Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Brito, Fernanda Rosa de lattes
Orientador(a): Silva, Rejane Maria Ghisolfi da lattes
Banca de defesa: Santos, Adriano Rodrigues dos lattes, Moraes, Roque lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
Resumo: This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.
id UFU_4f143bd873d62aadcc069f9f1206944f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/14052
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:36:50Z2007-10-032016-06-22T18:36:50Z2007-02-28BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.Este estudo tem como foco central à análise de situações de estudo geradas a partir de uma proposta com enfoque globalizado envolvendo o ensino de Ciências e Geografia da 3ª série do ensino fundamental, buscando na prática pedagógica evidências, indícios das implicações nos processos de ensino e aprendizagem. O desafio da realização desta investigação passa pelo desejo de contribuir para a (re)construção de uma proposta de ensino mais adequada com o contexto atual, com vistas à melhoria do ensino de Ciências e Geografia. A investigação é do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a observação, as notas de campo, entrevistas e questionário. Participaram da pesquisa alunos da 3ª série do ensino fundamental, a professora regente e a coordenadora da escola. Os resultados revelam que é possível a construção de uma prática pedagógica estruturada em uma perspectiva globalizada do saber, no qual os alunos sob a mediação da professora possam ter uma visão mais abrangente e ampliada do ensino de Ciências e Geografia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasCiênciasGeografiaEnsino-aprendizagemSéries iniciaisCiência - Estudo e ensino (Fundamental)Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)SciencesGeographyTeach-learningInitial seriesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Rejane Maria Ghisolfi dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1Santos, Adriano Rodrigues doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794561Z9Moraes, Roquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735122H9Brito, Fernanda Rosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILFRBritoDISPRT.pdf.jpgFRBritoDISPRT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14052/3/FRBritoDISPRT.pdf.jpga391c718285a11a22d24d636afcc4b47MD53ORIGINALFRBritoDISPRT.pdfapplication/pdf1095704https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14052/1/FRBritoDISPRT.pdf938bede18c8a8997e5f60b196d8d836eMD51TEXTFRBritoDISPRT.pdf.txtFRBritoDISPRT.pdf.txtExtracted texttext/plain238097https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14052/2/FRBritoDISPRT.pdf.txtb0172592cb074cf506f31c601b228a57MD52123456789/140522016-06-23 03:44:58.073oai:repositorio.ufu.br:123456789/14052Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:44:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
spellingShingle Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
Brito, Fernanda Rosa de
Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_full Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_fullStr Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_full_unstemmed Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_sort Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
author Brito, Fernanda Rosa de
author_facet Brito, Fernanda Rosa de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Adriano Rodrigues dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794561Z9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moraes, Roque
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735122H9
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Fernanda Rosa de
contributor_str_mv Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
Santos, Adriano Rodrigues dos
Moraes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
topic Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-03
2016-06-22T18:36:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
identifier_str_mv BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14052/3/FRBritoDISPRT.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14052/1/FRBritoDISPRT.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14052/2/FRBritoDISPRT.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a391c718285a11a22d24d636afcc4b47
938bede18c8a8997e5f60b196d8d836e
b0172592cb074cf506f31c601b228a57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802111028525268992