A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: FERREIRA, Denise Cristina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/437
Resumo: Esta pesquisa questiona como, na ausência de um código de ética para a profissão docente, os professores de Matemática procedem para agir eticamente. Teve como objetivo geral compreender de que modo o professor de Matemática procede para agir eticamente, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: analisar as relações que o professor estabelece com a Matemática e seu ensino; investigar o modo como o professor lida com as demandas diversas da sala de aula; analisar a forma com que o professor reage às circunstâncias do seu trabalho em relação aos demais sujeitos da escola, ao currículo e às condições de trabalho; questionar se o professor de Matemática assume inteiramente o princípio da autonomia em suas ações. Esta pesquisa foi amparada em autores que abordam ética e ética profissional docente; profissionalização docente; Matemática e ensino de Matemática. O referencial teórico buscou subsídios para discutir que o exercício ético da profissão perpassa pela relação do professor de Matemática com as diferentes circunstâncias do seu trabalho: os alunos, os pais, a gestão e os demais membros da comunidade escolar, o currículo, a formação profissional, a autonomia na ação educativa, o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática pelos educandos, dentre outros aspectos que envolvem a profissionalidade e a profissionalização docente. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação em campo com registro em um diário de bordo. Foram entrevistados quatro professores da Educação Básica da rede pública da cidade de Uberaba-MG. A observação foi realizada no acompanhamento de todas as aulas de um desses docentes, pelo período de uma semana. A análise desses dados foi realizada por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores utilizam uma ética tácita, implícita, construída, assim como os demais saberes, durante a formação da identidade docente. Nesse processo, introjetam-se concepções de Matemática e de seu ensino, bem como de escola, que influem diretamente na prática educativa e em sua conduta éticoprofissional.
id UFTM_e0f259f990df90f76670bf6c14aeb888
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/437
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docenteDeontologia.Ética docente.Ética docente Matemática.Profissionalização docente.Profissionalização docente Matemática.Deontology.Teaching ethics.Teaching ethics Mathematics.Teacher professionalization.Mathematics teaching professionalization.EducaçãoEsta pesquisa questiona como, na ausência de um código de ética para a profissão docente, os professores de Matemática procedem para agir eticamente. Teve como objetivo geral compreender de que modo o professor de Matemática procede para agir eticamente, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: analisar as relações que o professor estabelece com a Matemática e seu ensino; investigar o modo como o professor lida com as demandas diversas da sala de aula; analisar a forma com que o professor reage às circunstâncias do seu trabalho em relação aos demais sujeitos da escola, ao currículo e às condições de trabalho; questionar se o professor de Matemática assume inteiramente o princípio da autonomia em suas ações. Esta pesquisa foi amparada em autores que abordam ética e ética profissional docente; profissionalização docente; Matemática e ensino de Matemática. O referencial teórico buscou subsídios para discutir que o exercício ético da profissão perpassa pela relação do professor de Matemática com as diferentes circunstâncias do seu trabalho: os alunos, os pais, a gestão e os demais membros da comunidade escolar, o currículo, a formação profissional, a autonomia na ação educativa, o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática pelos educandos, dentre outros aspectos que envolvem a profissionalidade e a profissionalização docente. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação em campo com registro em um diário de bordo. Foram entrevistados quatro professores da Educação Básica da rede pública da cidade de Uberaba-MG. A observação foi realizada no acompanhamento de todas as aulas de um desses docentes, pelo período de uma semana. A análise desses dados foi realizada por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores utilizam uma ética tácita, implícita, construída, assim como os demais saberes, durante a formação da identidade docente. Nesse processo, introjetam-se concepções de Matemática e de seu ensino, bem como de escola, que influem diretamente na prática educativa e em sua conduta éticoprofissional.This research questions how, in the absence of a code of ethics for the teaching profession, Mathematics teachers proceed to act ethically. It had as general objective, understand how the Mathematics teacher proceeds to act ethically, unfolding in the following specific objectives: to analyze the relations that the teacher establishes with Mathematics and its teaching; to investigate how the teacher deals with the various demands of the classroom; to analyze the way in which the teacher reacts to the circumstances of your work in relation to other subjects of the school, curriculum and working conditions; to question whether the Mathematic teacher fully accepts the principle of autonomy in his actions. This research was supported by authors who discuss ethics and professional ethics teaching; teaching professionalization; Mathematics and mathematics teaching. The theoretical reference looked for subsidies to discuss that the ethical practice of the profession runs through the relationship of the Mathematics teacher with the following circumstances of his work: students, parents, management and other members of the school community, curriculum, vocational training , educational action autonomy, the development of Mathematics learning by learners, among others that involve professionality and teaching professionalization. Through a qualitative approach, semi-structured interviews were performed and field observation was carried out in a logbook record. Four teachers of Basic Education of the public network of Uberaba-MG were interviewed. The observation was carried out monitoring all classes of one of these teachers, for a period of one week. Data analysis was performed through prose analysis. The results show that teachers use a tacit, implicit, constructed ethics, as well as other knowledge, during a teacher identity formation. In this process, conceptions of Mathematics and its teaching, as well as of school, are internalised , which influence directly on the educational practice and in your ethical-professional conduct.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCOSTA, Váldina Gonçalves da61983810649http://lattes.cnpq.br/7394812434585566FERREIRA, Denise Cristina2017-11-16T19:18:36Z2016-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, Denise Cristina. A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente. 2016. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/437porABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira de Alfredo Bossi; revisão da tradução e tradução dos novos textos de Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B76fSg4EW_8GM2FjMmVlY2QtZGZlMC00OTYzLWI4 YjMtMjNmYWUwZmVjZDAx/view?layout=list&pid=0B76fSg4EW_8GZTI3YzdiMDEtYWU 1MS00NTBmLWFiOWQtOGZjZDUxMWU2YzA0&sort=name&cindex=41&pref=2&pli=1> Acesso em: 20 nov. 2015. ABDALLA, Márcio Moutinho et al. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília/DF, 3 a 5 de novembro de 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ5.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. ALTAREJOS, Francisco et al. Ética docente: elementos para una deontologia professional. Barcelona: Editora Ariel, 1998. 184 p. ALTET, Marguerite; PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe. A profissionalização dos formadores de professores. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, Contexto e Significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. In: Cad. Pesqui. São Paulo, n 45, maio 1983, p 66-71. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/599.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2015. ARTAVIA, Carlos E. Rojas. Ética professional docente: Un compromisso pedagógico humanístico. Revista humanidades, Costa Rica, 2011. Disponível em: <http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/humanidades/article/view/3543>. Acesso em: 26 fev. 2016. ÁVILA, Geraldo. Várias Faces da Matemática: Tópicos para licenciatura e leitura em geral. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010. 203 p. BALL, Deborah; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Loewenberg et al. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education. v. 59, n. 5, nov./dec. 2008, p. 389-407. Disponível em: <https://www.math.ksu.edu/~bennett/onlinehw/qcenter/ballmkt.pdf >. Acesso em: 01 jun. 2016. BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. 303 p. BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Edição Pastoral. Tradução, introdução e notas de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. Brasília: Paulus, 1990. 1398 p. BOLÍVAR, Antonio. Construcción de la identidad profesional del profesorado. In: La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Aljibe, 2006, 57-80. BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de Professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p.94-112, jun. 2011. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/42/art06_42.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015. BOVO, Audria Alessandra. ABRINDO A CAIXA PRETA DA ESCOLA: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. 2011. 184f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102106/bovo_aa_dr_rcla.pdf?seque nce=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 fev. 2016. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CES Nº 2, de 19 de maio de 1999. Brasília: CNE, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0299.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2016. BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 28 dez. 2015. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 11. ed. Brasília: Congresso Nacional – Câmara dos Deputados, 2015. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/documentos-epesquisa/publicacoes/edicoes/paginas-individuais-dos-livros/lei-de-diretrizes-e-basesda-educacao-nacional>. Acesso em: 20 jan. 2016. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2015. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEB, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2016. CEDRO, Wellington Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008. 242 p. Tese (Doutorado em Educação – Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009- 080649/publico/Tese_Wellington_Cedro.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2015. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia.10. ed. São Paulo: Editora Ática, 1998. 440 p. CHOPRA, Deepak. A cura Quântica: O poder da mente e da consciência na busca da saúde integral. Tradução de Evelyn Kay Massaro e Marcília Britto. São Paulo: Best Seller, 1998. COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. 2. ed. 3 reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 718 p. CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002. CORTELLA, Mário Sérgio. A Matemática é a Mais Humana das Ciências. 27 out 2005. TV Cultura. São Paulo, 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xvu8-z-GmWU>. Acesso em: 13 jan. 2017. ____________________. Professor Mario Sérgio Cortella lança livro. [junho, 2008]. Entrevistador: Jô Soares. Programa do Jô: Rede Globo de Televisão. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/844221/>. Acesso em: 09 dez. 2016. COSTA, Váldina Gonçalves da; PASSOS, Laurizete Ferragut. O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 11, n.3, p. 597-623, 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2834>. Acesso em: 14 jan. 2017. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. ___________________. Educação matemática: uma visão do estado da arte. Proposições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 7-17, 1993. Disponível em: <http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/textos/10-artigosd%5C'ambrosiou.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2015. ___________________. História da Matemática no Brasil: uma visão panorâmica até 1950. Saber y Tiempo, vol. 2, n. 8, Julio-Deciembre 1999; pp. 7-37. Disponível em: <http://www.ifba.edu.br/dca/Corpo_Docente/MAT/EJS/HISTORIA_DA_MATEMATICA_ NO_BRASIL_ATE_1950.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2016. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectiva em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí-MS, v 01, n 01, p. 34-42, jan-jun 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15>. Acesso em: 19 ago. 2015. DIP, Ricardo Henry Marques. Da ética geral à ética profissional dos registradores. 2. ed. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1998. DUARTE, Rosália. Pesquisa Qualitativa: Reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, março/ 2002. Disponível em: <http://unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_qualitativa_reflexoes_sobre_o_trab alho_de_campo.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. DUARTE, Teresa. A possibilidade de investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). Cies e-working paper. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, 2009. Disponível em: <http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIESWP60_Duarte_003.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Tradução de Fernanda Machado. Cadernos de Pesquisa, vol. 42, n. 146 p. 351-367 maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/03.pdf> Acesso em: 20 jan. 2016. ______________. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Stabel M. da Silva, São Paulo: Martins Fontes, 2005. DURKHEIM, Émile. A educação moral. Tradução de Raquel Weiss, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 270 p. ESCHER, Maurits Corneli. Mãos. 1948. Litografia, 332 mm x 282 mm. Disponível em: <http://www.mcescher.com/wp-content/uploads/2013/10/LW355-MC-Escher-DrawingHands-1948.jpg>. Acesso em: 31 jul. 2016. ESTEVES, Manuela. Para um desenvolvimento profissional do professor ao longo da vida. Revista Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 17, n. 23, julho 2014, p. 17-44. Disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/529/344>. Acesso em: 11 mar. 2016. FAVACHO, André Márcio Picanço. A problematização moral da docência. Educação em Perspectiva, Viçosa, v.5, n.1, p. 48-71, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/ 312/131>. Acesso em: 11 mar. 2016. FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. Conceptualización del desarrollo profesional docente. In: Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006, p. 9-30. FIGARO, Roseli. A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. v. 16, n. 2 maio/ago. 2014. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/viewFile/fem.2014.162.06/4196>. Acesso em: 03 fev. 2016. FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Campinas, Ano 3, n. 4/1995, p.1-37, abr. 1995. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2561>. Acesso em: 06 jan. 2017. FIORENTINI, Dario; CASTRO, Franciana Carneiro de. Tornando-se professor de Matemática: o caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2003. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores). FROTA, Maria Clara Rezende. Experiência Matemática e Investigação Matemática. Congresso Íbero-Americano de Educação Matemática.V, Porto, 2005. Disponível em <http://www.matematica.pucminas.br/Grupo%20de%20Trabalho/Maria%20clara/experie nciaDocumento%20do%20Acrobat.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017. FURTADO, Odair. As dimensões subjetivas da realidade – uma discussão sobre a dicotomía entre subjetividade e a objetividade no campo social. IN FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando L. (Org.). Por uma epistemología da Subjetividade: um debate entre a teoría sócio-histórica e a teoría das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 91-105 GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999. p. 32. _______________. Por que pedagogia da práxis?. In: _______ Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 2010, p. 13-31. GATTI, Bernadete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. Formação de Professores Para o Ensino Fundamental: Instituições Formadoras e seus Currículos – Relatório Final: Pedagogia. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado. pdf>. Acesso em: 31 maio 2015. GERALDI, Corinta; FIORENTINI, Dario; MONTEIRO, Elizabette (Org.). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). 2 reimp. Campinas: Mercado das Letras, 2001. GONÇALVES, Tadeu Oliver; FIORENTINI, Dario. Formação e desenvolvimento profissional de docentes que formam matematicamente futuros professores. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: Investigando e teorizando a partir da prática. Campinas-SP: Musa Editora, 2005. GICHURE, Christine Wanjiru. La ética de la profesión docente: Estudio introductorio a la deontologia de la educación. Pamplona: Eunsa. 1995. HYPOLITO, Álvaro Moreira. Teachers' Work and Professionalization: The promised land or dream denied? Journal for Critical Education Policy Studies, vol. 2, n. 2, p. 203- 226, set. 2004. Disponível em: <http://www.jceps.com/wp-content/uploads/PDFs/02-2- 07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015. HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. IN NÓVOA, A. Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, p. 31-61, 2000. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentile, revisão de Elias Barbosa. 365ª ed. Araras, SP: 2009. KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. São Paulo: Papirus, 1996. LAWN, Martin. Os Professores e a Fabricação de Identidades. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 117-130, jul./dez. 2001. LINO, Maria Clara; Macara, Maria Teresa; Cunha, Teresa. Ética deontológica da profissão docente. Associação de Estudos e Investigação em Educação - AFIRSE, Portugal, 2011. Disponível em: <http://www.afirse.com/archives/cd10/Documentos/Ateli%C3%AAs/IV/IV.1./15_Maria%2 0Clara%20Lino,%20Maria%20Teresa%20Macara,%20Teresa%20Cunha.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2016. LOPES, Celi Aparecida Espasadin. Um grupo colaborativo de educadoras de infância e suas relações com a estocástica. In: FIORENTINI, Dario. NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: Investigando e teorizando a partir da prática. Campinas-SP: Musa Editora, 2005. LOPES DE SÁ, Antônio. Ética profissional. 9. ed. 5 reimp. São Paulo: Atlas, 2013. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LÜDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Profissionalidade docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana M.Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM MANACORDA, Mario Alighiero. A história da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução Gaetano Lo Mônaco. São Paulo: Cortez, 2000. MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes docentes de professores de Matemática em um contexto de inovação curricular. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: Investigando e teorizando a partir da prática. Campinas-SP: Musa Editora, 2005. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p.09-29. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza; MINAYO-GÓMEZ, Carlos. 2003. Difíceis e possíveis relações entre métodos quantitativos e qualitativos nos estudos de problemas de saúde. In: GOLDENBERG, Paulete; MARSIGLIA, Regina Maria; GOMES, Mara Helena de Andréa (Org.), O clássico e o novo: Tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde. Rio de Janeiro, Fiocruz, p. 117-142. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/d5t55/pdf/goldenberg-9788575412510-09.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. MONTEIRO, Agostinho dos Reis. Deontologia das profissões da educação. Coimbra: Almedina, 2005. MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO, Juan Miguel. Um olhar complexo e transdisciplinar sobre ética e educação. In: BEHERENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. cap. 8, p 143-174. MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Revista168 Zetetiké, v. 11, nº 19, p. 57-80, 2003. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2490>. Acesso em: 06 jan. 2017. MUNIZ, Cristiano Alberto. Módulo 1 de Educação Matemática – Significados do aprender e ensinar Matemática. Brasília: UnB, 2007. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/images/Mdulo%201%20de%20Educao%20M Atemtica%20- %20significados%20do%20aprender%20e%20ensinar%20Matemtica%20- %20Cristiano.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017. NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 8. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda, 2011. 566 p. NICOLAU, Marcos Fábio A. Ética e Autonomia: uma via de mão dupla na docência. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação - RESAFE, Brasília, n.25, nov. 2015 - abr. 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/17500/12532>. Acesso em: 11 mar. 2016. NÓVOA, António. Profissão Professor. Tradução de Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luísa Santos Gil, Portugal: Porto Editora, 1999. 192 p. NÚÑEZ, Isauro Beltran; RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), nº 46/9 – 10 de septiembre de 2008. Disponível em: <rieoei.org/deloslectores/2504Beltran.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2016. OLIVEIRA, Dalila Andrade. La construcción política de La profesion docente: la experiencia brasileña. In: OLIVEIRA Dalila Andrade et al. Políticas educativas y territórios: modelos de articulación entre niveles de gobierno. Buenos Aires: UNESCO- IIPE, 2010. p. 131–158. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001895/189512so.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2016. ______________________. Políticas de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: da intenção às práticas. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, UNICAMP, 2012. OLIVEIRA, Manfredo Araujo de (Org.) Correntes fundamentais da ética contemporânea. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 255 p. PEDRO, Ana Paula; CUNHA, Célia. Que desafios para o professor enquanto ser ético, hoje? Associação de Estudos e Investigação em Educação - AFIRSE, Portugal, 2010. Disponível em: <http://www.afirse.com/archives/cd10/Documentos/Ateli%C3%AAs/IV/IV.1./1_Ana%20P169 aula%20Pedro,%20C%C3%A9lia%20Cunha_Que%20desafios%20para%20o%20profe ssor....pdf>. Acesso em: 24 fev. 2016. PONTE, João Pedro da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. Educação Matemática: Temas de investigação. Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2985/1/92- Ponte%20(Concep%C3%A7%C3%B5es).pdf>. Acesso em: 08 jan. 2017. PONTE, João Pedro da. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação. Lisboa, Portugal, 2003, v.2. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4071/1/03-Ponte%20%28Rev-SPCE%29.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2017. RODRIGUES, Margarida Teixeira. Ser professor de Matemática pelo ponto de vista da ética profissional. Medi@ções Revista OnLine, vol. 1, n. 1, Portugal, 2010. Disponível em: <http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/36>. Acesso em: 24 fev. 2016. ROSA, Joaquim Coelho. Deontologia. 2. ed. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2001. ROSMINI, Antonio. Sistema Filosofico. Montepulciano: 1846. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/reader?id=7ds1AQAAMAAJ&hl=ptBR&printsec=frontcover&output=reader&source=gbs_atb_hover&pg=GBS.PT51>. Acesso em: 20 nov. 2015. SALAMUNES, Nara Luz Chierighini. Observação na pesquisa e na intervenção educacional: a busca da coerência operacional. In: II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos – A Pesquisa Qualitativa em Debate. 2004, Bauru. Disponível em: <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt2/03.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. SAVARD, Luc. Fault-il créer au Québec un ordre professional des enseignantes e enseignantes? In: TARDIF, Maurice. e GAUTHIER, Clermont. (orgs). Les Presses de l’Pour ou contre um ordre professionel des enseignantes et des enseignantes au Québec? Québec: Les Presses de l’Université de Laval, 1999. p. 75-81. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf> Acesso em: 15 dez 2015. SCHEINERMAN, Edward. Matemática discreta: uma introdução. Tradução: All Tasks. Revisão técnica de Flávio Soares Corrêa da Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2011.170 SHIROMA, Eneida Oto.; EVANGELISTA, Olinda. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana M.Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <http://www.gestrado.net.br/index.php?pg=dicionario-verbetes&id=346>. Acesso em: 15 dez. 2015. SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec. vol. 4, n. 2, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://sites.uepg.br/prograd/wpcontent/themes/PROGRAD/assetsDes/artigos/SHULMANN%20sobre%20ENSINO.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2016. ______________. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n. 2. 1986 p. 4-14. Disponível em: <http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2016. SILVA, Albano et al. O currículo de matemática e as actividades de investigação. 1999. Disponível em: <http://ia.fc.ul.pt/textos/p_69-85.pdf>. Acesso em: 13 mai 2007. SILVA, Clóvis Pereira da. História da Matemática. A Matemática no Brasil: Uma História de seu Desenvolvimento. 2. ed. Curitiba: 1998. Disponível em: <http://www.accefyn.org.co/PubliAcad/Clovis/titular/titular.html.> Acesso em: 28 dez. 2016. SILVA, Eliane Loschi da; FERREIRA, Flávia Magela Rezende. O estudo de caso, a observação e a entrevista nas pesquisas em educação. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Avaliação, 2015, Lavras, 2015. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_ SA10_ID442_28052015221749.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2016. SOARES, José Eugênio. Jô Soares define o que é ser professor. [entre 2010 e 2014]. Disponível em: <http://www.recantodoescritor.com.br/wpcontent/uploads/2014/03/aabjornalismo.jpg>. Acesso em: 15 jan. 2017. Só pra Contrariar. Essa tal liberdade. Intérprete: Só pra Contrariar. In: Só pra Contrariar. [S.I.]: Sony BMG, p1994. 2 Álbum. Faixa 10. SUANNO, João Henrique. Transdisciplinaridade, criatividade e o terceiro incluído na formação de professores. In: BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. 303 p. SUTHERLAND, Rosamund. Ensino eficaz de matemática. Tradução de Adriano Moraes Migliavaca. Porto Alegre: Artmed, 2009. TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação n. 13 jan./abr. 2000. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_ TARDIF.pdf>. Acesso em: 15 dez 2015. TARDIF, Maurice; LESSAR, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade. Ano XXI, n. 209, dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2016. TENÓRIO, Jacob Buganza. La ética de Antonio Rosmini a partir del Sistema Filosofico. En-Claves del pensamento. Año IV, núm. 8, julio-diciembre 2010, p 107-122. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870- 879X2010000200006>. Acesso em: 20 nov. 2015. THEES, Andréa. Algumas relexões sobre práticas NÃO letivas de professores de Matemática. Boletim do LABEM, Rio de Janeiro, ano 4, n.7, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.labem.uff.br/images/Boletim_LABEM/Boletim_n.7/boletim_labem_p.36- 42.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2016. UNESCO. O Desafio da profissionalização docente no Brasil e na América Latina. Brasília, CONSED/UNESCO, 2007. Organização: Sônia Balzano. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001501/150121por.pdf>. Acesso em: 29 fev. 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (Brasil). Edital Nº. 17/2014/NUPE/UFTM. Uberaba,MG, 2014. Disponível em: <http://www2.uftm.edu.br/ppged/images/Edital_17_Mestrado_Educacao2015.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2014. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Tradução de João Dell’Anna. 34. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 304 p. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2001. (Coleção: Magistério: Formação e trabalho pedagógico). VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Profissionalização docente. II Colóquio Formação de Educadores. Salvador: UNEB, 15 a 17 de maio de 2006, f. 10. Disponível em: <http://www.didateca.org/coloquio.htm>. Acesso em: 12 nov. 2009. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; ARAUJO, José Carlos Souza. KAPUZINIAK, Célia. Docência: uma construção ético-profissional. São Paulo: Papirus, 2005. YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc. Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400002>. Acesso em: 18 jan. 2017. ZAGURY, Tania. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2006.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2018-03-23T19:08:40Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2018-03-23T19:08:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
title A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
spellingShingle A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
FERREIRA, Denise Cristina
Deontologia.
Ética docente.
Ética docente Matemática.
Profissionalização docente.
Profissionalização docente Matemática.
Deontology.
Teaching ethics.
Teaching ethics Mathematics.
Teacher professionalization.
Mathematics teaching professionalization.
Educação
title_short A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
title_full A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
title_fullStr A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
title_full_unstemmed A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
title_sort A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente
author FERREIRA, Denise Cristina
author_facet FERREIRA, Denise Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Váldina Gonçalves da
61983810649
http://lattes.cnpq.br/7394812434585566
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Denise Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Deontologia.
Ética docente.
Ética docente Matemática.
Profissionalização docente.
Profissionalização docente Matemática.
Deontology.
Teaching ethics.
Teaching ethics Mathematics.
Teacher professionalization.
Mathematics teaching professionalization.
Educação
topic Deontologia.
Ética docente.
Ética docente Matemática.
Profissionalização docente.
Profissionalização docente Matemática.
Deontology.
Teaching ethics.
Teaching ethics Mathematics.
Teacher professionalization.
Mathematics teaching professionalization.
Educação
description Esta pesquisa questiona como, na ausência de um código de ética para a profissão docente, os professores de Matemática procedem para agir eticamente. Teve como objetivo geral compreender de que modo o professor de Matemática procede para agir eticamente, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: analisar as relações que o professor estabelece com a Matemática e seu ensino; investigar o modo como o professor lida com as demandas diversas da sala de aula; analisar a forma com que o professor reage às circunstâncias do seu trabalho em relação aos demais sujeitos da escola, ao currículo e às condições de trabalho; questionar se o professor de Matemática assume inteiramente o princípio da autonomia em suas ações. Esta pesquisa foi amparada em autores que abordam ética e ética profissional docente; profissionalização docente; Matemática e ensino de Matemática. O referencial teórico buscou subsídios para discutir que o exercício ético da profissão perpassa pela relação do professor de Matemática com as diferentes circunstâncias do seu trabalho: os alunos, os pais, a gestão e os demais membros da comunidade escolar, o currículo, a formação profissional, a autonomia na ação educativa, o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática pelos educandos, dentre outros aspectos que envolvem a profissionalidade e a profissionalização docente. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação em campo com registro em um diário de bordo. Foram entrevistados quatro professores da Educação Básica da rede pública da cidade de Uberaba-MG. A observação foi realizada no acompanhamento de todas as aulas de um desses docentes, pelo período de uma semana. A análise desses dados foi realizada por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores utilizam uma ética tácita, implícita, construída, assim como os demais saberes, durante a formação da identidade docente. Nesse processo, introjetam-se concepções de Matemática e de seu ensino, bem como de escola, que influem diretamente na prática educativa e em sua conduta éticoprofissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
2017-11-16T19:18:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Denise Cristina. A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente. 2016. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/437
identifier_str_mv FERREIRA, Denise Cristina. A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente. 2016. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira de Alfredo Bossi; revisão da tradução e tradução dos novos textos de Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B76fSg4EW_8GM2FjMmVlY2QtZGZlMC00OTYzLWI4 YjMtMjNmYWUwZmVjZDAx/view?layout=list&pid=0B76fSg4EW_8GZTI3YzdiMDEtYWU 1MS00NTBmLWFiOWQtOGZjZDUxMWU2YzA0&sort=name&cindex=41&pref=2&pli=1> Acesso em: 20 nov. 2015. ABDALLA, Márcio Moutinho et al. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília/DF, 3 a 5 de novembro de 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ5.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. ALTAREJOS, Francisco et al. Ética docente: elementos para una deontologia professional. Barcelona: Editora Ariel, 1998. 184 p. ALTET, Marguerite; PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe. A profissionalização dos formadores de professores. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, Contexto e Significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. In: Cad. Pesqui. São Paulo, n 45, maio 1983, p 66-71. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/599.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2015. ARTAVIA, Carlos E. Rojas. Ética professional docente: Un compromisso pedagógico humanístico. Revista humanidades, Costa Rica, 2011. Disponível em: <http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/humanidades/article/view/3543>. Acesso em: 26 fev. 2016. ÁVILA, Geraldo. Várias Faces da Matemática: Tópicos para licenciatura e leitura em geral. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010. 203 p. BALL, Deborah; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Loewenberg et al. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education. v. 59, n. 5, nov./dec. 2008, p. 389-407. Disponível em: <https://www.math.ksu.edu/~bennett/onlinehw/qcenter/ballmkt.pdf >. Acesso em: 01 jun. 2016. BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. 303 p. BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Edição Pastoral. Tradução, introdução e notas de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. Brasília: Paulus, 1990. 1398 p. BOLÍVAR, Antonio. Construcción de la identidad profesional del profesorado. In: La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Aljibe, 2006, 57-80. BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de Professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p.94-112, jun. 2011. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/42/art06_42.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015. BOVO, Audria Alessandra. ABRINDO A CAIXA PRETA DA ESCOLA: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. 2011. 184f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102106/bovo_aa_dr_rcla.pdf?seque nce=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 fev. 2016. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CES Nº 2, de 19 de maio de 1999. Brasília: CNE, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0299.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2016. BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 28 dez. 2015. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 11. ed. Brasília: Congresso Nacional – Câmara dos Deputados, 2015. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/documentos-epesquisa/publicacoes/edicoes/paginas-individuais-dos-livros/lei-de-diretrizes-e-basesda-educacao-nacional>. Acesso em: 20 jan. 2016. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2015. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino Fundamental 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEB, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2016. CEDRO, Wellington Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008. 242 p. Tese (Doutorado em Educação – Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009- 080649/publico/Tese_Wellington_Cedro.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2015. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia.10. ed. São Paulo: Editora Ática, 1998. 440 p. CHOPRA, Deepak. A cura Quântica: O poder da mente e da consciência na busca da saúde integral. Tradução de Evelyn Kay Massaro e Marcília Britto. São Paulo: Best Seller, 1998. COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. 2. ed. 3 reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 718 p. CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002. CORTELLA, Mário Sérgio. A Matemática é a Mais Humana das Ciências. 27 out 2005. TV Cultura. São Paulo, 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xvu8-z-GmWU>. Acesso em: 13 jan. 2017. ____________________. Professor Mario Sérgio Cortella lança livro. [junho, 2008]. Entrevistador: Jô Soares. Programa do Jô: Rede Globo de Televisão. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/844221/>. Acesso em: 09 dez. 2016. COSTA, Váldina Gonçalves da; PASSOS, Laurizete Ferragut. O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 11, n.3, p. 597-623, 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2834>. Acesso em: 14 jan. 2017. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. ___________________. Educação matemática: uma visão do estado da arte. Proposições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 7-17, 1993. Disponível em: <http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/textos/10-artigosd%5C'ambrosiou.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2015. ___________________. História da Matemática no Brasil: uma visão panorâmica até 1950. Saber y Tiempo, vol. 2, n. 8, Julio-Deciembre 1999; pp. 7-37. Disponível em: <http://www.ifba.edu.br/dca/Corpo_Docente/MAT/EJS/HISTORIA_DA_MATEMATICA_ NO_BRASIL_ATE_1950.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2016. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectiva em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí-MS, v 01, n 01, p. 34-42, jan-jun 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15>. Acesso em: 19 ago. 2015. DIP, Ricardo Henry Marques. Da ética geral à ética profissional dos registradores. 2. ed. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1998. DUARTE, Rosália. Pesquisa Qualitativa: Reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, março/ 2002. Disponível em: <http://unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_qualitativa_reflexoes_sobre_o_trab alho_de_campo.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. DUARTE, Teresa. A possibilidade de investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). Cies e-working paper. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, 2009. Disponível em: <http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIESWP60_Duarte_003.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Tradução de Fernanda Machado. Cadernos de Pesquisa, vol. 42, n. 146 p. 351-367 maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/03.pdf> Acesso em: 20 jan. 2016. ______________. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Stabel M. da Silva, São Paulo: Martins Fontes, 2005. DURKHEIM, Émile. A educação moral. Tradução de Raquel Weiss, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 270 p. ESCHER, Maurits Corneli. Mãos. 1948. Litografia, 332 mm x 282 mm. Disponível em: <http://www.mcescher.com/wp-content/uploads/2013/10/LW355-MC-Escher-DrawingHands-1948.jpg>. Acesso em: 31 jul. 2016. ESTEVES, Manuela. Para um desenvolvimento profissional do professor ao longo da vida. Revista Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 17, n. 23, julho 2014, p. 17-44. Disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/529/344>. Acesso em: 11 mar. 2016. FAVACHO, André Márcio Picanço. A problematização moral da docência. Educação em Perspectiva, Viçosa, v.5, n.1, p. 48-71, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/ 312/131>. Acesso em: 11 mar. 2016. FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. Conceptualización del desarrollo profesional docente. In: Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006, p. 9-30. FIGARO, Roseli. A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. v. 16, n. 2 maio/ago. 2014. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/viewFile/fem.2014.162.06/4196>. Acesso em: 03 fev. 2016. FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Campinas, Ano 3, n. 4/1995, p.1-37, abr. 1995. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2561>. Acesso em: 06 jan. 2017. FIORENTINI, Dario; CASTRO, Franciana Carneiro de. Tornando-se professor de Matemática: o caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2003. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores). FROTA, Maria Clara Rezende. Experiência Matemática e Investigação Matemática. Congresso Íbero-Americano de Educação Matemática.V, Porto, 2005. Disponível em <http://www.matematica.pucminas.br/Grupo%20de%20Trabalho/Maria%20clara/experie nciaDocumento%20do%20Acrobat.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017. FURTADO, Odair. As dimensões subjetivas da realidade – uma discussão sobre a dicotomía entre subjetividade e a objetividade no campo social. IN FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando L. (Org.). Por uma epistemología da Subjetividade: um debate entre a teoría sócio-histórica e a teoría das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 91-105 GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999. p. 32. _______________. Por que pedagogia da práxis?. In: _______ Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 2010, p. 13-31. GATTI, Bernadete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. Formação de Professores Para o Ensino Fundamental: Instituições Formadoras e seus Currículos – Relatório Final: Pedagogia. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado. pdf>. Acesso em: 31 maio 2015. GERALDI, Corinta; FIORENTINI, Dario; MONTEIRO, Elizabette (Org.). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). 2 reimp. Campinas: Mercado das Letras, 2001. GONÇALVES, Tadeu Oliver; FIORENTINI, Dario. Formação e desenvolvimento profissional de docentes que formam matematicamente futuros professores. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: Investigando e teorizando a partir da prática. Campinas-SP: Musa Editora, 2005. GICHURE, Christine Wanjiru. La ética de la profesión docente: Estudio introductorio a la deontologia de la educación. Pamplona: Eunsa. 1995. HYPOLITO, Álvaro Moreira. Teachers' Work and Professionalization: The promised land or dream denied? Journal for Critical Education Policy Studies, vol. 2, n. 2, p. 203- 226, set. 2004. Disponível em: <http://www.jceps.com/wp-content/uploads/PDFs/02-2- 07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015. HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. IN NÓVOA, A. Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, p. 31-61, 2000. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentile, revisão de Elias Barbosa. 365ª ed. Araras, SP: 2009. KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. São Paulo: Papirus, 1996. LAWN, Martin. Os Professores e a Fabricação de Identidades. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 117-130, jul./dez. 2001. LINO, Maria Clara; Macara, Maria Teresa; Cunha, Teresa. Ética deontológica da profissão docente. Associação de Estudos e Investigação em Educação - AFIRSE, Portugal, 2011. Disponível em: <http://www.afirse.com/archives/cd10/Documentos/Ateli%C3%AAs/IV/IV.1./15_Maria%2 0Clara%20Lino,%20Maria%20Teresa%20Macara,%20Teresa%20Cunha.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2016. LOPES, Celi Aparecida Espasadin. Um grupo colaborativo de educadoras de infância e suas relações com a estocástica. In: FIORENTINI, Dario. NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: Investigando e teorizando a partir da prática. Campinas-SP: Musa Editora, 2005. LOPES DE SÁ, Antônio. Ética profissional. 9. ed. 5 reimp. São Paulo: Atlas, 2013. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LÜDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Profissionalidade docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana M.Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM MANACORDA, Mario Alighiero. A história da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução Gaetano Lo Mônaco. São Paulo: Cortez, 2000. MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes docentes de professores de Matemática em um contexto de inovação curricular. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: Investigando e teorizando a partir da prática. Campinas-SP: Musa Editora, 2005. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p.09-29. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza; MINAYO-GÓMEZ, Carlos. 2003. Difíceis e possíveis relações entre métodos quantitativos e qualitativos nos estudos de problemas de saúde. In: GOLDENBERG, Paulete; MARSIGLIA, Regina Maria; GOMES, Mara Helena de Andréa (Org.), O clássico e o novo: Tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde. Rio de Janeiro, Fiocruz, p. 117-142. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/d5t55/pdf/goldenberg-9788575412510-09.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. MONTEIRO, Agostinho dos Reis. Deontologia das profissões da educação. Coimbra: Almedina, 2005. MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO, Juan Miguel. Um olhar complexo e transdisciplinar sobre ética e educação. In: BEHERENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. cap. 8, p 143-174. MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Revista168 Zetetiké, v. 11, nº 19, p. 57-80, 2003. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2490>. Acesso em: 06 jan. 2017. MUNIZ, Cristiano Alberto. Módulo 1 de Educação Matemática – Significados do aprender e ensinar Matemática. Brasília: UnB, 2007. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/images/Mdulo%201%20de%20Educao%20M Atemtica%20- %20significados%20do%20aprender%20e%20ensinar%20Matemtica%20- %20Cristiano.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017. NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 8. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda, 2011. 566 p. NICOLAU, Marcos Fábio A. Ética e Autonomia: uma via de mão dupla na docência. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação - RESAFE, Brasília, n.25, nov. 2015 - abr. 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/17500/12532>. Acesso em: 11 mar. 2016. NÓVOA, António. Profissão Professor. Tradução de Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luísa Santos Gil, Portugal: Porto Editora, 1999. 192 p. NÚÑEZ, Isauro Beltran; RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), nº 46/9 – 10 de septiembre de 2008. Disponível em: <rieoei.org/deloslectores/2504Beltran.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2016. OLIVEIRA, Dalila Andrade. La construcción política de La profesion docente: la experiencia brasileña. In: OLIVEIRA Dalila Andrade et al. Políticas educativas y territórios: modelos de articulación entre niveles de gobierno. Buenos Aires: UNESCO- IIPE, 2010. p. 131–158. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001895/189512so.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2016. ______________________. Políticas de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: da intenção às práticas. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, UNICAMP, 2012. OLIVEIRA, Manfredo Araujo de (Org.) Correntes fundamentais da ética contemporânea. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 255 p. PEDRO, Ana Paula; CUNHA, Célia. Que desafios para o professor enquanto ser ético, hoje? Associação de Estudos e Investigação em Educação - AFIRSE, Portugal, 2010. Disponível em: <http://www.afirse.com/archives/cd10/Documentos/Ateli%C3%AAs/IV/IV.1./1_Ana%20P169 aula%20Pedro,%20C%C3%A9lia%20Cunha_Que%20desafios%20para%20o%20profe ssor....pdf>. Acesso em: 24 fev. 2016. PONTE, João Pedro da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. Educação Matemática: Temas de investigação. Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2985/1/92- Ponte%20(Concep%C3%A7%C3%B5es).pdf>. Acesso em: 08 jan. 2017. PONTE, João Pedro da. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação. Lisboa, Portugal, 2003, v.2. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4071/1/03-Ponte%20%28Rev-SPCE%29.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2017. RODRIGUES, Margarida Teixeira. Ser professor de Matemática pelo ponto de vista da ética profissional. Medi@ções Revista OnLine, vol. 1, n. 1, Portugal, 2010. Disponível em: <http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/36>. Acesso em: 24 fev. 2016. ROSA, Joaquim Coelho. Deontologia. 2. ed. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2001. ROSMINI, Antonio. Sistema Filosofico. Montepulciano: 1846. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/reader?id=7ds1AQAAMAAJ&hl=ptBR&printsec=frontcover&output=reader&source=gbs_atb_hover&pg=GBS.PT51>. Acesso em: 20 nov. 2015. SALAMUNES, Nara Luz Chierighini. Observação na pesquisa e na intervenção educacional: a busca da coerência operacional. In: II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos – A Pesquisa Qualitativa em Debate. 2004, Bauru. Disponível em: <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt2/03.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2016. SAVARD, Luc. Fault-il créer au Québec un ordre professional des enseignantes e enseignantes? In: TARDIF, Maurice. e GAUTHIER, Clermont. (orgs). Les Presses de l’Pour ou contre um ordre professionel des enseignantes et des enseignantes au Québec? Québec: Les Presses de l’Université de Laval, 1999. p. 75-81. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf> Acesso em: 15 dez 2015. SCHEINERMAN, Edward. Matemática discreta: uma introdução. Tradução: All Tasks. Revisão técnica de Flávio Soares Corrêa da Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2011.170 SHIROMA, Eneida Oto.; EVANGELISTA, Olinda. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana M.Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <http://www.gestrado.net.br/index.php?pg=dicionario-verbetes&id=346>. Acesso em: 15 dez. 2015. SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec. vol. 4, n. 2, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://sites.uepg.br/prograd/wpcontent/themes/PROGRAD/assetsDes/artigos/SHULMANN%20sobre%20ENSINO.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2016. ______________. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n. 2. 1986 p. 4-14. Disponível em: <http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2016. SILVA, Albano et al. O currículo de matemática e as actividades de investigação. 1999. Disponível em: <http://ia.fc.ul.pt/textos/p_69-85.pdf>. Acesso em: 13 mai 2007. SILVA, Clóvis Pereira da. História da Matemática. A Matemática no Brasil: Uma História de seu Desenvolvimento. 2. ed. Curitiba: 1998. Disponível em: <http://www.accefyn.org.co/PubliAcad/Clovis/titular/titular.html.> Acesso em: 28 dez. 2016. SILVA, Eliane Loschi da; FERREIRA, Flávia Magela Rezende. O estudo de caso, a observação e a entrevista nas pesquisas em educação. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Avaliação, 2015, Lavras, 2015. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_ SA10_ID442_28052015221749.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2016. SOARES, José Eugênio. Jô Soares define o que é ser professor. [entre 2010 e 2014]. Disponível em: <http://www.recantodoescritor.com.br/wpcontent/uploads/2014/03/aabjornalismo.jpg>. Acesso em: 15 jan. 2017. Só pra Contrariar. Essa tal liberdade. Intérprete: Só pra Contrariar. In: Só pra Contrariar. [S.I.]: Sony BMG, p1994. 2 Álbum. Faixa 10. SUANNO, João Henrique. Transdisciplinaridade, criatividade e o terceiro incluído na formação de professores. In: BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. 303 p. SUTHERLAND, Rosamund. Ensino eficaz de matemática. Tradução de Adriano Moraes Migliavaca. Porto Alegre: Artmed, 2009. TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação n. 13 jan./abr. 2000. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_ TARDIF.pdf>. Acesso em: 15 dez 2015. TARDIF, Maurice; LESSAR, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade. Ano XXI, n. 209, dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2016. TENÓRIO, Jacob Buganza. La ética de Antonio Rosmini a partir del Sistema Filosofico. En-Claves del pensamento. Año IV, núm. 8, julio-diciembre 2010, p 107-122. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870- 879X2010000200006>. Acesso em: 20 nov. 2015. THEES, Andréa. Algumas relexões sobre práticas NÃO letivas de professores de Matemática. Boletim do LABEM, Rio de Janeiro, ano 4, n.7, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.labem.uff.br/images/Boletim_LABEM/Boletim_n.7/boletim_labem_p.36- 42.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2016. UNESCO. O Desafio da profissionalização docente no Brasil e na América Latina. Brasília, CONSED/UNESCO, 2007. Organização: Sônia Balzano. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001501/150121por.pdf>. Acesso em: 29 fev. 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (Brasil). Edital Nº. 17/2014/NUPE/UFTM. Uberaba,MG, 2014. Disponível em: <http://www2.uftm.edu.br/ppged/images/Edital_17_Mestrado_Educacao2015.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2014. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Tradução de João Dell’Anna. 34. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 304 p. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2001. (Coleção: Magistério: Formação e trabalho pedagógico). VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Profissionalização docente. II Colóquio Formação de Educadores. Salvador: UNEB, 15 a 17 de maio de 2006, f. 10. Disponível em: <http://www.didateca.org/coloquio.htm>. Acesso em: 12 nov. 2009. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; ARAUJO, José Carlos Souza. KAPUZINIAK, Célia. Docência: uma construção ético-profissional. São Paulo: Papirus, 2005. YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc. Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400002>. Acesso em: 18 jan. 2017. ZAGURY, Tania. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221184760184832