Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Ubelândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227 |
Resumo: | O transporte de pessoas e de mercadorias contribui na deterioração do meio ambiente nos centros urbanos, associado à geração de alguma forma de poluição, seja atmosférica, sonora, do solo e da água ou intrusão visual. Os veículos pesados, que utilizam óleo diesel como combustível, são os principais responsáveis pela emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), contribuindo para a participação do setor de transportes na poluição atmosférica. Além disso, há a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o seu principal componente, o dióxido de carbono (CO2). Na maioria das grandes cidades, o transporte coletivo por ônibus é muitas vezes considerado uma alternativa menos poluente comparada aos veículos particulares, tendo em vista o potencial de reduzir, por passageiro, as emissões de GEE e poluentes atmosféricos. A área de estudo foi a cidade de Uberlândia e os objetos de estudo foram as linhas troncais do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Foram quantificadas as emissões de NOx, MP e CO2 por meio da abordagem bottom-up em que foi utilizado o trajeto de cada linha de ônibus e também o consumo de combustível obtido por meio de simulação no software TSIS. O software possui algumas limitações quanto aos resultados e não informa no relatório a emissão de poluentes por ônibus, além de não se poder alterar especificações quanto ao combustível utilizado na frota. Com os resultados obtidos nos cálculos de emissões de poluentes e GEE pela abordagem bottom-up observou-se que, ao utilizar o consumo de combustível obtido em simulação, a emissão resultou maior que ao utilizar a distância. Conclui-se, também, que levando em conta os combustíveis e as distâncias percorridas há uma redução nas emissões ao se utilizar o etanol quando comparadas ao óleo diesel. |
id |
UFU_2a0a9d916e7294680bcd6bd8ce2db77c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/17568 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-27T18:38:16Z2016-07-27T18:38:16Z2016-03-092016-03-09SILVA, Melissa Mariana Ferreira. Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227O transporte de pessoas e de mercadorias contribui na deterioração do meio ambiente nos centros urbanos, associado à geração de alguma forma de poluição, seja atmosférica, sonora, do solo e da água ou intrusão visual. Os veículos pesados, que utilizam óleo diesel como combustível, são os principais responsáveis pela emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), contribuindo para a participação do setor de transportes na poluição atmosférica. Além disso, há a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o seu principal componente, o dióxido de carbono (CO2). Na maioria das grandes cidades, o transporte coletivo por ônibus é muitas vezes considerado uma alternativa menos poluente comparada aos veículos particulares, tendo em vista o potencial de reduzir, por passageiro, as emissões de GEE e poluentes atmosféricos. A área de estudo foi a cidade de Uberlândia e os objetos de estudo foram as linhas troncais do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Foram quantificadas as emissões de NOx, MP e CO2 por meio da abordagem bottom-up em que foi utilizado o trajeto de cada linha de ônibus e também o consumo de combustível obtido por meio de simulação no software TSIS. O software possui algumas limitações quanto aos resultados e não informa no relatório a emissão de poluentes por ônibus, além de não se poder alterar especificações quanto ao combustível utilizado na frota. Com os resultados obtidos nos cálculos de emissões de poluentes e GEE pela abordagem bottom-up observou-se que, ao utilizar o consumo de combustível obtido em simulação, a emissão resultou maior que ao utilizar a distância. Conclui-se, também, que levando em conta os combustíveis e as distâncias percorridas há uma redução nas emissões ao se utilizar o etanol quando comparadas ao óleo diesel.The transport of people and goods contributes to the deterioration of the environment in urban areas because of the generation of pollution, such as, air, noise, soil, water or visual degradation. The heavy vehicles that use diesel as fuel are mainly responsible for the emission of nitrogen oxides (NOx) and particulate matter (PM), contributing to participation of the transport sector in air pollution. In addition, there is emission of Greenhouse Gas (GHG) whose main component is carbon dioxide (CO2). In most major cities, public transportation is often considered as a less polluting alternative compared to the private vehicle, in view of the potential to reduce, per passenger, the emissions of GHG and air pollutants. The study area was the city of Uberlândia and the objects of study were the trunk lines of the Sistema Integrado de Transporte (SIT). The emissions of NOx, PM and CO2 were estimated through the bottom-up approach which used the route of each bus line and also fuel consumption obtained through simulation from the TSIS software. The software has some result limitations, there are no report about the emission of pollutants by bus, and it is not able to change specifications for the fuel used by the fleet. The results obtained through calculations of pollutants and GHG emission by the bottom-up approach show that the emission is higher when using fuel comsuption obtained in simulation than using distance. For the results considering fuel and distance there was a reduction in emissions comparing ethanol and diesel.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UbelândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia CivilBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia civilTransportes coletivosTransporte urbano - Aspectos ambientais - UberlândiaTransporte urbano - UberlândiaTransporte coletivo por ônibusEmissão de poluentesTSISSimulaçãoUberlândiaPublic transportation by busPollutant’s emissionsSimulationEstimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MGEstimation of pollution emitted by buses in trunk lines of the city of Uberlândia, MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSorratini, José Aparecidohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5Silva, Gustavo Peixotohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786253D4Alamy Filho, José Eduardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703201Y9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499891Z9Silva, Melissa Mariana Ferreira78info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpgEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1633https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/4/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpg78ad69c1524b95aa0ebb32920346de01MD54TEXTEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txtEstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txtExtracted texttext/plain131388https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/3/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txta54ecddc60a0775b5f9393172355fde1MD53ORIGINALEstimativaPoluicaoEmitida.pdfEstimativaPoluicaoEmitida.pdfDissertaçãoapplication/pdf12747424https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/1/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf593377e19946ac3d25e86e314bcda658MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52123456789/175682020-09-30 19:12:26.588oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-30T22:12:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Estimation of pollution emitted by buses in trunk lines of the city of Uberlândia, MG |
title |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG |
spellingShingle |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG Silva, Melissa Mariana Ferreira CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia civil Transportes coletivos Transporte urbano - Aspectos ambientais - Uberlândia Transporte urbano - Uberlândia Transporte coletivo por ônibus Emissão de poluentes TSIS Simulação Uberlândia Public transportation by bus Pollutant’s emissions Simulation |
title_short |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG |
title_full |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG |
title_fullStr |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG |
title_full_unstemmed |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG |
title_sort |
Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG |
author |
Silva, Melissa Mariana Ferreira |
author_facet |
Silva, Melissa Mariana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sorratini, José Aparecido |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Gustavo Peixoto |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786253D4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alamy Filho, José Eduardo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703201Y9 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499891Z9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Melissa Mariana Ferreira |
contributor_str_mv |
Sorratini, José Aparecido Silva, Gustavo Peixoto Alamy Filho, José Eduardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia civil Transportes coletivos Transporte urbano - Aspectos ambientais - Uberlândia Transporte urbano - Uberlândia Transporte coletivo por ônibus Emissão de poluentes TSIS Simulação Uberlândia Public transportation by bus Pollutant’s emissions Simulation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Transportes coletivos Transporte urbano - Aspectos ambientais - Uberlândia Transporte urbano - Uberlândia Transporte coletivo por ônibus Emissão de poluentes TSIS Simulação Uberlândia Public transportation by bus Pollutant’s emissions Simulation |
description |
O transporte de pessoas e de mercadorias contribui na deterioração do meio ambiente nos centros urbanos, associado à geração de alguma forma de poluição, seja atmosférica, sonora, do solo e da água ou intrusão visual. Os veículos pesados, que utilizam óleo diesel como combustível, são os principais responsáveis pela emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), contribuindo para a participação do setor de transportes na poluição atmosférica. Além disso, há a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o seu principal componente, o dióxido de carbono (CO2). Na maioria das grandes cidades, o transporte coletivo por ônibus é muitas vezes considerado uma alternativa menos poluente comparada aos veículos particulares, tendo em vista o potencial de reduzir, por passageiro, as emissões de GEE e poluentes atmosféricos. A área de estudo foi a cidade de Uberlândia e os objetos de estudo foram as linhas troncais do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Foram quantificadas as emissões de NOx, MP e CO2 por meio da abordagem bottom-up em que foi utilizado o trajeto de cada linha de ônibus e também o consumo de combustível obtido por meio de simulação no software TSIS. O software possui algumas limitações quanto aos resultados e não informa no relatório a emissão de poluentes por ônibus, além de não se poder alterar especificações quanto ao combustível utilizado na frota. Com os resultados obtidos nos cálculos de emissões de poluentes e GEE pela abordagem bottom-up observou-se que, ao utilizar o consumo de combustível obtido em simulação, a emissão resultou maior que ao utilizar a distância. Conclui-se, também, que levando em conta os combustíveis e as distâncias percorridas há uma redução nas emissões ao se utilizar o etanol quando comparadas ao óleo diesel. |
publishDate |
2016 |
dc.date.defense.none.fl_str_mv |
2016-03-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-27T18:38:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-27T18:38:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Melissa Mariana Ferreira. Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227 |
identifier_str_mv |
SILVA, Melissa Mariana Ferreira. Estimativa da poluição emitida pelos ônibus das linhas troncais da cidade de Uberlândia, MG. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17568 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ubelândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ubelândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/4/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/3/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/1/EstimativaPoluicaoEmitida.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17568/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78ad69c1524b95aa0ebb32920346de01 a54ecddc60a0775b5f9393172355fde1 593377e19946ac3d25e86e314bcda658 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802111045789024256 |