Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
Ano de defesa: | 2017 |
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Universidade Federal de Uberlândia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Psicologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19210 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é o romance Memórias de minhas putas tristes, último trabalho de ficção do colombiano Gabriel García Márquez. A partir do romance, o objetivo é analisar os discursos acerca do corpo e percepção de si. A concepção de corpo trabalhada, aliada à percepção de si, remete a um entendimento de corpo distinto daquele modelo cartesiano, que prega pela divisão entre alma e corpo, e que funda o sujeito em uma dualidade intransponível; o modelo teórico seguido aqui é o que preza por uma existência e apreensão do mundo que passa, impreterivelmente, pela via da corporalidade: tornar-se sujeito requer a experiência de um corpo. No caso do romance, o corpo de que se trata é um corpo envelhecido, com todas as particularidades que se deve atribuir a essa etapa, visto que o narrador protagonista (não nomeado) inicia sua fala justamente pontuando que aquele dia seria a véspera de seus noventa anos. Nessa perspectiva, foram observados quatro eixos discursivos que envolvem o corpo, juntamente com as áreas de conhecimento a eles ligado: o primeiro, intitulado Do exame biológico dos corpos, se vincula à medicina e à área da saúde para analisar as posições e práticas que conferem legitimidade para postular critérios de normalidade referentes ao sujeito; o segundo, Do estranhamento frente à própria imagem, se pauta na psicanálise para discutir a imagem que o indivíduo faz de si a partir de sua própria percepção e de sua relação com seu entorno, pela relação com os outros e com os espaços que ocupa; o terceiro, Da virilidade como organizador da sexualidade e da identidade, trata principalmente da incerteza da potência fálica, o que provoca o questionamento da sexualidade e de seu estatuto como homem, e evoca uma relação com os estudos de gênero; por fim, Do poder como mecanismo de controle sobre os corpos, está atrelado às questões da biopolítica e visa perceber de que forma o trabalho e as exigências de produtividade regulam as práticas, além de outros mecanismos de gestão da vida. É possível reconhecer que o corpo velho é relegado a um lugar fora da norma, marcado por não corresponder às expecativas de um sujeito inserido adequadamente na cultura. No entanto há também práticas de resistência que rejeitam tal atribuição, e que são percebidas nas práticas do sujeito que de alguma forma renegam o papel que tentam lhe impor. |
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2017-07-20T13:32:53Z2017-07-20T13:32:53Z2017-02-22PEREIRA, Ana Alice da Silva. Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19210http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213O objeto de estudo deste trabalho é o romance Memórias de minhas putas tristes, último trabalho de ficção do colombiano Gabriel García Márquez. A partir do romance, o objetivo é analisar os discursos acerca do corpo e percepção de si. A concepção de corpo trabalhada, aliada à percepção de si, remete a um entendimento de corpo distinto daquele modelo cartesiano, que prega pela divisão entre alma e corpo, e que funda o sujeito em uma dualidade intransponível; o modelo teórico seguido aqui é o que preza por uma existência e apreensão do mundo que passa, impreterivelmente, pela via da corporalidade: tornar-se sujeito requer a experiência de um corpo. No caso do romance, o corpo de que se trata é um corpo envelhecido, com todas as particularidades que se deve atribuir a essa etapa, visto que o narrador protagonista (não nomeado) inicia sua fala justamente pontuando que aquele dia seria a véspera de seus noventa anos. Nessa perspectiva, foram observados quatro eixos discursivos que envolvem o corpo, juntamente com as áreas de conhecimento a eles ligado: o primeiro, intitulado Do exame biológico dos corpos, se vincula à medicina e à área da saúde para analisar as posições e práticas que conferem legitimidade para postular critérios de normalidade referentes ao sujeito; o segundo, Do estranhamento frente à própria imagem, se pauta na psicanálise para discutir a imagem que o indivíduo faz de si a partir de sua própria percepção e de sua relação com seu entorno, pela relação com os outros e com os espaços que ocupa; o terceiro, Da virilidade como organizador da sexualidade e da identidade, trata principalmente da incerteza da potência fálica, o que provoca o questionamento da sexualidade e de seu estatuto como homem, e evoca uma relação com os estudos de gênero; por fim, Do poder como mecanismo de controle sobre os corpos, está atrelado às questões da biopolítica e visa perceber de que forma o trabalho e as exigências de produtividade regulam as práticas, além de outros mecanismos de gestão da vida. É possível reconhecer que o corpo velho é relegado a um lugar fora da norma, marcado por não corresponder às expecativas de um sujeito inserido adequadamente na cultura. No entanto há também práticas de resistência que rejeitam tal atribuição, e que são percebidas nas práticas do sujeito que de alguma forma renegam o papel que tentam lhe impor.The target of this study is the novel Memories of my melancholy whores, the last work of fiction of the Colombian Gabriel García Marquez. Through the novel, the goal is to analyze discourses about body and self-perception. The chosen conception of body here, aligned with self-perception, relates to an understanding of body different from that of the Cartesian model that postulates a division between body and soul, as if the subject were created in an unsurmountable duality; the theoretical model followed in this study seeks for an idea of existence and apprehension of world that, inescapably, goes through the route of corporality: becoming a subject requires body experimentations. In this novel it is portrayed an aged body, with all its particularities, since the narrator, who is also the main character (not named), begins the story on the eve of his ninety-year-old birthday. Within this perspective, four discursive axis relating to the body have been observed along with their correspondent fields of knowledge. The first one, entitled The biological exams upon the body, is tied to medicine and health sciences, and analyzes the positions and practices that legitimates the establishment of criteria of normality referring to the subject; the second one, Awkwardness regarding self-image, is based on psychoanalysis and discusses the image the individual makes of himself through his self-perception and contact with the environment, considering his peers and the spaces he joins; the third one, Virility as a sexuality and identity component, relates mostly to the uncertainty of the phallic potential, which leads to questioning about sexuality and status as a man, and it is linked to gender studies; finally, Power as a body control mechanism, relates to bio political issues and seeks to perceive how work and productivity requirements regulate practices, besides other ways to manage life. It is possible to recognize that the aged body is brought to a place beyond standard, featured for a non-correspondence to culture expectations. However, there are also resistance expressions that reject this attribution, perceived in the subject’s practices that somehow deny the role that is brought upon him.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em PsicologiaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicologiaPsicologia aplicadaAnálise do discursoCorpo e alma na literaturaSubjetividadeLiteraturaBodyDiscourseSubjectivityLiteratureDiscursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristesDiscourses regarding body and self-perception in the novel Memories of my melancholy whoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPróchno, Caio César Souza Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782836Y9Gama-Khalil, Marisa Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0Camargo, Fábio Figueiredohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796468J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473406U1Pereira, Ana Alice da Silva127info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDiscursosAcercaCorpo.pdf.jpgDiscursosAcercaCorpo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/4/DiscursosAcercaCorpo.pdf.jpg0584eb3fdd9de8118e27e18009315579MD54ORIGINALDiscursosAcercaCorpo.pdfDiscursosAcercaCorpo.pdfDissertaçãoapplication/pdf2534615https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/1/DiscursosAcercaCorpo.pdf1cc3cb26b3f2302447846d60ca85aa2aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTDiscursosAcercaCorpo.pdf.txtDiscursosAcercaCorpo.pdf.txtExtracted texttext/plain245152https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/3/DiscursosAcercaCorpo.pdf.txtf9d0bb88e082bf30a2b9af84c15429d7MD53123456789/192102019-11-11 13:07:44.841oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-11-11T16:07:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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