Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Dias, Alessandro Henrique Cavichia lattes
Orientador(a): Dângelo, Newton lattes
Banca de defesa: Barros, Carla Miucci Ferraresi de lattes, Campo, Mônica Brincalepe lattes, Sousa, Sandra Sueli Garcia de lattes, Brito, Diogo de Souza lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em História
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91
Resumo: A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural.
id UFU_51109f17a7b084d218f26fb5c0ee3674
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31570
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2021-04-14T13:41:16Z2021-04-14T13:41:16Z2021-01-29DIAS, Alessandro Henrique Cavichia. Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990). 2021. 229 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural.Brazilian rural music undoubtedly occupies a prominent place in national cultural production, as well as in the phonographic and cultural industry. Thus, to understand the formation of the aesthetic fields of the genres popularly known as "caipira" and "sertanejo" is to understand Brazil in the 20th century. This work arises from the observations made around the transformations undergone by Brazilian rural music throughout the twentieth century, specifically between the years 1929 and 1990. In 1929, the first recordings take place, under paid material by Cornélio Pires, of the then known country music, later being converted to country music in the 1950s, 1960s and 1970s, and in the last two, it became romantic country musicians. Thus, it is worth questioning how these transformations of rural music take place, which often contribute to drawing a sinuous border between the modern and the traditional, and then understand that the formatting of this border is inserted in an intense modernizing process composed of hybridities, conflicts and adaptations made through a dense symbolic struggle between interpreters, the public and the cultural industry.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEAMúsica caipiraMúsica RuralRural MusicHibridismosHybriditiesTradiçãoTraditionModernidadeModernityMúsica rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)Brazilian rural music: hybrids, modernity, conflicts and adaptations (1929 – 1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDângelo, Newtonhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709D1&tokenCaptchar=03AGdBq25iZG9AiSGhK-phfzSsTqAHtT3idJbEtkTbBXhMwlLUJOEK_zpZmRZmg00RofgqL_Trs4veNZG0Arv1fCsqoE2Xbhm3R3Xb4udYPqZfWYHoYbmD-JEkNTPSntTW20DCL-5xMuoT1yF6QNIKyw1ERBZgwVbF-U6H9S5ryv_Zkg_ruuZA-BAWeTg4WDaKQ5UeHuSTHZEgB_UtXckKGxdgb61p1jUrgmMZIn_SmW6XJSqyvGJFJeTuVvqWWHgi1ckBlWrrAUKnX7_m8RzFcxD696Un6dgdD3Ryf2HCzph7GJL4Nds7pEmLiMuqsdn6bsIhXHLtOAqiDmvTuCDv4qF3sG9awEevQR3oLIxmch3vQq8b8oNwrf-et3VBKp9_8HhJC7Lzk6OrPEHMUtLlmQMew7KyCVyTKE4WNBl0sSYOzRHcEgAJ7Glr6pR-Pqsj6NzqBEogTeO7fmmnJk03U14kuRUbgUBKYQBarros, Carla Miucci Ferraresi dehttp://lattes.cnpq.br/0945074272601689Campo, Mônica Brincalepehttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054Sousa, Sandra Sueli Garcia dehttp://lattes.cnpq.br/4033316982913952Brito, Diogo de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6471104670374334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400453H1&tokenCaptchar=03AGdBq25Yew24ZiS4xuUE4MOQJD3IxdXELnMLny6Jp2dgikcyGT1BNrbWZMLBLfAtd8xK-bTDix1eQmztqT8fsi3Sd9nHV3BxhumUOQrmyH-cASmT_EMRo28bMY3oLUO6hrtIU8IuZECUQALprwQe_MFaF4fNBMxxl-B95ZELy546llXmoE18zGXJTFfdMGjkjYoIICHCnMfybpbzUgzpYD9VQTPcIJi_9B_Tt_YObMrznXVJDXKTNDH0fHHC8WRBtbaY8-g7ZCoT6cCWN8Xokl6AyPUSmEVvPoDJNxwOrsJhW6oUw7goOp0IE1qXNuSQ4oCLmgT95FNnmrwiuAbSIMsqzAtoj6pXFM-HSDtuM3kcNZ2B77oG35nryqMi3BdYfc-70xCwsFMauZ9Uje-kcse-PeesJwjO2aB1VR7JBFTtPYS6NANRukVNZiixAG7wyAsII_H4tkJaQCHviEi63TRM8Y3CE4ZsmwDias, Alessandro Henrique Cavichia22992236996info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALMusicaRuralBrasileira.pdfMusicaRuralBrasileira.pdfTeseapplication/pdf2938180https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/3/MusicaRuralBrasileira.pdf831e2021e851083f3af6606868105b5fMD53TEXTMusicaRuralBrasileira.pdf.txtMusicaRuralBrasileira.pdf.txtExtracted texttext/plain547267https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/4/MusicaRuralBrasileira.pdf.txtcc574aa93caf14844d5cc087d221cb00MD54THUMBNAILMusicaRuralBrasileira.pdf.jpgMusicaRuralBrasileira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/5/MusicaRuralBrasileira.pdf.jpg74a5cb9729f0be28ac79fe12ce4f17e5MD55123456789/315702021-04-15 03:16:10.034oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-04-15T06:16:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Brazilian rural music: hybrids, modernity, conflicts and adaptations (1929 – 1990)
title Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
spellingShingle Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
Dias, Alessandro Henrique Cavichia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Música Rural
Rural Music
Hibridismos
Hybridities
Tradição
Tradition
Modernidade
Modernity
Música caipira
title_short Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
title_full Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
title_fullStr Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
title_full_unstemmed Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
title_sort Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990)
author Dias, Alessandro Henrique Cavichia
author_facet Dias, Alessandro Henrique Cavichia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dângelo, Newton
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709D1&tokenCaptchar=03AGdBq25iZG9AiSGhK-phfzSsTqAHtT3idJbEtkTbBXhMwlLUJOEK_zpZmRZmg00RofgqL_Trs4veNZG0Arv1fCsqoE2Xbhm3R3Xb4udYPqZfWYHoYbmD-JEkNTPSntTW20DCL-5xMuoT1yF6QNIKyw1ERBZgwVbF-U6H9S5ryv_Zkg_ruuZA-BAWeTg4WDaKQ5UeHuSTHZEgB_UtXckKGxdgb61p1jUrgmMZIn_SmW6XJSqyvGJFJeTuVvqWWHgi1ckBlWrrAUKnX7_m8RzFcxD696Un6dgdD3Ryf2HCzph7GJL4Nds7pEmLiMuqsdn6bsIhXHLtOAqiDmvTuCDv4qF3sG9awEevQR3oLIxmch3vQq8b8oNwrf-et3VBKp9_8HhJC7Lzk6OrPEHMUtLlmQMew7KyCVyTKE4WNBl0sSYOzRHcEgAJ7Glr6pR-Pqsj6NzqBEogTeO7fmmnJk03U14kuRUbgUBKYQ
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barros, Carla Miucci Ferraresi de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0945074272601689
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Campo, Mônica Brincalepe
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0905245325390054
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sousa, Sandra Sueli Garcia de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4033316982913952
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Brito, Diogo de Souza
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6471104670374334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400453H1&tokenCaptchar=03AGdBq25Yew24ZiS4xuUE4MOQJD3IxdXELnMLny6Jp2dgikcyGT1BNrbWZMLBLfAtd8xK-bTDix1eQmztqT8fsi3Sd9nHV3BxhumUOQrmyH-cASmT_EMRo28bMY3oLUO6hrtIU8IuZECUQALprwQe_MFaF4fNBMxxl-B95ZELy546llXmoE18zGXJTFfdMGjkjYoIICHCnMfybpbzUgzpYD9VQTPcIJi_9B_Tt_YObMrznXVJDXKTNDH0fHHC8WRBtbaY8-g7ZCoT6cCWN8Xokl6AyPUSmEVvPoDJNxwOrsJhW6oUw7goOp0IE1qXNuSQ4oCLmgT95FNnmrwiuAbSIMsqzAtoj6pXFM-HSDtuM3kcNZ2B77oG35nryqMi3BdYfc-70xCwsFMauZ9Uje-kcse-PeesJwjO2aB1VR7JBFTtPYS6NANRukVNZiixAG7wyAsII_H4tkJaQCHviEi63TRM8Y3CE4Zsmw
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alessandro Henrique Cavichia
contributor_str_mv Dângelo, Newton
Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Campo, Mônica Brincalepe
Sousa, Sandra Sueli Garcia de
Brito, Diogo de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Música Rural
Rural Music
Hibridismos
Hybridities
Tradição
Tradition
Modernidade
Modernity
Música caipira
dc.subject.por.fl_str_mv Música Rural
Rural Music
Hibridismos
Hybridities
Tradição
Tradition
Modernidade
Modernity
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv Música caipira
description A música rural brasileira, sem dúvida nenhuma, ocupa um espaço de destaque na produção cultural nacional, como também junto à indústria fonográfica e cultural. Assim, entender a formação dos campos estéticos dos gêneros popularmente conhecidos como caipira e sertanejo é compreender o Brasil do século XX. Esse trabalho surge a partir das observações realizadas em torno das transformações sofridas pela música rural brasileira ao longo do século XX, especificamente entre os anos de 1929 a 1990. Em 1929 ocorrem as primeiras gravações, sob matéria paga realizada por Cornélio Pires, da então conhecida música caipira, sendo, posteriormente, convertida em música sertaneja nas décadas de 1950, 1960 e 1970 e, já nas duas últimas, transformou-se em sertaneja romântica. Com isso, vale problematizar como se dão essas transformações da música rural, que muitas vezes contribuem para traçar uma fronteira sinuosa entre o moderno e o tradicional, e então entender que a formatação dessa fronteira está inserida em um intenso processo modernizador composto por hibridismos, conflitos e adaptações realizados através de uma densa luta simbólica entre intérpretes, público e indústria cultural.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T13:41:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-14T13:41:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Alessandro Henrique Cavichia. Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990). 2021. 229 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91
identifier_str_mv DIAS, Alessandro Henrique Cavichia. Música rural brasileira: hibridismos, modernidade, conflitos e adaptações (1929 – 1990). 2021. 229 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31570
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/3/MusicaRuralBrasileira.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/4/MusicaRuralBrasileira.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31570/5/MusicaRuralBrasileira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
831e2021e851083f3af6606868105b5f
cc574aa93caf14844d5cc087d221cb00
74a5cb9729f0be28ac79fe12ce4f17e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110946313764864