Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Uberlândia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em História
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570 http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91 |
Resumo: | A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural. |
id |
UFU_51109f17a7b084d218f26fb5c0ee3674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31570 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-04-14T13:41:16Z2021-04-14T13:41:16Z2021-01-29DIAS, Alessandro Henrique Cavichia. Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990). 2021. 229 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural.Brazilian rural music undoubtedly occupies a prominent place in national cultural production, as well as in the phonographic and cultural industry. Thus, to understand the formation of the aesthetic fields of the genres popularly known as "caipira" and "sertanejo" is to understand Brazil in the 20th century. This work arises from the observations made around the transformations undergone by Brazilian rural music throughout the twentieth century, specifically between the years 1929 and 1990. In 1929, the first recordings take place, under paid material by Cornélio Pires, of the then known country music, later being converted to country music in the 1950s, 1960s and 1970s, and in the last two, it became romantic country musicians. Thus, it is worth questioning how these transformations of rural music take place, which often contribute to drawing a sinuous border between the modern and the traditional, and then understand that the formatting of this border is inserted in an intense modernizing process composed of hybridities, conflicts and adaptations made through a dense symbolic struggle between interpreters, the public and the cultural industry.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEAMúsica caipiraMúsica RuralRural MusicHibridismosHybriditiesTradiçãoTraditionModernidadeModernityMúsica rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)Brazilian rural music: hybrids, modernity, conflicts and adaptations (1929 – 1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDângelo, Newtonhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709D1&tokenCaptchar=03AGdBq25iZG9AiSGhK-phfzSsTqAHtT3idJbEtkTbBXhMwlLUJOEK_zpZmRZmg00RofgqL_Trs4veNZG0Arv1fCsqoE2Xbhm3R3Xb4udYPqZfWYHoYbmD-JEkNTPSntTW20DCL-5xMuoT1yF6QNIKyw1ERBZgwVbF-U6H9S5ryv_Zkg_ruuZA-BAWeTg4WDaKQ5UeHuSTHZEgB_UtXckKGxdgb61p1jUrgmMZIn_SmW6XJSqyvGJFJeTuVvqWWHgi1ckBlWrrAUKnX7_m8RzFcxD696Un6dgdD3Ryf2HCzph7GJL4Nds7pEmLiMuqsdn6bsIhXHLtOAqiDmvTuCDv4qF3sG9awEevQR3oLIxmch3vQq8b8oNwrf-et3VBKp9_8HhJC7Lzk6OrPEHMUtLlmQMew7KyCVyTKE4WNBl0sSYOzRHcEgAJ7Glr6pR-Pqsj6NzqBEogTeO7fmmnJk03U14kuRUbgUBKYQBarros, Carla Miucci Ferraresi dehttp://lattes.cnpq.br/0945074272601689Campo, Mônica Brincalepehttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054Sousa, Sandra Sueli Garcia dehttp://lattes.cnpq.br/4033316982913952Brito, Diogo de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6471104670374334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400453H1&tokenCaptchar=03AGdBq25Yew24ZiS4xuUE4MOQJD3IxdXELnMLny6Jp2dgikcyGT1BNrbWZMLBLfAtd8xK-bTDix1eQmztqT8fsi3Sd9nHV3BxhumUOQrmyH-cASmT_EMRo28bMY3oLUO6hrtIU8IuZECUQALprwQe_MFaF4fNBMxxl-B95ZELy546llXmoE18zGXJTFfdMGjkjYoIICHCnMfybpbzUgzpYD9VQTPcIJi_9B_Tt_YObMrznXVJDXKTNDH0fHHC8WRBtbaY8-g7ZCoT6cCWN8Xokl6AyPUSmEVvPoDJNxwOrsJhW6oUw7goOp0IE1qXNuSQ4oCLmgT95FNnmrwiuAbSIMsqzAtoj6pXFM-HSDtuM3kcNZ2B77oG35nryqMi3BdYfc-70xCwsFMauZ9Uje-kcse-PeesJwjO2aB1VR7JBFTtPYS6NANRukVNZiixAG7wyAsII_H4tkJaQCHviEi63TRM8Y3CE4ZsmwDias, Alessandro Henrique Cavichia22992236996info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALMusicaRuralBrasileira.pdfMusicaRuralBrasileira.pdfTeseapplication/pdf2938180https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/3/MusicaRuralBrasileira.pdf831e2021e851083f3af6606868105b5fMD53TEXTMusicaRuralBrasileira.pdf.txtMusicaRuralBrasileira.pdf.txtExtracted texttext/plain547267https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/4/MusicaRuralBrasileira.pdf.txtcc574aa93caf14844d5cc087d221cb00MD54THUMBNAILMusicaRuralBrasileira.pdf.jpgMusicaRuralBrasileira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/5/MusicaRuralBrasileira.pdf.jpg74a5cb9729f0be28ac79fe12ce4f17e5MD55123456789/315702021-04-15 03:16:10.034oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-04-15T06:16:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian rural music: hybrids, modernity, conflicts and adaptations (1929 – 1990) |
title |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) |
spellingShingle |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) Dias, Alessandro Henrique Cavichia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA Música Rural Rural Music Hibridismos Hybridities Tradição Tradition Modernidade Modernity Música caipira |
title_short |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) |
title_full |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) |
title_fullStr |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) |
title_full_unstemmed |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) |
title_sort |
Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990) |
author |
Dias, Alessandro Henrique Cavichia |
author_facet |
Dias, Alessandro Henrique Cavichia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dângelo, Newton |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709D1&tokenCaptchar=03AGdBq25iZG9AiSGhK-phfzSsTqAHtT3idJbEtkTbBXhMwlLUJOEK_zpZmRZmg00RofgqL_Trs4veNZG0Arv1fCsqoE2Xbhm3R3Xb4udYPqZfWYHoYbmD-JEkNTPSntTW20DCL-5xMuoT1yF6QNIKyw1ERBZgwVbF-U6H9S5ryv_Zkg_ruuZA-BAWeTg4WDaKQ5UeHuSTHZEgB_UtXckKGxdgb61p1jUrgmMZIn_SmW6XJSqyvGJFJeTuVvqWWHgi1ckBlWrrAUKnX7_m8RzFcxD696Un6dgdD3Ryf2HCzph7GJL4Nds7pEmLiMuqsdn6bsIhXHLtOAqiDmvTuCDv4qF3sG9awEevQR3oLIxmch3vQq8b8oNwrf-et3VBKp9_8HhJC7Lzk6OrPEHMUtLlmQMew7KyCVyTKE4WNBl0sSYOzRHcEgAJ7Glr6pR-Pqsj6NzqBEogTeO7fmmnJk03U14kuRUbgUBKYQ |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barros, Carla Miucci Ferraresi de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0945074272601689 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Campo, Mônica Brincalepe |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sousa, Sandra Sueli Garcia de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4033316982913952 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Brito, Diogo de Souza |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6471104670374334 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400453H1&tokenCaptchar=03AGdBq25Yew24ZiS4xuUE4MOQJD3IxdXELnMLny6Jp2dgikcyGT1BNrbWZMLBLfAtd8xK-bTDix1eQmztqT8fsi3Sd9nHV3BxhumUOQrmyH-cASmT_EMRo28bMY3oLUO6hrtIU8IuZECUQALprwQe_MFaF4fNBMxxl-B95ZELy546llXmoE18zGXJTFfdMGjkjYoIICHCnMfybpbzUgzpYD9VQTPcIJi_9B_Tt_YObMrznXVJDXKTNDH0fHHC8WRBtbaY8-g7ZCoT6cCWN8Xokl6AyPUSmEVvPoDJNxwOrsJhW6oUw7goOp0IE1qXNuSQ4oCLmgT95FNnmrwiuAbSIMsqzAtoj6pXFM-HSDtuM3kcNZ2B77oG35nryqMi3BdYfc-70xCwsFMauZ9Uje-kcse-PeesJwjO2aB1VR7JBFTtPYS6NANRukVNZiixAG7wyAsII_H4tkJaQCHviEi63TRM8Y3CE4Zsmw |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Alessandro Henrique Cavichia |
contributor_str_mv |
Dângelo, Newton Barros, Carla Miucci Ferraresi de Campo, Mônica Brincalepe Sousa, Sandra Sueli Garcia de Brito, Diogo de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA Música Rural Rural Music Hibridismos Hybridities Tradição Tradition Modernidade Modernity Música caipira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Rural Rural Music Hibridismos Hybridities Tradição Tradition Modernidade Modernity |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Música caipira |
description |
A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-14T13:41:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-14T13:41:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Alessandro Henrique Cavichia. Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990). 2021. 229 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91 |
identifier_str_mv |
DIAS, Alessandro Henrique Cavichia. Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990). 2021. 229 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570 http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/3/MusicaRuralBrasileira.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/4/MusicaRuralBrasileira.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/5/MusicaRuralBrasileira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 831e2021e851083f3af6606868105b5f cc574aa93caf14844d5cc087d221cb00 74a5cb9729f0be28ac79fe12ce4f17e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110946313764864 |