Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31752 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.154 |
Resumo: | O ensino da Matemática é essencial na construção do conhecimento, pois é a base para muitas resoluções de situações do nosso cotidiano. As práticas de avaliação da aprendizagem escolar ainda se dão a partir de um modelo avaliativo tradicional, que busca emitir um juízo de valor acerca dos resultados alcançados, através de notas ou conceitos. Muitas vezes, o professor se restringe apenas ao que ensina e não desafia, nem se coloca à disposição para o crescimento individual de seus alunos, o que pode limitar as possibilidades destes estudantes. Neste sentindo, se faz necessário buscar novas metodologias que auxiliem o processo de aprendizagem e avaliação, estimulando outras potencialidades dentro da sala de aula, tentando encontrar formas de complementar os modelos tradicionais. Assim, recorrer aos recursos metodológicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma boa opção, pois estas tecnologias fazem parte da realidade do educando, tendem a ser estratégias que estimulam e são interessantes. A utilização da gamificação como recurso pedagógico faz com que o professor trabalhe com um novo método de ensino. Nessa vertente, busca-se características que visam resgatar o interesse do aluno. Diante do exposto, é perceptível que a substituição de atividades tradicionais por um recurso metodológico de gamificação pode oferecer muitas vantagens ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, isso em qualquer faixa etária ou nível de aprendizagem, uma vez que a gamificação é moldada segundo o seu público-alvo. Considerando a necessidade de um recurso metodológico em busca de minimizar a dificuldade dos alunos na disciplina de Matemática, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta, utilizando a gamificação como método de avaliação, com foco na recuperação paralela, abordando conteúdos disciplinares matemáticos ensinados via digital. Uma ferramenta de autoria própria que tenha potencial de despertar o interesse e engajamento do aluno, com o intuito de vir a substituir uma das avaliações de recuperação, abordando os conteúdos e habilidades não alcançadas no decorrer do processo. |
id |
UFU_2e3f06c76f65f6052d99627fd0d13ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31752 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-05-14T17:25:34Z2021-05-14T17:25:34Z2021-02-24COSTA, Hugo Leonardo Lopes. Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.154https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31752http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.154O ensino da Matemática é essencial na construção do conhecimento, pois é a base para muitas resoluções de situações do nosso cotidiano. As práticas de avaliação da aprendizagem escolar ainda se dão a partir de um modelo avaliativo tradicional, que busca emitir um juízo de valor acerca dos resultados alcançados, através de notas ou conceitos. Muitas vezes, o professor se restringe apenas ao que ensina e não desafia, nem se coloca à disposição para o crescimento individual de seus alunos, o que pode limitar as possibilidades destes estudantes. Neste sentindo, se faz necessário buscar novas metodologias que auxiliem o processo de aprendizagem e avaliação, estimulando outras potencialidades dentro da sala de aula, tentando encontrar formas de complementar os modelos tradicionais. Assim, recorrer aos recursos metodológicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma boa opção, pois estas tecnologias fazem parte da realidade do educando, tendem a ser estratégias que estimulam e são interessantes. A utilização da gamificação como recurso pedagógico faz com que o professor trabalhe com um novo método de ensino. Nessa vertente, busca-se características que visam resgatar o interesse do aluno. Diante do exposto, é perceptível que a substituição de atividades tradicionais por um recurso metodológico de gamificação pode oferecer muitas vantagens ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, isso em qualquer faixa etária ou nível de aprendizagem, uma vez que a gamificação é moldada segundo o seu público-alvo. Considerando a necessidade de um recurso metodológico em busca de minimizar a dificuldade dos alunos na disciplina de Matemática, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta, utilizando a gamificação como método de avaliação, com foco na recuperação paralela, abordando conteúdos disciplinares matemáticos ensinados via digital. Uma ferramenta de autoria própria que tenha potencial de despertar o interesse e engajamento do aluno, com o intuito de vir a substituir uma das avaliações de recuperação, abordando os conteúdos e habilidades não alcançadas no decorrer do processo.The teaching of mathematics is essential in the construction of knowledge, as it is the basis for many resolutions of everyday situations. The practices of evaluating school learning are still based on a traditional evaluation model, which seeks to make a value judgment about the results achieved, through grades or concepts. Often, the teacher is restricted only to what he teaches and does not challenge or make himself available for the individual growth of his students, which can limit the possibilities of these students. In this sense, it is necessary to seek new methodologies that assist the learning and evaluation process, stimulating other potentialities within the classroom, trying to find ways to complement the traditional models. Thus, using the methodological resources of Information and Communication Technologies (ICT) is a good option, as these technologies are part of the reality of the student, tend to be strategies that stimulate and are interesting. The use of gamification as a pedagogical resource makes the teacher work with a new teaching method. In this regard, characteristics that seek to rescue the student's interest are sought. Given the above, it is noticeable that the replacement of traditional activities with a methodological resource of gamification can offer many advantages to the teaching-learning process of students, this in any age group or level of learning, since the gamification is shaped according to your target audience. Considering the need for a methodological resource in search of minimizing the difficulty of students to Mathematics discipline, the present work aims to develop a tool, using gamification as an evaluation method, focusing on parallel recovery, addressing content mathematical disciplines taught via digital. A tool of its own authorship that has the potential to arouse the interest and engagement of the student, with the aim of replacing one of the recovery assessments, addressing the contents and skills not achieved during the process.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACiência - Estudo ensinoJogos DigitaisDigital gamesRPGRPGGamificaçãoGameficationProcesso de recuperaçãoRetake testsEducação MatemáticaMathematics EducationFunção AfimAffine FunctionCiência - Estudo ensinoProcesso de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPGMathematical recovery process in basic education using role-playing gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza Junior, Arlindo José dehttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404Oliveira, Cristiane Coppe dehttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255Takahashi, Eduardo Kojyhttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806Silva, Jean Carlo dahttp://lattes.cnpq.br/9914302138982591http://lattes.cnpq.br/2323432643590204Costa, Hugo Leonardo Lopes9393860110reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALProcessoDeRecuperação - Produto.pdfProcessoDeRecuperação - Produto.pdfProdutoapplication/pdf34772529https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/2/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o%20-%20Produto.pdf39a9cc58b165c8187e199972d5ca27c0MD52ProcessoDeRecuperação.pdfProcessoDeRecuperação.pdfDissertaçãoapplication/pdf52249928https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/5/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o.pdfd361544d37acba95f3f132a7385a0488MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/3/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/4/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD54TEXTProcessoDeRecuperação - Produto.pdf.txtProcessoDeRecuperação - Produto.pdf.txtExtracted texttext/plain3768https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/6/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o%20-%20Produto.pdf.txt7077a3a83dae393d154be54eae950198MD56ProcessoDeRecuperação.pdf.txtProcessoDeRecuperação.pdf.txtExtracted texttext/plain113340https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/8/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt947b6f80d2457d70b45c10faa4c1fea9MD58THUMBNAILProcessoDeRecuperação - Produto.pdf.jpgProcessoDeRecuperação - Produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2480https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/7/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o%20-%20Produto.pdf.jpg341dc61f7f1caea88cb38b9925e19056MD57ProcessoDeRecuperação.pdf.jpgProcessoDeRecuperação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/9/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg44506d55f239f8cbb375ab1d2b0dbf1aMD59123456789/317522021-05-15 03:16:31.529oai:repositorio.ufu.br:123456789/31752w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-05-15T06:16:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Mathematical recovery process in basic education using role-playing games |
title |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG |
spellingShingle |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG Costa, Hugo Leonardo Lopes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Jogos Digitais Digital games RPG RPG Gamificação Gamefication Processo de recuperação Retake tests Educação Matemática Mathematics Education Função Afim Affine Function Ciência - Estudo ensino Ciência - Estudo ensino |
title_short |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG |
title_full |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG |
title_fullStr |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG |
title_full_unstemmed |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG |
title_sort |
Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG |
author |
Costa, Hugo Leonardo Lopes |
author_facet |
Costa, Hugo Leonardo Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza Junior, Arlindo José de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9047733954063404 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Takahashi, Eduardo Kojy |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6027325194674806 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Jean Carlo da |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9914302138982591 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2323432643590204 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Hugo Leonardo Lopes |
contributor_str_mv |
Souza Junior, Arlindo José de Oliveira, Cristiane Coppe de Takahashi, Eduardo Kojy Silva, Jean Carlo da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Jogos Digitais Digital games RPG RPG Gamificação Gamefication Processo de recuperação Retake tests Educação Matemática Mathematics Education Função Afim Affine Function Ciência - Estudo ensino Ciência - Estudo ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Digitais Digital games RPG RPG Gamificação Gamefication Processo de recuperação Retake tests Educação Matemática Mathematics Education Função Afim Affine Function Ciência - Estudo ensino |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência - Estudo ensino |
description |
O ensino da Matemática é essencial na construção do conhecimento, pois é a base para muitas resoluções de situações do nosso cotidiano. As práticas de avaliação da aprendizagem escolar ainda se dão a partir de um modelo avaliativo tradicional, que busca emitir um juízo de valor acerca dos resultados alcançados, através de notas ou conceitos. Muitas vezes, o professor se restringe apenas ao que ensina e não desafia, nem se coloca à disposição para o crescimento individual de seus alunos, o que pode limitar as possibilidades destes estudantes. Neste sentindo, se faz necessário buscar novas metodologias que auxiliem o processo de aprendizagem e avaliação, estimulando outras potencialidades dentro da sala de aula, tentando encontrar formas de complementar os modelos tradicionais. Assim, recorrer aos recursos metodológicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma boa opção, pois estas tecnologias fazem parte da realidade do educando, tendem a ser estratégias que estimulam e são interessantes. A utilização da gamificação como recurso pedagógico faz com que o professor trabalhe com um novo método de ensino. Nessa vertente, busca-se características que visam resgatar o interesse do aluno. Diante do exposto, é perceptível que a substituição de atividades tradicionais por um recurso metodológico de gamificação pode oferecer muitas vantagens ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, isso em qualquer faixa etária ou nível de aprendizagem, uma vez que a gamificação é moldada segundo o seu público-alvo. Considerando a necessidade de um recurso metodológico em busca de minimizar a dificuldade dos alunos na disciplina de Matemática, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta, utilizando a gamificação como método de avaliação, com foco na recuperação paralela, abordando conteúdos disciplinares matemáticos ensinados via digital. Uma ferramenta de autoria própria que tenha potencial de despertar o interesse e engajamento do aluno, com o intuito de vir a substituir uma das avaliações de recuperação, abordando os conteúdos e habilidades não alcançadas no decorrer do processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-14T17:25:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-14T17:25:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Hugo Leonardo Lopes. Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.154 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31752 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.154 |
identifier_str_mv |
COSTA, Hugo Leonardo Lopes. Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.154 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31752 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/2/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o%20-%20Produto.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/5/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/3/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/4/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/6/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o%20-%20Produto.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/8/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/7/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o%20-%20Produto.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31752/9/ProcessoDeRecupera%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39a9cc58b165c8187e199972d5ca27c0 d361544d37acba95f3f132a7385a0488 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 7077a3a83dae393d154be54eae950198 947b6f80d2457d70b45c10faa4c1fea9 341dc61f7f1caea88cb38b9925e19056 44506d55f239f8cbb375ab1d2b0dbf1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1792331578091765760 |