Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Administração
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983 |
Resumo: | De acordo com Sugarbaker (1998), o geek pode ser considerado como um indivíduo engajado e fascinado em um tópico, geralmente sobre ciência, tecnologia e cultura, relacionados a universos de fantasia e ficção científica, como filmes, quadrinhos, séries, livros e games, que se reúne com outras pessoas que possuem o mesmo interesse para compartilharem experiências relacionadas ao tema. O presente estudo tem como objetivo compreender como as práticas de consumo de produtos relacionados a geeks atuam na construção da identidade de indivíduos pertencentes a essa tribo. A presente pesquisa faz parte dos estudos que utilizam como abordagem a Consumer Culture Theory (CCT), que considera a complexidade cultural que faz parte dos diversos contextos sociais, deixando de trabalhar com um sistema homogêneo de significados compartilhados e passando a considerar heterogeneidade de agrupamentos culturais (ARNOULD; THOMPSON, 2005). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com 16 consumidores que se identificam como geeks, que vivem em Uberlândia/MG e São Paulo/SP. O tratamento dos dados obtidos foi realizado por meio da análise de conteúdo com base na categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos voltados para a tribo, como camisetas, começa durante a infância, se estendendo até a fase de vida adulta. O pertencimento a tribo geek faz com que o indivíduo se espelhe em outros membros, sendo a identidade do indivíduo construída e reforçada a partir do contato com a forma de agir, pensar e consumir de outros geeks considerados importantes pelo sujeito. Os personagens influenciam nos valores pessoais construídos no decorrer da vida do geek, havendo a necessidade de externalizar seus gostos, mesmo que seja em um ambiente privado. Nesse sentido, os produtos consumidos, que possuem elementos geeks, possuem valor simbólico para o sujeito, de maneira que eles passam a representar a extensão do “eu” daquele que o consome, sendo uma forma de demonstrar seus valores pessoais. |
id |
UFU_0a254e3d070e997861856800bd70d8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/25217 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-05-23T17:30:40Z2019-05-23T17:30:40Z2019-02-25SANTOS, Paulo Junio dos. Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983De acordo com Sugarbaker (1998), o geek pode ser considerado como um indivíduo engajado e fascinado em um tópico, geralmente sobre ciência, tecnologia e cultura, relacionados a universos de fantasia e ficção científica, como filmes, quadrinhos, séries, livros e games, que se reúne com outras pessoas que possuem o mesmo interesse para compartilharem experiências relacionadas ao tema. O presente estudo tem como objetivo compreender como as práticas de consumo de produtos relacionados a geeks atuam na construção da identidade de indivíduos pertencentes a essa tribo. A presente pesquisa faz parte dos estudos que utilizam como abordagem a Consumer Culture Theory (CCT), que considera a complexidade cultural que faz parte dos diversos contextos sociais, deixando de trabalhar com um sistema homogêneo de significados compartilhados e passando a considerar heterogeneidade de agrupamentos culturais (ARNOULD; THOMPSON, 2005). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com 16 consumidores que se identificam como geeks, que vivem em Uberlândia/MG e São Paulo/SP. O tratamento dos dados obtidos foi realizado por meio da análise de conteúdo com base na categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos voltados para a tribo, como camisetas, começa durante a infância, se estendendo até a fase de vida adulta. O pertencimento a tribo geek faz com que o indivíduo se espelhe em outros membros, sendo a identidade do indivíduo construída e reforçada a partir do contato com a forma de agir, pensar e consumir de outros geeks considerados importantes pelo sujeito. Os personagens influenciam nos valores pessoais construídos no decorrer da vida do geek, havendo a necessidade de externalizar seus gostos, mesmo que seja em um ambiente privado. Nesse sentido, os produtos consumidos, que possuem elementos geeks, possuem valor simbólico para o sujeito, de maneira que eles passam a representar a extensão do “eu” daquele que o consome, sendo uma forma de demonstrar seus valores pessoais.According to Sugarbaker (1998), geek is a person engaged and fascinated in certain topics, that meets with others who have the same interest to share experiences. The topics are related to science, technology and culture, which are related to the universe of fantasy and science fiction (i.e. films, comics, series, books and games). The study aims to understand how the consumption of products related to geeks influence the construction of the identity of individuals belonging to this tribe. The research is part of those studies that use the Consumer Culture Theory (CCT) approach, which considers the cultural complexity that is part of the diverse social contexts, considering the heterogeneity of cultural groupings and not only a homogeneous system of shared meanings (ARNOULD; THOMPSON, 2005). Data was collected through interviews, from a semi - structured script, with 16 consumers who identified themselves as geeks and lived in Uberlândia/MG or São Paulo/SP. Data was treated through content analysis based on the thematic categorization. The results suggest that the consumption of tribe-oriented products, such as T-shirts, begins during childhood and is extended into adulthood. Belonging to a geek tribe causes the individual to mirror other members, in a way that individual identity is built and reinforced from the contact with the way of acting, thinking and consuming of other geeks who are considered important by the individual. The characters influence the personal values built up over the life of the geek, with the need to externalize their tastes, even in a private setting. In this sense, geek products have symbolic value for the individual, so that they come to represent the extension of the "self" of the consuming one, as a way of demonstrating their personal values.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOGeekConsumer culture theoryConsumidorConsumerAspectos regionaisIdentityRegional aspectsAdministraçãoConsumidores - IdentidadeConsumidores - PreferênciasComportamento do consumidorIdentidadeConstruindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidadeBuilding identities: an analysis of the consumption of persons who recognize themselves as geeks under the aspect of regionalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFagundes, André Francisco Alcântarahttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8358316505475749Pimenta, Márcio Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3026927581342826Rezende, Daniel Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/2278938806399796http://lattes.cnpq.br/8593757625428627Santos, Paulo Junio dos67publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALConstruindoIdentidadesAnalise.pdfConstruindoIdentidadesAnalise.pdfDissertaçãoapplication/pdf2681566https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/1/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf472372545a6b05562f332d85ae4d3a9aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txtConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txtExtracted texttext/plain126333https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/3/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txtc54d5cf14cd1b16c85c3d7e6e0cace8bMD53THUMBNAILConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpgConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/4/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpgcdd85814e71d254973f19c385dff8398MD54123456789/252172021-11-30 15:44:39.311oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-30T18:44:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Building identities: an analysis of the consumption of persons who recognize themselves as geeks under the aspect of regionality |
title |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade |
spellingShingle |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade Santos, Paulo Junio dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Geek Consumer culture theory Consumidor Consumer Aspectos regionais Identity Regional aspects Administração Consumidores - Identidade Consumidores - Preferências Comportamento do consumidor Identidade |
title_short |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade |
title_full |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade |
title_fullStr |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade |
title_full_unstemmed |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade |
title_sort |
Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade |
author |
Santos, Paulo Junio dos |
author_facet |
Santos, Paulo Junio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, André Francisco Alcântara |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4605993276758331 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8358316505475749 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pimenta, Márcio Lopes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3026927581342826 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rezende, Daniel Carvalho de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2278938806399796 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8593757625428627 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paulo Junio dos |
contributor_str_mv |
Fagundes, André Francisco Alcântara Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira Pimenta, Márcio Lopes Rezende, Daniel Carvalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Geek Consumer culture theory Consumidor Consumer Aspectos regionais Identity Regional aspects Administração Consumidores - Identidade Consumidores - Preferências Comportamento do consumidor Identidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geek Consumer culture theory Consumidor Consumer Aspectos regionais Identity Regional aspects Administração Consumidores - Identidade Consumidores - Preferências Comportamento do consumidor Identidade |
description |
De acordo com Sugarbaker (1998), o geek pode ser considerado como um indivíduo engajado e fascinado em um tópico, geralmente sobre ciência, tecnologia e cultura, relacionados a universos de fantasia e ficção científica, como filmes, quadrinhos, séries, livros e games, que se reúne com outras pessoas que possuem o mesmo interesse para compartilharem experiências relacionadas ao tema. O presente estudo tem como objetivo compreender como as práticas de consumo de produtos relacionados a geeks atuam na construção da identidade de indivíduos pertencentes a essa tribo. A presente pesquisa faz parte dos estudos que utilizam como abordagem a Consumer Culture Theory (CCT), que considera a complexidade cultural que faz parte dos diversos contextos sociais, deixando de trabalhar com um sistema homogêneo de significados compartilhados e passando a considerar heterogeneidade de agrupamentos culturais (ARNOULD; THOMPSON, 2005). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com 16 consumidores que se identificam como geeks, que vivem em Uberlândia/MG e São Paulo/SP. O tratamento dos dados obtidos foi realizado por meio da análise de conteúdo com base na categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos voltados para a tribo, como camisetas, começa durante a infância, se estendendo até a fase de vida adulta. O pertencimento a tribo geek faz com que o indivíduo se espelhe em outros membros, sendo a identidade do indivíduo construída e reforçada a partir do contato com a forma de agir, pensar e consumir de outros geeks considerados importantes pelo sujeito. Os personagens influenciam nos valores pessoais construídos no decorrer da vida do geek, havendo a necessidade de externalizar seus gostos, mesmo que seja em um ambiente privado. Nesse sentido, os produtos consumidos, que possuem elementos geeks, possuem valor simbólico para o sujeito, de maneira que eles passam a representar a extensão do “eu” daquele que o consome, sendo uma forma de demonstrar seus valores pessoais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-23T17:30:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-23T17:30:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Paulo Junio dos. Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Paulo Junio dos. Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/1/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/3/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/4/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
472372545a6b05562f332d85ae4d3a9a 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 c54d5cf14cd1b16c85c3d7e6e0cace8b cdd85814e71d254973f19c385dff8398 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331550773215232 |