Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Naira Vincenzi da lattes
Orientador(a): Mendes, Elise Barbosa lattes
Banca de defesa: Takahashi, Eduardo Kojy lattes, Alves, João Bosco da Mota lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
Resumo: This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.
id UFU_02258cf78344b8ab23eb36fae2992fba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13920
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:36:28Z2013-07-092016-06-22T18:36:28Z2013-03-13SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa e classificada como practical and participatory action research designs (desenho de pesquisa de prática e ação participativa), que tem como intuito criar um desenho instrucional para uma métrica da aprendizagem do Software Domus Procel Edifica, integrando mapas conceituais à taxonomia revisada de Bloom em um sistema inteligente de avaliação na Web. Essa métrica alinha mapas conceituais curriculares, conhecimentos procedimentais e conceituais do software Domus − Procel Edifica aos processos cognitivos de retenção, entendimento e aplicação, oferecendo um modelo de desenho instrucional, que atribui pesos aos processos cognitivos alcançados pelos estudantes e identifica alguns princípios para sua aplicabilidade na avaliação da aprendizagem a distância. Apresenta-se ainda, resultados de alinhamento, inferência de pesos e um esboço da sequência lógica e etapas de execução do sistema inteligente, associando-se algumas telas de exemplificação.Mestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasMapas conceituaisTaxonomia de bloomSistema especialistaTutor inteligenteAvaliação onlineDomus Procel EdificaEnsino a distância AvaliaçãoAprendizagemConcept mapsBloom taxonomySpecialist systemIntelligent tutorOnline evaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMendes, Elise Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6Takahashi, Eduardo Kojyhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8Alves, João Bosco da Motahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231263J2Silva, Naira Vincenzi da81753654info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILNaira Vincenzi parte1.pdf.jpgNaira Vincenzi parte1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/7/Naira%20Vincenzi%20parte1.pdf.jpg193fd00f8ed15cf29b4ec305fec5a2e4MD57Naira Vincenzi parte2.pdf.jpgNaira Vincenzi parte2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1753https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/8/Naira%20Vincenzi%20parte2.pdf.jpg5af0b239e2bf3e8522c46dd0f6495776MD58Naira Vincenzi parte3.pdf.jpgNaira Vincenzi parte3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1547https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/9/Naira%20Vincenzi%20parte3.pdf.jpg29dfe4f847b4548569015ed6d129eaadMD59ORIGINALNaira Vincenzi parte1.pdfapplication/pdf4345949https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/1/Naira%20Vincenzi%20parte1.pdf51fb88dfc16c74a2f168cdfde1d0144eMD51Naira Vincenzi parte2.pdfapplication/pdf10291155https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/2/Naira%20Vincenzi%20parte2.pdf4257fd24b590360166bcd453507af77aMD52Naira Vincenzi parte3.pdfapplication/pdf8555324https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/3/Naira%20Vincenzi%20parte3.pdfdd6bf4bfb7c57beeffaafa9bd0afb38fMD53TEXTNaira Vincenzi parte1.pdf.txtNaira Vincenzi parte1.pdf.txtExtracted texttext/plain106564https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/4/Naira%20Vincenzi%20parte1.pdf.txtaa1eea9668d9a75a4c285476971657e8MD54Naira Vincenzi parte2.pdf.txtNaira Vincenzi parte2.pdf.txtExtracted texttext/plain18994https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/5/Naira%20Vincenzi%20parte2.pdf.txtbfd248c685b869c36400cf6abfbc01cdMD55Naira Vincenzi parte3.pdf.txtNaira Vincenzi parte3.pdf.txtExtracted texttext/plain49344https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/6/Naira%20Vincenzi%20parte3.pdf.txta3904d171a4994da8c469f835e76d498MD56123456789/139202022-09-06 18:28:26.783oai:repositorio.ufu.br:123456789/13920Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-09-06T21:28:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
spellingShingle Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
Silva, Naira Vincenzi da
Mapas conceituais
Taxonomia de bloom
Sistema especialista
Tutor inteligente
Avaliação online
Domus Procel Edifica
Ensino a distância Avaliação
Aprendizagem
Concept maps
Bloom taxonomy
Specialist system
Intelligent tutor
Online evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_full Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_fullStr Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_full_unstemmed Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
title_sort Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web
author Silva, Naira Vincenzi da
author_facet Silva, Naira Vincenzi da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Elise Barbosa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Takahashi, Eduardo Kojy
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alves, João Bosco da Mota
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231263J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Naira Vincenzi da
contributor_str_mv Mendes, Elise Barbosa
Takahashi, Eduardo Kojy
Alves, João Bosco da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Taxonomia de bloom
Sistema especialista
Tutor inteligente
Avaliação online
Domus Procel Edifica
Ensino a distância Avaliação
Aprendizagem
topic Mapas conceituais
Taxonomia de bloom
Sistema especialista
Tutor inteligente
Avaliação online
Domus Procel Edifica
Ensino a distância Avaliação
Aprendizagem
Concept maps
Bloom taxonomy
Specialist system
Intelligent tutor
Online evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept maps
Bloom taxonomy
Specialist system
Intelligent tutor
Online evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study is a qualitative research project classified as practical and participatory action research designs, which has as its aim the creation of an instructional design, used as a learning metric for Domus Software - Procel Edification, which integrates concept maps and the revised Bloom taxonomy into an intelligent web assessment system. This metric aligns curriculum concept maps along with conceptual and procedural knowledge of the Domus software - Procel edifies the retaining cognitive processes, provides understanding and application, through offering a model of instructional design, which assigns weights to those cognitive processes attained by students and identifies principles to be used in its applicability for the evaluation of distance learning. The authors also present the results for alignment, inferring weights as well as an outline of the logical sequence along with steps for the implementation of the intelligent system through the association of some exemplification slides.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-09
2016-06-22T18:36:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
identifier_str_mv SILVA, Naira Vincenzi da. Estudos para uma métrica da aprendizagem do curso Domus Procel Edifica: integrando mapas conceituais e taxonomia revisada para um sistema inteligente de avaliação na web. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13920
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/7/Naira%20Vincenzi%20parte1.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/8/Naira%20Vincenzi%20parte2.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/9/Naira%20Vincenzi%20parte3.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/1/Naira%20Vincenzi%20parte1.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/2/Naira%20Vincenzi%20parte2.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/3/Naira%20Vincenzi%20parte3.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/4/Naira%20Vincenzi%20parte1.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/5/Naira%20Vincenzi%20parte2.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13920/6/Naira%20Vincenzi%20parte3.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 193fd00f8ed15cf29b4ec305fec5a2e4
5af0b239e2bf3e8522c46dd0f6495776
29dfe4f847b4548569015ed6d129eaad
51fb88dfc16c74a2f168cdfde1d0144e
4257fd24b590360166bcd453507af77a
dd6bf4bfb7c57beeffaafa9bd0afb38f
aa1eea9668d9a75a4c285476971657e8
bfd248c685b869c36400cf6abfbc01cd
a3904d171a4994da8c469f835e76d498
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331433240428544