Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Santos, Paulo Junio dos lattes
Orientador(a): Fagundes, André Francisco Alcântara lattes
Banca de defesa: Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira lattes, Pimenta, Márcio Lopes lattes, Rezende, Daniel Carvalho de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983
Resumo: De acordo com Sugarbaker (1998), o geek pode ser considerado como um indivíduo engajado e fascinado em um tópico, geralmente sobre ciência, tecnologia e cultura, relacionados a universos de fantasia e ficção científica, como filmes, quadrinhos, séries, livros e games, que se reúne com outras pessoas que possuem o mesmo interesse para compartilharem experiências relacionadas ao tema. O presente estudo tem como objetivo compreender como as práticas de consumo de produtos relacionados a geeks atuam na construção da identidade de indivíduos pertencentes a essa tribo. A presente pesquisa faz parte dos estudos que utilizam como abordagem a Consumer Culture Theory (CCT), que considera a complexidade cultural que faz parte dos diversos contextos sociais, deixando de trabalhar com um sistema homogêneo de significados compartilhados e passando a considerar heterogeneidade de agrupamentos culturais (ARNOULD; THOMPSON, 2005). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com 16 consumidores que se identificam como geeks, que vivem em Uberlândia/MG e São Paulo/SP. O tratamento dos dados obtidos foi realizado por meio da análise de conteúdo com base na categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos voltados para a tribo, como camisetas, começa durante a infância, se estendendo até a fase de vida adulta. O pertencimento a tribo geek faz com que o indivíduo se espelhe em outros membros, sendo a identidade do indivíduo construída e reforçada a partir do contato com a forma de agir, pensar e consumir de outros geeks considerados importantes pelo sujeito. Os personagens influenciam nos valores pessoais construídos no decorrer da vida do geek, havendo a necessidade de externalizar seus gostos, mesmo que seja em um ambiente privado. Nesse sentido, os produtos consumidos, que possuem elementos geeks, possuem valor simbólico para o sujeito, de maneira que eles passam a representar a extensão do “eu” daquele que o consome, sendo uma forma de demonstrar seus valores pessoais.
id UFU_0a254e3d070e997861856800bd70d8d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25217
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2019-05-23T17:30:40Z2019-05-23T17:30:40Z2019-02-25SANTOS, Paulo Junio dos. Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983De acordo com Sugarbaker (1998), o geek pode ser considerado como um indivíduo engajado e fascinado em um tópico, geralmente sobre ciência, tecnologia e cultura, relacionados a universos de fantasia e ficção científica, como filmes, quadrinhos, séries, livros e games, que se reúne com outras pessoas que possuem o mesmo interesse para compartilharem experiências relacionadas ao tema. O presente estudo tem como objetivo compreender como as práticas de consumo de produtos relacionados a geeks atuam na construção da identidade de indivíduos pertencentes a essa tribo. A presente pesquisa faz parte dos estudos que utilizam como abordagem a Consumer Culture Theory (CCT), que considera a complexidade cultural que faz parte dos diversos contextos sociais, deixando de trabalhar com um sistema homogêneo de significados compartilhados e passando a considerar heterogeneidade de agrupamentos culturais (ARNOULD; THOMPSON, 2005). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com 16 consumidores que se identificam como geeks, que vivem em Uberlândia/MG e São Paulo/SP. O tratamento dos dados obtidos foi realizado por meio da análise de conteúdo com base na categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos voltados para a tribo, como camisetas, começa durante a infância, se estendendo até a fase de vida adulta. O pertencimento a tribo geek faz com que o indivíduo se espelhe em outros membros, sendo a identidade do indivíduo construída e reforçada a partir do contato com a forma de agir, pensar e consumir de outros geeks considerados importantes pelo sujeito. Os personagens influenciam nos valores pessoais construídos no decorrer da vida do geek, havendo a necessidade de externalizar seus gostos, mesmo que seja em um ambiente privado. Nesse sentido, os produtos consumidos, que possuem elementos geeks, possuem valor simbólico para o sujeito, de maneira que eles passam a representar a extensão do “eu” daquele que o consome, sendo uma forma de demonstrar seus valores pessoais.According to Sugarbaker (1998), geek is a person engaged and fascinated in certain topics, that meets with others who have the same interest to share experiences. The topics are related to science, technology and culture, which are related to the universe of fantasy and science fiction (i.e. films, comics, series, books and games). The study aims to understand how the consumption of products related to geeks influence the construction of the identity of individuals belonging to this tribe. The research is part of those studies that use the Consumer Culture Theory (CCT) approach, which considers the cultural complexity that is part of the diverse social contexts, considering the heterogeneity of cultural groupings and not only a homogeneous system of shared meanings (ARNOULD; THOMPSON, 2005). Data was collected through interviews, from a semi - structured script, with 16 consumers who identified themselves as geeks and lived in Uberlândia/MG or São Paulo/SP. Data was treated through content analysis based on the thematic categorization. The results suggest that the consumption of tribe-oriented products, such as T-shirts, begins during childhood and is extended into adulthood. Belonging to a geek tribe causes the individual to mirror other members, in a way that individual identity is built and reinforced from the contact with the way of acting, thinking and consuming of other geeks who are considered important by the individual. The characters influence the personal values built up over the life of the geek, with the need to externalize their tastes, even in a private setting. In this sense, geek products have symbolic value for the individual, so that they come to represent the extension of the "self" of the consuming one, as a way of demonstrating their personal values.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOGeekConsumer culture theoryConsumidorConsumerAspectos regionaisIdentityRegional aspectsAdministraçãoConsumidores - IdentidadeConsumidores - PreferênciasComportamento do consumidorIdentidadeConstruindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidadeBuilding identities: an analysis of the consumption of persons who recognize themselves as geeks under the aspect of regionalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFagundes, André Francisco Alcântarahttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8358316505475749Pimenta, Márcio Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3026927581342826Rezende, Daniel Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/2278938806399796http://lattes.cnpq.br/8593757625428627Santos, Paulo Junio dos67publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALConstruindoIdentidadesAnalise.pdfConstruindoIdentidadesAnalise.pdfDissertaçãoapplication/pdf2681566https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/1/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf472372545a6b05562f332d85ae4d3a9aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txtConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txtExtracted texttext/plain126333https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/3/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txtc54d5cf14cd1b16c85c3d7e6e0cace8bMD53THUMBNAILConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpgConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/4/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpgcdd85814e71d254973f19c385dff8398MD54123456789/252172021-11-30 15:44:39.311oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-30T18:44:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Building identities: an analysis of the consumption of persons who recognize themselves as geeks under the aspect of regionality
title Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
spellingShingle Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
Santos, Paulo Junio dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Geek
Consumer culture theory
Consumidor
Consumer
Aspectos regionais
Identity
Regional aspects
Administração
Consumidores - Identidade
Consumidores - Preferências
Comportamento do consumidor
Identidade
title_short Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
title_full Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
title_fullStr Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
title_full_unstemmed Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
title_sort Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade
author Santos, Paulo Junio dos
author_facet Santos, Paulo Junio dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, André Francisco Alcântara
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4605993276758331
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8358316505475749
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pimenta, Márcio Lopes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3026927581342826
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rezende, Daniel Carvalho de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2278938806399796
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8593757625428627
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo Junio dos
contributor_str_mv Fagundes, André Francisco Alcântara
Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira
Pimenta, Márcio Lopes
Rezende, Daniel Carvalho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Geek
Consumer culture theory
Consumidor
Consumer
Aspectos regionais
Identity
Regional aspects
Administração
Consumidores - Identidade
Consumidores - Preferências
Comportamento do consumidor
Identidade
dc.subject.por.fl_str_mv Geek
Consumer culture theory
Consumidor
Consumer
Aspectos regionais
Identity
Regional aspects
Administração
Consumidores - Identidade
Consumidores - Preferências
Comportamento do consumidor
Identidade
description De acordo com Sugarbaker (1998), o geek pode ser considerado como um indivíduo engajado e fascinado em um tópico, geralmente sobre ciência, tecnologia e cultura, relacionados a universos de fantasia e ficção científica, como filmes, quadrinhos, séries, livros e games, que se reúne com outras pessoas que possuem o mesmo interesse para compartilharem experiências relacionadas ao tema. O presente estudo tem como objetivo compreender como as práticas de consumo de produtos relacionados a geeks atuam na construção da identidade de indivíduos pertencentes a essa tribo. A presente pesquisa faz parte dos estudos que utilizam como abordagem a Consumer Culture Theory (CCT), que considera a complexidade cultural que faz parte dos diversos contextos sociais, deixando de trabalhar com um sistema homogêneo de significados compartilhados e passando a considerar heterogeneidade de agrupamentos culturais (ARNOULD; THOMPSON, 2005). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com 16 consumidores que se identificam como geeks, que vivem em Uberlândia/MG e São Paulo/SP. O tratamento dos dados obtidos foi realizado por meio da análise de conteúdo com base na categorização temática. Os resultados sugerem que o início do consumo de produtos voltados para a tribo, como camisetas, começa durante a infância, se estendendo até a fase de vida adulta. O pertencimento a tribo geek faz com que o indivíduo se espelhe em outros membros, sendo a identidade do indivíduo construída e reforçada a partir do contato com a forma de agir, pensar e consumir de outros geeks considerados importantes pelo sujeito. Os personagens influenciam nos valores pessoais construídos no decorrer da vida do geek, havendo a necessidade de externalizar seus gostos, mesmo que seja em um ambiente privado. Nesse sentido, os produtos consumidos, que possuem elementos geeks, possuem valor simbólico para o sujeito, de maneira que eles passam a representar a extensão do “eu” daquele que o consome, sendo uma forma de demonstrar seus valores pessoais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-23T17:30:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-23T17:30:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Paulo Junio dos. Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983
identifier_str_mv SANTOS, Paulo Junio dos. Construindo identidades: uma análise do consumo de sujeitos que se reconhecem geeks sob o aspecto da regionalidade. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25217
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/1/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/3/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25217/4/ConstruindoIdentidadesAnalise.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 472372545a6b05562f332d85ae4d3a9a
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
c54d5cf14cd1b16c85c3d7e6e0cace8b
cdd85814e71d254973f19c385dff8398
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331550773215232