A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Pereira, Sarita Araujo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18027
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548
Resumo: This research purpose is use technology sources to increase the possibilities of sound experiences by deaf students and to enhance the relation between music and hearing impairment by means of technology. The methodology comprises experimental methodology improved with sensory experiments, wich were performed using exploratory analysis categories. The study observed four teenagers aged from 17 to 23 years old in course of music learning who were enrolled in Cora Pavan Capparelli State Music School, in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. The research was divided into two major phases. The first phase (2014) included a bibliographical survey in order to support the authors thesis. In the second one (2015), the research developed in three stages related to experiments through the senses of touch and sight. During the experiments, the students could increase their ability to perceive and enjoy musical vibratory sensation from VIBRÁTIL, device designed in this research. The experience provided students with a greater understanding of sound and music universe in wich they live, as well as with self-awareness. In conclusion, technology may improve the relation between music and hearing impairment, for music is a sensory experience and, therefore, hearing-impaired people can take part in music universe mainly by means of vibrotactile simulators.
id UFU_3d3fb10f67220f2b933c2d9d203924a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18027
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdosArtesMúsicaSurdosSurdezTecnologiaMusicHearing impairmentTechnologyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis research purpose is use technology sources to increase the possibilities of sound experiences by deaf students and to enhance the relation between music and hearing impairment by means of technology. The methodology comprises experimental methodology improved with sensory experiments, wich were performed using exploratory analysis categories. The study observed four teenagers aged from 17 to 23 years old in course of music learning who were enrolled in Cora Pavan Capparelli State Music School, in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. The research was divided into two major phases. The first phase (2014) included a bibliographical survey in order to support the authors thesis. In the second one (2015), the research developed in three stages related to experiments through the senses of touch and sight. During the experiments, the students could increase their ability to perceive and enjoy musical vibratory sensation from VIBRÁTIL, device designed in this research. The experience provided students with a greater understanding of sound and music universe in wich they live, as well as with self-awareness. In conclusion, technology may improve the relation between music and hearing impairment, for music is a sensory experience and, therefore, hearing-impaired people can take part in music universe mainly by means of vibrotactile simulators.Dissertação (Mestrado)A presente pesquisa, cujo objetivo é usar recursos tecnológicos para ampliar as possibilidades de experiências sonoras pelos estudantes de música surdos, busca aprimorar a relação música e surdez por meio da tecnologia. A metodologia usada traz a investigação experimental, enriquecida por experimentos sensoriais realizados por intermédio de categorias de análise exploratória. O estudo foi realizado com um grupo de quatro adolescentes em fase de conhecimento musical, com idades entre 17 e 23 anos, que estudam no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, na cidade de Uberlândia-MG. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira fase (2014), fez-se uma pesquisa bibliográfica que sustentasse o tema escolhido pela autora. A segunda fase (2015) centrou-se no desenvolvimento, em três etapas de experimentos, constituídos pela percepção tátil e visual. No decorrer dos experimentos, foi possível ampliar a capacidade dos Surdos perceberem e apreciarem as sensações vibratórias provocadas pela música por meio do equipamento VIBRÁTIL, dispositivo desenvolvido para este estudo. Além de maior compreensão do universo sonoro e musical no qual estão inseridos os Surdos, as experiências também auxiliaram na compreensão de si como indivíduos. Constatou-se, ao longo desta pesquisa, que a utilização de tecnologia facilita a relação entre música e surdez, e que a música é uma experiência sensorial, e que, portanto, é possível, sim, incluir os Surdos no universo musical utilizando-se, principalmente, de recursos vibrotáteis.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em ArtesTraldi, Cesar Adrianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261278Y7Shambeck, Regina Finckhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700333Z2Morato, Cintia Thaishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8Pereira, Sarita Araujo2017-02-14T12:40:08Z2017-02-14T12:40:08Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Sarita Araujo. A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18027http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-11-18T12:25:51Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18027Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-11-18T12:25:51Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
title A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
spellingShingle A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
Pereira, Sarita Araujo
Artes
Música
Surdos
Surdez
Tecnologia
Music
Hearing impairment
Technology
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
title_full A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
title_fullStr A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
title_full_unstemmed A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
title_sort A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos
author Pereira, Sarita Araujo
author_facet Pereira, Sarita Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Traldi, Cesar Adriano
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261278Y7
Shambeck, Regina Finck
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700333Z2
Morato, Cintia Thais
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sarita Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Música
Surdos
Surdez
Tecnologia
Music
Hearing impairment
Technology
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Artes
Música
Surdos
Surdez
Tecnologia
Music
Hearing impairment
Technology
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This research purpose is use technology sources to increase the possibilities of sound experiences by deaf students and to enhance the relation between music and hearing impairment by means of technology. The methodology comprises experimental methodology improved with sensory experiments, wich were performed using exploratory analysis categories. The study observed four teenagers aged from 17 to 23 years old in course of music learning who were enrolled in Cora Pavan Capparelli State Music School, in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. The research was divided into two major phases. The first phase (2014) included a bibliographical survey in order to support the authors thesis. In the second one (2015), the research developed in three stages related to experiments through the senses of touch and sight. During the experiments, the students could increase their ability to perceive and enjoy musical vibratory sensation from VIBRÁTIL, device designed in this research. The experience provided students with a greater understanding of sound and music universe in wich they live, as well as with self-awareness. In conclusion, technology may improve the relation between music and hearing impairment, for music is a sensory experience and, therefore, hearing-impaired people can take part in music universe mainly by means of vibrotactile simulators.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19
2017-02-14T12:40:08Z
2017-02-14T12:40:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Sarita Araujo. A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18027
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548
identifier_str_mv PEREIRA, Sarita Araujo. A utilização de tecnologia para ampliar a experiência sonora/vibratória de surdos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18027
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805397060774526976