Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Melissa Mariana Ferreira lattes
Orientador(a): Sorratini, José Aparecido lattes
Banca de defesa: Silva, Gustavo Peixoto lattes, Alamy Filho, José Eduardo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Ubelândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227
Resumo: O transporte de pessoas e de mercadorias contribui na deterioração do meio ambiente nos centros urbanos, associado à geração de alguma forma de poluição, seja atmosférica, sonora, do solo e da água ou intrusão visual. Os veículos pesados, que utilizam óleo diesel como combustível, são os principais responsáveis pela emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), contribuindo para a participação do setor de transportes na poluição atmosférica. Além disso, há a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o seu principal componente, o dióxido de carbono (CO2). Na maioria das grandes cidades, o transporte coletivo por ônibus é muitas vezes considerado uma alternativa menos poluente comparada aos veículos particulares, tendo em vista o potencial de reduzir, por passageiro, as emissões de GEE e poluentes atmosféricos. A área de estudo foi a cidade de Uberlândia e os objetos de estudo foram as linhas troncais do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Foram quantificadas as emissões de NOx, MP e CO2 por meio da abordagem bottom-up em que foi utilizado o trajeto de cada linha de ônibus e também o consumo de combustível obtido por meio de simulação no software TSIS. O software possui algumas limitações quanto aos resultados e não informa no relatório a emissão de poluentes por ônibus, além de não se poder alterar especificações quanto ao combustível utilizado na frota. Com os resultados obtidos nos cálculos de emissões de poluentes e GEE pela abordagem bottom-up observou-se que, ao utilizar o consumo de combustível obtido em simulação, a emissão resultou maior que ao utilizar a distância. Conclui-se, também, que levando em conta os combustíveis e as distâncias percorridas há uma redução nas emissões ao se utilizar o etanol quando comparadas ao óleo diesel.
id UFU_2a0a9d916e7294680bcd6bd8ce2db77c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17568
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-07-27T18:38:16Z2016-07-27T18:38:16Z2016-03-092016-03-09SILVA, Melissa Mariana Ferreira. Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227O transporte de pessoas e de mercadorias contribui na deterioração do meio ambiente nos centros urbanos, associado à geração de alguma forma de poluição, seja atmosférica, sonora, do solo e da água ou intrusão visual. Os veículos pesados, que utilizam óleo diesel como combustível, são os principais responsáveis pela emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), contribuindo para a participação do setor de transportes na poluição atmosférica. Além disso, há a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o seu principal componente, o dióxido de carbono (CO2). Na maioria das grandes cidades, o transporte coletivo por ônibus é muitas vezes considerado uma alternativa menos poluente comparada aos veículos particulares, tendo em vista o potencial de reduzir, por passageiro, as emissões de GEE e poluentes atmosféricos. A área de estudo foi a cidade de Uberlândia e os objetos de estudo foram as linhas troncais do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Foram quantificadas as emissões de NOx, MP e CO2 por meio da abordagem bottom-up em que foi utilizado o trajeto de cada linha de ônibus e também o consumo de combustível obtido por meio de simulação no software TSIS. O software possui algumas limitações quanto aos resultados e não informa no relatório a emissão de poluentes por ônibus, além de não se poder alterar especificações quanto ao combustível utilizado na frota. Com os resultados obtidos nos cálculos de emissões de poluentes e GEE pela abordagem bottom-up observou-se que, ao utilizar o consumo de combustível obtido em simulação, a emissão resultou maior que ao utilizar a distância. Conclui-se, também, que levando em conta os combustíveis e as distâncias percorridas há uma redução nas emissões ao se utilizar o etanol quando comparadas ao óleo diesel.The transport of people and goods contributes to the deterioration of the environment in urban areas because of the generation of pollution, such as, air, noise, soil, water or visual degradation. The heavy vehicles that use diesel as fuel are mainly responsible for the emission of nitrogen oxides (NOx) and particulate matter (PM), contributing to participation of the transport sector in air pollution. In addition, there is emission of Greenhouse Gas (GHG) whose main component is carbon dioxide (CO2). In most major cities, public transportation is often considered as a less polluting alternative compared to the private vehicle, in view of the potential to reduce, per passenger, the emissions of GHG and air pollutants. The study area was the city of Uberlândia and the objects of study were the trunk lines of the Sistema Integrado de Transporte (SIT). The emissions of NOx, PM and CO2 were estimated through the bottom-up approach which used the route of each bus line and also fuel consumption obtained through simulation from the TSIS software. The software has some result limitations, there are no report about the emission of pollutants by bus, and it is not able to change specifications for the fuel used by the fleet. The results obtained through calculations of pollutants and GHG emission by the bottom-up approach show that the emission is higher when using fuel comsuption obtained in simulation than using distance. For the results considering fuel and distance there was a reduction in emissions comparing ethanol and diesel.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UbelândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia CivilBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia civilTransportes coletivosTransporte urbano - Aspectos ambientais - UberlândiaTransporte urbano - UberlândiaTransporte coletivo por ônibusEmissão de poluentesTSISSimulaçãoUberlândiaPublic transportation by busPollutant’s emissionsSimulationEstimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MGEstimation of pollution emitted by buses in trunk lines of the city of Uberlândia, MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSorratini, José Aparecidohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5Silva, Gustavo Peixotohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786253D4Alamy Filho, José Eduardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703201Y9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499891Z9Silva, Melissa Mariana Ferreira78info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpgEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1633https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/4/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpg78ad69c1524b95aa0ebb32920346de01MD54TEXTEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txtEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txtExtracted texttext/plain131388https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/3/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txta54ecddc60a0775b5f9393172355fde1MD53ORIGINALEstimativaPoluicaoEmitida.pdfEstimativaPoluicaoEmitida.pdfDissertaçãoapplication/pdf12747424https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/1/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf593377e19946ac3d25e86e314bcda658MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52123456789/175682020-09-30 19:12:26.588oai:repositorio.ufu.br:123456789/17568w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-30T22:12:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Estimation of pollution emitted by buses in trunk lines of the city of Uberlândia, MG
title Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
spellingShingle Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
Silva, Melissa Mariana Ferreira
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Engenharia civil
Transportes coletivos
Transporte urbano - Aspectos ambientais - Uberlândia
Transporte urbano - Uberlândia
Transporte coletivo por ônibus
Emissão de poluentes
TSIS
Simulação
Uberlândia
Public transportation by bus
Pollutant’s emissions
Simulation
title_short Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
title_full Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
title_fullStr Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
title_full_unstemmed Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
title_sort Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
author Silva, Melissa Mariana Ferreira
author_facet Silva, Melissa Mariana Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sorratini, José Aparecido
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Gustavo Peixoto
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786253D4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alamy Filho, José Eduardo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703201Y9
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499891Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Melissa Mariana Ferreira
contributor_str_mv Sorratini, José Aparecido
Silva, Gustavo Peixoto
Alamy Filho, José Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Engenharia civil
Transportes coletivos
Transporte urbano - Aspectos ambientais - Uberlândia
Transporte urbano - Uberlândia
Transporte coletivo por ônibus
Emissão de poluentes
TSIS
Simulação
Uberlândia
Public transportation by bus
Pollutant’s emissions
Simulation
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Transportes coletivos
Transporte urbano - Aspectos ambientais - Uberlândia
Transporte urbano - Uberlândia
Transporte coletivo por ônibus
Emissão de poluentes
TSIS
Simulação
Uberlândia
Public transportation by bus
Pollutant’s emissions
Simulation
description O transporte de pessoas e de mercadorias contribui na deterioração do meio ambiente nos centros urbanos, associado à geração de alguma forma de poluição, seja atmosférica, sonora, do solo e da água ou intrusão visual. Os veículos pesados, que utilizam óleo diesel como combustível, são os principais responsáveis pela emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), contribuindo para a participação do setor de transportes na poluição atmosférica. Além disso, há a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o seu principal componente, o dióxido de carbono (CO2). Na maioria das grandes cidades, o transporte coletivo por ônibus é muitas vezes considerado uma alternativa menos poluente comparada aos veículos particulares, tendo em vista o potencial de reduzir, por passageiro, as emissões de GEE e poluentes atmosféricos. A área de estudo foi a cidade de Uberlândia e os objetos de estudo foram as linhas troncais do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Foram quantificadas as emissões de NOx, MP e CO2 por meio da abordagem bottom-up em que foi utilizado o trajeto de cada linha de ônibus e também o consumo de combustível obtido por meio de simulação no software TSIS. O software possui algumas limitações quanto aos resultados e não informa no relatório a emissão de poluentes por ônibus, além de não se poder alterar especificações quanto ao combustível utilizado na frota. Com os resultados obtidos nos cálculos de emissões de poluentes e GEE pela abordagem bottom-up observou-se que, ao utilizar o consumo de combustível obtido em simulação, a emissão resultou maior que ao utilizar a distância. Conclui-se, também, que levando em conta os combustíveis e as distâncias percorridas há uma redução nas emissões ao se utilizar o etanol quando comparadas ao óleo diesel.
publishDate 2016
dc.date.defense.none.fl_str_mv 2016-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-27T18:38:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-27T18:38:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Melissa Mariana Ferreira. Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227
identifier_str_mv SILVA, Melissa Mariana Ferreira. Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ubelândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ubelândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/4/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/3/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/1/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78ad69c1524b95aa0ebb32920346de01
a54ecddc60a0775b5f9393172355fde1
593377e19946ac3d25e86e314bcda658
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802111045789024256