A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bevilacqua, Sólon lattes
Orientador(a): Moriguchi, Stella Naomi lattes
Banca de defesa: Valadão Júnior, Valdir Machado lattes, Murakami, Luiz Carlos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Administração
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923
Resumo: The adoption of new technologies is the study motivation for a great number of marketing authors, such as Parasuraman e Colby (2001) who have developed a methodology called Technology Readiness Index (TRI) to identify the readiness of people to adopt technologic products and services. From the point of view of this methodology, the objective of this research is to identify the readiness of the students / clients of business school of Fucamp in order to adopt the new strategies of learningteaching, specially, a business game. This study has exploratory and descriptive character and by using the Factorial Analisys, it was possible to identify the most important variables to adopt this technology, associated to three dimensions: optimism, inovativeness and readiness. This research indicates the possibility of future studies of casual character, provided of a bigger range in the learning area of business.
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spelling 2016-06-22T18:30:10Z2009-11-102016-06-22T18:30:10Z2009-08-10BEVILACQUA, Sólon. A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923The adoption of new technologies is the study motivation for a great number of marketing authors, such as Parasuraman e Colby (2001) who have developed a methodology called Technology Readiness Index (TRI) to identify the readiness of people to adopt technologic products and services. From the point of view of this methodology, the objective of this research is to identify the readiness of the students / clients of business school of Fucamp in order to adopt the new strategies of learningteaching, specially, a business game. This study has exploratory and descriptive character and by using the Factorial Analisys, it was possible to identify the most important variables to adopt this technology, associated to three dimensions: optimism, inovativeness and readiness. This research indicates the possibility of future studies of casual character, provided of a bigger range in the learning area of business.A adoção de novas tecnologias é motivação de estudo para inúmeros autores de Marketing, como Parasuraman e Colby (2001) que desenvolveram uma metodologia denominada Technology Readiness Index (TRI) para identificar a prontidão dos indivíduos a adotar produtos e serviços tecnológicos. A partir dessa metodologia, o objetivo desse estudo é identificar a prontidão dos clientes/alunos do curso de administração da Fucamp para a adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, particularmente, um jogo de empresas. O estudo tem caráter exploratório e descritivo e a partir do emprego da Análise Fatorial, foi possível identificar as variáveis consideradas mais importantes para a adoção dessa tecnologia, associadas a três dimensões: otimismo, inovatividade e prontidão. Esse estudo indica possibilidade de estudos futuros de caráter causal, providos de maior amplitude na área de aprendizagem em Administração.Mestre em Administraçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUFUBRCiências Sociais AplicadasAdministração de empresasEstudo e ensino (Superior)Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)BusinessStudy and teaching process (Undergraduation)LearningBusiness gamesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliatinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMoriguchi, Stella Naomihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9Valadão Júnior, Valdir Machadohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6Murakami, Luiz Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773855E8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715546E6Bevilacqua, Sóloninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILSolon.pdf.jpgSolon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/3/Solon.pdf.jpg98810371e929ea60543c4774ae1457b7MD53ORIGINALSolon.pdfapplication/pdf653076https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/1/Solon.pdfc2ab0a3461289cec296d5181658bf90bMD51TEXTSolon.pdf.txtSolon.pdf.txtExtracted texttext/plain160736https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/11923/2/Solon.pdf.txt278198c1e757cd47c2e235205ec2d861MD52123456789/119232016-06-23 03:05:04.989oai:repositorio.ufu.br:123456789/11923Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:05:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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