Oficinas poéticas com jovens, adultos e idosos: travessia(s)
Ano de defesa: | 2019 |
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Universidade Federal de Uberlândia
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Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
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Resumo: | Oficinas poéticas com jovens, adultos e idosos: travessia(s) encerra uma reflexão que explora o processo de recepção, mediação e produção de poesia por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em oficinas de leitura, escuta e escrita poéticas realizadas no período entre 2012 a 2015, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Nesse estudo, problematizo indícios, na contemporaneidade, de que a Literatura e, em decorrência, o seu ensino, vêm sendo preteridos em pesquisas, diretrizes oficiais e escolas. Tendo em vista essa problematização, a hipótese norteadora da pesquisa foi a de que os estudantes e a professora ministrante das oficinas poderiam produzir coletivamente um processo de recepção vivo, (re)descobrindo a força da palavra poética a qual, por conseguinte, ofereceria alternativas de aprendizagens, de diversidade de formas de percepção e expressão do mundo e de criação na língua e pela linguagem poética. Assim, com o objetivo de refletir sobre a recepção e os efeitos da poesia nas aulas de Literatura do Ensino Fundamental, a pesquisa fundamentou-se teórico-metodologicamente em contribuições de autores tais como Wolfgang Iser e Karheinz Stierle, acrescidas de reflexões de Paulo Freire, Maria Helena S. Patto, Maria de Fátima Freitas, Antonio Candido, Platão, Walter Benjamin, Élie Bajard, Paul Zumthor, Gaston Bachelard, Jorge Luis Borges, Gilles Deleuze. Esses autores subsidiaram a interseção entre Literatura e ensino, construída por meio do diálogo das teorias da recepção e do efeito com campos da Educação, da Filosofia e da Psicologia. As reflexões sobre declarações dos alunos a respeito de suas dificuldades em leitura e escrita e sobre a participação deles em sessões de leitura e de escrita coletiva de poemas e mais as análises de poemas produzidos pelos alunos, fruto das oficinas, vão revelando que os estudantes conheceram as “diabruras” que eles são capazes de fazer com as palavras. Reflexões e análises que permitem afirmar que os estudantes experimentaram, de alguma forma, a magia da palavra. Os resultados conseguidos com esta pesquisa, portanto, evidenciam que o tripé recepção, mediação e produção pode criar condições de possibilidade para que estudantes e professores apostem no uso inventivo da língua, por meio da linguagem poética. Em contexto de falta, tal processo coloca em evidência alunos e professores, ao favorecer que ambos, ao se desdobrarem em diferentes papeis, se descubram sujeitos mais autônomos e potencializados para atribuir sentidos à leitura e à escrita. Esses resultados apontam também para a urgência, nos âmbitos do ensino fundamental e médio, de os estudos literários encamparem mais radicalmente a disputa por espaços consultivos e deliberativos nas políticas de leitura, oralidade/vocalização, de escuta e de escrita, uma vez que delas decorrem as diretrizes curriculares, os conteúdos, as escolhas de títulos e as metodologias de ensino de Literatura, aspectos que parecem pouco prestigiados, mas de valor fundamental e decisivo para potencializar ou precarizar a experiência literária. |
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2019-07-06T13:12:37Z2019-07-06T13:12:37Z2019-03-22SANTOS, Neli Edite dos. Oficinas poéticas com jovens, adultos e idosos: travessia(s). 2019. 185 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.634https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25787http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.634Oficinas poéticas com jovens, adultos e idosos: travessia(s) encerra uma reflexão que explora o processo de recepção, mediação e produção de poesia por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em oficinas de leitura, escuta e escrita poéticas realizadas no período entre 2012 a 2015, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Nesse estudo, problematizo indícios, na contemporaneidade, de que a Literatura e, em decorrência, o seu ensino, vêm sendo preteridos em pesquisas, diretrizes oficiais e escolas. Tendo em vista essa problematização, a hipótese norteadora da pesquisa foi a de que os estudantes e a professora ministrante das oficinas poderiam produzir coletivamente um processo de recepção vivo, (re)descobrindo a força da palavra poética a qual, por conseguinte, ofereceria alternativas de aprendizagens, de diversidade de formas de percepção e expressão do mundo e de criação na língua e pela linguagem poética. Assim, com o objetivo de refletir sobre a recepção e os efeitos da poesia nas aulas de Literatura do Ensino Fundamental, a pesquisa fundamentou-se teórico-metodologicamente em contribuições de autores tais como Wolfgang Iser e Karheinz Stierle, acrescidas de reflexões de Paulo Freire, Maria Helena S. Patto, Maria de Fátima Freitas, Antonio Candido, Platão, Walter Benjamin, Élie Bajard, Paul Zumthor, Gaston Bachelard, Jorge Luis Borges, Gilles Deleuze. Esses autores subsidiaram a interseção entre Literatura e ensino, construída por meio do diálogo das teorias da recepção e do efeito com campos da Educação, da Filosofia e da Psicologia. As reflexões sobre declarações dos alunos a respeito de suas dificuldades em leitura e escrita e sobre a participação deles em sessões de leitura e de escrita coletiva de poemas e mais as análises de poemas produzidos pelos alunos, fruto das oficinas, vão revelando que os estudantes conheceram as “diabruras” que eles são capazes de fazer com as palavras. Reflexões e análises que permitem afirmar que os estudantes experimentaram, de alguma forma, a magia da palavra. Os resultados conseguidos com esta pesquisa, portanto, evidenciam que o tripé recepção, mediação e produção pode criar condições de possibilidade para que estudantes e professores apostem no uso inventivo da língua, por meio da linguagem poética. Em contexto de falta, tal processo coloca em evidência alunos e professores, ao favorecer que ambos, ao se desdobrarem em diferentes papeis, se descubram sujeitos mais autônomos e potencializados para atribuir sentidos à leitura e à escrita. Esses resultados apontam também para a urgência, nos âmbitos do ensino fundamental e médio, de os estudos literários encamparem mais radicalmente a disputa por espaços consultivos e deliberativos nas políticas de leitura, oralidade/vocalização, de escuta e de escrita, uma vez que delas decorrem as diretrizes curriculares, os conteúdos, as escolhas de títulos e as metodologias de ensino de Literatura, aspectos que parecem pouco prestigiados, mas de valor fundamental e decisivo para potencializar ou precarizar a experiência literária.Poetic workshops with young people, adults and the elderly: crossings (s) explores the process of reception of poetry by young students, adults and elderly in workshops in which the abilities of reading, writing and listening to students had the poetic dimension as their main focus. The workshops were conducted from 2012 to 2015 at ESEBA – Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. The study discussed the fact that there is evidence, at the present time, that Literature and, consequently, its teaching, is being overlooked in research, official guidelines and schools. Having in mind such problematization, the guiding hypothesis of the research was that in the workshops students and the teacher could produce a process of living reception, (re) discovering the strength of the poetic word that would, therefore, offer alternatives of learning, openings for the diversity of forms of perception and expression of the world through the poetic language. Thus, with the aim of reflecting on the possibilities and effects of poetry in Basic Literature classes, research was theoretically and methodologically based on the contributions of the aesthetics of reception and effect, particularly from authors such as Wolfgang Iser, and Karheinz Stierle, Paulo Freire, Maria Helena S. Patto, Antonio Candido, Plato, Élie Bajard, Paul Zumthor, Gaston Bachelard, Jorge Luis Borges, and Gilles Deleuze. These authors allowed the intersection between Literature and teaching, which, in turn, enabled a dialogue with the fields of Education, Philosophy and Psychology. The analyzes of the poems written by the students, in the workshops, showed, in the midst of the typical difficulties of such productions, practically of all order, that the students knew the "deviltries" that they are able to do with words. They have, thus, somehow, experienced the magic of the word. The results obtained with this research, therefore, point to the urgency for literary studies to radicalize the dispute for advisory and deliberative spaces in the reading, writing, vocalization and listening policies, as they result from the guidelines curricula, content, choice of titles and methodologies of teaching Literature. Such a dimension seems to be of little prestige, but it is actually of fundamental and decisive value to favor or not the literary experience.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEnsino de literaturaLiteraturaOficinas literáriasLiteratura - Estudo e ensino (Ensino fundamental); Literatura - Estudo e ensino (Ensino médio); Poesia - Estudo e ensinoEJALiteratura - Estudo e ensino (Ensino médio)ExperimentaçãoPoesia - Estudo e ensinoPoesiaLiterature teachingLiterary workshopsEducation of young and adultsExperimentationPoetryOficinas poéticas com jovens, adultos e idosos: travessia(s)Poetic workshops with young people, adults and the elderly: crossings (s)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSouza, Enivalda Nunes Freitas ehttp://lattes.cnpq.br/9820315334900506Fernandes Júnior, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/9030434824436730Novais, Gercina Santanahttp://lattes.cnpq.br/7025258161808593Campos, Fernanda Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/2534234192523382Grossi, Maria Auxiliadora Cunhahttp://lattes.cnpq.br/0006068069114452http://lattes.cnpq.br/0006005608936243Santos, Neli Edite dos183reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALOficinasPoéticasJovens.pdfOficinasPoéticasJovens.pdfTese Neli Edite dos Santos 22 de março de 2019application/pdf2949707https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25787/1/OficinasPo%c3%a9ticasJovens.pdfd745511317856ae2a2084b73fbd09e29MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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