Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pereira, Ana Alice da Silva lattes
Orientador(a): Próchno, Caio César Souza Camargo lattes
Banca de defesa: Gama-Khalil, Marisa Martins lattes, Camargo, Fábio Figueiredo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19210
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é o romance Memórias de minhas putas tristes, último trabalho de ficção do colombiano Gabriel García Márquez. A partir do romance, o objetivo é analisar os discursos acerca do corpo e percepção de si. A concepção de corpo trabalhada, aliada à percepção de si, remete a um entendimento de corpo distinto daquele modelo cartesiano, que prega pela divisão entre alma e corpo, e que funda o sujeito em uma dualidade intransponível; o modelo teórico seguido aqui é o que preza por uma existência e apreensão do mundo que passa, impreterivelmente, pela via da corporalidade: tornar-se sujeito requer a experiência de um corpo. No caso do romance, o corpo de que se trata é um corpo envelhecido, com todas as particularidades que se deve atribuir a essa etapa, visto que o narrador protagonista (não nomeado) inicia sua fala justamente pontuando que aquele dia seria a véspera de seus noventa anos. Nessa perspectiva, foram observados quatro eixos discursivos que envolvem o corpo, juntamente com as áreas de conhecimento a eles ligado: o primeiro, intitulado Do exame biológico dos corpos, se vincula à medicina e à área da saúde para analisar as posições e práticas que conferem legitimidade para postular critérios de normalidade referentes ao sujeito; o segundo, Do estranhamento frente à própria imagem, se pauta na psicanálise para discutir a imagem que o indivíduo faz de si a partir de sua própria percepção e de sua relação com seu entorno, pela relação com os outros e com os espaços que ocupa; o terceiro, Da virilidade como organizador da sexualidade e da identidade, trata principalmente da incerteza da potência fálica, o que provoca o questionamento da sexualidade e de seu estatuto como homem, e evoca uma relação com os estudos de gênero; por fim, Do poder como mecanismo de controle sobre os corpos, está atrelado às questões da biopolítica e visa perceber de que forma o trabalho e as exigências de produtividade regulam as práticas, além de outros mecanismos de gestão da vida. É possível reconhecer que o corpo velho é relegado a um lugar fora da norma, marcado por não corresponder às expecativas de um sujeito inserido adequadamente na cultura. No entanto há também práticas de resistência que rejeitam tal atribuição, e que são percebidas nas práticas do sujeito que de alguma forma renegam o papel que tentam lhe impor.
id UFU_0ef8197f43c6c21c139d452acfc40ecf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19210
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2017-07-20T13:32:53Z2017-07-20T13:32:53Z2017-02-22PEREIRA, Ana Alice da Silva. Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19210http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213O objeto de estudo deste trabalho é o romance Memórias de minhas putas tristes, último trabalho de ficção do colombiano Gabriel García Márquez. A partir do romance, o objetivo é analisar os discursos acerca do corpo e percepção de si. A concepção de corpo trabalhada, aliada à percepção de si, remete a um entendimento de corpo distinto daquele modelo cartesiano, que prega pela divisão entre alma e corpo, e que funda o sujeito em uma dualidade intransponível; o modelo teórico seguido aqui é o que preza por uma existência e apreensão do mundo que passa, impreterivelmente, pela via da corporalidade: tornar-se sujeito requer a experiência de um corpo. No caso do romance, o corpo de que se trata é um corpo envelhecido, com todas as particularidades que se deve atribuir a essa etapa, visto que o narrador protagonista (não nomeado) inicia sua fala justamente pontuando que aquele dia seria a véspera de seus noventa anos. Nessa perspectiva, foram observados quatro eixos discursivos que envolvem o corpo, juntamente com as áreas de conhecimento a eles ligado: o primeiro, intitulado Do exame biológico dos corpos, se vincula à medicina e à área da saúde para analisar as posições e práticas que conferem legitimidade para postular critérios de normalidade referentes ao sujeito; o segundo, Do estranhamento frente à própria imagem, se pauta na psicanálise para discutir a imagem que o indivíduo faz de si a partir de sua própria percepção e de sua relação com seu entorno, pela relação com os outros e com os espaços que ocupa; o terceiro, Da virilidade como organizador da sexualidade e da identidade, trata principalmente da incerteza da potência fálica, o que provoca o questionamento da sexualidade e de seu estatuto como homem, e evoca uma relação com os estudos de gênero; por fim, Do poder como mecanismo de controle sobre os corpos, está atrelado às questões da biopolítica e visa perceber de que forma o trabalho e as exigências de produtividade regulam as práticas, além de outros mecanismos de gestão da vida. É possível reconhecer que o corpo velho é relegado a um lugar fora da norma, marcado por não corresponder às expecativas de um sujeito inserido adequadamente na cultura. No entanto há também práticas de resistência que rejeitam tal atribuição, e que são percebidas nas práticas do sujeito que de alguma forma renegam o papel que tentam lhe impor.The target of this study is the novel Memories of my melancholy whores, the last work of fiction of the Colombian Gabriel García Marquez. Through the novel, the goal is to analyze discourses about body and self-perception. The chosen conception of body here, aligned with self-perception, relates to an understanding of body different from that of the Cartesian model that postulates a division between body and soul, as if the subject were created in an unsurmountable duality; the theoretical model followed in this study seeks for an idea of existence and apprehension of world that, inescapably, goes through the route of corporality: becoming a subject requires body experimentations. In this novel it is portrayed an aged body, with all its particularities, since the narrator, who is also the main character (not named), begins the story on the eve of his ninety-year-old birthday. Within this perspective, four discursive axis relating to the body have been observed along with their correspondent fields of knowledge. The first one, entitled The biological exams upon the body, is tied to medicine and health sciences, and analyzes the positions and practices that legitimates the establishment of criteria of normality referring to the subject; the second one, Awkwardness regarding self-image, is based on psychoanalysis and discusses the image the individual makes of himself through his self-perception and contact with the environment, considering his peers and the spaces he joins; the third one, Virility as a sexuality and identity component, relates mostly to the uncertainty of the phallic potential, which leads to questioning about sexuality and status as a man, and it is linked to gender studies; finally, Power as a body control mechanism, relates to bio political issues and seeks to perceive how work and productivity requirements regulate practices, besides other ways to manage life. It is possible to recognize that the aged body is brought to a place beyond standard, featured for a non-correspondence to culture expectations. However, there are also resistance expressions that reject this attribution, perceived in the subject’s practices that somehow deny the role that is brought upon him.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em PsicologiaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicologiaPsicologia aplicadaAnálise do discursoCorpo e alma na literaturaSubjetividadeLiteraturaBodyDiscourseSubjectivityLiteratureDiscursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristesDiscourses regarding body and self-perception in the novel Memories of my melancholy whoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPróchno, Caio César Souza Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782836Y9Gama-Khalil, Marisa Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0Camargo, Fábio Figueiredohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796468J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473406U1Pereira, Ana Alice da Silva127info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDiscursosAcercaCorpo.pdf.jpgDiscursosAcercaCorpo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/4/DiscursosAcercaCorpo.pdf.jpg0584eb3fdd9de8118e27e18009315579MD54ORIGINALDiscursosAcercaCorpo.pdfDiscursosAcercaCorpo.pdfDissertaçãoapplication/pdf2534615https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/1/DiscursosAcercaCorpo.pdf1cc3cb26b3f2302447846d60ca85aa2aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTDiscursosAcercaCorpo.pdf.txtDiscursosAcercaCorpo.pdf.txtExtracted texttext/plain245152https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/3/DiscursosAcercaCorpo.pdf.txtf9d0bb88e082bf30a2b9af84c15429d7MD53123456789/192102019-11-11 13:07:44.841oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-11-11T16:07:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Discourses regarding body and self-perception in the novel Memories of my melancholy whores
title Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
spellingShingle Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
Pereira, Ana Alice da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicologia
Psicologia aplicada
Análise do discurso
Corpo e alma na literatura
Subjetividade
Literatura
Body
Discourse
Subjectivity
Literature
title_short Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
title_full Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
title_fullStr Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
title_full_unstemmed Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
title_sort Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes
author Pereira, Ana Alice da Silva
author_facet Pereira, Ana Alice da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Próchno, Caio César Souza Camargo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782836Y9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gama-Khalil, Marisa Martins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Camargo, Fábio Figueiredo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796468J6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473406U1
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Alice da Silva
contributor_str_mv Próchno, Caio César Souza Camargo
Gama-Khalil, Marisa Martins
Camargo, Fábio Figueiredo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicologia
Psicologia aplicada
Análise do discurso
Corpo e alma na literatura
Subjetividade
Literatura
Body
Discourse
Subjectivity
Literature
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia aplicada
Análise do discurso
Corpo e alma na literatura
Subjetividade
Literatura
Body
Discourse
Subjectivity
Literature
description O objeto de estudo deste trabalho é o romance Memórias de minhas putas tristes, último trabalho de ficção do colombiano Gabriel García Márquez. A partir do romance, o objetivo é analisar os discursos acerca do corpo e percepção de si. A concepção de corpo trabalhada, aliada à percepção de si, remete a um entendimento de corpo distinto daquele modelo cartesiano, que prega pela divisão entre alma e corpo, e que funda o sujeito em uma dualidade intransponível; o modelo teórico seguido aqui é o que preza por uma existência e apreensão do mundo que passa, impreterivelmente, pela via da corporalidade: tornar-se sujeito requer a experiência de um corpo. No caso do romance, o corpo de que se trata é um corpo envelhecido, com todas as particularidades que se deve atribuir a essa etapa, visto que o narrador protagonista (não nomeado) inicia sua fala justamente pontuando que aquele dia seria a véspera de seus noventa anos. Nessa perspectiva, foram observados quatro eixos discursivos que envolvem o corpo, juntamente com as áreas de conhecimento a eles ligado: o primeiro, intitulado Do exame biológico dos corpos, se vincula à medicina e à área da saúde para analisar as posições e práticas que conferem legitimidade para postular critérios de normalidade referentes ao sujeito; o segundo, Do estranhamento frente à própria imagem, se pauta na psicanálise para discutir a imagem que o indivíduo faz de si a partir de sua própria percepção e de sua relação com seu entorno, pela relação com os outros e com os espaços que ocupa; o terceiro, Da virilidade como organizador da sexualidade e da identidade, trata principalmente da incerteza da potência fálica, o que provoca o questionamento da sexualidade e de seu estatuto como homem, e evoca uma relação com os estudos de gênero; por fim, Do poder como mecanismo de controle sobre os corpos, está atrelado às questões da biopolítica e visa perceber de que forma o trabalho e as exigências de produtividade regulam as práticas, além de outros mecanismos de gestão da vida. É possível reconhecer que o corpo velho é relegado a um lugar fora da norma, marcado por não corresponder às expecativas de um sujeito inserido adequadamente na cultura. No entanto há também práticas de resistência que rejeitam tal atribuição, e que são percebidas nas práticas do sujeito que de alguma forma renegam o papel que tentam lhe impor.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-20T13:32:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-20T13:32:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Ana Alice da Silva. Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19210
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213
identifier_str_mv PEREIRA, Ana Alice da Silva. Discursos acerca do corpo envelhecido e percepção de si no romance Memórias de minhas putas tristes. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19210
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/4/DiscursosAcercaCorpo.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/1/DiscursosAcercaCorpo.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19210/3/DiscursosAcercaCorpo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0584eb3fdd9de8118e27e18009315579
1cc3cb26b3f2302447846d60ca85aa2a
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
f9d0bb88e082bf30a2b9af84c15429d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1792331529929621504