Pré-vestibular alternativo como território de cidadania: contribuições do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza lattes
Orientador(a): Sampaio, Adriany de Ávila Melo lattes
Banca de defesa: Santos, Rosselvelt José lattes, Ferreira, Jorgetânia da Silva lattes, Wagner, Roberta Afonso Vinhal lattes, Carvalho, Ednéa do Nascimento lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Geografia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26924
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2213
Resumo: A Geografia contempla a Cidadania quando possibilita uma formação crítica a qual potencializa uma percepção espacial autônoma dos sujeitos em relação à organização da vida em sociedade e o papel que podem exercer como cidadãos. A Geografia que se pretende pensar e compreender como útil na conjuntura do século XXI, deve considerar a(s) múltiplas realidades concretas onde os sujeitos (re)existem. Sobretudo, aqueles oriundos das classes populares, assim como seus territórios de vida em permanente conflito e exclusão, muitas vezes ausentes de oportunidades, mas permeados por lutas diárias pela sobrevivência. Isso os leva a ter uma percepção difusa sobre o mundo que os cerca quando este lhes nega a todo instante, a Cidadania. Nesse contexto, a categoria Território em suas diferentes escalas de abordagens, tanto material como socioculturalmente, tem ocupado importantes reflexões na complexidade e dinâmica apresentadas pela sociedade moderna. O problema da pesquisa fundamenta-se na dificuldade que estudantes das classes populares têm, para ingressar na Educação Superior, haja vista que o ensino promovido pelo poder público tem historicamente demonstrado segregação em favor de uma elite, evidenciando-se assim, uma educação exclusiva à manutenção de privilégios e, consequentemente, o aprofundamento das desigualdades entre as classes sociais no País. O estudo teve como objetivo geral analisar o Pré-vestibular Alternativo como Território de Cidadania na formação crítica de discentes e docentes. Nessa perspectiva, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: a) Investigar sobre o conceito Território e o processo de construção de Cidadania a partir da convivência entre professores e estudantes no PVA; b) Identificar na Educação Popular os aspectos gerais que fundamentam a ação dos PVA; c) Caracterizar o Pré-vestibular Alternativo; d) Compreender a partir dos dados coletados dos estudantes e professores as contribuições do PVA para a formação para a Cidadania. Metodologicamente a pesquisa se classifica como qualitativa do tipo exploratório. Os dados foram coletados a partir do uso do instrumento questionário aplicado para 80 participantes, dentre eles: 62 estudantes e 18 docentes atuantes no Pré-vestibular Alternativo no ano de 2016. A tese foi organizada como segue: I) Território e Cidadania, o qual propôs-se refletir sobre as abordagens em torno dos respectivos conceitos ao longo do espaço-tempo considerando as (re)existências dos sujeitos, suas territorialidades e as concepções requeridas pela sociedade do século XXI. II) Educação Popular, apresentada a partir das origens do conceito e sua evolução considerando o contexto de organização da sociedade brasileira até a contemporaneidade, em que os movimentos sociais compareceram como uma expressão dessa educação movida a partir do cotidiano das classes populares. III) Pré-Vestibulares Alternativos, com o contexto de surgimento, objetivos, concepções, desafios e perspectivas em torno da proposta dos PVA e o processo de acesso à Educação Superior no Brasil. IV) Caminho metodológico e objeto de estudo apresentando o lócus de origem e construção da pesquisa. V) As reciprocidades entre os sujeitos no PVA, com análise das origens dos docentes e estudantes, e avaliações que propunham em relação ao PVA. Os resultados apontaram para a confirmação da hipótese de que o PVA confirma-se como um Território de Cidadania ao considerar que para composição de um Território são necessários: o chão, os grupos sociais, os objetos materiais, os elementos naturais e as interações sociais, políticas, econômicas e culturais costuradas a partir das interações no cotidiano do espaço geográfico. Desse modo, O PVA é um Território, composto por sujeitos professores e estudantes protagonistas participantes, os quais buscam por meio da educação crítica se posicionar politicamente frente aos problemas da sociedade. Assim, ao contribuir para a construção de novas possibilidades sociais de vida dos participantes, o PVA configura-se como um Território de Cidadania, ou seja, se confirma como a própria materialização da Cidadania.
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Sobretudo, aqueles oriundos das classes populares, assim como seus territórios de vida em permanente conflito e exclusão, muitas vezes ausentes de oportunidades, mas permeados por lutas diárias pela sobrevivência. Isso os leva a ter uma percepção difusa sobre o mundo que os cerca quando este lhes nega a todo instante, a Cidadania. Nesse contexto, a categoria Território em suas diferentes escalas de abordagens, tanto material como socioculturalmente, tem ocupado importantes reflexões na complexidade e dinâmica apresentadas pela sociedade moderna. O problema da pesquisa fundamenta-se na dificuldade que estudantes das classes populares têm, para ingressar na Educação Superior, haja vista que o ensino promovido pelo poder público tem historicamente demonstrado segregação em favor de uma elite, evidenciando-se assim, uma educação exclusiva à manutenção de privilégios e, consequentemente, o aprofundamento das desigualdades entre as classes sociais no País. O estudo teve como objetivo geral analisar o Pré-vestibular Alternativo como Território de Cidadania na formação crítica de discentes e docentes. Nessa perspectiva, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: a) Investigar sobre o conceito Território e o processo de construção de Cidadania a partir da convivência entre professores e estudantes no PVA; b) Identificar na Educação Popular os aspectos gerais que fundamentam a ação dos PVA; c) Caracterizar o Pré-vestibular Alternativo; d) Compreender a partir dos dados coletados dos estudantes e professores as contribuições do PVA para a formação para a Cidadania. Metodologicamente a pesquisa se classifica como qualitativa do tipo exploratório. Os dados foram coletados a partir do uso do instrumento questionário aplicado para 80 participantes, dentre eles: 62 estudantes e 18 docentes atuantes no Pré-vestibular Alternativo no ano de 2016. A tese foi organizada como segue: I) Território e Cidadania, o qual propôs-se refletir sobre as abordagens em torno dos respectivos conceitos ao longo do espaço-tempo considerando as (re)existências dos sujeitos, suas territorialidades e as concepções requeridas pela sociedade do século XXI. II) Educação Popular, apresentada a partir das origens do conceito e sua evolução considerando o contexto de organização da sociedade brasileira até a contemporaneidade, em que os movimentos sociais compareceram como uma expressão dessa educação movida a partir do cotidiano das classes populares. III) Pré-Vestibulares Alternativos, com o contexto de surgimento, objetivos, concepções, desafios e perspectivas em torno da proposta dos PVA e o processo de acesso à Educação Superior no Brasil. IV) Caminho metodológico e objeto de estudo apresentando o lócus de origem e construção da pesquisa. V) As reciprocidades entre os sujeitos no PVA, com análise das origens dos docentes e estudantes, e avaliações que propunham em relação ao PVA. Os resultados apontaram para a confirmação da hipótese de que o PVA confirma-se como um Território de Cidadania ao considerar que para composição de um Território são necessários: o chão, os grupos sociais, os objetos materiais, os elementos naturais e as interações sociais, políticas, econômicas e culturais costuradas a partir das interações no cotidiano do espaço geográfico. Desse modo, O PVA é um Território, composto por sujeitos professores e estudantes protagonistas participantes, os quais buscam por meio da educação crítica se posicionar politicamente frente aos problemas da sociedade. Assim, ao contribuir para a construção de novas possibilidades sociais de vida dos participantes, o PVA configura-se como um Território de Cidadania, ou seja, se confirma como a própria materialização da Cidadania.Geography considers Citizenship when it enables a critical formation which enhances an autonomous spatial perception of the subjects in relation to the organization of life in society and the role they play as citizens. Geography that is intended to be thought and understood as useful in the context of the 21st century must consider the multiple concrete realities where the subjects (re)exist. Especially those from the working classes, as well as their territories of life in permanent conflict and exclusion, often lacking opportunities, but permeated by daily struggles for survival. This leads them to have a diffused perception about the world that surrounds them, when it denies them Citizenship all the time. In this context, the category Territory in its different scales of approaches, both materially and socioculturally, has occupied important reflections on the complexity and dynamics presented by modern society. The problem of this research is based on the difficulty that students of the working classes have to enter Higher Education, given that the teaching promoted by the public power has historically demonstrated segregation in favor of an elite, thus evidencing an exclusive education to maintenance of privileges and, consequently, the deepening of inequalities among social classes in the country. This study aimed to analyze the Alternative Pre-university Entrance Examination as a Territory of Citizenship in the critical formation of students and teachers. From this perspective, the following specific objectives were outlined: a) To investigate the Territory concept and the process of citizenship building from the coexistence between teachers and students in the PVA; b) Identify in Popular Education the general aspects that underlie the action of PVA; c) Characterize the Pre-university Entrance Examination; d) Learn from the data collected from students and teachers the contributions of PVA to the formation for Citizenship. Methodologically the research is one of the qualitative exploratory type. Data were collected using questionnaires applied to 80 participants, including: 62 students and 18 teachers working in the Alternative Pre-University Entrance Examination in 2016. The thesis was organized as follows: I) Territory and Citizenship proposed to reflect on the approaches around the concepts over space-time considering the (re)existences of the subjects, their territorialities and the conceptions required by 21st century society. II) Working-class Education, presented from the origins of the concept and its evolution considering the context of organization of Brazilian society until contemporary times, where social movements appeared as an expression of this education moved from the daily life of the working classes. III) Alternative Pre-University entrance examination, with the context of emergence, objectives, conceptions, challenges and perspectives around the PVA proposal and the process of access to Higher Education in Brazil. IV) The methodological path and object of study, presenting the locus of origin and construction of the research. V) The reciprocities among subjects in the PVA, with analysis of the origins of the teachers and students, and evaluations that they proposed in relation to the PVA. The results pointed to the confirmation of the hypothesis that the PVA is confirmed as a Citizenship Territory considering that the composition of a Territory requires: the ground, the social groups, the material objects, the natural elements and the social, political, economic and cultural aspects sewn from the daily interactions of the geographic space. Thus, the PVA is a Territory, composed of participating teachers and students, which are protagonist subjects, who seek through critical education to politically position themselves in relation to the problems of society. Thus, by contributing to the construction of new social life possibilities of the participants, the PVA is configured as a Territory of Citizenship, that is, it is confirmed as the materialization of CitizenshipUFU - Universidade Federal de UberlândiaTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em GeografiaBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIATerritórioTerritoryCidadaniaCitizenshipEducação PopularWorking-class educationPré-vestibular AlternativoAlterative pre-university entrance examinationGeografiaGeographyPré-vestibular alternativo como território de cidadania: contribuições do Campus Pontal da Universidade Federal de UberlândiaAlternative pre-university entrance examination as a territory of citizenship: contributions from the Campus Pontal of the Federal University at Uberlândia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSampaio, Adriany de Ávila Melohttp://lattes.cnpq.br/7548418133047955Santos, Rosselvelt Joséhttp://lattes.cnpq.br/4677146792872129Ferreira, Jorgetânia da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7521221775825323Wagner, Roberta Afonso Vinhalhttp://lattes.cnpq.br/4884679261349047Carvalho, Ednéa do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/7125890853681726http://lattes.cnpq.br/8227979773921564De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza42261476973reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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