternal bond can be intensified by the context of the disability, the present research aimed to understand the subjective experience of the child with typical development that has a sibling with disability, through their perceptions, fantasies, feelings and expressions that arise in the experience family, in the relationship with the parents and with the disabled sibling. Six children, aged between five and ten, whose siblings were diagnosed with Physical or Intellectual Disabilities participated. The data were collected from the instruments: Play Interview, Scribble Game and Procedure for Drawing Families with Stories. The meetings were audiographed and transcribed in their entirety, and the data obtained were analyzed through Content Analysis in its Thematic and Enunciation aspects, and interpreted from the theoretical framework of D. W. Winnicott and Walter Trinca. At the end of the analysis, three thematic categories and subdivisions were reached: (1) Perception of the sibling’s disability, subdivided into: (a) Knowledge and understanding about the diagnosis; (b) Characterization of the disabled sibling; (2) Expressions of subjective experience related to the context of the disability, subdivided into: (a) Dispute for parental attention; (b) The expression of difficult feelings; (c) Questions relevant to playing; (d) Idealizations and possibilities facing reality; and (3) Perceptions about care, subdivided into: (a) Care exercised by the family; (b) The sibling as caregiver. The research allowed participating children to express elements of their subjective experience, contextualized in the issues pertinent to their sibling’s disability.Relacionamentos fraternos permeados pela deficiência de um dos irmãos podem impor adaptações e exigências a indivíduos com desenvolvimento típico. A presente revisão integrativa objetivou compreender como as produções acadêmicas dos últimos 10 anos têm retratado os sentimentos e necessidades, no tocante à relação fraterna e à dinâmica familiar, de indivíduos com desenvolvimento típico que possuem irmãos com deficiência. Foram analisados 21 artigos nacionais e internacionais. A despeito da multiplicidade cultural dos estudos, muitos resultados semelhantes foram observados, divididos nos seguintes eixos e subdivisões: (1) Ambivalência de Sentimentos e Manifestações, subdividido em (a) Repercussões na Subjetividade, (b) Repercussões na Dinâmica Familiar e (c) Preocupações com o Futuro: Irmão como Cuidador; (2) Necessidades de Irmãos de Pessoas com Deficiência, subdividido em (a) Comunicação e Informação, (b) Acolhimento e Possibilidade de Expressão, (c) Socialização, (d) Melhoria nos Serviços de Saúde e Cuidado; (3) Repercussões em Nível Social, subdividido em (a) Relacionamentos Interpessoais e Lazer: Novas Configurações, (b) Lidando com Preconceito e Estigma, (c) Proposta de Intervenção com Irmãos. Constata-se a importância da composição de espaços de escuta para acolher o irmão do indivíduo com deficiência, com o aprimoramento de recursos de apoio social para assistência adequada às suas necessidades.Considerando que a complexidade do vínculo fraterno pode ser intensificada pelo contexto da deficiência, a presente pesquisa objetivou compreender a experiência subjetiva da criança com desenvolvimento típico que possui um irmão com deficiência, por meio de suas percepções, fantasias, sentimentos e expressões que surgem na vivência familiar, no relacionamento com os pais e com o irmão com deficiência. Participaram seis crianças, com idades entre cinco e dez anos, cujos irmãos foram diagnosticados com Deficiência Física ou Intelectual. A coleta dos dados se deu a partir dos instrumentos: Entrevista Lúdica, Jogo do Rabisco e Procedimento de Desenho de Famílias com Estórias (DF-E). Os encontros foram audiogravados e transcritos na íntegra, e os dados obtidos foram analisados mediante a Análise de Conteúdo em suas vertentes Temática e da Enunciação, e interpretados a partir do referencial teórico de D. W. Winnicott e Walter Trinca. Ao final da análise, chegou-se a três categorias temáticas e subdivisões: (1) Percepção da deficiência do irmão, subdividida em: (a) Conhecimento e compreensão sobre o diagnóstico; (b) Caracterização do irmão com deficiência; (2) Expressões da experiência subjetiva relacionadas ao contexto da deficiência, subdividida em: (a) Disputa pela atenção dos pais; (b) A expressão de sentimentos difíceis; (c) Questões pertinentes ao brincar; (d) Idealizações e possibilidades diante da realidade; e (3) Percepções sobre o cuidado, subdividida em: (a) O cuidado exercido pela família; (b) O irmão como cuidador. A pesquisa possibilitou às crianças participantes a expressão de elementos de sua experiência subjetiva, contextualizados nas questões pertinentes à deficiência do irmão.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaSERRALHA, Conceição Aparecida81512562653http://lattes.cnpq.br/0862723701271969ALVES, Carolina Martins Pereira2019-08-05T18:36:52Z2018-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALVES, Carolina Martins Pereira. A experiência subjetiva de indivíduos que possuem irmãos com deficiência. 2018. 89f . Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/807porAgripino-Ramos, C. S.; & Salomão, N. M. R. (2014). Autismo e Síndrome de Down: concepções de profissionais de diferentes áreas. 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dc.title.none.fl_str_mv A experiência subjetiva de indivíduos que possuem irmãos com deficiência
A vida emocional de indivíduos que possuem irmãos com deficiência: uma revisão integrativa
“Deixa eu contar a história”: vivências de irmãos de pessoas com deficiência
The emotional life of individuals who have siblings with disabilities: an integrative review
“Let me tell a story”: experiences os siblings of people with disabilities
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ALVES, Carolina Martins Pereira
Pessoa com deficiência.
Psicanálise.
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Psicologia
description As relações familiares exercem papel fundamental no desenvolvimento dos indivíduos. O diagnóstico de uma deficiência impõe dificuldades e novas adaptações a todo o núcleo familiar, repercutindo diretamente na vida de pais e irmãos do indivíduo com deficiência. Assim, a presente dissertação teve por objetivo geral compreender como indivíduos que possuem irmãos com deficiência percebem sua experiência nesse contexto, ou seja, as expressões, sentimentos, fantasias e necessidades que podem surgir em relação à vivência familiar e à relação fraterna. Para atingir esse objetivo, foram realizados dois estudos. O Estudo 1, caracterizado como uma revisão integrativa da literatura, teve por finalidade compreender como as produções acadêmicas dos últimos 10 anos têm retratado os sentimentos e necessidades, no tocante à relação fraterna e à dinâmica familiar, de indivíduos com desenvolvimento típico que possuem irmãos com deficiência. O corpus analisado correspondeu a 21 artigos, nacionais e internacionais, publicados no intervalo de 2008 a 2016, recuperados em diferentes bases de dados científicas. Foram encontrados, a partir dessa análise, sentimentos ambivalentes relativos à relação estabelecida com o irmão com deficiência, com repercussões na subjetividade, na dinâmica familiar e em nível social. O estudo 2 se constituiu de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender a experiência subjetiva da criança com desenvolvimento típico que possui um irmão com deficiência, por meio de suas percepções, fantasias, sentimentos e expressões que surgem na vivência familiar, com os pais e com o irmão com deficiência. Participaram da pesquisa seis crianças, com idades entre cinco e dez anos, cujos irmãos foram diagnosticados com Deficiência Física ou Intelectual. Os dados foram coletados a partir da Entrevista Lúdica, do Jogo do Rabisco e do Procedimento de Desenho de Famílias com Estórias (DF-E), e analisados mediante a Análise de Conteúdo em suas vertentes Temática e da Enunciação. Além disso, foram interpretados conforme o referencial teórico de D. W. Winnicott e Walter Trinca. A partir dessa análise, os resultados encontrados incluíram a percepção da criança sobre a deficiência do irmão, expressões da experiência subjetiva, relacionadas a esse contexto, e percepções sobre o cuidado exercido pela família ao irmão com deficiência. Esses resultados possibilitaram compreender como as crianças participantes percebem a deficiência do irmão e as atividades de cuidado necessárias. A pesquisa possibilitou, ainda, a expressão de elementos da experiência subjetiva dos participantes em relação ao contexto vivenciado, aos pais e ao irmão com deficiência. Entende-se que ambos estudos dialogam entre si, possibilitando o aprofundamento nas questões pertinentes aos objetos do estudo e a construção de novos conhecimentos na área. Os resultados dos estudos apontam, sobretudo, para a importância de ouvir, acolher e atender às necessidades de indivíduos que possuem irmãos com deficiência, incluindo-os nos cuidados destinados às famílias que vivenciam o contexto da deficiência, em especial, quando se trata de crianças. As pesquisas realizadas possuem o potencial de fomentar discussões e estratégias que favoreçam os processos de cuidado a todo o grupo familiar.
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