A deficiência visual e a aprendizagem da química: reflexões durante o planejamento e a elaboração de materiais didáticos táteis
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24246 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.597 |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular é um tema que tem sido bastante discutido e estudado atualmente. As pessoas com deficiência visual possuem o direito de serem sujeitos ativos na sociedade e desempenharem suas atividades sem nenhum prejuízo por conta de sua especificidade. Assim, o ambiente escolar pode e deve ser um espaço onde o aluno tenha condições de exercer esse direito. Para que isso se concretize, é necessário que a escola e os profissionais que nela atuam estejam aptos para atender esses alunos, de modo que venham a ter as mesmas oportunidades de aprender que os demais alunos. No entanto, quando se trata do ensino de Química, conforme analisado em nossa investigação, nota-se que os professores se sentem inseguros para lecionar para esses alunos, inclusive por conta da insuficiente formação inicial no âmbito da educação especial. Com isso, cabe aos educadores buscarem novos conhecimentos, de modo a minimizarem essas dificuldades. Um dos objetivos desta pesquisa é a produção de materiais táteis que auxiliem os professores de Química a refletir sobre determinados conceitos, tornando-os mais significativos para os alunos com deficiência visual. Os resultados alcançados com a elaboração do produto educacional, mostram que os professores devem buscar formação continuada para se sentirem mais seguros a fim de tornarem suas aulas mais inclusivas, desenvolvendo maior competência para levar em conta as especificidades de seus alunos. |
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2019-02-11T11:30:36Z2019-02-11T11:30:36Z2018-03-20MARQUES, Natália Pereira. A deficiência visual e a aprendizagem da Química: reflexões durante o planejamento e a elaboração de materiais didáticos táteis. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24246http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.597A inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular é um tema que tem sido bastante discutido e estudado atualmente. As pessoas com deficiência visual possuem o direito de serem sujeitos ativos na sociedade e desempenharem suas atividades sem nenhum prejuízo por conta de sua especificidade. Assim, o ambiente escolar pode e deve ser um espaço onde o aluno tenha condições de exercer esse direito. Para que isso se concretize, é necessário que a escola e os profissionais que nela atuam estejam aptos para atender esses alunos, de modo que venham a ter as mesmas oportunidades de aprender que os demais alunos. No entanto, quando se trata do ensino de Química, conforme analisado em nossa investigação, nota-se que os professores se sentem inseguros para lecionar para esses alunos, inclusive por conta da insuficiente formação inicial no âmbito da educação especial. Com isso, cabe aos educadores buscarem novos conhecimentos, de modo a minimizarem essas dificuldades. Um dos objetivos desta pesquisa é a produção de materiais táteis que auxiliem os professores de Química a refletir sobre determinados conceitos, tornando-os mais significativos para os alunos com deficiência visual. Os resultados alcançados com a elaboração do produto educacional, mostram que os professores devem buscar formação continuada para se sentirem mais seguros a fim de tornarem suas aulas mais inclusivas, desenvolvendo maior competência para levar em conta as especificidades de seus alunos.The inclusion of students with visual impairment in regular education is a topic that has been widely discussed and studied today. People with visual impairment have the right to be active subjects in society and perform their activities without any loss due to their specificity. Thus, the school environment can and should be a space where the student can exercise this right. For this to happen, it is necessary that the school and the professionals who work in it be able to attend these students, so that they will have the same opportunities to learn as the other students. However, when it comes to the teaching of chemistry, as analyzed in our research, it is noted that teachers feel insecure to teach for these students, even on account of insufficient initial training in the field of special education. With this, it is up to the educators to seek new knowledge, in order to minimize these difficulties. One of the objectives of this research is the production of tactile materials that help Chemistry teachers to reflect on certain concepts, making them more meaningful for students with visual impairment. The results obtained with the elaboration of the educational product show that teachers should seek continuous training to feel more secure in order to make their classes more inclusive, developing greater competence to take into account the specificities of their students.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAEnsino de químicaTeaching of chemistryDeficiência visualFormação de professoresEletronegatividadeMaterial didáticoVisual deficiencyTeacher trainingElectronegativityTeaching materialCiência - Estudo e ensinoQuímica - Formação de professoresMaterial didático - QuímicaA deficiência visual e a aprendizagem da química: reflexões durante o planejamento e a elaboração de materiais didáticos táteisVisual impairment and the learning of chemistry: reflections during the planning and elaboration of tactile didactic materialsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEpoglou, Alexandrahttp://lattes.cnpq.br/6377284685257367Teixeira Júnior, José Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110Vilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319Soares, Dayane Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/9241882547661856Marques, Natália Pereira120info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALDeficiênciaVisualAprendizagem.pdfDeficiênciaVisualAprendizagem.pdfDissertaçãoapplication/pdf2174594https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24246/1/Defici%c3%aanciaVisualAprendizagem.pdf1f4c74f63214e2d0041c849fc62ca96cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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